• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf ou sauron

*_NisiL_* disse:
Hum...entendi o que vocês querem dizer.Concordo com vocês que Gandalf não usaria o anel para o bem.Na minha opinião, o Um era algo mal por natureza, não era simplesmente parte dos poderes de sauron, era a essência dele.Creio que O anel jamais poderia ter sido usado para o bem pois ele é feito do mal, para o mal, pelo mau.

Derrrr... bom as intenções de Mithrandir eram boas e não há duvida disso... a questão é que o Anel o levaria a fazer o mal!! Por isso que Galadriel o rejeitou e ele tamb~em...
Vale lembrar que quando Frodo ofereceu o Anel a ele, Mithrandir disse que não o teria pois embora usas intenções fossem boas ele seria corrompido!!

Estamos numa discussão boa, pacífica, nada de exclamações fúteis como "Derrrr", pelo menos comigo.Quero que me trate com respeito, assim como eu te trato.

E veja bem, o que você afirmou foi exatamente o que eu disse, eu também acho que não há dúvidas quantos às boas intenções de Gandalf, mas que ele seria levado para o lado do mal ao usar o anel.

Gandalf e Galadriel eram muito sábios, eles conheciam o poder dO Um, como eu disse em cima, O Anel tinha parte do poder malígno de Sauron, que dominaria quem o usasse.

Elrond Meio-Elfo disse:
O Um Anel teria talvez alguma serventia para Melkor em uma situação hipotética em que Melkor retornasse durante a Terceira Era por exemplo. O principal poder do Um Anel, e o grande motivo que levou Sauron a construí-lo em primeiro lugar, é que ele é capaz de em última instância anular o livre-arbítrio de seres dotados de tal. Quem portasse um Anel de Poder seria escravizado pelo Um Anel. É claro que na prática somente os homens caíram na armadilha, mas isso porque Sauron subestimou os elfos e superestimou seus próprios poderes. Então Melkor poderia usar do Um Anel, e dos Anéis de Poder, para escravizar mentes. Mas para isso ele teria que manter Sauron do seu ladinho, sob seu comando, já que o poder do Um é de Sauron, intransferível e de ninguém mais.
Agora, para alguém como Manwë por exemplo eu imagino o Um Anel não teria serventia nenhuma, primeiro porque Manwë não tem desejo de dominar nada nem ninguém e segundo que se ele tomasse o Um Anel, o elo com Sauron seria desfeito e para este seria como se o Um tivesse sido destruído em Orodruin.

Não sei se o poder d'O Anel seria capaz de subjulgar até os Valar.Acho que, se Morgoth usasse O Anel não faria grande diferença, ele era um ser muito poderoso, mais poderoso do que Sauron.Eu penso que O Anel não era uma fonte inesgotável de poder, era um artefato que aumentava o poder, talvez num ser muito mais poderoso do que Sauron, que já não fosse bem intencionado e que já estivesse do lado do mal (como é o caso de Morgoth, na sua melhor época), o Anel mal teria como agir.

Outra coisa que quero lembrar: Gandalf e Galadriel possuiam anéis élficos, vocês acham que estes anéis ajudaram eles a regeitar O Um?E como seria o poder d'O Anel se fosse usado junto com outro?Maior, igual?
 
é logico que sauron é mais forte gandalf se contem demais ele poderia (igual a "se" sabe?) ser mais poderoso sim mas não foi e nunca será......
 
Bagrong disse:
Não sei se o poder d'O Anel seria capaz de subjulgar até os Valar.

Com certeza absoluta não. Mas não seria esse um hipotético propósito de Melkor. Ele usaria do Um Anel para subjugar os homens e os elfos e isso o Um Anel faz muito bem.
É lógico que Melkor não poderia usar do Um Anel para aumentar seus poderes, pelo simples fato de que ele era muito mais poderoso que Sauron. Não tem lógica. Mas sendo o principal propósito do Um Anel dominar, governar, controlar, Melkor poderia usar isso para seus planos sim. Não contra os Valar mas contra os Eruhíni.
 
Outra coisa que quero lembrar: Gandalf e Galadriel possuiam anéis élficos, vocês acham que estes anéis ajudaram eles a regeitar O Um?E como seria o poder d'O Anel se fosse usado junto com outro?Maior, igual?

Os anéis élficos tinham poderes diferente do Um, logo não creio em uma "fusão direcionada" de poder, saca?

E por ser maior o poder do Um em relação aos Três, também não creio que eles pudessem evitar a corrupção de seus portadores.
 
Sauron ou Gandalf?

Dúvida cruel não?! :)

Segundo os livros, Sauron era o mais poderoso dos Maiar...Gandalf, o Branco era poderosissimo e acho que Sauron sem o UM ele era uma coisa, com o Um era outra...eu acho que Gandalf não seria pareo para Sauron com o UM... 8-)


ate mais...
 
Eu ainda acho Sauron o mais poderoso...lembro que li no Silma que ele era o mais poderoso...será que me enganei?! :o?:


bom..ele e Gandalf estão ali...juntos...em relação a poder...mas como disse, acho que Sauron poderia ser mais poderoso que Gandalf com o UM!


ate mais...
 
Sauron era mais poderoso que Gandalf.

Gandalf tinha um claro temor em relação ao Senhor do Escuro... e se vc prestar atenção no Silma fala que Sauron era um dos mais poderosos dentre os maiar, talvez justamente por possuir um poder "eclético" digamos assim... já que Eonwe é citado como o mais poderoso em armas, uma coisa assim...

Ou seja, eu nunca vi nenhuma afirmação acerca de um maia com poder absoluto em relação aos outros.
 
Na minha opinião Sauron era mais poderoso que Gandalf, mas o "poder" de Gandalf era mais sutil, ele tinha o poder (e o dever) de incitar os povos a combater o mal, ela era mais sábio do que Sauron.
 
Na minha opinião Sauron era mais poderoso que Gandalf, mas o "poder" de Gandalf era mais sutil, ele tinha o poder (e o dever) de incitar os povos a combater o mal, ela era mais sábio do que Sauron.
_________________

Poisé... sabedoria é diferente de "poder".
 
Pessoal, eu sou nova por aqui então se eu cometer alguma besteira, me corrijam por favor!!

Sem dúvida nenhuma Sauron era mais poderoso q Gandalf.

1° Por ele ser um dos mais poderosos Maiar q já exixtiu
2º Por ele ter forjado o Um Anel.


Mas Galdalf era sábio e sabia q sem o Um Anel, Sauron não poderia exercer seu poder livremente pela TM. Por isso entra para a Campanha do Anel e ajuda na destruição dele.

É simples assim. :)
 
É mais ou menos isso Alanië, mas o fato de ele ter forjado o anel não significa necessariamente que ele era muito poderoso.

Gandalf poderia ter feito muito mais coisas fantásticas se ele fosse livre, mas os Valar o impediram de usar seu poder livremente nas terras mortais.

Elrond Meio-Elfo disse:
Exato. Exemplo: o homem mais poderoso do nosso mundo está entre os menos sábios.

:lol: Apoiado!
 
Daí voltamos aquela discussão...Sauron colocou parte de sua essencia no UM? Sem o UM Sauron era menos poderoso? Acredito que sim...até mesmo pq Sauron não devastou a TM pq estava sem seu Anel...caso recuperasse-o seria tao poderoso que ninguem conseguiria dete-lo! :)


ate mais...
 
..:Elessar disse:
Daí voltamos aquela discussão...Sauron colocou parte de sua essencia no UM? Sem o UM Sauron era menos poderoso? Acredito que sim...até mesmo pq Sauron não devastou a TM pq estava sem seu Anel...caso recuperasse-o seria tao poderoso que ninguem conseguiria dete-lo! :)

Concordo com vc Elessar, mas, não se pode escqucer q mesmo sem o Um, Sauron controlava seus exércitos, por intermédio de Saruman, claro, mas ele tinha pleno poder sobre eles.
 
Sauron era bem mais poderoso que os três istari juntos (Saruman, Gandalf e Radagast). Seu maior poder residia na arte de enganar e "convencer" seus inimigos. Assim o fez várias vezes no decorrer dos tempos: numenorianos, elfos, anões e até Saruman, todos cederam às suas mentiras e falsas promeças de poder.

A participação dos homens e dos hobbits foi fundamental para que Sauron fosse derrotado. Claro, sob a liderança de Gandalf, mas este último sozinho (ou mesmo junto com Saruman e Radagast) seria incapaz de destruir o Um anel, única forma de derrotar Sauron.

Manwe poderia destruí-lo sozinho? Obviamente sim. Mas isso seria um retrocesso à primeira era e não conduziria efetivamente à era dos homens. Na mitologia tolkeniana a participação dos Valar, Maiar e elfos vai diminuindo na Terra-Média a medida em que os homens vão entrando em cena e passam a viver na terra feita para eles como os 'escolhidos' de Eru. Era fundamental que uma guerra fosse vencida com a participação efetiva dos homens. E aquela que culminou com a derrota de Sauron foi a escolhida por Tolkien para tal desfecho.
 
Pergunta difícil :roll:

Mas, como grande fã de Gandalf :grinlove: inclino-me a favor dele 8-)

Vejamos: Quem ganhou??? :mrgreen: Então, quem era mais poderoso??? 8-)

O facto de Gandalf ter recusado o Anel, para mim não significa uma fraqueza, mas sim uma grandeza 8-) É como se Gandalf tivesse recusado "ceder" ao lado do mal, utilizar métodos menos lícitos para ganhar a batalha que tinha entre mãos. Recusar esse poder "extra" foi uma vitória que demonstra bem o poder que tinha o meu feiticeiro favorito 8-)

Também não considero uma fraqueza Gandalf não ter substimado o poder do seu inimigo: na verdade, acho essa atitude muito inteligente 8-)

Nos Contos, há uma parte em que Gandalf diz que aquela foi a sua batalha, e que foi ele o inimigo de Sauron durante a 3ª Era. Não sei se sauron era mais forte :roll: mas sem quem ganhou essa batalha 8-)
 
Sauron era mais forte do que gandalf devido ao seu mestre... Melkor era o mais poderoso dos Valar, mais até que Manwë, o senhor dos ventos.
E não podemos esquecer que gandalf chegou a temer um balrog(o de Khazad-dûm), que na realidade não é nada mais que um Maia menor que foi corrompido pelo mal de Melkor. Então, se gandalf é tão poderoso, por que temeria um Maia menor?
E tem também o fato de que não existe importância à existência de gandalf nos escritos relacionados à 1ª era da terra média, diferente de Sauron, que tivemos ênfase de sua existência desde antes do aparecimento do sol ou até mesmo antes da vinda dos eldar...
 
Mas Gandalf temia o Balrog por ser uma situação desvantajosa, de um Maia com seus plenos poderes contra um Maia numa forma dos filhos. Você acha que Olorin, o maia temeria um Balrog? Gendalf em seu veraddeiro poder subjugario com facilidade, mas não na forma de um homem idoso. E, por favor, você poderia explicar por que a Ruina de Durin é um Maia menor? Até onde sei, são Maias de fogo...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo