• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frases da Literatura.... Só as melhores e inesquecíveis!

essa aqui nao eh de livro nao, mas eh uma legal que eu lembrei de cabeça...

" Se não houver frutos, valeu pelo perfume das flores,
Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas,
Se não houver folhas, valeu a intenção da semente.

A semente foi lançada, e mesmo que nada vingue,
pelo menos restará a experiência
de ter sido um semeador"

Henfil
 
Gostei muito desse tópico. Não tenho tempo nem paciência de ler tudo (mas li pelo menos metade), portanto não sei se alguém já colocou essa frase.

"Professor produra aluno. Precisa ter um desejo real de salvar o mundo."
Ismael - Daniel Quinn

Esse livro é um dos melhores que eu já li. Recomendo prá todo mundo. Todo mundo mesmo!
 
"Palavras! Simples palavras! Como são terríveis as palavras! Claras, vívidas, cruéis! Não é possível escapar-se às palavras. E que magia sutil elas encerram! Dir-se-ia que elas podem dar forma plástica às coisas informes e ter música própria, tão suave como a da viola ou do alaúde. Simples palavras! Que é que pode ser tão real como as palavras?"

Oscar Wilde - O Retrato de Dorian Gray
 
Cara tenha essa aqui que eu acho muito maneira
"Somos feitos do mesmo material que o são os sonhos e nossa vida é breve envolvida em sono."

Maneiro NÉ!!! :mrgreen:
 
Certamente, toda causa produz um efeito. Mas, em moral, é igualmente bem certo que uma repetição de efeitos tende, por sua vez, a tornar-se uma causa. Aí é que reside o princípio do que chamamos vagamente hábito."
Edgar Allan Poe em Excertos da "Marginália"



Não é realmente corajoso quem teme parecer ou ser, quando isso lhe convier, um covarde."
Edgar Allan Poe em Excertos da "Marginália"
 
"A vitória é como a lua refletida num lago: tentar agarrá-la, confiando excessivamente em sua própria sabedoria e força, significava quase sempre afogar-se nas águas e perder a vida."
Eiji Yoshikawa
Musashi, Volume I, pág.773


essa eu achei simplesmente dmais
muito significado em poucas palavras
 
uma frase que eu gostei que eu lembro agora (sem ser de Tolkien é claro) é de um livro que eu não achei lá essas coisas, mas ñ esqueci mais dessa frase: "Pensar é um ato, sentir é um fato" - Clarice Lispector, A Hora da Estrela
 
Em "Desventuras em Série 8 : O Hospital Hostil" (Lemony Snicket)
"Pietrisycamollaviadelrechiotemexity" (Sunny Baudelaire, querendo dizer "Devo admitir que não tenho a mais pálida idéia do que esteja acontecendo")

Algumas de "O Médico e o Monstro" (Robert Louis Stevenson)
"Mais ou menos às três da manhã do mais negro inverno, eu ia voltando para a casa de um lugar qualquer onde Judas perdeu as botas, e meu caminho passava por uma parte da cidade onde as únicas coisas que há para ver, literalmente, são as luzes dos postes. (...)Aí, de repente, vi duas pessoas: um homenzinho que ia para leste a grande passadas e uma garotinha de uns oito ou dez anos que vinha de uma transversal, correndo o mais depressa que podia. Muito bem, os dois deram um encontrão, como já era de se esperar. Mas aí vem a parte horrível da história. O homem pisoteou calmamente o corpo da menina, deixando-a caída gritando."
:twisted:
"Enfurecido, batendo o pé, brandindo a bengala, virou louco (nas palavras da criada).(...) mr. Hyde perdeu o controle e começou a golpeá-lo até vê-lo no chão. Em seguida, com uma fúria de gorila, passou a pisotear sua vítima enquanto descarregava uma verdadeira tempestade de bengaladas, sob as quais se ouviam os ossos partirem-se. No final, jogou o corpo do meio do caminho"
:evil:
"'Meu Deus!' berrei. 'Ah, meu Deus!' repetidas vezes; pois ali, diante dos meus olhos, pálido e abalado, semi-desfalecido, tateando diante de si, no vazio, como um homem que volta da morte, ali estava Henry Jekyll!"
8O
 
"Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo."CLARICE LISPECTOR
 
"Hobbits!", pensou ela. "o que vem depois? Ouvi falar sobre coisas estranhas nesta terra mas nunca soube de hobbits dormindo ao relento sob as árvores. Três deles! Tem alguma coisa muito estranha por trás disso." Estava muito certa, mas nunca soube disso.

uma raposa que passava através da floresta cuidando de seus próprios negócios. - SdA
 
Vou colocar algumas de D. H. Lawrence que são f***!

Do poema Traidores:

"Eles venderam tudo, tudo
E todos.
Eles venderam Platão para a fábrica de salsichas da
universidade
Onde agora eles negociam pedaços da salsicha-Platão
para o apetite cultural."

Resposta a Whitman: (queria saber quem é esse Whitman)

"E aquele que caminha uma milha cheio de falsa simpatia
caminha para o funeral de toda a raça humana."

Mentiras:

"Mentiras não são uma questão de falsos fatos
mas de falsos sentimentos e justiça pervertida."
 
"Na contemplação da chuva de folhas, o fato fundamental não era tanto a percepção de cada uma das folhas, mas sim a distância entre uma folha e outra, o ar vazio que as separava. A ausência de sensações em grande parte do campo perceptivo é a condição necessária para que a sensibilidade se concentre espacial e temporalmente, assim como na música o silêncio de fundo é necessário para que sobre ele se destaquem as notas". - Italo Calvino, Se um Viajante Numa Noite de Inverno
 
Ailinel disse:
Vou colocar algumas de D. H. Lawrence que são f***!

Do poema Traidores:

"Eles venderam tudo, tudo
E todos.
Eles venderam Platão para a fábrica de salsichas da
universidade
Onde agora eles negociam pedaços da salsicha-Platão
para o apetite cultural."

Resposta a Whitman: (queria saber quem é esse Whitman)

"E aquele que caminha uma milha cheio de falsa simpatia
caminha para o funeral de toda a raça humana."

Mentiras:

"Mentiras não são uma questão de falsos fatos
mas de falsos sentimentos e justiça pervertida."

Whitman talvez seja Walt Whitman, americano, célebre por seus poemas sobre a liberdade do indivíduo em sociedade e elegias à democracia e irmandade entre os homens. Seus poemas são muito bonitos!
 
mimosa.brandebuque disse:
"Na contemplação da chuva de folhas, o fato fundamental não era tanto a percepção de cada uma das folhas, mas sim a distância entre uma folha e outra, o ar vazio que as separava. A ausência de sensações em grande parte do campo perceptivo é a condição necessária para que a sensibilidade se concentre espacial e temporalmente, assim como na música o silêncio de fundo é necessário para que sobre ele se destaquem as notas". - Italo Calvino, Se um Viajante Numa Noite de Inverno

Que livro eh esse? Poderia me falar um pouco mais, por favor?
 
Oi, Elfon. Bom, Se Um Viajante... é um livro incrível que fala sobre literatura no seu geral: tipos de livros, de leitores, tipos de tramas... É muito interessante o jeito com que Calvino lida com o tema. Ele apresente um Leitor (com L maiúsculo mesmo) que se senta para começar a ler um livro novo. Mas o livro só tem o primeiro capítulo e, a busca pelo resto do livro, leva esse Leitor numa viagem pelo universo literário, com diversos tipos de romance.
É um livro bacana mesmo, para todo o amante da boa literatura. Para mim é, com certeza, um dos 10 mais da minha vida.
Espero ter dito alguma coisa de útil. Ehehhehee. Qualquer coisa, pode perguntar.
 
mimosa.brandebuque disse:
Whitman talvez seja Walt Whitman, americano, célebre por seus poemas sobre a liberdade do indivíduo em sociedade e elegias à democracia e irmandade entre os homens. Seus poemas são muito bonitos!
Obrigada! :mrgreen:

Não conheço esse autor... você tem alguma sugestão de obra, para eu dar uma procurada? Ou talvez uma frase dele pra colocar nesse tópico? :wink:
 
Ailinel disse:
mimosa.brandebuque disse:
Whitman talvez seja Walt Whitman, americano, célebre por seus poemas sobre a liberdade do indivíduo em sociedade e elegias à democracia e irmandade entre os homens. Seus poemas são muito bonitos!
Obrigada! :mrgreen:

Não conheço esse autor... você tem alguma sugestão de obra, para eu dar uma procurada? Ou talvez uma frase dele pra colocar nesse tópico? :wink:

Aqui esta um trecho de um poema maravilhoso dele, "Canto a mim mesmo (ode to myself)", do Livro "Folhas de relva (leaves of grass)":

Sei que sou imortal,
sei que esta minha órbita não pode
ser traçada
pelo compasso de um carpinteiro qualquer.
Sei que não passarei
assim que nem verruga de criança
que à noite se remove
com um alfinete flambado.

Eu sei que sou majestoso,
não vou tirar a paz do meu espírito
para mostrar quanto valho
ou para ser compreendido:
tenho visto que as leis elementares
jamais pedem desculpas.
(Eu reconheço que afinal de contas,
não levo meu orgulho
além do nível a que levo a minha casa.)

Existo como sou,
isso é o que basta:
se ninguém mais no mundo
toma conhecimento,
eu me sento contente;
e se cada um e todos
tomam conhecimento,
eu contente me sento.


Têm bastante coisa sobre ele na internet também. Tenta procurar em http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/whitman.htm e http://www.redutoliterario.hpg.ig.com.br/poesia/walt.htm .

Espero ter ajudado! :P Um abraço! :obiggraz:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo