• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (J. K. Rowling)

Tinha uma discussão sobre a captura do Sirius, na noite que Harry fica órfão e eu achava que tava nesse tpc, mas não tá... e eu não lembro onde tá para poder quotar. Se eu achar depois edito.

EDIT: achei a discussão. Vou por tudo dentro do Spoiler! Estava no tpc da Pedra Filosofal. Portanto, se refere aos 2 livros: PF [1º] e PdA [3º]. Não tem como separar... PdA complementa a noite do início da história de PF!

Mas enfim... ainda to lendo PdA e tem um trecho em que isso é esclarecido. Vou por em spoiler para o caso de alguém ainda não ter terminado o livro. Está na página 171:

O Hagrid, ele pega o HP bebê ainda de noite, da casa destruída pelo feitiço que não deu certo do Voldemort, passa o dia todo com ele e só devolve pra casa dos tios na outra noite mas o livro tenta passar a impressão de que foi coisa rápida (não fala que o bebê HP passou o dia todo com o Hagrid e só na noite seguinte que vai pra casa dos tios). Lembram que durante todo o dia foi uma festa, com bruxos circulando entre trouxas, revoada de corujas durante o dia e td mais? Então só nessa noite que o bebê HP foi entregue pros seus tios.


Seria algo assim:
Noite 1 -> Voldemort ataca, dá errado e "morre". Casa destruída e HP bebê é pego pelo Hagrid.
Dia 2 -> festa, todo mundo feliz pelo Voldemort ter "morrido", revoada de corujas durante o dia e tudo mais.
Noite 2 -> Hagrid entrega o HP pros tios, com Dumbledore a MacGonagal.

É verdade... mas embora nada tenha sido dito a respeito neste e nos outros livros, dá para calcularmos que o Dumbledore previa aquela arruaça toda e mandou o Hagrid abrigá-lo e escondê-lo até à noite, né...

E tem a questão do Sirius também... Muito bem observado, Ecthelion!
Porque o Sirius perseguiu o Rabicho e foi preso logo depois de emprestar a moto ao Hagrid.
Dumbledore diz que passou por milhares de lugares - especialmente festas - durante o dia todo. Acho meio impossível que a notícia não tivesse chegado aos seus ouvidos...
E, no entando, quando o Hagrid chega dizendo displicentemente que pegou a moto emprestada do Sirius, ninguém se abala!

Isso ficou estranho mesmo...

A meu ver a prisão de Sirius não foi tão rápida assim.
Ele deu a moto pro Hagrid e foi atrás de Rabicho. Ponto.

Concordo.
Deve ter levando uns dias pro Sirius achar o Rabicho. Ratos se escondem bem.

Faz tempo que eu não leio, mas lembro bem dessa parte: o Sirius perseguiu o Peter por horas logo depois de sair da casa destruída, até eles chegarem num beco cheio de trouxas. Ele sabia que tinha sido o Peter porque era o único que sabia da troca de última hora do Fiel do Segredo.
O Sirius tentou lançar um feitiço no Peter e este se aproveitou da situação, cortando o dedo e se transformando em rato para fugir pelo bueiro e ser dado como morto.

Eu sempre tive a impressão que o Sirius vai e pega o Rabicho bem rápido. Ele tinha o faro do cachorro pra ajudar e tava desesperado pra achar o rato.
Isso eu não sei, a Rowling não deixou isso mt claro, mas a impressão que eu tive foi outra.

A questão é: Sirius pegou ele por questão de horas ou de dias?

Foi uma perseguição à pé. Quanto tempo eles aguentariam correndo???

Porque, do que eu me lembro, o Peter só se transformou quando foi encurralado... nenhuma vez antes.

Mas quando eu reler comento isso melhor lá no tpc de PdA

Harry está escondido embaixo da mesa no 3 Vassouras, enquanto os profs. discutem a história do Sirius com o Ministro e Madame Rosemerta:

- Eu o encontrei! - rosnou Hagrid - Devo ter sido a última pessoa que viu Black antes de ele matar toda aquela gente! Fui eu que salvei Harry da casa de Lily e James depois que o casal morreu! Tirei o garoto das ruínas, coitadinho, com um grande corte na cabeça, e os pais mortos... e Sirius Black aparece, naquela moto voadora que ele costumava usar. Nunca me ocorreu o que ele estava fazendo ali. Eu não sabia que ele era o Fiel do Segredo de Lily e James. Pensei que tivesse acabado de saber da notícia do ataque de Você-Sabe-Quem e vindo ver o que era possível fazer. Estava tremendo, branco. E vocês sabem o que eu fiz? EU CONSOLEI O TRAIDOR ASSASSINO! - bradou Hagrid.

- Hagrid, por favor! - pediu a Profª McGonagall - Fale baixo!

- Como eu ia saber que ele não estava balado com a morte de Lily e James? Que estava preocupado era com Você-Sabe-Quem? Então ele disse: "Me dá o Harry, Hagrid. Sou o padrinho dele, vou cuidar dele..." Ah! Mas eu tinha recebido ordens de Dumbledore, e disse não, Dumbledore tinha me mandado levar Harry para a casa dos tios. Black discordou, mas no fim cedeu. Me disse, então, que eu podia pegar a moto dele para levar Harry. "Não vou mais precisar dela", falou.
Eu devia ter percebido, naquela hora, que alguma coisa não estava cheirando bem. Black adorava a moto. Por que estava dando ela pra mim? Por que não ia mais precisar da moto? A questão é que a moto era muito fácil de localizar. Dumbledore sabia que ele tinha sido o Fiel do Segredo dos Potter. Black sabia que ia ter que se mandar àquela noite, sabia que era uma questão de horas até o Ministério sair à procura dele.
(...)
À história de Hagrid seguiu-se um longo silêncio. Então, Madame Rosemerta falou com uma certa satisfação.

- Mas ele não conseguiu desaparecer, não foi? O Ministério da Magia o agarrou no dia seguinte!


Aí continua com o Fudge contando que - como eles ainda achavam - foi o Petigrew que achou o Black. Sabemos claro, que foi o contrário...
Mas como eu havia dito antes, foi só uma questão de horas... a perseguição seguiu pela madrugada até a manhã seguinte.

De qualquer forma, há mesmo um erro da JK ai.
Porque no diálogo ela faz parecer que o Hagrid entregou o Harry ainda na mesma noite. Até porque, com a moto, ele teria chegado bem mais rápido... e também dá essa impressão porque o Hagrid não está com um pingo de raiva do Sirius quando diz, em PF, que "o jovem Sirius me emprestou a moto".
Mas isso seria impossível se teve toda aquela festa no dia anterior.

Seria como o Ecthelion colocou:
Noite 1 > ocorre o ataque. Hagrid tira Harry dos escombros. Sirius entrega a moto à ele e vai atrás do Peter.
Dia 1 > Sirius é capturado no lugar do Peter, que foge. Festa nas ruas o dia todo e revoadas de corujas.
Noite 2 > Hagrid chega com a moto e entrega Harry ao Dumbledore que o deixa na porta dos Dursley.
Dia 2 > Tia Petúnia encontra Harry na porta pela manhã.

Mas onde Hagrid se meteu com Harry durante esse tempo todo???

Pelo que eu entendi, o Hagrid não sabia nada do Sirius, talvez ele tenha passado o dia todo incomunicável.
A única coisa que justfica isso é o Dumbledore ser discreto e a Minerva não saber direito da história.

É... isso até explicaria... mas com a confusão que o Peter armou explodindo uma rua com trouxas e mantando um monte de gente, o melhor amigo dos Potter sendo preso e talz... Duvido muito que Hagrid não soubesse de nada. McGonagall não tinha como saber pq ficou o dia todo sentada no jardim dos Dursley.
 
Última edição:
Só que o "dia seguinte" parece ser depois que Harry foi entregue aos Dursley.

Os Potter forram assassinados no Dia das Bruxas, certo? 31/10 à noite.
Hagrid fala sobre seu encontro com Sirius: "Black knew he was goin' ter run fer it that night, knew it was a matter o' hours before the Ministry was after him."
Então a perseguição (pelo Ministério) só começaria mesmo no dia 01/11.
Aí quando Rosmerta exclama "The Ministry of Magic caught up with him next day!" dá a entender que foi no dia 02/11, certo?

PS: a discussão ta no tópico da Pedra Filosofal
 
Última edição:
Enquanto vc postava eu estava editando o meu post com a discussão e o resto do diálogo...

Bel, ele teria que fugir "naquela noite" [that night]. Ou seja, na mesma noite!
Então o dia seguinte é dia 1º!

Além disso, ficou óbvio que quando o Hagrid disse que cuidaria do Harry, caiu a ficha do Sirius que a culpa era do Peter e foi atrás dele imediatamente!
 
Hagrid provavelmente só pegou Harry na madrugada do dia 01, daí dia seguinte é dia 02.

Anyway, pela expressão da Rosmerta, pode ser dia seguinte tanto em relação ao assassinato dos Potter quanto em relação ao início das buscas.

Edit:

Eu falei lá no tópico do livro 1 mas acho que ninguém leu: Hagrid NÃO PODE usar magia. E só a Rowling sabe a distância entre Hogwarts e Godric's Hollow, e entre GH e Surrey. A moto não é tão rápida assim, dado o peso do Hagrid, então é totalmente plausível que ele tenha demorado pra chegar com Harry na casa dos Dursley.
De qualquer maneira, Dumbledore devia ter definido um horário para Hagrid entregar o garoto e aí, caso necessário, eles ficaram escondidos em algum lugar até anoitecer.
 
Última edição:
Só eu fiquei desesperada por chocolate depois de terminar esse livro???

Achei a J.K. muito sacana nesse livro... :lol: Hoje não aguentei e comprei uma barrona de chocolate meio amargo, depois de todo stress que passei à tarde.
 
Esse livrou me deixo bem mais engajado que nos dois anteriores, porém mais uma vez achei o final anti-climático, principalmente pela implausibilidade do Lupin não saber/ignorar a lua e do pouco uso da magia para resolução dos problemas. A Hermione, apesar do quão inteligente e bem informada, no que diz respeito a ação demonstra pouca habilidade, fica sempre nivelada aos poderes de Rony e Harry. Entendo que o uso em situações reais na qual existe perigo real pode fazer até o mais inteligente esquecer completamente suas habilidades, porém na leitura não me foi demonstrado esse motivo, então julgo que é simplesmente conveniência.
-------------------------
Sempre acho interessante essa coisa de voltar no tempo. Tudo o que eles fazem ao voltar no tempo havia acontecido na linha do tempo original? Parece-me que sim e se é este o caso, somado-se a previsão do futuro me fazem crer naquela máxima de Uhtred "O destino é inexorável".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo