• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Google Doodles Literários

Chatov

Usuário
Google Doodles, segundo o próprio Google, "são versões divertidas, surpreendentes e, muitas vezes, espontâneas do logotipo do Google para comemorar feriados, aniversários e a vida de artistas famosos, pioneiros e cientistas".

Algumas dessas versões envolvem diretamente algum evento literário importante, normalmente o aniversário de nascimento de algum escritor. Separei alguns dos melhores para mostrar para vocês. Antes, convém lembrar que alguns Doodles são globais, outros são apresentados apenas em alguns países. Dito isso, vamos a eles:

Duzentos anos de nascimento de Charles Dickens

Google+-+dickens.jpg


No dia 07 de fevereiro de 2012 o site resolveu homenagear o escritor britânico Charles Dickens, autor dos clássicos Um Conto de Natal, Oliver Twist e outros clássicos da literatura mundial.


Cento e noventa anos de nascimento de Fiódor Dostoiévski

Google+-+dostoevsky.jpg


No dia 11 de novembro de 2011 o Google homenageou o escritor russo Fiódor Dostoiévski, pelo seu aniversário de 190 anos de nascimento. Na imagem vemos São Petersburgo, na Rússia, local onde se passa boa parte da obra do velho russo.

Cento e setenta e seis anos de nascimento de Mark Twain

Google+-+mark+twain.jpg


No dia 30 de novembro de 2011 o Google homenageou o escritor americano Mark Twain pelo seus 176 anos de nascimento. O Doodle representa um trecho da obra As Aventuras de Huckleberry Finn, uma das mais famosas do escritor.

Duzentos anos de nascimento de Nikolai Gogol

Google+-+gogol.gif


No dia 1º de abril de 2009, o Google homenageou os duzentos anos de nascimento do escritor russo Nikolai Gogol. No Doodle, o meu favorito, fez-se um belo trocadilho entre o nome do site e o nome do escritor, bem como menção ao famoso e protuberante nariz do escritor.

Cento e doze anos de nascimento de Jorge Luis Borges

Google+-+jorge_luis_borges.jpg


No dia 24 de agosto de 2011, o Google homenageou o escritor argentino Jorge Luis Borges. Na ocasião, a imagem faz menção a obra A Biblioteca de Babel.

Oitenta e oito anos de nascimento de Italo Calvino

Google+-+italo_calvino.jpg


Em 15 de outubro de 2011 o site homenageou o escritor italiano Italo Calvino pelo seus 88 anos de nascimento. Na ocasião, faz-se alusão a obra Cosmicomics.

Cento e cinquenta e seis anos de Oscar Wilde

Google+-+oscarwilde.jpg


Em 16 de outubro de 2010 o site prestou uma homenagem ao escritor irlandês Oscar Wilde, pelo seu aniversário de 156 anos. A imagem nos remete a obra O Retrato de Dorian Gray.

Anivesário de Pablo Neruda

Google+-+neruda.gif


Em 12 de julho de 2009 o Google prestou sua homenagem ao poeta chileno Pablo Neruda, ganhador do prêmio Nobel de Literatura de 1971 e um dos maiores poetas de língua espanhola. A imagem nos remete ao filme O Carteiro e o Poeta, que conta a história da amizade entre o escritor e um humilde carteiro.

Cento e vinte e nove anos de nascimento de Monteiro Lobato

Google+-+lobato.jpg


Em 18 de abril de 2011 o site homenageou o escritor tupiniquim Monteiro Lobato pelo seu aniversário de 129 anos. Acho que nem precisa dizer, mas a imagens faz alusão a obra do Sítio do Picapau Amarelo.

Cento e dez anos de nascimento de Antoine de Saint-Exupery

Google+-+exupery.gif


Em 29 de junho de 2010, o Google prestou sua homenagem pelo 110 anos de nascimento do autor de O Pequeno Príncipe


Mais informações:
http://oficina-literaria.blogspot.com/2012/02/curiosidades-literarias-google-doodles.html

http://www.google.com/doodles/search?query=Literature
 
Muito bonito mesmo :sim:

Será que existe um site que tenha colocado todos os doodles já feitos pelo google? Além dos literários, há muitos outros bem feitos e bonitos...
 
Pra mim nada supera o doodle da Les Paul's, aquele que a gente conseguia tocar uma musiquinhas.
 
Pra mim nada supera o doodle da Les Paul's, aquele que a gente conseguia tocar uma musiquinhas.

Verdade!
Tinha até uns blogs que ensinavam a tocar determinadas músicas. :sim:

Editando: Achei! Aqui vai o link do aniversário do músico Les Paul (acho que não dá pra "tocar" a guitarra se copiar aqui).

E teve o dos Muppets também (acho que aniversário do Jim Henson) em que a gente interagia com os bonequinhos que formavam o nome.

Esse também é bacana, o de 100 anos de nascimento de Charles Addams:

attachment.php
 
Alguém lembra de um lá de 2010 que dava pra jogar Pacman?

Eu lembro! Até joguei um bocadinho só pra dizer que joguei. =)
O que eu acho mais engraçado é que eles fazem essas homenagens em datas completamente aleatórias, né? Aniversário 123 do Fepê, 129 do Monteiro Lobato (tipo, porque não esperou até o ano seguinte pra fazer no 130, número mais redondinho? rsrs) Deve ser assim: eles olham na Wikipedia o que aconteceu na data x no passado. Aí o ilustrador diz: "Hm, não me apetece muito desenhar sobre o dia do chocolate, vou mais é desenhar o Wando". Aí pronto, nasce um doodle e todos nós ficamos: aaahhh, que bacanaaaa! hahaha
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo