Meu, creio que Tolkien apenas estava se embrenhando em uma outra vertante da mitologia geral mundial que sobre os gigantes. Estórias e lendas sobre gigantes existem em muitas culturas (principalmente asiática e asteca, ah,... sem falar na nórdica, mas de forma muito mais fantástica que as outras). Talvez Tolkien apenas etivesse experimentando uma nova gama de personagens, que acabou nem dando continuidade em suas obras posteriores. Tolkien, sendo católico fervoroso, deve ter se empolgado com aquela parte da bíblia " Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram nas filhas dos homens e delas geraram filhos: estes eram os valentes que houve na Antiguidade, os varões de fama." que nada mais foi que uma releitura do Livro de Enoch, onde no sexto e sétimo capítulos se lê:"200 filhos de deuses desceram à terra, gerando, com as filhas dos homens, 200 filhos"
na bíblia até se fala do gigante Og e de sua cama de ferro e ainda tem o David, né. Vai saber! Tolkien era mestre em fantasia, mas sendo ele Católico é fácil encontar muito do que o influênciou na biblia sagrada (que se vc ler como um livro de fantasia é muito loco, tb! - me refiro ao velho testamento. Fala que o novo é fantasia daí já meio que da a cara prá levá pedrada)
Existe mais "informações" sobre gigantes na Terra no livro "Deuses, espaçonaves e terra" - Erick Von Daniken.
Tb falei um pouco disso no tópico sobre "Atlântida e Lemúria X Numenorë" no forum j.tolkien. Gosto desses assuntos malucos!
E o máximo que Ivan conseguiu grunhir naquela situação calamitosa foi um "IRGHAAH!!!"(...) - Terras de Klanã I: A Lenda de Beckshor.(spoiler
