Bel
o.O
é muito casamento consanguineo pra resultar em pessoas normaise ainda tem a questão genética né? Quando nasce um Targaryen uma moeda é lançada!
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é muito casamento consanguineo pra resultar em pessoas normaise ainda tem a questão genética né? Quando nasce um Targaryen uma moeda é lançada!
Nossa, influencia totalmente na história! Vc leu a thread completa?
É menos "contexto" e mais "meta"Eu li por cima, mas basicamente, a ideia é de que o martin vai preenchendo muito mais o conteúdo da história, e os detalhes, do que se prendendo ao contexto geral.
O tipo de escrita dele leva a isso. Pois ele coloca um pouquinho, então vai preenchendo. Isso torna os personagens dele detalhados e o foco do contexto geral menos aparente.
É diferente de escritores que criam um contexto geral, e remetem sempre ao mesmo contexto durante a história toda, mesmo quando estão em narrativas especificas de personagens.
De alguma forma isso confirma o que eu disse, sobre as primeiras temporadas terem mais "corpo". E as ultima, onde não existiam livros para serem baseadas, mais "rasas".
Mas acho que tem que ser analisado como ele vai fazer com os livros também, levando em consideração que ele mesmo falou que só tem mais 2 livros, e se eles pararam de se basear no conteúdo dos livros na 4 ou 5 temporada, a 6 e 7 foram corridas assim como os livros 6 e 7 serão, comparados aos primeiros. O máximo que poderia acontecer, no caso da existência dos livros, seria a série ter contado de outra forma os fatos.
É basicamente isso, mas eu colocaria de uma forma ainda mais simples: o plotter está desde o início de olho no fim; o pantser não, vai escrevendo e deixando a própria história se alimentar e levar a algum caminho. Os produtores da série precisaram de um plano de emergência para mudar o perfil da história, porque ela precisava de um fim. Martin não trai o próprio estilo, e é por isso que os livros não saem, porque agora que ele está se vendo na necessidade de dar um fim a tantos plots criados em paralelo, ser coerente em todos eles deve ser extremamente complexo. Toda vez que ele senta para escrever deve dar AQUELA preguiça.Eu li por cima, mas basicamente, a ideia é de que o martin vai preenchendo muito mais o conteúdo da história, e os detalhes, do que se prendendo ao contexto geral.
O tipo de escrita dele leva a isso. Pois ele coloca um pouquinho, então vai preenchendo. Isso torna os personagens dele detalhados e o foco do contexto geral menos aparente.
É diferente de escritores que criam um contexto geral, e remetem sempre ao mesmo contexto durante a história toda, mesmo quando estão em narrativas especificas de personagens.
É menos "contexto" e mais "meta"
"plotter" = determina o fim da história antes de começar
"pantser" = deixa os personagens caminharem sozinhos, só determina o fim depois
Uma coisa não se torna justificável por ser ou não uma lei, escravidão era regida por leis, e ela como herdeira legítima do trono (pois está na linhagem), e futura rainha, ela é a própria lei. Além do mais, os supostos motivos que você citou (até mesmo no caso de lei) pode ser usado para justificar os atos dela.Não acredito que tem gente misturando alhos com bugalhos... Assassinatos (Tyrion, Arya, Mindinho) não são o mesmo que a aplicação da Justiça (Ned, Jon). A lei determina que a deserção da Patrulha da Noite seja punida com morte. Fulano deserta, Ned o executa. E se a pena para a simples deserção é a morte, tanto mais deve ser para quem se amotina e mata um colega da Patrulha (por isso Jon os executa, e ainda com grande relutância). E não importa se o culpado era um rapaz (e não uma "criança" como foi alegado): se tinha idade para estar lá, a lei se lhe aplicava do mesmo modo.
Mas a questão nem é tanto quem matou quem, porque é óbvio que o simples assassinato per se não configura loucura. A loucura é um estado da mente, e o assassínio nesses casos mencionados é um desvio de caráter. (Acho ainda que se pode aliviar a culpa do Tyrion porque ele mata o pai só em parte como vingança, e em parte como segurança contra previsíveis investidas futuras dele contra si). O caso da Daenerys é de temperamento com propensão ao descontrole; e era isso que pelo menos eu dizia quando falei dos Tarly, e do ímpeto dela em executar todos os senhores de escravos de Meereen, como quem busca uma "solução final" mais prática. Ela salvou escravos, fez umas bondades, etc. É verdade; mas ela só foi gentil com quem se curvou diante dela e foi submisso. Ao primeiro sinal de desagrado, ela perdia a têmpera. A série fracassou em mostrar o enlouquecimento dela de modo crível, é verdade, mas acho que a série fracassou em muitos pontos por causa da pressa e da mudança de paradigma na construção dos roteiros (vide links acima). Mas eu defendo que alguns indícios dessa loucura vindoura já estavam dados, e que o destino da Dan na série provavelmente não vá destoar muito do que o Martin planeja para os livros. Mas este último ponto, claro, é só uma aposta.
Seria mais ou menos assim:Pelo que entendi o plotter pensa não só no fim da história antes de começar, mas como todo o contexto geral. O pantser cria um "MVP" e vai caminhando a partir dali a partir das necessidades do cliente (ele mesmo, o personagem, ou whatever).
Ele pode por exemplo falar, "esse é jon, esse é o rei da noite" , depois, o que o jon esta passando? sera que ele esta bem? o que ele vai jantar?
O "plotter" pensa mais ou menos "esse é o jon, esse é o rei da noite", o que o jon vai fazer com o rei da noite? como ele vai fazer?
Só enfatizando que isso foi só um exemplo, não spoiler de algum vazamento.e assassinar Daenerys no fim
Seria mais ou menos assim:
Pantser: Jon x Rei da Noite. O que faria sentido neste duelo? Quais seriam os desdobramentos mais coerentes?
Plotter: Jon x Rei da Noite. Bem, o Jon vai se revelar Aegon Targaryen e assassinar Daenerys no fim, então precisa vencer este duelo de alguma forma, xo ver aqui como.
Pode ser também. O que importa é que, se o pantser pensa nos desdobramentos antes de decidir alguma parte do enredo, pensa só nos mais imediatos. Ele não tem a plena visão do fim ou, se tem, não calcula cada decisão tendo o fim em vista, como fazem os plotters. Um plotter tem mais chance de conduzir uma história fluente até o fim a mantendo sob controle, embora tenha que ser muito habilidoso (e organizado) para criar enredos ricos e surpreendentes como um grande pantser tipo Martin.Eu não sei se o pantser chega a pensar nesses termos, acho que chega a ser mais, vamos ver como esta o dia do Jon, o que ele esta fazendo. É como no próprio post que a @Bel citou, ele planta a "semente" no caso "esse é jon, esse é o rei da noite", depois o que acontecer até lá ele vai descobrindo, ou vai acontecendo, ou whatever.
Ele não tem a plena visão do fim ou, se tem, não calcula cada decisão tendo o fim em vista, como fazem os plotters.
É difícil ser pantser hoje em dia. Se o público saca que você não tem uma meta, uma estrutura definida, corre o risco de te largarem no meio, como no caso de The Bastard Executioner.
Ninguém liga para forasteiroso GRRM é tão pantser(curti a palavra lol) que ele entrou tanto na história da Daenerys que o mundo fora de Westeros se agigantou com o caminho percorrido por ela.
É maior(?) que Westeros mas é completamente ignorado. Tanto que o Rei da Noite x Winterfell seria o fim da humanidade... mas e os outros reinos (Dothraki, Pentos, etc?)...
E só pra completar: não que seja um absurdo ou completamente desagradável o fato de ela ter enlouquecido, mas a progressão dos fatos não convence. Ou, pior, dá a impressão de que foi causada por circunstâncias inaceitáveis, como o desamor de Jon.
perfeitoesse é o ponto. realmente não consigo entender o pq de tanta divisão de opiniões. a série deixa claro que ela não é boazinha. ela se vinga, ela pune, ela toca o terror. só que a direção dela em essos é muito clara. ela é a quebradora de correntes. ela é uma anti-heroína em essos, de certa forma. mata mesmo, mas tem lá a sua boa causa. ou então ela mata lideranças para deixar claro que ela é a líder - como no caso dos khals, dos mestres e, passivamente, no caso de viserys. de novo, é muito claro, ao longo das sete temporadas, que ela lidera através de fogo e sangue e que ao mesmo tempo tem uma boa causa.
eu confesso que gostei da ideia dela destruir tudo e eu gostaria de ter mais justificativas além da loucura ou então do ressentimento por jon ou então por vingança por missandei e rhaegal. a loucura é um argumento fraco, não se sustenta. ela nunca mostrou loucura, mas sim falta de compaixão pelos inimigos. ela não é amada em westeros? claro que não, ela é uma invasora e deveria saber disso depois de todos os anos de conquistas em essos. até foi bem recebida por olena tyrell, yara greyjoy e ellaria sand, mas essas alianças foram pro saco. ela fez sacrifícios por winterfell, é verdade, mas não tem como esperar ser mais amada pelos nortenhos do que jon snow. tem q ser muito retardada para esperar o contrário. o problema dela então é desespero? desespero pq jon tem o pleito mais forte ao trono e pq estão tentando traí-la nas sombras? pode ser, mas esse desespero não foi bem retratado. além disso, ela decide tocar o terror em king's landing antes mesmo de saber das traições de sansa e varys. ela realmente parece fundamentar sua decisão de matar pessoas inocentes por vingança por missandei e rhaegal. e isso é contraditório com a personagem, pois é estabelecido q ela é sem compaixão com os inimigos, não com os inocentes. para os inocentes ela é mhysa.
na boa, uma bosta. gostei da ideia de queimar king's landing, mas a execução foi lamentavel. realmente os roteiristas só ligaram a até z, mas ignorando todo o resto do alfabeto.
[George's] wife did actually say that if he ever kills off Arya or Sansa, she's going to leave him," Williams revealed in 2015. "I'll just keep smiling, and say 'If you want to stay with your wife, you've got to keep me alive!'"
Martin himself even joked about this at a panel in Mexico in 2016. "She does have a favorite character, and she has threatened to leave me if kill that character," Martin said with a laugh, "so I do have to be very careful about that." But he declined to say specifically who that singular character is (though we'd fully believe it's Arya).