• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gigantes

Peraí, Eöl nunca foi mau !!
Nunca, ele simplesmente não se curvava pra qualquer um que se achasse maior que ele simplesmente por causa de um título de nobreza ou um exército todo contra !!!!
 
nhotö batünrë disse:
Peraí, Eöl nunca foi mau !!
Nunca, ele simplesmente não se curvava pra qualquer um que se achasse maior que ele simplesmente por causa de um título de nobreza ou um exército todo contra !!!!

Eol porra! É EOL!! É até um nome fácil!

Voltando...
Questão de interpretação. Um cara que tenta matar a própria esposa pra mim ou é mau ou é maluco. Maluco ele não era já que não rasgava dinheiro... Então era mau!

JD (daqui há pouco começarão: "Ele só fez aquilo porque estava abalado psicologicamente....." já tô prevendo)
 
Jaqueira Dawson disse:
nhotö batünrë disse:
Peraí, Eöl nunca foi mau !!
Nunca, ele simplesmente não se curvava pra qualquer um que se achasse maior que ele simplesmente por causa de um título de nobreza ou um exército todo contra !!!!

Eol porra! É EOL!! É até um nome fácil!

Voltando...
Questão de interpretação. Um cara que tenta matar a própria esposa pra mim ou é mau ou é maluco. Maluco ele não era já que não rasgava dinheiro... Então era mau!

JD (daqui há pouco começarão: "Ele só fez aquilo porque estava abalado psicologicamente....." já tô prevendo)


Mas ele só fez aquilo porque estava abalado psicologicamente...:lol::lol:
 
Jaqueira Dawson disse:
nhotö batünrë disse:
Peraí, Eöl nunca foi mau !!
Nunca, ele simplesmente não se curvava pra qualquer um que se achasse maior que ele simplesmente por causa de um título de nobreza ou um exército todo contra !!!!

Eol porra! É EOL!! É até um nome fácil!

Voltando...
Questão de interpretação. Um cara que tenta matar a própria esposa pra mim ou é mau ou é maluco. Maluco ele não era já que não rasgava dinheiro... Então era mau!

JD (daqui há pouco começarão: "Ele só fez aquilo porque estava abalado psicologicamente....." já tô prevendo)

Primeiro ponto kra... seu linguajar.. nem sou adm nem nada, mas não é agradável ler suas mensagens... e.. bem.. deixa quieto.. o toque já foi dado :wink:

Sobre Eöl, ele não tentou matar sua esposa, Aredhel se não me engano, o dardo era dirigido a Maeglin, mas Aredhel entrou na frente. E não acho que ele era mau. O que ele mais gostava em toda Eä era seu filho, que parecia não dar o real valor ao seu pai. Isso não justifica ele ter mandado o dardo, mas foi aquilo. Se ele não é meu não será de ninguém. Acho o cara muito mais orgulhoso do que mau propriamente dito.
 
Cara eh na maioria das vezes eh bem dificil a classificaçao de bom e mau. Se comparado a maioria dos outros elfos Eol tem um comportamento ruim, seja devido ao orgulho ou a qualquer coisa, o fato é que tinha sim. Mas se comparado a uma criatura básica maligna que sao os orcs, talvez os mais bonzinhos entre as criaturas de Melkor, entao Eol nao é mau e nem chega perto de ser. Vejam como o mau se comparado aos elfos e aos orcs é bem diferente. Apesar de tudo Eol é uma figura interessante que eu gostei muito.
 
Bom e mal são coisas muito dificeis de se classificar!

É mais facil dizer q Eol tinha defeitos, assim como todos os elfos, mas tb tinha suas virtudes!

Quanto aos gigantes, eu lembro q no O Hobbit Gandalf diz q vai falar para um deles colocar umas pedras na frente da passagem dos Orcs! Ou seja, se Gandalf conseguia falar com eles eles não eram de todo mals, talvez sejam apenas arruaceiros. E se ele podia ir falar com eles significa q eles não eram uma forma alegorica de se falar de uma tempestade, e sim seres vivo!
 
Os gigantes poderiam ser as montanhas, as tempestades, os trovões, ou qualquer daqueles fenômenos naturais que ocorreram na passagem do livro, representados de forma alegórica.
 
eu acredito que existisem gigantes, mas eles eram poucos e limitados ás montanhas sombrias. eles até podem ser parentes humanos (se eles podem diminuir e se transformar em hobbits, eles podem crescer e virar gigantes.)
 
Muito do que está escrito em O Hobbit deve ser desconsiderado da mitologia Tolkieniana, e considero que essa parte da narrativa em que Gandalf pedirá a um deles para bloquear a entrada, seja uma delas. Por muito tempoa creditei nos gigantes, principalmente pela passagem no texto (do HOBBIT*) que um gigante entre os gigantes teria jogado a uma longa distância um grande pedaço de pedra das montanhas sombrias, e essa pedra seria a tal da Carrocha do Bëorn...

Mas sei lá... deve haver espaço pra especulções sobre os gigantes. Acredito que não existiam, mas só Tolkien mesmo pra afirmar isso.
 
Sercelda disse:
Jaqueira Dawson disse:
nhotö batünrë disse:
Peraí, Eöl nunca foi mau !!
Nunca, ele simplesmente não se curvava pra qualquer um que se achasse maior que ele simplesmente por causa de um título de nobreza ou um exército todo contra !!!!

Eol porra! É EOL!! É até um nome fácil!

Voltando...
Questão de interpretação. Um cara que tenta matar a própria esposa pra mim ou é mau ou é maluco. Maluco ele não era já que não rasgava dinheiro... Então era mau!

JD (daqui há pouco começarão: "Ele só fez aquilo porque estava abalado psicologicamente....." já tô prevendo)

Primeiro ponto kra... seu linguajar.. nem sou adm nem nada, mas não é agradável ler suas mensagens... e.. bem.. deixa quieto.. o toque já foi dado :wink:

Sobre Eöl, ele não tentou matar sua esposa, Aredhel se não me engano, o dardo era dirigido a Maeglin, mas Aredhel entrou na frente. E não acho que ele era mau. O que ele mais gostava em toda Eä era seu filho, que parecia não dar o real valor ao seu pai. Isso não justifica ele ter mandado o dardo, mas foi aquilo. Se ele não é meu não será de ninguém. Acho o cara muito mais orgulhoso do que mau propriamente dito.

[Moderado pelo Gildor: é interessante se acalmar antes de postar uma mensagem de teor mais agressivo ou pouco cordial com os colegas.]


Voltando ao post... Tá! Esqueça o EOL então... Pegue o próprio Maeglin...

JD (Agradável... Putz!)
 
Concordo que existem elfos bons e maus, como existem humanos bons e maus e hobbits bons e maus. Mas isso não parece ser uma característica de todas as raças. As raças criadas por Morgoth parecem ser incapazes de tomar alguma atitude boa (vide Trolls, Orcs e Dragões).
 
Gigantes nas montanhas

Pessoal, esse é um texto escrito pelo Mormegil, moderador da lista O_Condado, iniciando mais uma discussão. Achei tão interessante que quis repassar aqui.

Estava organizando alguns arquivos no meu computador para um artigo que estou começando a escrever sobre Tom Bombadil (mais um!) e acabei encontrando um pequeno texto sobre os gigantes, e gostaria de saber a opinião de vocês. O que seriam os gigantes que aparecem no livro "O Hobbit"? Tais criaturas não aparecem em nenhum outro dos livros principais, e são mencionados diretamente apenas em "O Hobbit", mas ali eles têm um lugar importante. Os gigantes e a destruição causada por eles foram vistos e ouvidos por todos, e tanto Thorin quanto Gandalf estavam preocupados com eles e o perigo que representavam. Mais tarde, Gandalf diz que precisava "encontrar um gigante mais ou menos decente" para bloquear a abertura feita pelos Orcs para capturar o grupo, e depois menciona os gigantes para Beorn. Embora o Hobbit tenha várias inconsistências, seria difícil rejeitar os gigantes sem rejeitar o livro inteiro e considerá-lo inválido dentro da história da Terra Média (coisa que Tolkien claramente nunca fez). Alguns acreditam que as "vozes cruéis" ouvidas pela Comitiva do Anel na travessia do Passo do Chifre Vermelho pertenciam a gigantes, ou mesmo que o próprio Caradhras poderia ser um "gigante", em um certo sentido.
Existem quatro explicações mais comuns. Talvez a mais natural seja a que os considera uma raça de humanos excepcionalmente grandes e fortes (algo como Beorn, só que bem maiores). Outra teoria é que eles seriam uma espécie de Trolls muito grandes, o que poderia explicar o fato de eles nunca serem encontrados longe das montanhas: eles precisariam de cavernas muito grandes para se esconderem do sol. Talvez eles fossem Maiar menores encarnados, ou, finalmente, eles poderiam ser "espíritos da natureza" associados com as montanhas (e possivelmente com as tempestades), o que também explicaria sua existência apenas nessas regiões (essa é a minha opinião). Não existe nenhuma evidência concreta contra ou a favor de nenhuma dessas teorias, portanto nós temos que usar a lógica e a imaginação.

O que vocês acham? Os gigantes seriam grandes Trolls, Homens enormes, Maiar "desgarrados" ou espíritos da natureza? Ou seria apenas fruto da imaginação de Hobbits e Anões (e um Mago!) assustados? Ou apenas mais uma das incoerências de "O Hobbit"?
 
Eu sempre achei esses gigantes incoêrentes com a TM de Tolkien, um exemplo é que nessa mesma passagem, Thorin diz a Gandalf ...esses gigantes de pedra, vão nos pegar, e nos chutar como uma bola de futebol... Ora, todos nós sabemos que o futebol jamais teria existido há 50 000 mil anos atrás, então vemos aí uma tremenda discordância com a TM.

Mas de qalquer forma a possibilidade deles serem homens é descartada, pois Tolkien os relata como sendo gigantes de PEDRA, com isso podemos afirmar que homens eles não são, pois não existem homens de pedra, simples. Isso também nos permirte tomar algumas conclusões: eles podem ser trolls, pois os trolls são feitos de pedra, então pode ser que esses gigantes sejam trolls de proporções agigantadas.

Porém eu particurlamente acho que a frase "gigante de pedra", é uma forma de se referir as Montanhas Sombrias, poderia ser uma metáfora usada por Tolkien, desde que lí O Hobit eu imagino assim. Quando ele se refere aos gigantes jogando pedras na companhia, imagino que eram as montanhas lançando avalanche de pedras. É como se as montanhas tivessem uma espécie de espírito, assim como Caradras.

Quando Gandalf diz que gostaria de encomendar um gigante descente...ora, nada mais era Beorn o gigante a qual o mago se referia. Quando ele comenta com Beorn sobre outro gigante, muito provavelmente era sobre alguem do povo dos beornings.
 
Pra mim tem duas provavéis teorias:
Eles são uma sub-divisão dos trolls, que cresceram de força e tamanho por algum motivo.Talvez eles sejam aberrações que Morgoth criou dos seus próprios trolls. embora Silma não cite isso.
A outra possivel é que eles sejam maiar da terra menores, que não servindo nem a Morgoth nem aos Valar, eles se exilaram nas montanhas da terra-média, onde podiam viver bem em em paz...talvez, quando a guerra do anel estourou, eles tenham se adentrado nas raizes das montanhas, para poder viver em paz,assim nunca masi foram vistos, embora no subsolo de Arda eles ainda habitem...
 
são um misto da inconsistência de O Hobbit com uma "força da natureza". Acho que na época Tolkien não imaginava Aulë como a "força da terra", então fez essa menção...
Só sei que não eram bichos... apesar de um deles, um gigante dentre os gigantes ter jogado uma pedra (Carrocha) longe pra carai... a inconsistência é como arrumar uma "força da natureza" pra tapar um buraco? a não ser que essa força fosse a própria pedra.
 
Na minha opinião, Tolkien inseriu os gigantes naquela narrativa para desempenharem um papel de aclimatação, dando um ar de tensão e até um certo suspense, e foi só. Depois teria de remendar, como fez com muita coisa, para dar sentido a tais "seres" dentro da obra, mas não conheço (ainda e talvez nunca venha a conhecer) material tratando de suas origens. Gosto de pensar neles exatamente como penso em Tom Bombadil, como seres singulares.
 
Morgoth fala...

"O Hobbit" é muito inconscistente em relação à mitologia de Tolkien.
Sabe como eu acho que devemos imaginar este livro? Como o diário de um hobbit que foi e voltou de uma grande aventura, só que não relatando 100% a verdade de tudo o que aconteceu, meio que puxando a sardinha pro seu lado, entende? A história de quem os anões e Gandalf ficaram espantados com os Gigantes, pode muito bem ser invenção, ou na verdade aquilo tudo tenha sido uma tempestade fortíssima, ocasionando algum deslizamento das pedras. TUDO o que está no Hobbit pode ser invenção do Bilbo, mas a essência da história bate com as histórias de outras pessoas (a retomada de Erebor e a presença de Smaug, por exemplo, ou a história do achado do Anel).

A história que vemos no Hobbit é a visão do Bilbo dos fatos... no "Contos Inacabados" podemos ver que, embora isso não seja percebido no Hobbit, Thorin estava, na realidade, muito bravo.. xingava Bilbo de tudo quanto era nome para Gandalf, condevana a escolha do hobbit para ser o "ladrão" que salvaria o reino anão...

Lembremos também que Bilbo nunca havia saído para os ermos... ele pode muito bem ter imaginado coisas que não viu e relatado no seu diário, por exemplo.
 
O Hobbit é incosistente. O Senhor dos Anéis é inconsistente. Toda a obra do TOlkien é cheia de incosistências e contradições. Gigantes existem sim. Se existem águias gigantes pq não existir homens gigantes? São homenzarrões que habitam o topo das MOntanhas Sombrias.

Porque não foram vistos no SDA? Pq a Sociedade passou por uma pequena parte de Caradhras e voltou, fazendo o resto do percurso por dentro da cordilheira.

Não se pode descartar algo que se encontre em um dos livros sobre a Terra Media escritos por TOlkien, com exceção dos HoME. Se aparece é pq tem.

Se for considerar a ideia de que Bilbo possa ter mentido sobre tudo isso, então se pode considerar que Frodo, Sam, Merry e Pippin também tenham, ao escrever o senhor dos anéis...

Daí pode-se especular que os ents nao existem, que, na verdade, Laracna era uma aranhinha que fez o frodo desmaiar de medo, devido a uma aracnofobia, que Gollum nunca mordeu o dedo do Frodo, e sim ele cortou-o sem querer fazendo aquela brincadeira de cravar uma faca em alta velocidade no meio dos dedos...
 
Não se pode descartar algo que se encontre em um dos livros sobre a Terra Media escritos por TOlkien, com exceção dos HoME. Se aparece é pq tem.

Nem se o livro for destinado a crianças e não fazer originalmente parte da história da terra média. O própio tolkien admitiu que encontrou incosistências entre o hobbit e SDA.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo