• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

harry potter X Senhor dos Aneis: semelhanças

Não acho legal ficar comparando os dois....cada um é um....Eu gosto dos dois, mas acho que existem masi diferenças que semelhanças.
SdA é estória para adultos, é mais complexa, é praticamente um mundo diferente.
HP é infanto-juvenil, mas desde as crianças até os adultos gostam dele. Só que é outra coisa....

Mas uma coisa eu digo....Queria ter um salgueiro lutador plantado bem na orta da minha sala aqui no trampo....
Queria ver neguinho ficar batendo aqui toda hora pra encher meu saco!! :lol: :lol:
 
Bagrong disse:
Eu concordo plenamente que HP é uma cópia barata de SDA!
as semelhanças são muitas!Nem um pouca sutis e numerosas d+ pa serem aceitas!O primero livre 'praticamente copiado intero...depois a rowling resolveu escrever com sua própias idéia e o ultimo livro naum parece taaaanto.
Mas mesmo assim,Rowling plagiou SDA indiscretamente!
E não xegou aos pé da obra de Tolkien!
:x
Se você defende uma hipótese, deve apresentar argumentos. Senão, merece ser ignorado.
 
Se você defende uma hipótese, deve apresentar argumentos. Senão, merece ser ignorado.


Pode deixar!
Vou falar algumas semelhanças q eu me lembre de cabeça:


1- Laracna e Aragog
2- salgueiro lutador e salgueiro homem
3-A capa élfica e a capa de invisibilidade
4-A espada de grinfindor e a espada de Aragorn
5-Gandalf e Dumbledore
6-Voldemort e Saurom
7-O objetivo de Harry no primeiro livro é protejer do mal a pedra filosofal e se ela cai na mão do vilão ele volta com seu reino do mal,semelhante a frodo e o anel
8-Trasgo e Troll
9-Dementeadores e Nazgûl
Essas 9 semelhanças eu lembrei de kbeça,bom,eu sabia mais,vou pesquisar e vejo para se você.
Eu queria lembrar qu tolkien estudava os temas que tiveram influência em suas obras e não copiava tudo.rowling copia não só tolkien,mas vários fatores da mitologia greco-romana(o cão fofo é cérbero,a fênix,etc.) e criou o seu personagem principal baseada em Tim Hunter,dos quadrinhos....um garoto que tem uma coruja branca...veja a foto dele:

HarryXTim_cabelo.jpg



HarryXTim_corujas.jpg



HarryXtim_rosto.jpg


Qualquer semelhança não é mera coincidência!
Ta argumentado!
 
Bom... eu sou fã de Harry Potter; gosto da história, acho um ótimo passatempo. É por isso que vivo dizendo que HP é um passatempo, SDA é uma experiência. Certamente que não dá para negar que HP faz várias referências a SDA... as que mais me chamam a atenção é a dos dementadores, dos salgueiros e das aranhas (embora só a de HP seja falante). A das espadas não concordo. A espada é um objeto bastante comum e difundido em qualquer história medienval ou épica... é sío ver a história do Rei Arthur. Também não concordo com Voldemort e Sauron, pois suas origens são bem distintas, além das várias formas que Voldemort assume.

O que quero dizer, é que todos os autores de uma forma ou de outra, tomam a liberdade de "emprestar" personagens ou conceitos de outras obras que a precederam. Se formos nos queixar toda vez que isso acontece, então Tolkien foi o que mais tomou liberdades... emprestou cenas, conceitos (do próprio Anel, de Gandalf) de outras obras antigas, como Beowulf, Kalevala... e isso não torna SDA cópia destas últimas, assim como não torna HP cópia de SDA... há semelhanças sim, mas chamar de cópia acho exagero. :wink:
 
Eu falei de voldemort e Sauron pq eram grandes bruxos,que foram praticamente derrotados e passaram a assumir uma forma fraca,e tinham que recuperar um objetop ara ter seus poderes(Anel,pedra filosofal)
claro que em outros livros de HP a coisa q faz voldemort voltar é outra...
Concordo que HP só é um passatempo,SDA é muito + profundo e melhor.Como eu já disse Tolkien nunca copia tanto,ele se inspira,de uma maneira muito mais discreta que Rowling....ess tipo de cópia chama-se Mímese.
Creio que é dificil brigar por uma coisa tão polêmica,eu não vou mudar minha opinião nem vc a sua,Claurelin.Por isso é melhor pararmos aqui,sem brigas :D
 
é difícil dizer qual é o melhor visto que são leitiuras diferentes... se formos por esse lado é questão de gosto e não de "verdade"...

Concordo com a Claurelin no que diz respeito as diferenças de leitura e creio que fãs de SDA não podem xingar HP a torto e direito simplesmente por implicância e acusações de plágio... até pq é incoerencia visto que Tolkien usa muito de mitologias que já existiam... Aliás eu não vejo ainda o pq de brigas entre SDA E HP...

Se bem que esse post tá igual a outros anteriores meus... tô chovendo no molhado... :roll:
 
Meu caríssimo Bagrong, não se preocupe! Brigar não é minha praia, nem de longe :D . Respeito a sua opinião e até consigo achar semelhanças entre as duas obras, mas não a ponto de considerá-la um plágio ou uma cópia. Foi por isso que respondi sua msg. Mas saiba que estou argumentadno numa boa, sem a menor intenção de brigas, pelo contrário. Só escrevi minha opinião mesmo. :mrgreen: :wink:
 
Não acho que haja um plágio descarado. Porq, se vc acusa a escritora do HP de plagiadora, o mesmo poderia ser dito ao Tolkien.. entende, Tolkien tambem se basiou em outras coisas pra escrever a história de ARda, e também tem coisas que, creio eu, que ele inventou... Então, nao seria justo vc, Bagrong, ficar dizendo que ela é uma copiadora de idéias... Sei lá, eu li o livro do HP, gostei, e não so que nem uns que odeiam ele.. Eu acho legal, um bom passatempo..
 
1- Laracna e Aragog
Sabe, animais gigantes e carnívoros não foram inventados por Tolkien.
2- salgueiro lutador e salgueiro homem
Existem lendas de salgueiros que se mechem e matam pessoas na Inglaterra.
3-A capa élfica e a capa de invisibilidade
Não, na verdade Tolkien não inventou um pano que deixa a pessoa invisível quando a cobre.
4-A espada de grinfindor e a espada de Aragorn
A Claurelin já explicou que espadas mágicas não foram inventadas por Tolkien.
5-Gandalf e Dumbledore
Não, a imagem de um mago velhinho com uma barba bem longa não foi inventada por Tolkien.
6-Voldemort e Saurom
Todos os vilões do mundo foram copiados de Tolkien, agora?
7-O objetivo de Harry no primeiro livro é protejer do mal a pedra filosofal e se ela cai na mão do vilão ele volta com seu reino do mal,semelhante a frodo e o anel
Protejer um artefato de cair nas mãos do inimigo não foi patenteado pelo Frodo.
8-Trasgo e Troll
Trolls são uma lenda. Qualquer pessoa pode escrever uma história com trolls, porque eles não foram inventados por Tolkien. Como eu já disse nesse tópico, reclamem que Ziraldo usou Saci-Pererê em suas histórias, ele OBVIAMENTE copiou de Monteiro Lobato :roll:
Edit: só para constar, algumas pessoas fazem parecer que não sabem, mas trasgo foi o nome que a tradutora de HP inventou para traduzir o nome troll
9-Dementeadores e Nazgûl
Afinal, seres cobertos com uma capa negra que despertam medo nas pessoas foram inventados por Tolkien.

Algo mais?

Ainda bem que o DarkRider me deixou responder essa :obiggraz:
 
Ainda bem que o DarkRider me deixou responder essa :obiggraz:

Eu tava com preguiça de reescrever o que tinha escrito nas outras páginas. :mrgreen:

Mas sério, seu eu fosse um moderador eu trancava logo essa joça. Essa discussão já encheu. Alguem aí já ouviu falar do folclore europeu? Sim, esse mesmo. Foi daí que Tolkien e Rowling tiraram suas idéias. O medo encarnado (dementador/Nazgûl), aranhas (Aragog/Laracna), o mago (Dumbledore/Gandalf/Merlim [que foi o primeiro]), etecetera.

Ó, tem uma coisinha aqui que o povo se esquece quando compara Sauron a Voldemort: Voldemort era um espírito e Sauron não. E Voldemort é um vilão como outros.

Sobre a proteção de artefatos. Alguem me responda aí: Que tipo de protagonista de aventuras Harry seria se não o fizesse?

Ah, e só mais uma perguntinha: Existem tantos livros com o mesmo elemento de Harry Potter, e vocês só vão criticar o menino bruxo! PelamordeDeus!

E Imadophs: :clap: :clap: :clap:
 
gente,não levem à mal tudo o que eu falei,eu só acho que ja esta batido d+ essas coisa,Tolkien realmente pode não ter inventado tudo mas eu penso que Rowling tem capacidade de usar outros elementos mágicos ja citados em folclore,na minha opinião ela usou esses pois viu que deu certo com Tolkien.
E eu tb ñ leio mentes por isso posso estar completamente enganado.
Eu realmente não sabia que Trasco era uma tradução de Troll
E,eu não tenho certeza,mas ja li algo que a imagem de Merlim como um bom velinho é errada,no conto ele é filho do demônio,tem todo o corpo coberto por pelos,por isso a barba.......
Além disso,como ja disse acho que Rowling se distanciou bastante do história de Tolikien nos dois ultimos livros....
Eu não odeio HP,longe de mim,li todos os livros,mas não acho que chegue aos pés de SDA,como eu ja falei antes,não gosto de brigas e não vou ficar descutindo,cada um tem sua opinião,cada um tem seu ponte de vista!
não fiquem bravos pessoal! :mrgreen:
Se quer saber,por mim também ja podem trancar o tópico,ja argumentei e ja vi seus argumentos,acho que ja falaram d+ nessas muitas paginas de tópico,não deve haver nada novo à ser adicionado!
e lembrem-se pessoal,sem ressentimentos! :wink:
 
Anakruss disse:
Pq nao é criado um CHP, assim como ha o CSW?
ou existe ja um?

Eu já havia pensado nisso uma vez :think: para jogar os fãs p/ esse clube e pararem de chatear com tantos tópicos sobre isso e aquilo do HP... mas isso é passado e não gostaria que acontecesse. Pois como pode-se ver lá no Conselho Valinor II ninguem mais quer concordar em abrir outros Forúns que não sejam Tolkien based. Portanto abrindo esse clube muitas pessoas iriam começar a migrar p/ lá e acabando virando mais postador nessa area do que as Tolkien. E como diz o nome, é Forum Valinor para fãs de SdA, e Hp é um rival chato, não que "chegue aos pes" de SdA, mas há muita diferença entre SdA e HP, colocando um clube desse tipo iria destolkienizar o Forum mais ainda :? ...
 
Shagrath disse:
Po galera para quer ficar perdendo tempo falando da merda do HP.... Se senhor dos aneis e infinitamente melhor.... Não sei como vcs ainda ficam perdendo tempo falando disso.....

Pô,tb num é assim....blz q sda é o único,q num tem pra ninguém,mas HP é legal tb....
 
Algumas analogias entre “The Lord of the Rings” e “Harry Potter”.

Algumas analogias entre “The Lord of the Rings” e “Harry Potter”.
___________________________




Conversava eu, sábado passado, com um jovem no entorno dos vinte anos {músico, apreciador dos jogos de interpretação (RPG)}, quando lhe perguntei o que pensava da obra inglesa “Harry Potter”, ao que ele redarguiu que a julgava muito semelhante a “O Senhor dos Anéis” (do Sr. J. R. R. Tolkien).
Voltei para casa meditando sobre a assertiva e, nesse domingo que se findou (4/12/2005), pude assistir (no canal aberto) à versão cinematográfica para o segundo livro da série (“Harry Potter e a Câmara Secreta”).
Ora, não pude mesmo deixar de reconhecer quadros, cenários, personagens e temas realmente muito semelhantes aos que preenchem a obra de Tolkien. Será acaso?... Mas antes de dar minha opinião sobre haver ou não acaso, cabe-me mostrar quais são estas similitudes (e vou apontá-las conforme me vierem à mente, sem preocupações quanto à ordem, nos respectivos livros).
- 1. Gandalf e o Sr. Alvo, Diretor da Escola de Portter.
Duas das principais personagens das obras em comento são, respectivamente Gandalf (para “O Senhor dos Anéis”) e o Sr. Alvo, diretor da Escola de Potter, instituição para jovens aprendizes de magia.
As roupas cinzentas (no IV filme - “H. Potter e o Cálice de Fogo -, p. ex.), a barba branca, o senso de humor delicado, o chapéu pontudo, o apreço pelas crianças/jovens, a sabedoria... Tudo isto não faz lembrar Gandalf - sobretudo quando o mesmo está entre os hobbits?...
Mas há ainda outro traço marcante de semelhança: tanto Gandalf quanto seu “similar” em H. Potter apreciam deixar uma parte das ações a cargo dos seus “orientandos”, apenas cuidando de manter um olho sobre eles, de modo a evitar prejuízos sérios. Assim, Gandalf deixa que Sam, Merry e Pippin aprontem algumas, da mesma forma como, na escola de Potter, o Diretor Alvo (e, na verdade, todos os professores) tendem a permitir alguns excessos, por parte dos alunos. É como se, para ambas as personas, a liberdade de fazer/errar-acertar/crescer fosse parte da seu método de “educação” (e eu, modestamente, concordo com eles).
- 2. O “Huorn”, o “Salgueiro-homem” e o “Salgueiro Lutador”.
Em “O Senhor dos Anéis” as árvores têm um papel importante, a tal ponto de existirem “pastores de árvores”, os Ents e árvores selvagens, guerreiras, os “huorns”.
Ora, em “Harry Potter e a Câmara Secreta” aparece - ou melhor, vive -, num dos pátios da escola, um “Salgueiro Lutador”, sobre o qual caem, Potter e seu amigo ruivo Ron, dentro do carro encantado da família deste.
É uma semelhança grande: em ambos os casos - huorn e salgueiro - se trata de árvores selvagens, com vontade própria e arredia, irascível; apesar disto, ambas as árvores - cada qual em seu mundo - são toleradas pelos personagens bons, aceitas por eles; não só toleradas, mas mesmo apreciadas e protegidas.
Além disso, uma das primeiras coisas que ameaçaram a vida de Frodo, quando ele deixou o Condado (“A Sociedade do Anel”, capítulo “A Floresta Velha”) foi justamente um salgueiro, que aprisionou a ele e aos hobbits - com execeção do valoroso Samwise - que o seguiam. Todos foram salvos por Tom Bombadil:
“- Meus amigos estão presos no salgueiro - gritou Frodo, quase sem fôlego.
- O Sr. Merry está sendo esmagado numa fenda - berrou Sam.
- O quê? - gritou Tom Bombadil, dando um salto no ar. - O Velho Salgueiro-homem? Nada pior que isso? Podemos resolver isso logo. Conheço a melodia para ele. Velho Salgueiro-homem cinzento! Vou congelar a seiva dele, se não se comportar. Vou cortar até que as raízes saiam do solo. Vou cantar para levantar um vento que leva embora folha e ramo. Este Velho Salgueiro-homem!”
Ora, não é necessário grande esforço, para ver a semelhança entre as situações.
- 3. Tom Bombadil e Hagrid, o professor “Guarda-caça” da escola de Potter.
Tom Bombadil é um grande mistério, na obra de Tolkien, a tal ponto que nem mesmo se pôde descobrir uma maneira satisfatória para colocá-lo na versão cinematográfica da obra... Dele diz o criador Tolkien:
“Você pode ser capaz de conceber da sua única relação para com o Criador sem um nome - você pode: por que em tal relação pronomes se tornam nomes próprios? Mas assim que você esteja em um mundo de outros finitos com um semelhante, sendo cada um único, diferente, e relacionado ao Ser Supremo, quem é você? Frodo não perguntou 'o que é Tom Bombadil' mas 'quem é ele'. Nós e ele sem dúvida, com freqüência negligentemente confundimos as perguntas. Fruta D'Ouro dá o que eu penso que seja a única resposta correta. Nós não precisamos entrar nas sublimidades de 'eu sou o que sou' - que é bastante diferente do que ele é. Ela acrescenta como uma concessão, uma declaração de crítica do 'que'. Ele é o mestre de um modo peculiar: não tem medo e nenhum desejo de possessão ou dominação em absoluto. Somente sabe e entende sobre tais coisas conforme o concernem no seu pequeno reino natural. Dificilmente sequer julga, e até onde pode ser visto faz nenhum esforço para reformar ou remover mesmo o Velho Salgueiro.
Eu não penso que Tom requeira que se filosofe a respeito dele, e não é de nenhuma maneira melhorado por isto. Mas muitos o consideraram um estranho ou realmente discordante ingrediente. Em fato histórico eu o coloquei porque já o havia 'inventado' independentemente (ele apareceu primeiro na Oxford Magazine) e queria uma aventura no caminho dos hobbits, na saída do Condado. Mas o mantive, exatamente como era, porque representa certas coisas do contrário omitidas. Eu não o planejei para ser uma alegoria - ou não teria lhe dado um nome tão particular, individual, e ridículo - mas 'alegoria' é o único modo de exibir certas funções: ele é então uma 'alegoria', ou um exemplar, uma encarnação particular de pura (real) ciência natural: o espírito que deseja conhecimento de outras coisas, sua história e natureza, porque elas são 'outras' e completamente independente da mente que questiona, um espírito contemporâneo com a mente racional, e completamente desinteressado em 'fazer' qualquer coisa com o conhecimento: Zoologia e Botânica, não Pecuária ou Agricultura.”
Vê-se a complexidade da personagem.
E quanto a Hagrid, o professor grandalhão e bonachão de H. Potter, que surge também no começo da trama (lembremos que Frodo se depara com Tom, no início de sua jornada sacrificante), como o primeiro personagem importante com o qual o protagonista (Poter) se depara?
Para mim, os dois são muito semelhantes: são estranhos, habitam casas incomuns e modestas (que parecem maiores por dentro do que por fora), apreciam as coisas naturais (sobretudo criaturas exóticas) mas têm corações muito bons, são meigos, ternos, poderosos mas sábios...
- 4. A “Moral da história”, em “A Sociedade do Anel” e em “A Câmara Secreta”.
De minha parte, creio mesmo que a obra de Tolkien tem três grandes lições maiores, mais importantes, principais e as aponto como as que fecham as três versões cinematográficas (de Peter Jackson) da obra.
Centralizando atenção para “A Sociedade do Anel” e para “A Câmara Secreta”, vejamos os diálogos entre os “magos” (Gandalf e o diretor Alvo, da escola de Potter) e seus tutelados (Frodo e Potter), nos finais de ambos os filmes:
a) “A Sociedade do Anel”:
Frodo: “- Gostaria que nada disso tivesse acontecido... Gostaria que o anel unca tivessem vindo para mim...”
Gandalf: “- Isto é o que todos nós gostaríamos. Mas não nos cabe decidir. Tudo o que nos cabe é decidir o que fazer o com o tempo que nos é dado.”
b) “A Câmara Secreta”:
Professor Alvo: “- Não são as nossas habilidades que determinam os nossos destinos; são as nossas escolhas...”
Não é a mesma mensagem, sob outras palavras?...
Há muito mais a dizer e eu espero fazê-lo, noutros artigos.
Por hora, fico com esta pergunta (que talvez, seja uma constatação): não será mesmo, “Harry Potter”, uma grande similitude de “O Senhor dos Anéis”?...
Fortaleza/CE, 5 de dezembro de 2005, 12:21 hs.
José Inácio de Freitas Filho.
 
Re: Algumas analogias entre “The Lord of the Rings” e “Harry Potter”.

Baracapíte...
 
Re: Algumas analogias entre “The Lord of the Rings” e “Harry Potter”.

Sobre Gandalf X Dumbledore:

É o arquétipo do mago e velho sábio. Existe em tantas culturas e em tantas histórias, especialmente européias, que acho chover no molhado falar das semelhanças entre ambos.

Sobre árvores:

Idem. É comum em qualquer história fantástica seres aparentemente inanimados terem vida. Nada de anormal aqui.

Hagrid e Tom Bombadil:

A única semelhança que vejo é a de morarem perto da floresta e serem íntimos de suas criaturas. Só. de resto, suas personalidades são absolutamente contrastantes.

Sobre a moral da história:

Nada que não possa ser lido de maneira mais vulgar em qualquer livrinho do Paulo Coelho. Existem morais que são universais, e o fato de estarem escritas com palavras diferentes não faz delas idéias diferentes, nem cópias uma das outras - trata-se apenas de incosciente coletivo comum.
 
Re: Algumas analogias entre “The Lord of the Rings” e “Harry Potter”.

Mas, Thaís, o que eu disse foi exatamente isto: não são diferenças que apontei, mas semelhanças e, como é fácil de concluir, quem cria algo muito semelhante a algo já criado (e bastante conhecido, como no caso da obra de Tolkien) pode muito bem ser questionado quanto à consciência que tinha (ou que não tinha) quando deu asas à semelhança.

No mais, não acusei a Sra. Rowling de plágio mal intencionado; apenas questionei se ela não utilizou as idéias de Tolkien como base para as suas próprias obras...

Agradeço a franqueza de seu comentário e espero que haja outros.

Boa sorte com a arte...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo