• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fullmetal Alchemist (Hagane no Renkinjutsushi, 2002)

Qual é a melhor abertura de FMA?

  • "Melissa"

    Votos: 1 5,0%
  • "READY STEADY GO"

    Votos: 3 15,0%
  • "Undo"

    Votos: 2 10,0%
  • "Riraito"/"Rewrite"

    Votos: 2 10,0%
  • "Again"

    Votos: 7 35,0%
  • "Hologram"

    Votos: 2 10,0%
  • "Golden Time Lover"

    Votos: 1 5,0%
  • "Period"

    Votos: 1 5,0%
  • "Rain"

    Votos: 1 5,0%

  • Total de votantes
    20
Re: Fullmetal Alchemist

E espero que continue vindo para o Brasil. :mrgreen:

Já estão no volume 4.
 
Re: Fullmetal Alchemist

Já saiu o quarto???
Sabia que sairia por essa semana, mas não pensei que fosse antes de quarta-feira...
*Preparando a grana*
 
Re: Fullmetal Alchemist

Sim, meu colega me disse que viu na banca. Aliás, moro em São Paulo, normalmente chega mais rápido aqui. Apesar que não sei ao certo se está saindo igualmente em todos os estados.
 
Re: Fullmetal Alchemist

O que vcs acharam do final do anime? E o movie, alguem ja viu?
Eu fiquei muito revoltada com o final do anime...:disgusti: Mas me falaram que o movie ficou muito bom e que explica o fianl do anime...
 
Re: Fullmetal Alchemist

Hum... eu queria saber como é o filme mas nunca consegui ver, se um dia eu achar em alguma locadora eu falo como é.
 
Re: Fullmetal Alchemist

Se eu não me engano, iam lançar o filme nos cinemas do Brasil.

E o Movie é excelente, assim como o final do anime. :mrgreen:
 
Re: Fullmetal Alchemist

Recomendo o Movie: Conqueror of Shamballa... realmente é um show à parte!!!

Uma animação muito boa (muito mesmo)... trilha sonora... dispensa apresentações aos fãs desse anime/mangá estupendo!!!
Enredo muito foda... cenas de ação a dar com o páu!!!
E algumas surpresas... fora a "mala" que o Al tá metendo... mais foda que o próprio ED em alquimia!!!
 
Re: Fullmetal Alchemist

O que vcs acharam do final do anime? E o movie, alguem ja viu?
Eu fiquei muito revoltada com o final do anime...:disgusti: Mas me falaram que o movie ficou muito bom e que explica o fianl do anime...

Não sei onde vocês precisam tanto do movie Conquer of Shamballa. O filme é ótimo, e realmente explica muitas outras coisas, mas o final do anime é soberbo. Supera até Vision of Escaflowne em termos de coerência, IMHO.

Faz sentido toda a explicação indivíduo = corpo + alma + mente, a necessidade de uma lei de conservação, e eventualmente uma exceção à regra universal, por conta de um modelo mais amplo que engloba a teoria antiga e explica fenômenos novos - Mecânica quântica e relativistica engloba a física newtoniana que engloba os antigos conceitos aristotélicos.

No entanto, na comparação com o mangá surgem outras interessantes ramificações, principalmente nas diferenças e no conceito de Universo Paralelo.

Chamo atenção a um princípio comum em ambos os universos, o princípio de conservação. Também a outro ponto em comum: para a exceção e quebra regras. Pois na verdade, não são REGRAS, mas sim modelos temporários que explicam o paradigma do momento.

Outro ponto interessante é a junção religião com ciência. As frases iniciais de Edward para Rose, sobre cientistas serem ironicamente aqueles mais próximos de Deus e ao mesmo tempo lembrando as asas de Ícaro, retumbam em toda a estória, numa interessante discussão contínua sobre ética científica. E que por isso mesmo, percebemos na figura dos dois irmãos, uma consciência religiosa e ética muito maior que podemos ver nos fiéis ou nos colegas alquimistas.

Por serem CRIANÇAS, esta consciência ética é muito mais interessante. É na figura de crianças (ainda no aprendizado sobre certo/errado) que o ser humano é capaz de admitir o erro, mais do que o adulto. Vide Hovenheim, que demorou séculos para entender seu pecado em criar Inveja(Envy), e as consequências que ele imputou a seus filhos.

Ao negar o dogmatismo religioso, afinal são cientistas, os Elric são mais religiosos strictum sensu, ou seja, no sentido real de pecado - penitência - redenção. O que resume toda essa dicotomia é o fato dos Elric juntarem suas mãos (palmas) para substituir o círculo alquímico tradicional, algo que eles aprenderam com sua mestra.

Aqui, é interessante notar que foram as figuras femininas - Dandi e sua discípula Izumi - representando duas facetas: criadora e destruídora, religião e ciência, as catalizadoras de todo o processo. No entanto, as figuras femininas são eliminadas (ambas morrem), porque estão desequilibradas. Izumi por perder seu filho, e Dandi por perder sua humanidade.

Hovenheim e seus filhos são a contraparte da redenção. O primeiro, podia trilhar o mesmo caminho de Dandi, mas escolheu ser feliz numa vida comum. E seus filhos deixaram de lado seus desejos pessoais (pecados) em prol de algo mais importante.

Percebi isto lendo o mangá, quando Ling aponta a semelhança das palmas dos Elric com a postura de fiéis orando. Há consciência nos meninos, que Dandi, Rose, Izumi, Hovenheim entre outros que praticam esta posição (não a alquimia no caso de Rose) não possuem ainda, e por isso digo que a nova geração superou a anterior.

Ironicamente, Dandi falando que é coisa de criança a Lei de Conservação, postura em que Hovenheim concorda, é em si uma postura infantil. Edward "teimosamente" se agarra ao princípio da troca equivalente é mais maduro se pensarmos bem.

O problema maior é que tudo isso encaixa-se muito rapidamente, para que a maioria das pessoas consiga enxergar o conteúdo por trás de tudo isso. Como Edward observou quando estudava as notas de Dr. Marcoh, muito está em formato de metáforas e comparações.

E se pensarmos que o conhecimento, o descobrir de uma nova teoria está diretamente relacionado a todo um esforço inicial moroso e lento, mas que uma vez adquirido, o processo de pensar e deduzir torna-se tremendamente rápido, o final rápido não apenas é adequado, mas reflete o caminho escolhido pelos irmãos. Assim como um médico que passa muitos anos estudando, chega um momento em que não pode se dar ao luxo de pensar demais para salvar uma vida: o conhecimento PRECISA ser um ato reflexo, senão aquela vida se esvairá na sua frente.

Neste sentido, o filme não ajudará. O ritmo será o mesmo - moroso a princípio, mas quando o grand finale aproximar-se, o autor/personagens não podem dar-se ao luxo de pensar em como melhor explicar as coisas que estão acontecendo para o expectador (nós): precisam dar um jeito de acontecer.
 
Re: Fullmetal Alchemist

Tudo bem que o anime tem sim um final. E muito lindo por sinal. Mas o filme trás um novo final. Uma espécie de continuação para que foi mostrado no final do anime. Tanto que no final do anime, termina com eles apontando as mãos para o alto, como se fossem se tocar e se juntarem novamente. O que acontece no filme.

Primula disse:
O que resume toda essa dicotomia é o fato dos Elric juntarem suas mãos (palmas) para substituir o círculo alquímico tradicional, algo que eles aprenderam com sua mestra.
O Edward aprendeu isso só depois que viu o portão. Ele não aprendeu a fazer o círculo de transmutação com sua mestra.
 
Re: Fullmetal Alchemist

O Edward aprendeu isso só depois que viu o portão. Ele não aprendeu a fazer o círculo de transmutação com sua mestra.

OK, mas é a mestra quem dá a dica que somente dá para fazer quando conseguir o "conhecimento" (ou quando encarar o portão)

Sim, a série dá a entender que vai ter continuação (meio óbvio :mrgreen:) e no filme temos mais respostas (e arranjamos novas perguntas). A questão que eu quis ressaltar é que não temos o velho e desagradável lugar-comum "assista o filme/jogue nosso game/compre-o-manga senão não vai entender" que é uma grande sacanagem com o espectador.

spoiler de naruto a frente:
Exemplo: um dos movies de Naruto que termina dizendo "jogue o nosso jogo de playstation

Ou seja, a série fecha-se perfeitamente bem, e este é um mérito muito raro no nosso capitalismo descontrolado do universo de anime e mangá.
 
Re: Fullmetal Alchemist

Sim, o anime tem sim um final e muito lindo por sinal.

Acontece também, que o mangá difere do anime depois de um determinado tempo, o que nos faz querer conhecer também a história no mangá.
 
Re: Fullmetal Alchemist

Concordo, este é um mérito do anime: não é ipsis literis cópia do mangá, e mesmo assim, mantém a fidelidade ao mote da obra. :)

Algumas coisas me fazem rachar o bico, vendo o preguiça do mangá, falando "mendokuse", como se fosse Nara Shikamaru de Naruto, enquanto que a dubladora do Edward Elric é a mesma de Temari
 
Re: Fullmetal Alchemist

Eu estou lendo o mangá. Meu colega está me emprestando os volumes. Saiu já até o 7 volume e está bem legal. Algumas coisas já começaram a ficar diferente do anime, mas a história em si, ainda está bem parecida.

E é muito engraçado quando começam a chamar o Edward de baixinho, nossa, dou muita risada com o mangá. :lol:
 
Re: Fullmetal Alchemist

O melhor anive que já vi! Pesado e a história é incrível a autora toca em assuntos que a maioria não tem coragem!
Pena que o mangá está sendo cortado... A JBC está publicando mas está muito reduzido infelizmente...
Mas vale a pena baixar o anime!
Ainda não vi o filme mas deve ser maravilhoso!!:cerva:
 
Re: Fullmetal Alchemist

O melhor anive que já vi! Pesado e a história é incrível a autora toca em assuntos que a maioria não tem coragem!

Bah, polemizar coisas escandalosas por que "deu vontade" é ser barraqueiro. Ela apenas mantém a trama, e isso que é o ponto forte da série.

"coragem" não é a questão. No Japão não há censura "vamos cair matando toda hora porque somos uns vagabundos desocupados que enxergam bundas até na garrafa de coca-cola" como aqui. E considerando isso, acho que ainda estão muito tímidos, considerando-se as possibilidades.

Pena que o mangá está sendo cortado... A JBC está publicando mas está muito reduzido infelizmente...

Como assim cortado?
 
Re: Fullmetal Alchemist

Provavelmente eles tão fazendo igual fazem com a maioria dos mangás por aqui desde sempre. Dividindo cada edição japa em duas aqui.
 
Re: Fullmetal Alchemist

É isso mesmo que o Lord Ashram disse. Eu começei a comprar os mangás, mas vi que iriam ficar muitos volumes e muito caros por sinal e acabei parando.
 
Re: Fullmetal Alchemist

Editado pela Moderação

Pirataria



Eu comprei até o terceiro da JBC e realmente eles estão reduzidos é como se fosse um resumo.
Bom, melhor que nada.
O problema maior é o preço, tá muito caro!
O que compensa é ver as lutas do Ed!
 
Última edição por um moderador:
Não está resumido, mas sim estão publicando apenas a metade do Volume do mangá original no Japão.

E está bem caro sim.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo