• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf ou sauron

Gandalf era mais sábio, mas Sauron era mais poderoso, tanto que no Contos Inacabados é dito que Gandalf relutou em ir à Terra-Média por temer Sauron.
 
Pandatur disse:
Gandalf era mais sábio, mas Sauron era mais poderoso, tanto que no Contos Inacabados é dito que Gandalf relutou em ir à Terra-Média por temer Sauron.

Concordo, mas acho que na guerra do anel, a partir do momento em que Gandalf volta como "O Branco", ele está mais poderoso do que Sauron.

São dois momentos distintos, apesar de que o segundo durou muito pouco, já que Sauron foi assassinado por Gríma não muito tempo depois do fim da Guerra do Anel.
 
Bagrong disse:
Pandatur disse:
Gandalf era mais sábio, mas Sauron era mais poderoso, tanto que no Contos Inacabados é dito que Gandalf relutou em ir à Terra-Média por temer Sauron.

Concordo, mas acho que na guerra do anel, a partir do momento em que Gandalf volta como "O Branco", ele está mais poderoso do que Sauron.

São dois momentos distintos, apesar de que o segundo durou muito pouco, já que Sauron foi assassinado por Gríma não muito tempo depois do fim da Guerra do Anel.
Bagrong, estamos falando de SAURON, não SARUMAN. :P
 
Pandatur disse:
Bagrong disse:
Pandatur disse:
Gandalf era mais sábio, mas Sauron era mais poderoso, tanto que no Contos Inacabados é dito que Gandalf relutou em ir à Terra-Média por temer Sauron.

Concordo, mas acho que na guerra do anel, a partir do momento em que Gandalf volta como "O Branco", ele está mais poderoso do que Sauron.

São dois momentos distintos, apesar de que o segundo durou muito pouco, já que Sauron foi assassinado por Gríma não muito tempo depois do fim da Guerra do Anel.
Bagrong, estamos falando de SAURON, não SARUMAN. :P


Eu acho q ele sabe q estamos falando de Sauron Panda, mas ele ainda acha q Gandalf era mais poderoso que Sauron mesmo assim.

Oq não é verdade :P

Saruman é mais poderoso que Gandalf e Sauron é mais poderoso q Gandalf com um pé nas costas. Isso qdo eles estão lá em Aman discutindo e Sauron já está menos poderoso e Gandalf não tem seu corpo limitado pelo hroa.

Qdo Gandalf vem pra TM aí nem se compara.

Qdo ele volta a ser um ser com fëa(corpo divino dos ainur) ele passa a ser mais poderoso q Saruman q tem seu poder limitado pelo hroa, mas Sauron ainda é mais poderoso q ele com um pé nas costas, tanto qto era antes de Gandalf sequer sair de Aman.
 
Fingolfin disse:
Pandatur disse:
Bagrong disse:
Pandatur disse:
Gandalf era mais sábio, mas Sauron era mais poderoso, tanto que no Contos Inacabados é dito que Gandalf relutou em ir à Terra-Média por temer Sauron.

Concordo, mas acho que na guerra do anel, a partir do momento em que Gandalf volta como "O Branco", ele está mais poderoso do que Sauron.

São dois momentos distintos, apesar de que o segundo durou muito pouco, já que Sauron foi assassinado por Gríma não muito tempo depois do fim da Guerra do Anel.
Bagrong, estamos falando de SAURON, não SARUMAN. :P


Eu acho q ele sabe q estamos falando de Sauron Panda, mas ele ainda acha q Gandalf era mais poderoso que Sauron mesmo assim.

Oq não é verdade :P

Saruman é mais poderoso que Gandalf e Sauron é mais poderoso q Gandalf com um pé nas costas. Isso qdo eles estão lá em Aman discutindo e Sauron já está menos poderoso e Gandalf não tem seu corpo limitado pelo hroa.

Qdo Gandalf vem pra TM aí nem se compara.

Qdo ele volta a ser um ser com fëa(corpo divino dos ainur) ele passa a ser mais poderoso q Saruman q tem seu poder limitado pelo hroa, mas Sauron ainda é mais poderoso q ele com um pé nas costas, tanto qto era antes de Gandalf sequer sair de Aman.

Err....na verdade eu me confundi mesmo, eu estava falando de Gandalf e Saruman... :disgusti:

Mas ainda acho que é questão de época.Quando Sauron perdeu o Um Anel, ele enfraqueceu muito - mesmo assim acho que talvez ainda fosse mais poderoso que Gandalf, o Branco, mas não muito.

Quando o Um foi destruído, aí com certeza Gandalf era o mais forte, sendo que Sauron nem corpo tinha.

Agora sim falei sobre a coisa certa :obiggraz: :mrgreen:
 
tipo, eu acho que , se Gandalf fosse mais forte do que sauron, poque temeriamos ele reconquistar o um anel?Tudo no sda foi feito para sauron nao recuperar o corpo, se nao esteriamos perdidos.
 
Salvo engano... No Silma foi dito que Morgoth recrutou o mais poderoso dos Maiar... Acho que isso esclarece tudo. Embora Gandalf ser extremanente forte tanto fisicamente como mentalmente, acho que ele não seria páreo para Sauron...
 
Bagrong disse:
Mas ainda acho que é questão de época.Quando Sauron perdeu o Um Anel, ele enfraqueceu muito - mesmo assim acho que talvez ainda fosse mais poderoso que Gandalf, o Branco, mas não muito.

Quando o Um foi destruído, aí com certeza Gandalf era o mais forte, sendo que Sauron nem corpo tinha.

Mas lembre-se de que, apesar da força existencial de Sauron estar atrelada ao Um, o Um não concedia outro poder à ele, senão o de dominar os demais povos. Assim, tanto com, como sem, ele possuia a mesma superioridade sobre Gandalf.

Já com o Um destruído, obviamente a coisa é diferente, pelo motivo que eu citei acima, da existência de Sauron estar ligada ao anel.
 
elessar_daniel disse:
Salvo engano... No Silma foi dito que Morgoth recrutou o mais poderoso dos Maiar... Acho que isso esclarece tudo. Embora Gandalf ser extremanente forte tanto fisicamente como mentalmente, acho que ele não seria páreo para Sauron...

Na verdade no Silma está escrito que Sauron era um dos mais poderosos dos maiar e não O mais poderoso dos maiar.
 
Eu acho que mesmo sem o Anel Sauron era mais poderoso que Gandalf, senão Gandalf teria usado o Anel e não temido usa lo, ele sabia que quem usaria o anel precisaria derrotar o poder de Sauron para conseguir controlar o Anel e parece que Gandalf sabia muito bem que ele não tinha esse poder. aí fica claro que Sauron ainda era mais poderoso.
 
Na verdade, ele não usava o anel pois se tornaria poderoso demais, assim achava que seria corrompido.
Lembre-se que é difícil usar um grande poder originalmente do mal, para o bem.Gandalf não usava O anel pois tinha medo de se tornar um novo senhor do mal.
Acho :mrgreen:
 
Mas o que eu acho que a Evenstar quer dizer é que SE Gandalf fosse mais poderoso que Sauron quando em sua forma de o Branco, isso significa que a maldade de Sauron contida dentro do Um Anel não o afetaria. A equação funcionaria pois pouca maldade não corrompe alguém que tem muita bondade. Mesmo se Sauron recuperasse seu Um Anel, sendo Gandalf o Branco o ser mais poderoso da Terra-média, ainda não seria o fim do mundo.
O problema é que a equação era diferente. Existia ali um combate entre muita maldade concentrada (Sauron) para pouca, ou pouco menos, de bondade concentrada (Gandalf). E para a lógica da história funcionar Sauron deveria ser mais poderoso que Gandalf em todos os seus estados.
Considerar a corrupção de Gandalf se este escolhesse usar o Um Anel para fazer o "seu bem" é dizer a mesma coisa. Gandalf não é capaz de suportar aquele mal sem fazer ainda mais mal.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Mas o que eu acho que a Evenstar quer dizer é que SE Gandalf fosse mais poderoso que Sauron quando em sua forma de o Branco, isso significa que a maldade de Sauron contida dentro do Um Anel não o afetaria. A equação funcionaria pois pouca maldade não corrompe alguém que tem muita bondade. Mesmo se Sauron recuperasse seu Um Anel, sendo Gandalf o Branco o ser mais poderoso da Terra-média, ainda não seria o fim do mundo.
O problema é que a equação era diferente. Existia ali um combate entre muita maldade concentrada (Sauron) para pouca, ou pouco menos, de bondade concentrada (Gandalf). E para a lógica da história funcionar Sauron deveria ser mais poderoso que Gandalf em todos os seus estados.
Considerar a corrupção de Gandalf se este escolhesse usar o Um Anel para fazer o "seu bem" é dizer a mesma coisa. Gandalf não é capaz de suportar aquele mal sem fazer ainda mais mal.

Isso mesmo, Gandalf temia que o Anel exerce o mal atravez dele em caso dele usar o anel, isso quer dizer que para Gandalf exrecer o bem usando o anel ou em outras palavras controlar o Anel teria que vencer o poder do Sauron, mas como é citado varias vezes que o unico senhor do Um Anel é Sauron fica claro que ninguem na terra media nem Gandalf o branco tinha o poder de derrotar o poder do Sauron.
 
Eita perguntinha chata, mas eu respondo: O Smeagol era mais forte que osdois juntos!

spam.gif



**EvenStar** disse:
Elrond Meio-Elfo disse:
Mas o que eu acho que a Evenstar quer dizer é que SE Gandalf fosse mais poderoso que Sauron quando em sua forma de o Branco, isso significa que a maldade de Sauron contida dentro do Um Anel não o afetaria. A equação funcionaria pois pouca maldade não corrompe alguém que tem muita bondade. Mesmo se Sauron recuperasse seu Um Anel, sendo Gandalf o Branco o ser mais poderoso da Terra-média, ainda não seria o fim do mundo.
O problema é que a equação era diferente. Existia ali um combate entre muita maldade concentrada (Sauron) para pouca, ou pouco menos, de bondade concentrada (Gandalf). E para a lógica da história funcionar Sauron deveria ser mais poderoso que Gandalf em todos os seus estados.
Considerar a corrupção de Gandalf se este escolhesse usar o Um Anel para fazer o "seu bem" é dizer a mesma coisa. Gandalf não é capaz de suportar aquele mal sem fazer ainda mais mal.

Isso mesmo, Gandalf temia que o Anel exerce o mal atravez dele em caso dele usar o anel, isso quer dizer que para Gandalf exrecer o bem usando o anel ou em outras palavras controlar o Anel teria que vencer o poder do Sauron, mas como é citado varias vezes que o unico senhor do Um Anel é Sauron fica claro que ninguem na terra media nem Gandalf o branco tinha o poder de derrotar o poder do Sauron.

Hum...entendi o que vocês querem dizer.Concordo com vocês que Gandalf não usaria o anel para o bem.Na minha opinião, o Um era algo mal por natureza, não era simplesmente parte dos poderes de sauron, era a essência dele.Creio que O anel jamais poderia ter sido usado para o bem pois ele é feito do mal, para o mal, pelo mau.

Não sei se é realmente assim, mas vocês acham que alguém com poder maior do que Sauron poderia usar o anel livremente para o que quisesse, sem ser influenciado?Eu acho que não.

E o que eu estava dizendo mais lá atrás, é que eu considero que Sauron após o anel ter sido destrído, era menos poderoso que Gandalf, o branco.
 
O Um Anel teria talvez alguma serventia para Melkor em uma situação hipotética em que Melkor retornasse durante a Terceira Era por exemplo. O principal poder do Um Anel, e o grande motivo que levou Sauron a construí-lo em primeiro lugar, é que ele é capaz de em última instância anular o livre-arbítrio de seres dotados de tal. Quem portasse um Anel de Poder seria escravizado pelo Um Anel. É claro que na prática somente os homens caíram na armadilha, mas isso porque Sauron subestimou os elfos e superestimou seus próprios poderes. Então Melkor poderia usar do Um Anel, e dos Anéis de Poder, para escravizar mentes. Mas para isso ele teria que manter Sauron do seu ladinho, sob seu comando, já que o poder do Um é de Sauron, intransferível e de ninguém mais.
Agora, para alguém como Manwë por exemplo eu imagino o Um Anel não teria serventia nenhuma, primeiro porque Manwë não tem desejo de dominar nada nem ninguém e segundo que se ele tomasse o Um Anel, o elo com Sauron seria desfeito e para este seria como se o Um tivesse sido destruído em Orodruin.
 
Hum...entendi o que vocês querem dizer.Concordo com vocês que Gandalf não usaria o anel para o bem.Na minha opinião, o Um era algo mal por natureza, não era simplesmente parte dos poderes de sauron, era a essência dele.Creio que O anel jamais poderia ter sido usado para o bem pois ele é feito do mal, para o mal, pelo mau.

Derrrr... bom as intenções de Mithrandir eram boas e não há duvida disso... a questão é que o Anel o levaria a fazer o mal!! Por isso que Galadriel o rejeitou e ele tamb~em...
Vale lembrar que quando Frodo ofereceu o Anel a ele, Mithrandir disse que não o teria pois embora usas intenções fossem boas ele seria corrompido!!

Na questão de comparar forças, concordo com Elrond, Sauron sem sombra de duvidas era mais poderoso que ele, gostei de um scrapt que disse "ele o venceria com um pé atraz", gostaria de complementar para, um pé uma mão e vendado!! Por isso que ele nuca o desafiou!! Lembrem-se que ele era mais fraco que Saruman (antes desse perder seu posto) e que não o enrentou!!!

Não sei se é realmente assim, mas vocês acham que alguém com poder maior do que Sauron poderia usar o anel livremente para o que quisesse, sem ser influenciado?Eu acho que não.

não!! o Anel só obedecia as ordens de Seu amo!! Do verdadeiro Senhor dos Aneis...

é que eu considero que Sauron após o anel ter sido destrído, era menos poderoso que Gandalf, o branco.

não há duvidas nesse respeito!!! ele perdeu sua fonte de vida e energia dinamica!! sendo assim Mithrandir se tornou mais poderoso!
 
Hum...entendi o que vocês querem dizer.Concordo com vocês que Gandalf não usaria o anel para o bem.Na minha opinião, o Um era algo mal por natureza, não era simplesmente parte dos poderes de sauron, era a essência dele.Creio que O anel jamais poderia ter sido usado para o bem pois ele é feito do mal, para o mal, pelo mau.

Não sei se é realmente assim, mas vocês acham que alguém com poder maior do que Sauron poderia usar o anel livremente para o que quisesse, sem ser influenciado?Eu acho que não.

Eu usei o exemplo de Gandalf usando o anel para fazer o bem para demonstrar que para controlar o anel teria que derrotar o poder do Sauron, mas tambem acho que o anel não poderia ser usado para o bem por que ele é da essencia malefica do proprio Sauron.
O exemplo do Saruman querendo ser o novo senhor da terra medía talvez seria melhor, Se Saruman o branco estivesse capturado o anel ele teria poder por algum tempo mas logo ele teria sido derrotado pelo poder do Sauron contido no anel.

E o que eu estava dizendo mais lá atrás, é que eu considero que Sauron após o anel ter sido destrído, era menos poderoso que Gandalf, o branco
Bom apos da destruição do anel Sauron ficou muito fraco que nem tem comparação com Gandalf.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo