• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gondor e Rohan:suserania e vassalagem?

Dol Amroth era feudo de Gondor. O termo principado era porque todos os governantes eram conhecidos como príncipe.

[ESPECULAÇÃO]Bem, talvez eles fossem conhecidos como príncipe porque eram descendentes dos fiéis, embora não da linhagem de Elros como Elendil. O termo príncipe serviria para mostrar que eles têm sangue real, embora não estejam na linah de sucessão. E além disso, caso Gondor ficasse sem um regente (como aconteceu no cerco de Minas Tirith, com Denethor morto e Faramir incapacitado de assumir o cargo), a regência deveria ser entregue ao príncipe de Dol Amroth.[/ESPECULAÇÃO]
 
Eu penso que dizer o que era a vassalagem na idade média está maisalem do que olhar a palavra no dicionario...
Eu respeito as opinioes, e nem sei se estou certa, asm pensem comigo:
É tipo o dia de hoje, os trabalhadores aqui no Brasil são muito explorados, mas para eles esa situação é normal...é tipo a vassalagem:
Na época isso talvez fosse conhecido como "amizade", e eu realmente concordo que Rohan não se submetia às ordens de Gondor(é claro...)
Mas alem de existirem varias variações entre as muitas relações de Suserano X Vassalo,o tem a questão de que o vassalo nem sempre era submetido às ordens do senhor, sem contar que na maioria das vezes ele tbm era um senhor poderoso.
Talvez não fosse a total submissão, mas Rohan e Gondor tinham um acordo de proteção mutua, como no feudalismop, o senhor protegeria se assalo e este o protegeria tbm...
Detalhe:O senhor tinha menos obrigação para com o vassalo do que o vassalo para com ele...
Então, eu concordo PLENAMENTE que Rohan não dependia nem era submissa a Gondor,mas em aspectos gerais, tudo se asemelha, e muito ao feudalismo!

Hantalë!
 
Eu penso que dizer o que era a vassalagem na idade média está maisalem do que olhar a palavra no dicionario...
Eu respeito as opinioes, e nem sei se estou certa, asm pensem comigo:
É tipo o dia de hoje, os trabalhadores aqui no Brasil são muito explorados, mas para eles esa situação é normal...é tipo a vassalagem:
Na época isso talvez fosse conhecido como "amizade", e eu realmente concordo que Rohan não se submetia às ordens de Gondor(é claro...)
Mas alem de existirem varias variações entre as muitas relações de Suserano X Vassalo,o tem a questão de que o vassalo nem sempre era submetido às ordens do senhor, sem contar que na maioria das vezes ele tbm era um senhor poderoso.
Talvez não fosse a total submissão, mas Rohan e Gondor tinham um acordo de proteção mutua, como no feudalismop, o senhor protegeria se assalo e este o protegeria tbm...
Detalhe:O senhor tinha menos obrigação para com o vassalo do que o vassalo para com ele...
Então, eu concordo PLENAMENTE que Rohan não dependia nem era submissa a Gondor,mas em aspectos gerais, tudo se asemelha, e muito ao feudalismo!

É preciso de mais q acordos de auto-proteção e amizade para caracterizar uma relação feudal desse tipo....... Era preciso, em primeiro lugar, q os dois lados reconhececem essa relação, o q claramente naum acontecia..

Além disso, tinha todo um ritual entre o vassalo e o susserano para se firmar essa relação, o q naum ocorre...... No Contos tem a descrição da criação de Rohan e naum se parece em nada com o ritual histórico, q envolvia a participação da igreja e tudo mais.....

Eu até concordo com vc q na Idade Média os feudos eram quase q completamente independentes, mesmo aqueles governados por um vassalo e seu susserano, mas isso é quase a única coisa q existe em comum com o caso de Rohan e Gondor.....

As únicas coisas q existem nesse caso são a doação de terras e o acordo de proteção mútua entre os dois reinos e só isso.
 
Caramba Sam,meu exemplo foi tosco mesmo.Rosinha Garotinho como rainha do Rio?TÁ MALUCO?Nem sonhando!Foi só um exemplo básico.E é claro,encheu minha bola,afinal de contas,moro em "minas tirith" ;)
 
Novamente , acho que não existe esse pacto de susserano e vassalo , na relação de Gondor com Rohan. Acho que era simplesmente uma aliança militar de cooperação. Em todas as outras areas , Rohan era totalmente independente de Gondor , e claro , Gondor também era totalmente independente de Rohan.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo