• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

harry potter X Senhor dos Aneis: semelhanças

É verdade que Harry Potter é literatura de entertenimento, escrita para jovens, não acrescenta nada a ninguém, mas não é preciso perlongar uma discussão em relação a isso, dando constantemente em cima do livro como se fosse nocivo, um vírus da literatura. Sim, acho que se dá demasiado crédito aos livros, não são tão bons assim, mas fazer o quê; e além disso, como o Mith referiu, tem o lado positivo de levar algumas pessoas a ler mais, e a começarem a dar atenção a obras mais sérias. No fundo, como foi dito, são literatura infantil, sem grande importância, e quem for coerente ignora e aceita sem problemas maiores o facto de o livro fazer sucesso a uma escala tão global. Sem stress...
 
Concordo com vc fairy. Rowling não fez nada de inovador. Apenas deu uma roupagem nova para mitos antigos. Não chega a ser um Gênio com Tolkien, mas a quantidade de referências a mitologia e personagens mitológicos é capaz de deixar quanquer um tonto.

Qualquer um que se dÊ ao trabalho de ler o livro e reconhecer todas as personagens sebe do que estou falando. Além do que, quants pessoas não começaram a ler HP e acabaram descobrindo o mundo da literatura. Pode-se começar a ler HP e acabar lendo montesquieu, Sartre.

Acho que desprezar HP é coisa para esses elitistas que acham que apenas o eruditismo pode ser considerado como forma de expressão válida
 
Re: Algumas analogias entre “The Lord of the Rings” e “Harry Potter”.

Imadofus disse:
O que o pessoal tem que entender é que já existiam aranhas gigantes carnívoras antes de Tolkien. Tolkien não criou aranhas gigantes carnívoras, ele apenas "copiou" de uma história mais antiga e colocou na sua história, assim como Rowling.


Sim ,entendo , e é inegável que a semelhança é meramente proposital, pois já que esse mundo mitológico é tão vasto, J.K. poderia especulá-lo mais, explorando outras forma de seres, que obviamente não foram "criados" por ela; ao invés de se basear e trilhar esse mesmo espaço tomado por Tolkien, sei que ela é capaz de nos proporcionar coisas novas, exclusivas e que agradem a todos da mesma forma que têm agradado até hoje , mesmo com todas essas críticas à sua obra...
 
Nossa... Parem de comparar o incomparável, todos sabemos que Tolkien teve muito mais trabalho e idéias do que Rowling, mas ficar comparando as idéias de uma pessoa com a de outra é despresível... Harry Potter foi escrito muitos anos depois de O Senhor dos Anéis e ainda por cima foi em momentos diferentes da história, os dois livros são ficções caminhando lado a lado nos mítos ingleses. Rowling provavelmente deve ter lido as Obras de Tolkien e isso deve ter tomado parte de sua vida fazendo com que escrevesse Harry Potter e claro, ouvesse algumas semelhanças, então para os que dizem que ela copiou Tolkien, ela não passa de uma grande admiradora das obras e fã como vocês e eu.
 
Rowling leu Tolkien? Se leu, eu acho que ela nem é tão admiradora quanto você diz, Statues :obiggraz:
 
Provavelmente Rowling leu Tolkien sim, e talvez outras obras que Tolkien também deve ter lido e se inspirado. Mas porque ela não seria admiradora de Tolkien? Porque ela não põe o nome dele nos agradecimentos ou cita diretamente a sua obra? É muito legal fazer isso, e acredito que aqui no fórum tenham seções para isso, mas existem outras forma de se admirar uma obra...
Ela simplesmente se inspirou! Será que ela quis roubar a idéia de Tolkien? Lógico que não! Ninguém seria tão ingênuo de pensar que não fossem perceber as semelhanças... Para mim, ela gosta deste tipo de literatura, e, da sua maneira, quis escrever Harry Potter...
O grande problema de toda essa discussão é que Rowling escreve uma história de fantasia com a simples missão de divertir, e por isso esses poucos anos de trabalho (se comparado aos de Tolkien) para escrever tantas páginas! Como Tolkien imprimiu tanto trabalho em sua obra, o que gera inúmeras discussões até hoje, algumas pessoas se revoltam porque parece que um trabalho muito mais árduo tenha sido 'menosprezado', já que Rowling vendeu bilhões de livros do Harry Potter, e os filmes do HP rendam bilhões de dólares...

Enfim, eu acho o seguinte... Acredito que ninguém aqui do fórum vai discordar de mim que Tolkien é O cara... De que mais precisamos então? Que todo o mundo concorde conosco? Que todas as crianças prefiram o intelectualizaado SdA ao divertido HP? Quer saber? Deixem as pessoas lerem HP! Já estamos do sexto livro e no quarto filme... Em no máximo 10 anos tudo isso já não vai passar de memória, e os leitores de HP já terão lido SdA, e concluído que é mais bem trabalhado e tudo mais...

Acho que já falei demais e a tô com fome, perdendo o fio da conversa aqui... Mas já disse o que queria dizer!

;)
 
Hehe Harry Potter vai durar mais 10 anos, bom se a Rowling leu Tolkien provávelmente deve ter gostado da obra e deve ter se inspirado para fazer o livro, por algum motivo acho que se alguém se inspira a fazer um livro nos mesmos caminhos de Tolkien deve pelo menos ter gostado de gênero e admirado isso. Como eu disse, é muito difícil ficar comparando isso, quase incomparável.
 
Última edição:
Comparações são complicadas e às vezes fica impossível fugir delas. HP é uma história completamente diferente das obras de Tolkien. Ela escreveu mesmo para atingir crianças de todas as idades não fazendo um livro complexo com muitos detalhes. Ela se inspirou em algumas coisas de Tolkien assim como nas Crônicas de Nárnia que ela tbm lia e fundiu idéias.


Não gosto da Rowling, mas já li os livros de HP. Nada que se compare as obras de Tolkien.

Como já comentaram aqui, a forma como ela colocou os elfos em HP é bizarro e inadmissível da minha parte.
 
Hahaha os elfos domésticos foram um erro tremendamente grande de Rowling, se ela realmente leu as Obras de Tolkien não deve ter gostado nem um pouco dos Elfos :no:, sendo os Elfos as criaturas mais 'Lindas' da Terra-Média fica meio entranho para quem leu os livros de Tolkien antes de HP ver os elfos como bichinhos pequenos e servo dos homens :disgusti:...
 
Mas a Jk pode não ter se inspirado nos elfos de Tolkien, Statues Argonath. Tolkien não criou os elfos.
 
Demon Wizard disse:
Mas a Jk pode não ter se inspirado nos elfos de Tolkien, Statues Argonath. Tolkien não criou os elfos.

Exatamente...



Eu adoro HP, e acho essa comparação inútil. O que eles têm em comum? São literatura de fantasia, com diferentes formas de releitura de mitologias. Ponto final.
A partir daí, as obras têm caminhos e objetivos tão diferentes que nem adianta ficar comparando. Como já disseram acima, são obras escritas em momentos diferentes e com diferentes preocupações dos autores. Não vejo muito sentido em comparar duas coisas a partir de elementos incomparáveis das mesmas, que é o que geralmente se faz quando se compara SdA com HP...
 
Demon Wizard disse:
Mas a Jk pode não ter se inspirado nos elfos de Tolkien, Statues Argonath. Tolkien não criou os elfos.
Pis é, será que é tão difícil entender que, de todas aquelas criaturas que tem nas obras de Tolkien, as únicas criadas por ele são os hobbits?

O pessoal reclama do jeito que ela retrata os elfos, mas queira ou não, é o modo mais comum e freqüente de retratar elfos (elfos do papai noel, etc). Provavelmente todos nós os retratávamos assim até ler SdA.

Elfos são retratados diferentemente em diferentes culturas.
 
Antigamente eu AMAVA HP (ñ q eu ñ goste mais)...agora depois de passar uns dias na casa da minha amiga ela me ensinou a gostar de SdA e começei a pesquisar mais e mais dos personagens e acabei gostando... primeiro li O Hobbit agora acabeide ler a Sociedade do Anel...e percebi ñ só pelo livro mas tb pelo filme a semilhança entre os dois livros Gandalf x Dumbledor sem comentarios ... Aragog x Laracna (e aranhas de Mirkwood) tb são identicas....
Bom antes achava a J.K uma gênia a mulher mais inteligente do mundo agora acho q Tolkien realmente supera ela...

Bom gosto de SdA e HP....
Mas realmente SdA eh melhor....
 
Questão dos elfos: rowling retrada um visão mais cristianizada, mais medieval, enquanto tolkien retrata a visão mais nórdica e pagã.

Tanto Rowling quanto Tolkien são genios. A diferença é a idade: SdA é um livro bem mais complexo que os de HP. O HP é uma leitura mais infantil (os primeiros, por exemplo, são para gente até os 12 anos). O qiunto e o sexto livro, por exemplo, não são muito infantis. São dos 14 aos 17 anos, mais ou menos. O estilo do livro segue a idade do personagem. Eu, por exmplo, adoro HP e não me canso de reler o half-blod prince, mas não consigo mais passar da primeira página do 1ºlivro. O leitores de SdA em geral são mais velhos, e assim quando começam a ler o HP o acham chato e infantil
 
Capitão Nemo disse:
O leitores de SdA em geral são mais velhos, e assim quando começam a ler o HP o acham chato e infantil

Acho que não é só isso.... acho que muitos dos leitores de SdA, mesmo os mais novos, ficam comparando as obras em coisas que não se dá para compará-las, então HP perde de muito mesmo...

Em alguns casos, como o meu, não é a idade que influencia.. tenho 22 anos... não é lá muita coisa, mas sou mais velha do que muita gente aqui...e adoro HP ^^
 
Desculpem, pelo que eu pus deu para entender que a idade é a unica coisa que influencia, mas é uma das principais. Os caras do ofrum do potterish não para de chamar SdA de "adulto, complexo e chato demais":lol: :lol: :lol:
 
Realmente, é, e sempre vai ser impossível comparar SdA a HP.
Primeiro porque SdA é uma obra sem igual, imcomparável. Única.
Acho que HP é mais pobre que o SdA em termos de personagens, cenários, essas coisas, entendem?
Tolkien criou um universo totralmente diferente do nosso, criou línguas, raças, deuses, povos, criou as histórias desses povos, ed criou uma gama infinita de personagens.
Rowlling criou algo mais simples, que qualquer um pode entender s´´o de passar os olhos. É um tipo de literatura mais "light".
embora tenhamos que admitir que o prazer de ler essas obras, se não é o mesmo, está bem próximo de ser.
 
Nemo disse:
Desculpem, pelo que eu pus deu para entender que a idade é a unica coisa que influencia, mas é uma das principais. Os caras do ofrum do potterish não para de chamar SdA de "adulto, complexo e chato demais"

É esse tipo de coisa que me tira do sério: um lado fala que uma obra é séria demais e incompreensível; a outra ataca falando que a outra obra que é bobinha e infantil demais. Boa parte que fala isso não leu alguma das duas obras e muitas vezes tira conclusões precipitadas.

Eu gosto de Senhor dos Anéis e de Harry Potter. Sim, isso é mais do que possível. As duas obras tem grandes diferenças quanto ao estilo e construção de linguagem e historia; é um erro comparar uma a outra.


Vejo duas grandes diferenças entre HP e SdA:

1 - HP utiliza uma linguagem mais fácil e direta, mas não leiga, enquanto SdA não é tão direto assim, embora não seja nenhuma missão impossível compreender o livro (se fosse, não teria tantos fãs assim);

2 - HP é um tipo de fantasia e SdA é outro. Comparações aqui são dispensáveis;

E tem um fator semelhança/diferença também: Tolkien e Rowling são de épocas diferentes em todos os termos. Se vocês prestarem bastante atenção, ou tiverem uma mente que vê mensagem subliminar em tudo, verão que Rowling dá indiretas políticas em seus livors, mais precisa e claramente a partir de "O Cálice de Fogo" e isso reflete o tempo da autora, ou seja, a atualidade. Tolkien fez críticas políticas também, como por exemplo a expansão industrialista e capitalista selvagem, que estava numa ascensão absurda naquela época (ou vocês acham que a destruição das florestas perto de Isengard foi uma revolta momentânea com algum vaso de violetas que Tolkien recebera?). =]

Realmente, é, e sempre vai ser impossível comparar SdA a HP.
Primeiro porque SdA é uma obra sem igual, imcomparável. Única.
Acho que HP é mais pobre que o SdA em termos de personagens, cenários, essas coisas, entendem?

Eu não diria que Harry Potter é mais pobre, se comparado com Senhor dos Anéis e nem inverteria a situação.

Quanto a descrição de cenário e personagens, Tolkien era absurdamente detalhista e isso é um diferencial dele. Já Rowling, como alguns outros escritores, não se atém muito em longas descrições; foi como eu disse, em HP você tem uma literatura mais direta e menos rebuscada, mais "light", mas nem tão assim. Tem horas que gosto de comparar HP com romance policial com mistérios a serem desvendados e milhares de suspeitos. :)

Tolkien criou um universo totralmente diferente do nosso, criou línguas, raças, deuses, povos, criou as histórias desses povos, ed criou uma gama infinita de personagens.
Rowlling criou algo mais simples, que qualquer um pode entender s´´o de passar os olhos. É um tipo de literatura mais "light".
embora tenhamos que admitir que o prazer de ler essas obras, se não é o mesmo, está bem próximo de ser.

Tolkien foi mais amplo, mais complexo e fantástico, sem sombra de dúvidas! Mas Rowling não foi tão medíocre ao criar o universo de Harry Potter, que é a Terra atual, apenas com magia explícita embutida também. Cada um foi criativo no que fez, não teve um mais pobre de idéias que o outro. :wink:

Tolkien influenciou Rowling em alguns aspectos e aí tá um diferencial importante entre muitos influenciados pelo Professor: Rowling foi mais além e "resolveu" não criar um outro mundo com outro nome, mas optou por fazer tudo se passar aqui, em nosso mundo atual. E a escritora tem outras influências claras, como E. Nesbit, Paul Gallico e Caroll Lewis. XD

E ler essas obras é gostoso sim. Me diverti lendo SdA e me diverti lendo HP. E são obras tão gostosas de serem lidas que não exitarei em reler tudo novamente. =]
 
HP é infantil (pelo menos o primeiros da série), e isso não faz dele um livro pior ou melhor. Além disso, HP não é pouco complexo em personagens: lá tem uma penca de aluno, professores e outros que vc até se confundi...

Tolkien é mais detalhista por q ele precisa detalhar o seu mundo, q não conhecemos. HP se passa em nosso mundo, daí uma grande detalhação seria desnecessaria.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo