• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo morreu?

Compreendo...
Sua natureza poderia ter sido mudada, mas disso, Tolkien não fala..

*Droga*
 
Frodo não se tornou imortal, é fato que nenhum mortal pelo simples ato de pisar em Aman tornar-se-ia imortal.
Poderia ele ter ganho alguma dádiva especial por seus atos, ter sofrido uma "mudança" em sua natureza, como Tuor, como Beren ao poder voltar a vida; mas não há nada acerca disso nos relatos de Tolkien.

Sendo assim, podemos apenas constatar que a imortalidade não seria um dos atributos a ele concedido por seus atos de bravura.

Abraços.


Ham.... não sei expressar exatamente mas...eu não tinha pensado tão "profundamente" assim.
Meu pensamento foi igual ao o que mostra o filme... vamos dizer que não tão bem pensado...

Ps: não estou dizendo que o filme não foi bem pensado ¬¬
 
Acho que, apesar de ter ido para as Terras Imortais, Frodo morreu sim como todos os outros hobbits... mas afinal de contas os hobbits descendem dos humanos?, se sim, humanos não podem ser privados do dom da morte que Ilúvatar deu a eles, e portanto não são "promovidos" a imortais.
 
Eu acho que sim que Frodo torna-se imortal, naturalmente ele recebe a dádiva dos Valar.

Quer dizer ele salvou a Terra Média portanto acho que ele se tornou imortal em Valinor ( melhor para ele pode fumar cachimbadas com o seu tio e Gandalf para sempre )

Ads e " que as fossas barbas nunca definhem"
 
Hmm

[piada tosca coming]

Considerando que a Valinor vá durar para sempre, eu estou imortalizado nestes posts agora...

[falando sério]

Sei lá, acho que não... mesmo que ele tivesse recebido essa recompensa, quem disse que ela seria levada como tal? Acho meio difícil, já que é apenas uma diferença, a ser uma vantagem ou desvantagem.
 
Em algum dos livros já diz que Valinor é chamada de Terras Imortais, porque é a terra DOS imortais, não que qm pise ali necessariamente se torne imortal... E eu acredito também que Frodo morreu sim, porque ele decidiu ir embora do tão amado condado pois já estava cansado da vida, não acredito que ele ao menos quisesse ser imortal..
 
Mas Earendil era um meio elfo, então ele tinha a opção de escolher entre ser imortal ou mortal. E creio que no caso de Tuor temos que considerar sua paixão por Idril, que era imortal. Logo, sua benção teria lhe sido dada graças ao amor que tinha.
 
E eu acredito também que Frodo morreu sim, porque ele decidiu ir embora do tão amado condado pois já estava cansado da vida, não acredito que ele ao menos quisesse ser imortal..

Danee, você citou aqui um ponto crucial...é sabido que Frodo foi para as Terras Imortais para aliviar as dores e cansaços impigidos pela sua árdua tarefa e pelo ferimento provocado por um dos espectros....
Mas uma pergunta que não quer calar: A dor era somente aliviada? Ou sanada totalmente? Será que Frodo mesmo com as dores aliviadas continuaria a sênti-las em grau menor?
Se a última alternativa fosse a correta, duvido muito que o hobbit aceitasse tal dádiva...afinal ele continuaria a viver eternamente sentindo as dores provocadas por aquele encontro mal-fadado. Duvido muito que se a ele fosse dado a oportunidade de escolher ele aceitasse a imortalidade....Frodo só queria descanso e alivio para suas dores...
 
Entao, podemos pensar que, quando se vai para Valinor, nao se "ganha" a imortalidade, mas basta somente poder ir ate la (quando nao se eh um elfo), que ja seria uma dadiva fora do normal, algo extremamente bom.
O que temos de concreto eh que quem vai para Valinor nao se torna imortal, e como nao cita especialmente que o Frodo se tornou um, acho que ele morreu sim.
Mas teve a dadiva de pisar naquela terra.
 
Danee, você citou aqui um ponto crucial...é sabido que Frodo foi para as Terras Imortais para aliviar as dores e cansaços impigidos pela sua árdua tarefa e pelo ferimento provocado por um dos espectros....
Mas uma pergunta que não quer calar: A dor era somente aliviada? Ou sanada totalmente? Será que Frodo mesmo com as dores aliviadas continuaria a sênti-las em grau menor?
Se a última alternativa fosse a correta, duvido muito que o hobbit aceitasse tal dádiva...afinal ele continuaria a viver eternamente sentindo as dores provocadas por aquele encontro mal-fadado. Duvido muito que se a ele fosse dado a oportunidade de escolher ele aceitasse a imortalidade....Frodo só queria descanso e alivio para suas dores...
Exato, no filme me lembro da cara dele quando foi para o barco, cara de "alivio" (claro, supondo que P.J. quis representar o sentimento de alivio), entao acho que la seria tudo sanado atraves da calmaria, do descanso, talvez ficasse somente como uma lembranca, nao seria apagado dele simplismente, ele continuaria com aquila na memoria, mas nao como uma dor, um sofrimento.
"Frodo só queria descanso e alivio para suas dores...", acho que isso esta perfeitamente colocado dentro do contexto da discussao.
 
Acredito sim que ele tenha morrido.Mas teve uma vida muito mais longa do que se tivesse continuado na Terra Média, acredito que em Valinor ele teria sentido menos os efeitos que o Um anel lhe causou, além de ter um discanso para compensar toda a sua aventura, o que deve ter lhe proporcionado alguns anos a mais.
 
Vamos lembrar que a mortalidade também é uma dádiva concedida por Eru...dúvido muito que um hobbit aguentaria a imortalidade, devido a sua natureza, ainda mais Frodo, que além de pamonha sofreu que nem um condenado por causa do Anel...o próprio Bilbo menciona estar cansado de sua longa vida (sim, o fato de o anel ser a causa ajuda muito nessa questão, mas não acredito que seja o principal). Os elfos aguentam a imortalidade porque é algo de sua natureza, eles foram feitos dessa forma e com a capacidade de não ter seu ânimo definhado pelo tempo, já um hobbit (ou qualquer outra raça mortal) não teria esse mesma capacidade, e com o tempo acabaria se cansando de tudo...Além de que, analisando por outro lado, conceder a ele a imortalidade seria tirar dele uma dádiva (a mortalidade) para conceder outra, o que não caracteriza uma recompensa, mas sim uma troca, já conceder a ele a honra de passar o resto de seus dias no mais sagrado e tranquilo dos lugares seria uma recompensa, não apenas pela honra em si mas também por ser capaz de ajudar na cura de suas feridas (físicas, mentais e emocionais).
Com relação à imortalidade por pisar em Aman, lembrem-se de que os numenorianos também achavam isso e o Silmarillion deixava bem claro que eles estavam errados, pois apenas Eru tinha o poder de tornar alguém imortal (e se ele achou melhor conceder a dadiva da mortalidade aos hobbits, não havia o porque dele mudar isso...)
 
Eles ficariam imortais, só pela benção dos Deuses.
Para eles, as terras imortais serviram como uma clínica geriátrica para descansar pelo resto da vida.

:think:
 
Na verdade não.

A grande e única dádiva conhecida é a "mortalidade", e não a imortalidade.
Sauron engana os númenorianos envenenando suas mentes contra os Valar, usando de artimanhas que Melkor usou antes com os primeiros humanos, dizendo que eles eram imortais, e agora perderam essa dádiva.

Valinor é a terra onde habitam seres imortais, mas não é a terra da imortalidade.
Nenhum ser que ali pisasse seria imortal, e isso seria um pesar para Frodo, não uma dádiva. Sua real dádiva foi ver a Luz do Antigo Oeste, e poder passar em paz seus últimos dias.

De acordo com a concepção de Tolkien a mortalidade é uma dádiva, e não o contrário.
Caso queiram entender melhor, basta ler o Athrabeth.

Abraços.
 
Concordo plenamente com você, Frodo não poderia tornar-se imortal por quê afinal ele era um Hobbit e as terras de Aman como (Tolkien deixa bem claro), não era para imortalidade e sim para descanço da alma, mas eu resalto Frodo morreu por lá mesmo, afinal acho eu que ele não iria querer voltar a TM, logo depois quela trás lembranças ruins a ele...

http://www.bhblitz.com.br/mafia/livro/cap1.htm
 
Mas a vida dele deve ter sido um pouco prolongada, porque os Valar podem fazer isso...ou estou me precipitando quanto à essa teoria?
 
acho que frodo nao morreu mais uma coisa me intriga, se ele foi pois salvou a terra media sam teria de ir tambem pois afinal de contas se nao fose por ele laracna teria matado frodo ele foi quase que mais esencial que frodo , mais voltando au assunto se nao a nada escrito em relacao a morte de frodo entao a ultima expresao e que fica ele foi imortal
 
Os Valar não podem doar imortalidade.

Sobre Sam, não sei, mas acho que não foi porque Frodo que estava mais "danificado" pelas dores de ter levado o fardo, e pelo o que sofreu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo