• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gondor e Rohan:suserania e vassalagem?

CARA,LENDO O QUE VC ESCREVEU É QUE EU REPAREI NISSO...É VERDADE,TEM A VER.SdA É INSPIRADO NA CULTURA ANTIGA,COM CERTAS COISAS DA IDADE MÉDIA,TODAS AQUELAS COISAS DE EXÉRCITOS,CAVALEIROS,"MAGOS" E TUDO O MAIS.NAQUELE TEMPO,SUSSERANIA E VASSALAGEM ERA O ESQUEMA,E ACHO QUE TALVEZ TENHA A VER COMPARAR ROHAN E GONDOR COM O SISITEMA FEUDAL.MAS É IMPORTANTE RESALTAR QUE O MAIS IMPORTANTE NESSA RELAÇÃO NA OBRA DE TOLKIEN ERA A AMIZADE ENTRE CIRION E ETEOD. :wink:
 
Ue..como assim? :o?:
Afinal,a a mizade entre Cirion e os Eothed era na verdade o que chamamos da amizade entre Cirion e Eorl...
É isso que vc quer dizer?
 
Seria a Idade Media de Arda... E sempre que eu estudo lembro de SdA, fica bem mais fácil e agradável de se estudar.... :lol:
 
E sempre que eu estudo lembro de SdA, fica bem mais fácil e agradável de se estudar....
Isso é verdade.
Mas voltando ao assunto, acho que Tolkien se baseou sim no sistema feudal, na troca de favores mas a única relação que os mantinham era o pacto de ajuda nas horas difíceis e eu não lembro muito bem mas no feudalismo isso não existia já que feudos chegavam a lutar entre sí. Mas não tenho certeza, porém que é bem parecido é.
 
era um sistema feudal msm, mas rohan tinha um rei propio , era um reino msm, e pq quando os caras de rohan viviam no norte pq eles n tinha um reino, pq soh quando foram para o sul eh q eles formaram um reino, sendo q no norte as terras eram deles e n de Gondor.
 
Não só em relação à Gondor e Rohan, mas tbm em relação aos barbaros(chamados de carroceiros) que atacavam os feudos.
Tambem as divisoes, se assemelham muito com o manso senhorial, com o manso servil e com o comunal...
Realmente Laurelin...é otimo estudar lembrando de SdA!!! :D :D :D
 
putzz...... estou o dia inteiro estudando essi assunto pra minha prova de amanha e agora q entrei aki pra relaxar essi assunto me persegue....... :lol: :lol: :lol:

Eh claru q Tolkien c baseou nas relacoes de suserania e vassalagem! mas num c pode pensar q eli ''copiou'' o sistema! ele soh pegou alguns aspectos, pq rtealmente fikaria estranho uma relacao de obrigacaum de Rohan com Gondor! :mrgreen:
 
Naum há relação feudal entre Gondor e Rohan. O q houve foi uma doação de terras e um pacto de auto-proteção.....

Relação feudal era a q existia entre Minas Tirith e Dol Amroth, por exemplo. O Príncipe Imahril era um vassalo do rei de Gondor e reconhecia isso. Mas em nenhum momento Théoden ou Éomer reconhece Aragorn como sei rei.

Tem até um momento no ADT, qdo o Aragorn e os outros vão entrar pela primeira vez no Palácio Dourado q Hama fala "Esta é a casa de Théoden, não de Aragorn, mesmo que ele fosse o Rei de Gondor e ocupasse o trono de Denethor." Se o reino de Rohan fosse de fato vassalo de Gondor, nunca q ele diria isso. Pra ter esse tipo de relação, e necessário, no mínimo, q as duas partes reconheçam isso....
 
mas soh tem uma coisa diferente rohan n pagava impostos, nem era controlada pela religiao do local, além de n ter q produzir pra gondor, mas se produzise com que mais poderia comerciallllizar
 
e tbm em questoes de força armada no final da terceira era o vassalo(rohan), era muito mais forte
 
Se era vassalagem a relação entre Rohan e Gondor.A relação entre Dol Amroth e GOndor era oq então?
Se um amigo de ajuda e vc promete ajudar ele quando ele precisar vc eh vassalo dele?claro q ñ neh
 
=|Andúril|= disse:
eu fico extremamente irritada quando no filme o Théoden faz aquele draminha pra ir ajudar Gonodor. Po, era obrigação dele!! :disgusti:

Origação???? que obrigação?? Rohan ajuda Gondor, sai lá de suas terras pra ir salvar a pele de Gondor e salvam. Fazem uma aliança onde Gondor (Não só por pura benevolencia afinal ter um visinho como Rohan guardando suas fronteiras é muito vantajoso)
Agora quando Rohan é atacada por Sarumuan cade Gondor?? Não vem um soldado sequer ao auxilio deles como amigos nada!!! Rohan se vira sozinha e ainda depois de Helm parte em nome dessa "amizade" (nada de vassalagem), e salva de novo com a pele de Gondor. Não vejo que obrigação que Rohan possa ter com Gondor.
 
Sim, eu concordo com vcs que essa coisa de suserania e vassalagem realmente força um pouco, mas pelo que eu saiba, o vassalo não tem que reconhecer seu senhor como rei e adorá-lo.
O vassalo e o senhor tem em primeiro lugar deveres "militares" para se cumprir, um com o outro.
Quanto a Tolkien ter se baseado no sistema feudal, na minha opiniao não há duvidas, e eu o admiro muito mesmo por isso...eu me interesso muiito nessas questoes medievais, e na minha opiniao não tem nada a ver com plagio Tolkien se basear nesse sistema!
Mas tbm concordo com os ultimos comentarios aí, Rohan não devia nada para Gondor,não era um vassalo ao pé da letra, mas como eu ja disse, normalmente um vassalo era outro senhor nobre, tinha sua liberdade e seu dever para com o senhor não era como o de um servo...
Até onde eu saiba é assim...
 
Dernhelm disse:
=|Andúril|= disse:
eu fico extremamente irritada quando no filme o Théoden faz aquele draminha pra ir ajudar Gonodor. Po, era obrigação dele!! :disgusti:

Origação???? que obrigação?? Rohan ajuda Gondor, sai lá de suas terras pra ir salvar a pele de Gondor e salvam. Fazem uma aliança onde Gondor (Não só por pura benevolencia afinal ter um visinho como Rohan guardando suas fronteiras é muito vantajoso)
Agora quando Rohan é atacada por Sarumuan cade Gondor?? Não vem um soldado sequer ao auxilio deles como amigos nada!!! Rohan se vira sozinha e ainda depois de Helm parte em nome dessa "amizade" (nada de vassalagem), e salva de novo com a pele de Gondor. Não vejo que obrigação que Rohan possa ter com Gondor.

Ninguém previa o ataque ao abismo de Helm, nem mesmo os Rohirrim. Qualquer auxílio de Gondor chegaria tarde demais. E além do mais, se Gondor abandonasse sua defesa pra ir em auxílio de Rohan, com certeza Sauron acabaria facilmente com os dois reinos em pouco tempo. Foi em Gondor que o golpe mais pesado foi desferido, portanto era Gondor que precisava de maior ajuda. E se Gondor caísse, quem resistiria?

E quanto à vassalagem:

Vassalo: s.m.;Aquele que dependia de um senhor feudal, ao qual estava ligado por juramento de fé e homenagem; súdito; feudatário;adj, que paga tributo a alguém; subordinado.

Bem, Rohan não dependia de Gondor em hípótese alguma; não fez qualquer juramento de fé ou homenagem (apenas um juramento de aliança e ajdua mútua); o rei de Rohan não era súdito do rei de Gondor; Rohan não era feudo de Gondor, e sim um reino totalmente independente; não pagava qualquer tributo; nem era subordinado ao rei de Gondor, ambos eram reis de poder incontestável.

Acho que dizer que Rohan era vassala de Gondor é ígnorara o próprio conceito de vassalgem.
 
Charlie Brown disse:
Dernhelm disse:
=|Andúril|= disse:
eu fico extremamente irritada quando no filme o Théoden faz aquele draminha pra ir ajudar Gonodor. Po, era obrigação dele!! :disgusti:

Origação???? que obrigação?? Rohan ajuda Gondor, sai lá de suas terras pra ir salvar a pele de Gondor e salvam. Fazem uma aliança onde Gondor (Não só por pura benevolencia afinal ter um visinho como Rohan guardando suas fronteiras é muito vantajoso)
Agora quando Rohan é atacada por Sarumuan cade Gondor?? Não vem um soldado sequer ao auxilio deles como amigos nada!!! Rohan se vira sozinha e ainda depois de Helm parte em nome dessa "amizade" (nada de vassalagem), e salva de novo com a pele de Gondor. Não vejo que obrigação que Rohan possa ter com Gondor.

Ninguém previa o ataque ao abismo de Helm, nem mesmo os Rohirrim. Qualquer auxílio de Gondor chegaria tarde demais. E além do mais, se Gondor abandonasse sua defesa pra ir em auxílio de Rohan, com certeza Sauron acabaria facilmente com os dois reinos em pouco tempo. Foi em Gondor que o golpe mais pesado foi desferido, portanto era Gondor que precisava de maior ajuda. E se Gondor caísse, quem resistiria?


Sim a questão não era vir um exercito de Gondor é não haver nenhum tipo de solidariedade de Gondor para com Rohan, ninguem previa Helm mas Rohan já estava sendo ameaçada, a muito tempo que Saruman estava reclamando poder sobre as terras de Rohan. Não digo que Gondor pudesse mandar um exercito nem nada mais nem um unico soldado! nem pra reafirmar essa "amizade" acho muito facíl só um dos lados ir em socorro quando o outro está em encrenca.
 
Gondor não conseguia nem guardar suas próprias fronteiras sozinha, não podia ficar se dando ao luxo de ur ajudar Gondor, porque senão nem Gondor poderia resistir.

E Gondor estava presente "em espírito" no Abismo de Helm. Ou você se esqueceu que o Herdeiro de Isildur foi um dos comandantes da defesa?
 
Sam Gamgee*§* disse:
Se era vassalagem a relação entre Rohan e Gondor.A relação entre Dol Amroth e GOndor era oq então?
Se um amigo de ajuda e vc promete ajudar ele quando ele precisar vc eh vassalo dele?claro q ñ neh
É COMO SÃO GONÇALO PARA O RIO DE JANEIRO.É UMA CIDADE DENTRO DE UM ESTADO.
 
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Desculpe mas mas essa foi hilaria.

Seu exemplo foi muito bom mas tem uma coisa, São Gonçalo ñ tem um principe(só se vc considerar o prefeito um principe rs) e o ESTADO do Rio ñ tem rei(so se vc considerar a Rosinha Garotinho a rainha da rio eheheheh)

E a cidade do Rio seria MInas Tirith?Entaum eu moro em Minas Tirith :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo