1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Governo de São Paulo corta aulas de português e matemática

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 27 Set 2011.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    O governo de São Paulo finalizou projeto de mudança no ensino médio, a ser implantado já em 2012. Português e matemática perdem espaço para outras matérias como espanhol, física e sociologia.

    Outra alteração é que estudantes do terceiro ano escolherão currículo com uma das três ênfases: linguagem; matemática e ciências da natureza; ou ciências humanas. Hoje, o currículo é praticamente o mesmo para todos.

    A possibilidade de escolha valerá aos alunos que concluírem o ensino médio em 2014. Em outubro, a Secretaria da Educação definirá se o projeto será alterado. A secretaria não se pronunciou sobre o tema.

    Apesar da redução das aulas de português e matemática, todos os estudantes terão carga maior de física, química, filosofia e sociologia, que hoje chegam a ter apenas uma aula semanal.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Aqui em Minas Gerais já acontece isso. A escola que dou aulas os alunos escolhem a área que quer estudar, se é Ciências exatas, ou humanas ou naturais.

    A diferença é que a carga horária de português e matemática continua a mesma, e houve uma redução nas aulas de geografia, história e biologia em algumas escolas onde os alunos não tem a opção de escolher a área.

    Não sou contra e como professor de filosofia e geografia na minha escola especialmente depois que implantou esse sistema os alunos tiveram melhor aproveitamento além claro de aumentar o número de aprovados nas faculdades, tanto públicas como a UFMG e UEMG e nas particulares.
     
  3. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Escolher qual carreira seguir com 17 anos já é duro. Reduz ainda 3 anos pra escolher qual a área de atuação.
    Sei lá. Eu gostaria pois sempre preferi exatas e o que sempre me ferrou em termos de notas foram humanas.
    Sinto um distancia grande entre eu que fiz um ensino médio convencional e quem fez um ensino técnico para as atividades que pratico hoje em dia.

    Mas pode não ser a mesma situação para todos.
     
  4. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Os brasileiros já tem um ótimo nível de português e matemática para se permitir reduzir as aulas, né? Claro que outras disciplinas são importantes, mas português e matemática são mais ainda.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  5. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Mesmo porque não adianta nada ensinar fisica sem saber matemática.

    A não ser que queiram reformular toda a fisica do ensino fundamental/médio para questões conceituais em vez de decoreba de fórmulas.
    Se for isso aí eu aprovo na hora.
     
  6. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Exatamente, há alunos que não sabem substituir nas fórmulas, por exemplo: é dada a fórmula v=(delta)S/(delta)t (v=velocidade, S= espaço, t=tempo), onde S[SUB]1[/SUB]=10, S[SUB]2[/SUB]=20 e t[SUB]1[/SUB]=0 e t[SUB]2[/SUB]=5, qual a velocidade? E não sabem substituir na fórmula.
     
  7. Auditore

    Auditore Usuário

    Não se foi sarcasmo, mas discordo plenamente. Essa visão de que Português e Matemática são mais importantes é algo que é passado na maioria das escolas somente por objetivos como concursos públicos, seletivos e etc.

    Toda disciplina é importante e nenhuma é mais ou menos que outra. Deduzimos isso por cada situação: O que vale mais quando um amigo é baleado? Ter um conhecimento fantástico em matemática ou ter a habilidade em medicina?
    E voltando à física, ela é muito mais do que somente cálculo. Quando ela nasceu na Antiga Grécia, ela era usada para outros fins. Não pra calcular velocidade média ou em que instante uma bola cai no chão. (Esses exemplos só são "fichinhas" dadas nas escolas do país). O uso da física é bem mais abrangente!


     
    • Fail Fail x 1
  8. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Português é mais importante sim, pois estamos num país onde a língua oficial e o português, logo praticamente tudo que for feito nele será em português, e matemática é mais importante sim pois, tudo é matemática (clichê), muitos alunos não sabem somar, não sabem subtrair, não sabem multiplicar, quanto mais dividir, e sem saber matemática e português você não anda na física, na química, na biologia etc.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  9. Auditore

    Auditore Usuário

    Se a pessoa fala inglês, é claro que ela "anda". E matemática é fundamental, mas não chega a ser "mais importante". Ela tem mais ênfase na vida, é claro. E além do mais, ela também é uma das disciplinas que vai além de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Ela além disso, é raciocínio.
     
  10. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Mas estamos falando de Brasil então português é fundamental, assim se estivéssemos nos EUA aprender inglês seria importante, na França francês etc, e raciocínio matemático sem teoria não vai pra frente.
     
    Última edição: 28 Set 2011
    • Gostei! Gostei! x 1
  11. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    Mas não será no nível de um técnico pelo que entendi. Matemática e Português será substituído por espanhol, física e sociologia.

    Eu sinceramente não acho uma boa. Matemática e Português são as matérias que mais pesam em um vestibular e na vida como um todo. Existem cursos técnicos que podem ser feitos fora do horário de aula, para quem quer ingressar em alguma especialização logo cedo. Muitos desses cursos técnicos são gratuitos, como acontece no SENAI. Eu não vejo a necessidade de diminuir o espaço dessas matérias mais básicas no ensino médio.
     
  12. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    Já tem muito aluno chegando analfabeto no Ensino Médio, se tirarem Português da grade aí tudo está perdido.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  13. Auditore

    Auditore Usuário

    Inglês é a língua de mais peso atualmente. Mais de 60% do conhecimento está em língua inglesa. E em relação à racioncínio e teoria, você está errado. Grande parte daquilo que conhecemos sobre átomo se deriva de Bohr. Bohr quase nunca "teorizava", ele sempre pensava muito em algo e depois ia tentar. E esse português do qual você fala, na verdade é GRAMÁTICA. Português de verdade é leitura, interpretação e etc. São poucas as ocasiões em que realmente isso é requisitado. O mesmo vale pra matemática.

    E voltando ao assunto, esse papo furado de que Português e Matemática são mais importantes, na verdade só quer dizer que são as matérias de maior peso. É logico que num seletivo ou vestibular, português e matemática vão ser "mais importantes". Mas e quando o cara passa na prova? A primeira coisa que ele faz é largar a matemática, se o curso dele for algo de ciências humanas. (E nisso eu generalizei).

    No século da Informação, a ideia de considerar uma ou outra matéria mais importante é algo "errado". Até mesmo porque essas matérias (Matemática e Português) já possuem diversas sub-áreas.
     
    • Fail Fail x 3
  14. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    E pensar muito não é teorizar? o_O

    Cara, em que mundo vc vive? o_O
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  15. Auditore

    Auditore Usuário

    Quis dizer uma prova de verdade. Não só questões de interpretação, mas de algo mais complicado. Concursos, o Enem e alguns seletivos ainda fazem isso. Quando disse que que em poucas ocasiões isso ocorre, também tinha incluído provas de escolas. ¬¬
     
  16. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    Ahh, eu tava falando da vida real :hihihi:
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  17. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Não é questão de ser "mais importante" que outras matérias. A questão é que Português e Matemática são a base das outras matérias. Em qualquer campo que você vá trabalhar, você usa Português e Matemática.

    Eu estudo em escola pública e conheço alunos da minha escola que estão no Ensino Médio e não sabem interpretar um texto simples. Não é de "ouvir falar", eu conheço mesmo. Se a pessoa não consegue interpretar um mísero texto, em que área ela vai se dar bem? Em nenhuma. Sociologia e Filosofia são tão importantes quanto Português, mas a questão é que você não tiver uma base sólida de Português, você não vai pra frente nessas áreas, porque você não consegue entender o que lê.

    E aqui na escola eu tenho apenas quatro aulas de Português na semana. Três horas e vinte minutos semanais para Gramática, Literatura, Interpretação e Redação. Não que as outras matérias não sejam tão importantes quanto, volto a frisar. Mas sem essa base, você não vai pra frente em nada. Nem em espanhol ou inglês, porque não adianta eu saber as regras gramaticais dessas línguas se eu não sei interpretar os textos escritos nelas.

    A mesma coisa para a Matemática. Eu vejo colegas tendo muita dificuldade em Física hoje porque na oitava série não se preocuparam em aprender Matemática. Ou melhor, aprenderam só pra fazer a prova, e depois não ligaram mais. E sem contar na capacidade de raciocínio lógico que a familiaridade com a Matemática proporciona, e raciocínio é algo que vai ser utilizado em todos os campos.
     
    • Gostei! Gostei! x 4
    • Ótimo Ótimo x 1
  18. Auditore

    Auditore Usuário

    ...
     
    Auditore
    Esta mensagem de Auditore foi ocultada devido a numerosas avaliações negativas. (Mostrar mensagem)
    • Péssimo Péssimo x 4
  19. Auditore

    Auditore Usuário

    Exatamente, Meneldur. ;)
     
  20. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    Reparem que o Meneldur contradisse tudo que o Auditore tinha falado...
     
    • LOL LOL x 2

Compartilhar