• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Have you ever heard about LINUX....

Eu enfrento uma situação parecida com a da Belapathy. Só que pretendo instalar Linux num 586 166 MHz com 16 Mb de ram, 4Gb reservados para ele. Me indicaram o Slackware, que seria mais fácil filtrar os suplementos de forma a torná-lo mais leve. Isso confere ?

E tenho tb o problema da partição. Essa placa mãe reconhece HDs de baixa capacidade (até 2.02 Gb), e o HD é de 8. Fiz duas partições de 2 Gb, uma com o Windows 98 SE (com o qual digito esta mensagem), e outra como espaço reserva para eventuais programas grandes demais, e deixei 4 Gb sem particionar. Mas como fazer com a partição ativa, que atualmente é a do Windows ?
 
Bem, algum tempo depois do post acima, alguns auto-feedbacks.

Julguei que a distro mais leve seria o Kurumin, uma modificação do Knoppix, baseado em Debian. Instalei no meu HD (e a minha dúvida sobre a partição ativa foi sanada pela diferença entre fdisk e cfdisk).

Só que agora enfrento um outro problema, e preciso de ajuda.

Para poupar-me tempo, instalei o Kurumin no meu HD usando um K6II 500. Configurei o Lilo pra não perder o windows com o qual agora digito essa mensagem, e talz. Dei BOOT e tudo parecia uma beleza. No entanto, não encontrei em lugar algum onde mudar a configuração de resolução, sendo que ele abre automaticamente em 1024x768.

Levei o HD para o 586, onde ele deveria rodar. Devido à baixa memória RAM (16 Mb), fiz uma partição swap grande (256 Mb), e o desenvolvedor (Morimoto - da GuiaDoHardware) disse que ele deveria rodar, ainda que lento pra caramba.

No entanto, ao dar o BOOT, logo de cara ele reclamou que o modo de vídeo era inválido. E logo me veio na cabeça a história do 1024x768. Ignorei o erro, e continuei. Ele simplesmente terminou de descompactar, e não entrou no modo gráfico (KDE). Ficou só no texto.

Alguém tem alguma idéia do que poderia ser isso ? Agradeço imensamente qualquer ajuda.

Acrescentando: o Kurumin, como bom brasileiro, tem um comando chamado "tamuitolerdo" que reduz as configurações para ficar com o menor peso possível. Mesmo executando tal comando, não obtive diferença alguma no resultado. Será que o problema seria no modo de resolução de vídeo ? Ou talvez pelo fato dessa distro auto-detectar o hardware, eu deveria instalar pela própria máquina 586 ? Ou eu fiz alguma m.erda mesmo ?

PS: Depois de ver o bichinho rodando e brincar com as configurações dele no tal K6, me apaixonei. Agora tenho certeza absoluta que o que eu quero é linux :grinlove:
 
Provavelmente sou Processador foi detectado diferente ou o kernel tá configurado de forma genérica. Mas vc pode arrumar isso depois. E tem uma arquivo em algum lugar que pode ser editado para mudar essa resolução. É um arquivo de texto, fácil de alterar deve estar dentro do diretório do X. E , se não me engano, tem um aplicativo chamado Xconfg ou algo assim (faz uma pá que não mexo nisso, e quando fiz foi só de curioso mesmo) fuça aí que vc achar, é em modo texto "pseudo gráfico" que ele roda, tudo o que ele faz na verdade é editar esse arquivo de texto, use o que você encontrar primeiro. Embora seja melhor arrumar uma placa de vídeo melhor. Pois tudo nos ambientes gráficos é feito para 1024x768 :( . E quanto ao processador acho que tem como vc otimizar o Linux para o seu micro recompilando o kernel (eu fiz isso uma vez e melhorou um bom tanto), novamente: Fuça aí, vc acha, vai ser divertido fazer isso (fuçar até descobrir na marra como se compila o kernel e talz,me lembrou quando eu comecei a usar computadores :osigh: )! Agora divertido mesmo vai ser ver você esperando o kernel ser recompilado nessa coisa! Levei oito horas pra fazer isso num Pentium 133 com 32 mega de ram e 500 MB de Swap! Imagino Você! :lol: E sim, ler aquelas mensagens de texto que vão aparecer durante isso é melhor que ficar dormindo durante o processo! Um dia ainda monto o dino aqui outra vez só para ver isso novamente! :mrgreen:
 
Sercelda.. eu n entendo de Linux + um amiogo meu q entende disse q o Slack eh u + chato de configurar... e daih fode se o kra eh novato e talz...
 
Mais chato não.. ele é o mais detalhista.

Eu sugiro o Slackware porque se uma pessoa quiser aprender linux ela não vai fazer isso instalando um Mandrake e usando só os kdes da vida.. ela vai ser um simples usuário.

Agora se a própria pessoa instala o Linux na máquina dela de duas uma: Ou ela quer conhecer um sistema operacional diferente do Windows ou ela quer ver a cara do Linux.

Se o seu for o primeiro caso sem dúvida nenhuma prefira Slackware :obiggraz:
 
Rousoku, sobre o seu problema com a instalação de Kurumin no 586, aqui estão alguns dados básicos a respeito. Eu não conheço a Kurumin, mas como vcê disse que ela é baseada em Debian, talvez essas informações ajudem.

Seu problema deve ser com a configuração do X. Isso aí, na Debian, é feito através de um arquivo de texto chamado XF86Config (se o seu X é o XFree 3) ou XF86Config-4 (se você usa XFree86 4). Eu não lembro agora onde está esse arquivo, mas acho que é /etc/X11. Esse arquivo pode ser editado com um editor como o Emacs, que você pode fazer funcionar mesmo em modo texto.

O XFree86 3 tinha um programa com interface gráfica para se mexer com esse arquivo, acho que o nome do programa era XF86Setup; se você conseguir fazer na mão um XF86Config que pelo menos não derrube o X de cara, você pode configurar o restante por ali. Se seu XFree for o 4, talvez seja possível você configurar usando o comando "XFree86 -configure". O comando vai te fazer uma série de perguntas, e vai gerar o arquivo de configuração de acordo om as respostas.
 
eu ainda nao consegui editar nada no modo texto. Vou fucar esse tal de Emacs. A questao agora eh que isso eh irrelevante. A maquina esta com um cara aih, vai voltar como Pentium 200, e provavelmente o problema estara resolvido.

Mas sobre o X, estava configurado pra rodar automaticamente. Como autentico brasileiro, resolvi fucar. Rodei o Kurumin em outra maquina, e anotei o comando que eh passado quando o X eh executado: "/etc/alguma-coisa-que-nao-lembro-agora.c/xsession" e executei isso manualmente.

o modo grafico abriu. No entanto, iniciou o detector de hardware e travou. Nem o cursor do mouse se movia. Ai desisti e resolvi fazer um upgrade barato. :wink:
 
Routosku disse:
eu ainda nao consegui editar nada no modo texto. Vou fucar esse tal de Emacs. A questao agora eh que isso eh irrelevante. A maquina esta com um cara aih, vai voltar como Pentium 200, e provavelmente o problema estara resolvido.

Bem, então vou passar mais umas coisinhas com que você "brincar". No seu modo texto você digita "emacs <enter>" para entrar no editor. Comando básico: ctrl-x ctrl-c sai do editor. Procure descobrir como funcionam os outros comandos porque o editor não vai parecer nada user friendly à primeira vista (recomendo procurar na net ou em algum livro básico de linux).

Mas sobre o X, estava configurado pra rodar automaticamente. Como autentico brasileiro, resolvi fucar. Rodei o Kurumin em outra maquina, e anotei o comando que eh passado quando o X eh executado: "/etc/alguma-coisa-que-nao-lembro-agora.c/xsession" e executei isso manualmente.

Não é apenas esse xsession (eu acho que na verdade é Xsession) aí que é chamado na Debian para iniciar o X; tem mais coisa. Mas acho que esse aí é o último da lista de comandos. Na sua área (quando o sistema estiver funcionando) você vai ter ainda um arquivo chamado .xsession que é onde você vai colocar as chamadas de programas que você vai querer que sejam lançados depois do login no modo gráfico (tipo editor e shell), e também a chamada ao gerenciador de janelas.

o modo grafico abriu. No entanto, iniciou o detector de hardware e travou. Nem o cursor do mouse se movia. Ai desisti e resolvi fazer um upgrade barato. :wink:

Isso aí talvez seja chato de você resolver sozinho... nas duas vezes em que eu instalei a Debian sozinha no micro de casa, eu tive problemas com partes diferentes do equipamento: primeiro com o mouse e depois com a placa de vídeo. Tudo por causa de não conseguir escrever direito aquele arquivo de configuração. Enfim, tomara que seu upgrade resolva o problema.
 
Agradeco por toda a ajuda. Mas......... bem, aquele foi o unico micro que ele travou. Testei ele em outros dois micros (com boa RAM), e ele rodou maravilhosamente. Reconheceu toda a maquina e acessou tudo bonitinho, e bem rapido. Assim, minha conclussao natural foi de que o problema estaria no processador e na RAM. eh que pra ter 586 com 16 de ram em casa e tentar instalar Linux tem que ter culhao... culhao eu tive, so nao tive sucesso... :lol:

sobre User Friendly, isso nao me assusta. Achei uns manuais de comandos do modo texto, e ja foi o suficiente pra me dar muita diversao. Portanto, quanto a configuracao: se eu souber como editar, deixa comigo 8-)

Toscaoeb disse:
hehe, mas se divertiu ao menos?

Pra caramba !
 
Agora tô no Conectiva 8 ...
mas to afim de passar para o bom alemao SuSE ...
mas eu keria mesmo é ver o TR0PIX ... afinal uma mini distribuição brasileira
mas eh dificil de achar ...
 
Bem, sobre o assunto do 586, agora é um Pentium 200, e como eu previra, além de rodar o X com Icewm, abriu até o KDE, numa velocidade impressionante. Ou seja: problema resolvido.

Mas se alguém quiser ainda me ajudar (devo estar enchendo o saco já), alguém sabe em qual arquivo que está a configuração da porta COM do mouse ? O linux acha que está na COM2 (IRQ 4, se não me engano), mas está na COM 1 (IRQ 3, se me lembro). Se eu souber onde fica essa configuração, ajuda muito.

Alguém ? Please ?
(Já cansei de usar o mouse pelo teclado numérico)
 
Provavelmente se você mudar o link /dev/mouse para /dev/ttyS0 , todos os programas sejam atualizados automagicamente:

# ln -sf /dev/ttyS0 /dev/mouse

Se não resolver, tem que editar os arquivos de configuração. O do sistema X (que é o que provavelmente interessa) geralmente está em /etc/X11/XF86Config.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo