• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo morreu?

Usarei um conhecido versinho de Chicó do Alto da Compadecida:
"Bonito essi negoçu di morti.
é o unico mal irremediavel
porque tudo q cumeça um dia acaba
E tudo q é vivo.....morre!"
(pelo menos se vc não for Valar, elfo, Istar, Maiar ou qualquer outra coisa q num é imorrivel)
Frodo acho q é incluso nessas linhas
Mas me pergunto se o Neithan não está certo e o candidato a presunto Hobbit não recebeu a dadiva Valar.
De qualquer modo meio q os livros e apendices deixam a entender q ele foi passar dias menos dolorosos aguardando seu momento de se despedir
Tá.....é uma suposição...
Vô pesquisar ese trem
 
haha... se ele morreu nao sei... só sei que nós tb estamos na valinor e parece q nao vamos ser imortais :lol:

na minha opinião ele morreu, mas viveu muuuito mais tempo do q o normal:think:
 
Morreu, porque mesmo que ele tenha ido pras Terras Imortais, ele não se torna imortal, apenas Elfos, Maias e outro que não lembro o nome que são imortais! Ele foi para lá para ter descanso depois de todo sufoco que ele passou com o Um
 
De fato, a ida de Frodo à Valinor foi uma dádiva recebida por portar o Um Anel, uma forma honrosa de presentear um grande feito.
Porém, como já foi dito, ir a Valinor não faz de um mortal imortal, podemos crer que pelo contrário, a Luz de Valinor pode ofuscar a vida de um mortal, mesmo que conforte sua alma.
Frodo foi passar seus últimos dias em Valinor, onde o tempo e os males causados pela joranda rumo a Orodruin podem ser amenizados; mas, de fato, após seu tempo morreu.

Abraços.
 
Mas, se Tuor recebeu essa dádiva dos Valar, por que Frodo, o portador do Um ANel, que salvou a Terra-Médias, após os Fortes terem falhado não teria tal honra? Ele teve permissão de seguir o caminho plano, mesmo sendo mortal (nem mesmo os Noldor de Gondolim não conseguiram achar, ou Amandil). Earëndil "salvou" os Eldar e os Edain, e recebeu essa "benção". Frodo, Bilbo e Sam, "salvaram" os povos livres da Terra-Média...por que não ter tal benção?

Só se Earëndil teve esse direito pois era filho um homem com um Eldar...
 
Eu acredito que Frodo realmente morreu depois de um tempo, após ter "aliviado suas dores" no único lugar possível: Valinor. Não creio que os Valar o tenham tornado imortal, já que, como consta em Quenta Silmarillion, não cabe a eles revestir um mortal de imortalidade, contrariando a vontade suprema de Ilúvatar. Mas é bem provável que a vida de Frodo tenha sido estendida, assim como aconteceu com Elros e sua linhagem.
 
Eu acredito que Frodo realmente morreu depois de um tempo, após ter "aliviado suas dores" no único lugar possível: Valinor. Não creio que os Valar o tenham tornado imortal, já que, como consta em Quenta Silmarillion, não cabe a eles revestir um mortal de imortalidade, contrariando a vontade suprema de Ilúvatar. Mas é bem provável que a vida de Frodo tenha sido estendida, assim como aconteceu com Elros e sua linhagem.


Perfeito colega Erian, acho que coloca muito bem e meu ponto de vista é similar ao seu.

Entretanto, só discordo da parte final pois sabemos que em Valinor o mortal tem sua vida extinta antes do que nas terras mortais devido ao fato que sua chama arderia com mais intensidade, acarretando em um menor tempo de duração.

Fazendo uma comparação tosca, poderíamos dizer que é como deixar um isqueiro aceso até gastar todo fluído, sem pausas.
Com certeza o tempo de vida útil deste isqueiro seria muito inferior ao de outros, que teriam seu uso feito de forma "normal".

Valeu
=]
 
Não tem como ninguém afirmar absolutamente, é bem como o Neithan disse, cada um tem de expor seus argumentos mostrando o porquê de Frodo ter ou não morrido.
Pra mim ele morreu, acho que ele foi recebido pelos Valar em Valinor e teve um período de recuperação do fardo que carregou, mas depois, como era um hobbit, acabou morrendo.
 
Concordo com o que Erian disse: acho que Frodo morreu sim, por lá em Valinor ter sido convidado para o alívio de suas dores, e o descanço para seu fardo que carregou por algum tempo. E como Erian disso, concordo que a vida dele deve ter sido prolongada, pois se os Valar não podem presentear com a imortalidade, mas creio que podem prolongá-la um pouco mais. Sendo assim, dá-las as imortalidades aos homens de Númenor seria muito fácil e simples. Talvez por isso os presenteou com uma vida mais longa que os homens da Terra-Média.
 
haha... se ele morreu nao sei... só sei que nós tb estamos na valinor e parece q nao vamos ser imortais :lol:

:rofl:

Bem é realmente um misterio
Mas é mais provável que ele tenha morrido
Acho que o fato de ele ter ido pra lá foi mais pra descansar, como uma honra, um mérito pela importancia que ele teve, ele pode ter tido a vida bem prolongada pra um Hobbit, mas acho que imortal não foi.
 
Entretanto, só discordo da parte final pois sabemos que em Valinor o mortal tem sua vida extinta antes do que nas terras mortais devido ao fato que sua chama arderia com mais intensidade, acarretando em um menor tempo de duração.

Fazendo uma comparação tosca, poderíamos dizer que é como deixar um isqueiro aceso até gastar todo fluído, sem pausas.
Com certeza o tempo de vida útil deste isqueiro seria muito inferior ao de outros, que teriam seu uso feito de forma "normal".

Valeu
=]

Nossa, gostei muito disso.
Começo a concordar que ele provavelmente morreu.
Se ele tiver morrido, então o correto é afirmar que ele viveu mais que a maioria dos Hobbits por ter portado o anel (assim como Bilbo tabém viveu bastante) ou que ele acabou vivendo menos por estar em Valinor e viver mais intensamente?
Se eu começar a ser chata demais me avisem.

adiòs
 
De forma alguma ele viveu até sanar suas feridas, em Valinor, mas o livro se encerra por ai, acho que ele morreu por lá mesmo. Se morreu não seria ele o Hobbit que mais viveu, lembre-se que em Valinor o tempo não soa tão "ameaçador" quanto na TM fazendo disso Bilbo o Hobbit que mais viveu.
radagast.jpg
 
Pra mim ele morreu, mais como Tolkein não fala sobre isso, vamos imaginar que ele tenha ficado imortal juntamente com Bilbo, Sam, Legolas e Gimli.

XD
 
Não consigo imaginar ele imortal...o povo lá ia ter uma crise! Pode ter feito o diabo e ter sido foda do jeito q for...
não dá!
Frodo é o personagem mais chato do livro! É pederastico!
Prefiro imaginar ele lá aliviando as dores do ferimento no ombro e o mal dO Anel em meio a um ambiente de contos de fada, descançando em paz após uma vida feliz, longa e tranquila.
 
Ai vai do imaginario de cada um Skanoff...

Em relação ao que você falou, concordo que Frodo é um Hobbit "pederastico", mais até eles tem seu valor.

Rsrsrs
 
Não consigo imaginar ele imortal...o povo lá ia ter uma crise! Pode ter feito o diabo e ter sido foda do jeito q for...
não dá!
Frodo é o personagem mais chato do livro! É pederastico!
Prefiro imaginar ele lá aliviando as dores do ferimento no ombro e o mal dO Anel em meio a um ambiente de contos de fada, descançando em paz após uma vida feliz, longa e tranquila.

Tuor foi para Mandos; Earëndil Se tornou um Eldar, Luthiem se tornou mortal....os atos de Frodo foram tão grandiosos quanto o deles (se não foram maior). Os Valar não teriam uma crise,e sim o admirariam.
 
É ele foi um heroi mesmo e Deus e o mundo o admiravam
Feitos épicos....grandes aliados e merecimento houveram e isso não há como tirar dele.Isso é por atos grandiosos q o pôe como uma das lendas maximas da TM q conseguiu seu espaço em terras imortais.
não discuto o q ele fez nem seus méritos...quem sou eu p isso?
Assumo toda a grandiosidade dele como autor de grandes mudanças e feitos memoráveis.
Isso não muda minha opinião dele como chato.
 
O que a sua opinião sobre a chatice dele tem a ver com a imortalidade?
 
Frodo não se tornou imortal, é fato que nenhum mortal pelo simples ato de pisar em Aman tornar-se-ia imortal.
Poderia ele ter ganho alguma dádiva especial por seus atos, ter sofrido uma "mudança" em sua natureza, como Tuor, como Beren ao poder voltar a vida; mas não há nada acerca disso nos relatos de Tolkien.

Sendo assim, podemos apenas constatar que a imortalidade não seria um dos atributos a ele concedido por seus atos de bravura.

Abraços.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo