• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Freaks flock together

Ana Lovejoy

Administrador
Ai, gente. Tenho que compartilhar aqui com vocês o post do Caetano que saiu no Blog Da Companhia. Deixo um beijo para o pessoal que migrou do meia para cá.

Gente joia…

Nesses posts simpaticões que mostram a cara do pessoal que trabalha na editora, pedem pra eles falarem do motivo de estarem nessa profissão. E nesse emprego.

O amor pelos livros aparece sempre como motivo principal.

E tinha que ser, né?

Bom mesmo.

Mas aí tem outro negócio. Um prazerosíssimo elemento freaks flock together (pra usar as palavras do grande Beck Hansen) que rola nessa coisa do mundo editorial, e de que eles nem sempre lembram de falar, mas que transparece nos comentários dos colegas.

Que é aquele negócio do paradoxo, né? De que quanto mais você gosta de livros, das pessoas nos livros, menos você tende a ter tempo pras pessoas de verdade. Você passa a ser aquele cara que, entre sair pra conversar com o povo e ficar em casa pra terminar o segundo livro de Guerra e Paz, escolhe a companhia do príncipe Bolkónski…

E aí a gente lê pra se sentir menos só, como dizia o Wallace, mas precisa ficar cada vez mais só pra ler mais.

E aí a gente lê pra entender ‘o outro’, mas precisa pedir pra ‘ele’ não fazer barulho enquanto a gente lê.

E aí a gente vira gente de livro. Aqueles….



E aí uma vez um pessoal de uma livraria aqui de Curitiba entrou em contato comigo pra me convidar a participar de um ato, uma caminhada, tipo uma flash mob pela leitura. No centro da cidade.

E eu até expliquei pra guria, sabe?

Que era meio um contrassenso, né? Se neguinho é pró-leitura ele deve ser contra caminhadas públicas… pela leitura… estranho…

Tipo passeata dos agorafóbicos…

Vigília dos narcolépticos…

Piquenique dos anoréxicos…



Mas aí como é que faz pra encontrar as outra abelhinhas?

(Sabe aquele vídeo do Blind Melon? Da abelhinha? A gente é super-abelhinha-solitária, meu… (como bem o sabe o Chris Ware))

Bom. Você encontra o lugar onde os teus freaks flocam. Eu entrei pra universidade. Cheio de irmãozinhos, lá.

Mas o que eu queria dizer mesmo é que, na primeira vez em que eu botei o pé na sede da Companhia das Letras, eu senti um misterioso e calorosíssimo pertencimento, sabe como? Como se aquelas pessoas que eu não conhecia fossem todas minhas semelhantes, minhas irmãs, como queria o Baudelaire…

Eu entendia aquele povo. E eles me entendiam.

Foi bem massa…

Rolou até uma trilha de violinos e una furtiva lacrima



Mas eu vou pouco lá. :(

Só que nos últimos dias, por causa de dois eventos diferentes, pude rever o grande scefigno André Conti (devolve minhas meias, rapá!), conhecer a Heloisa Jahn e matar saudades acumuladonas da suprema Maria Emilia Bender.

E fiquei pensando que, no fundo, um dos maiores motivos que deve levar aquele pessoal todo a viver no mundo editorial não são os livros.

Os livros a gente leva com a gente, afinal.

Mas as pessoas que gostam de livros, ah, meu amigo, minha amiga… essas é bem mais raro a gente achar.

E é bom manter-se perto…

Elas fazem falta…

fonte
 
Nossa, que lindo, Ana.

E aí a gente lê pra se sentir menos só, como dizia o Wallace, mas precisa ficar cada vez mais só pra ler mais.

Essa frase me deu um nó na garganta... :amor:

("Caminhada de leitores = picnic de anoréxicos" :rofl: Perfeito! )
 
Os meus freaks que flocavam no Meia Palavra, continuam por aqui. :grinlove:
 
Uma vez li a opinião de um autor, parecida com essa, que mudou minha perspectiva dos livros de ficção científica.

Ele dizia que as melhores histórias de ficção científica falavam de pessoas.

Quer dizer, existe a falsa impressão de que quem gosta de livros tenha como primeira prioridade a busca de blocos de papel, chamados livros mas não é assim porque o que o leitor deseja é o conteúdo dos livros. Vez ou outra pode aparecer alguém que compre livros para enfeitar a casa, colecionar ou criar uma imagem fantasiosa de si mesmo mas quem realmente entende de livros busca conteúdo porque ele pode mudar a vida da pessoa e com isso mudar a vida de quem está em volta.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo