Bem, aparecendo aqui para dar minha opinião.
Eu acho que a discussão é muito mais complexa que se parece. Antes de mais nada, é importante levantar algumas reflexões. Dentre elas, eu destaco:
• Qual deve ser o objetivo, o papel, a função da escola no mundo atual? É preparar para o mercado de trabalho? É formar cidadãos? É formar raciocínio e pensamento crítico, reflexivo?
Pensando rápido aqui, sem resposta não dá para progredir na discussão. Porque, dependendo da reposta, ela pode levar a métodos diferentes de se educar, ou melhor, políticas de ensino diferentes. Antes de ficar discutindo se matéria "X" é mais importante que "Y", qual carga horária cada uma deve ter, etc., temos que pensar nessa questão. Em teoria, qual a função da escola hoje? E na prática? Há necessidade de rever a função teórica da escola? Se sim, como proceder? Se vamos discutir educação, antes de mais nada, isso tem que ser pensado.
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Eu vi muitos comentários na internet tipo "a maioria nem sabe ler e escrever direito, ainda vão reduzir a carga horária? Absurdo!". Embora tenha algum fundamento, já que muitos de fato chegam ao Ensino Médio com uma base muito fraca de português e matemática, acho que isso esbarra em um "detalhe": Teoricamente, a pessoa que passou os antigos 8 (agora 9) anos de ensino fundamental, deveria saber muito mais que o "B-A-BA" dessas duas matérias. Se a pessoa chega ao ensino médio mal sabendo fazer operações básicas de cada uma, tem algo muito errado. E tenho minhas dúvidas se aumentar ou reduzir a carga horária de cada uma resolve. Aliás, muitos falam em melhorar a educação pensando em reformar e ampliar universidades... agora estão descendo para ensino médio. Quando vão começar a pensar nela como um todo, pensando desde sua base até, sei lá, o topo?
Se a pessoa chegasse no Ensino Médio sabendo tudo que a teoria diz que ele deveria saber, aí talvez a redução de carga horária das duas matérias poderia fazer sentido... mas, novamente, esbarra na questão de "qual a função da escola?".