1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Gigantes de pedra

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Anakruss, 30 Jan 2005.

  1. Anakruss

    Anakruss Usuário

    Alguem sabe bem o que seriam os tais gigantes de pedra descrito em " o hobbit"? Aqueles que ficam arremessando rochas durante a tempestade quando bilbo, gandalf e os anões estao nas montanhas sombrias.
     
  2. leoff

    leoff They will bend the knee or I will destroy them.

    Eles não aparecem em nenhum outro lugar, então é um mistério. Talvez, assim como a montanha de Caradhras em SDA tinha vida própria, os "gigantes de pedra" fossem uma manifestação da montanha contra invasores. Ou talvez fosse apenas a imaginação de Bilbo correndo solta, transformando uma avalanche numa representação fantástica de seres que ele fantasiou.
     
  3. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Provavelmente eles tenham sido apenas cridos quando Tolkien nem pensava em dar continuidade àquela história, ele só colocou porque era um conto infantil, nada "preso" definitivamente ao resto de sua mitologia.
     
  4. Anakruss

    Anakruss Usuário

    isso nao, pq depois que todos voltam a se unir fora da montanha gandalf diz que precisaria falar com tais gigantes para poderem tapar a passagem que gerou a confusao toda

    tb acho, mas...
     
  5. Ancalenion

    Ancalenion Usuário

    Não poderia ser um troll???
     
  6. Olórin

    Olórin ai que uó

    Eu naum lembro direito, mas eu acho que no SdA, logo no início da Sociedade, fala alguma coisa sobre os gigantes, quando o Sam está no Dragão Verde com o Ted Ruivão, aí o Sam fala alguma coisa de um primo (?) dele ter visto um um gigante indo para naum sei onde... posso estar meio delirando, mas acho que era um gigante mesmo....
    Mas eu também acho possivel a teoria de que seja uma personificação da propria montanha que o Bilbo estava, tipo em Caradhras...
     
  7. Anakruss

    Anakruss Usuário

    nem...

    Agora fiquei com uma duvida...em caradhras nao seriam os tais gigantes a serviço de sarumam que os estariam azucriando na passagem? Sem que tolkien os tenha citado.
     
  8. Olórin

    Olórin ai que uó

    Hum, axo que naum... eu axo que no livro aconteceu da mesma forma que no filme...
     
  9. DarkRider

    DarkRider Só uma torturazinha.

    Só que aí ele fala de árvores que andam (que poderiam muito bem serem ents), se bem me lembro disso.

    Acho que, bem, estamos falando d'O Hobbit, um livro que Tolkien fez para os seus filhos para divertí-los, aí ele podia colocar as coisas fantasiosas que quisesse, penso eu, como esses gigantes de pedra.

    Eu não estou muito bem lembrado dessa parte, mas a montanha não responda ao poder/vontade/alguma-outra-coisa de Sauron?
     
  10. leoff

    leoff They will bend the knee or I will destroy them.

    Caradhras tinha vontade própria, ela ataca a sociedade porque queria. No filme é que Saruman é tido como responsável pelas nevascas.
     
  11. DarkRider

    DarkRider Só uma torturazinha.

    Ah, achei o trecho sobre a nevasca em Caradhas.

    :wink: Então nada de gigantes de pedra. Caradhas parece que tem vontade, mas que a nevasca que atrapalhou a sociedade foi de Sauron, é o que parece pelo trecho.

    Gigantes de pedra, penso eu, só em O Hobbit.
     
  12. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Mesma coisa que Beorn, ele não está ligado intimamente ao resto da TM, ele foi um raça especial criada em um momento especial mas que não necesitava de uma explicação...
     
  13. Ettelen

    Ettelen eu sou mesmo um

    Ou será que Sauron usou seu "pupilo", Saruman, para que este atrapalhasse a comitiva?? Afinal, o braço de Sauron cresceu e tomou conta da antiga lealdade que Saruman prestava com o Conselho. Se cresceu a este ponto, Sauron pode muito bem ter usado Saruman, assim como PJ interpretou no filme
     
  14. Excalibur

    Excalibur Hitokiri


    É... Não deixa de ser uma interpretação.

    Mas o fato é q realmente não há nada sobre os tais Gigantes de Pedra no SdA. Pelo menos, não q eu tenha visto.
     
  15. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    "...duendes, fadas, pixies, leprechuans, e o que mais que não era nomeado, pois seu número era muito grande... eles nasceram antes do mundo e eram mais antigos que seu mais antigo, e não faziam parte dele, mas riam-se muito disso..."

    Tolkien afirmou isso certa vez. Esses tais gigantes poderiam ser alguns desses espíritos não nomeados :think: . E Bombadil, o maior destes (mas isso não se enquadra nesse tópico).
     
  16. Denethor II

    Denethor II Pontífice Inquisidor de Gondor

    eu pensava que os gigantes de pedra fosse apenas um mito ou alguma coisa que nao tinha explicação... tipo falar que São Jorge ta lavando quando a chuva cai...
     
  17. leoff

    leoff They will bend the knee or I will destroy them.

    Tolkien disse uma vez para tomar cuidado com as opiniões dos personagens, porque eram opiniões e podiam estar erradas. Ele citou explicitamente Barbárvore ao este dizer que Trolls foram baseados em Ents (não era verdade). O trecho de Caradhras é difícil de interpretar porque Tolkien o deixa em aberto e cabe aos personagens formular várias teorias. Eu prefiro acreditar em Gimli, que conhecia a região devido às histórias dos antepassados que viveram em Moria. E assim mantenho minha tese de que a montanha tinha vida própria e não era ligada a mais ninguém. Observem este trecho:

    -- Não podemos continuar esta noite -- disse Boromir. -- Quem quiser chamar isto de vento que chame, mas há vozes fatais no ar, e essas pedras estão sendo arremessadas em nossa direção.
    -- Eu chamo de vento -- disse Aragorn. -- Mas isso não invalida o que disse. Há muitos seres malignos e hostis no mundo, que têm pouco amor por aqueles que andam sobre duas pernas, e mesmo assim não são aliados de Sauron, mas têm os próprios propósitos. Alguns estão no mundo há mais tempo que ele.
    -- Caradhras foi chamado de O Cruel, e tinha um nome maligno -- disse Gimli --, há muitos anos, quando rumores sobre Sauron ainda não tinham sido ouvidos por estas terras.
     
  18. Fëaldar

    Fëaldar Campeão do Clã do Lobo

    talvez fossem uma raça desconhecida das montanhas, um desses seres inominados.... é o mais provavel.
     
  19. Ettelen

    Ettelen eu sou mesmo um

    O que nao entendo eh pq nao pensar que simplesmente existiam seres que a mitologia tolkeniana nao explica. Afinal, ha graça nisso. O misterio de Bombadil e sua mulher eh um deles. E alguns outros seres que aparecem nos livros sao outros. E, nao se esqueçam, Tolkien misturava muitas lendas e se baseava em muitos tipos de mitologias, diferentes. Quem sabe em qual ele se baseou para criar esses seres??
     
  20. DarkRider

    DarkRider Só uma torturazinha.

    Leoff, eu nunca disse que Caradhas não tinha sua própria vontade. Só disse que Caradhas parecia responder à Sauron, mas que tinha a sua vontade sim. Eu ainda prefiro acreditar em Gandalf, Boromir e Gimli, que Caradhas respondia à vontade de Sauron.
     

Compartilhar