• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frank Frazetta e "O Senhor dos Anéis"

Pandatur

Usuário
Os belíssimos trabalhos de Frank Frazetta são conhecidos por praticamente todos, mesmo que não saibamos que sejam de sua autoria. Afinal, quem nunca viu ao menos uma vez na vida esta ilustração, ou esta, ou talvez a mais clássica de todas, esta?

Mas Frazetta também fez algumas ilustrações de "O Senhor dos Anéis", o que muitos podem não saber. Foi rodando pela net que acabei encontrando tais desenhos (não sei se todos os baseados na obra de Tolkien feitos por Frank), e resolvi mostrá-los aqui.
Como sempre, Frazetta fez um excelente trabalho, mas, na minha opinião, pecou em alguns pontos.

Esta ilustração, ao que tudo indica é de Gandalf. Se for, meu lado purista vai reclamardo fato do mago não estar calçando seu par de botas pretas, e, talvez pior ainda, dos estranhos Anões que o seguem...

Já aqui, temos a imagem de um Hobbit prestes a ser atacado por um lobo, ou talvez um Warg. Nada a reclamar, achei realmente bacana.

Este desenho dos Orcs ficou legal também, e não tenho o que reclamar, a não ser o fato de que alguns ali se encaixam melhor no quesito "Uruk" do que "Orc". Mas como um Uruk é também um Orc, reclamo de chato que sou mesmo...

Mas o pecado maior talvez esteja nesta imagem e e nesta. São maravilhosas, não nego, mas dentro do contexto da obra de Tolkien possuem uma falha gritante. Posso até desconsiderar o fato do Rei-Bruxo estar usando um elmo, e não a coroa sobre uma cabeça invisível com olhos vermelhos, mas o fato é que Frazetta, talvez na sua ânsia de sempre nos desenhar mulheres boazudas e semi-nuas, não levou em conta que Éowyn foi para Pelennor vestida de homem. Ou será que os Rohirrim se vestiam assim para a guerra?

Para finalizar, temos Gollum em sua jangadinha. Levando em conta apenas o aspecto físico do Hobbit caído, achei Gollum com um nariz meio "batatão demais", e, talvez o pior, meio definido demais. Frazetta sempre foi ótimo com a anatomia humana, isso é facilmente observável em seus desenhos, mas Gollum deveria se apresentar mais "seco", e talvez em uma postura que não a mostrada aqui, e sim algo mais próximo do que vemos nos desenhos de Alan Lee, John Howe e Ted Nasmith, com aquele jeitão que lembra um sapo ou uma aranha.

Pode-se ver mais trabalhos de Frank Frazetta e também mais sobre sua vida em seu site oficial, http://www.frankfrazetta.com
O site a seguir foi onde consegui as imagens que mostrei aqui, um site bem bacana: http://www.die-einherjar.de/index.htm
E dando uma olhada pela net afora é possível encontrar ainda mais coisas...
 
E mais uma vez temos o nosso caro colega Pandatur trazendo informações pelo mundo da Internet para os usuários aqui da Valinor.

Ótima notícia, bem diferente do que costumamos ver, como as novidades dos filmes, e ao contrário do que, talvez, muita gente possa já ter visto as ilustrações, eu nunca tinha visto estas imagens. Talvez até do Gollum, mas o resto foi novidade.

Eu tenho uma certa admiração por ilustrações preto e branco, mas estas do Frazetta pareciam exageradas para a idéia de preto e branco, acredito que poderia ter menos traços e se fosse colorido iria ser até melhor.

Quanto a imagem da Éowyn retratada pelo artista, realmente não parece a Éowyn que conheço, isso aí mais parece aquelas Xena da vida do que uma personagem de mitologia do jeito Tolkien de ser.
 
Esqueceu de mencionar o fato dos braços e das pernas do Rei-bruxo estarem visíveis. :mrgreen:

Acho que de tanto desenhar o Conan e bárbaros similares, o artista acaba pegando a mania de ter que desenhar figuras musculosas em todas as ocasiões. :P
 
A imagem do Gandalf ficou legal sim, nada demais faltar um detalhe aqui e ali. Quem sabe eu não a use para um próximo conjunto? :mrgreen: Só que eu ainda continuo gostando o John Howe, o cara é fera!
 
Tem um colega meu que faz aula de desenho em Santo André. Uma vez ele apareceu com uma pasta cheia de desenhos e entre eles haviam este aí do Gandalf e aquela do Hobit encarando um Warg. Gostei muito do traço, bem original. De onde é este Frank Frazetta?
 
Panda escreveu:
Se for, meu lado purista vai reclamardo fato do mago não estar calçando seu par de botas pretas, e, talvez pior ainda, dos estranhos Anões que o seguem...
No livro O Hobbit, Gandalf e Bilbo partem para a aventura acompanhados de 12 anões. Acho que esta ilustração mostra isso (bem, pelo menos um pouco disso).
 
Sim, mas acho que o Pandatur se referia ao físico dos anões, que está bem caricato.
 
Exatamente, Tilion. Se aqueles forem os Anões da companhia de Thorin, realmeente ficaram estranhos... :?
 
Queria esse dom do desenho... Esses camaradas são bons no negócio. O desenho do Witch King, ficou legal. Ele pode ter dado um toque pessoal na parada... deu mole, é verdade... Agora, pense; o escudo está quebrado e a gostosona vai ter o crânio, digamos, subtraído do corpo... ou apenas esmagado mesmo... :lol:
 
Maneira na nerdice, Panda. São só pinturas. :kiss:

O chato do Frazetta é justamente a anatomia definidíssima dos personagens.

Se ele pegasse o que já sabe e voltasse a usar um pouco da liberdade dos seus tempos de estudante de artes, se tornaria ainda melhor do que já é.

Gandalf The Black disse:
Ele pode ter dado um toque pessoal na parada... deu mole, é verdade...

Não há erro nenhum em se colocar o toque pessoal no próprio trabalho.

Aliás, que diabo de artista não faria isso?
 
Fox disse:
Maneira na nerdice, Panda. São só pinturas. :kiss:

O chato do Frazetta é justamente a anatomia definidíssima dos personagens.
Tem hora que sou um pouco chato mesmo, Fox. Mas como eu falei, achei as ilustrações bem legais (menos a do Gollum). As da Éowyn ficaram muito boas mesmo, artisticamente falando, mas o lance dele tê-la feito naquele estilo (com vestes femininas) foi o que meu lado purista não gostou nem um pouco.

Quanto à anatomia super-definida que ele dá a seus personagens (em algumas outras ilustrações isso é ainda mais marcante) muitas vezes eu acho que cai super bem, na verdade eu gosto bastante dessa ótima capacidade que ele tem em desenhar tão bem o corpo humano...
 
Os Anões estao mesmo muito esquisitos e o cajado do Gandalf também.
A Éowyn tá completamente desfigurada com aquela roupa, mas sabe que eu prefiro ela assim!!! 8-)
E o Gollum me lembrou os diabinhos atrapalhados da Diabolin daquele desenho "Cavalo de Fogo". :lol: :lol:
 
E, o que eu disse quanto ao toque pessoal, nunca tirando onda com a arte do artista, foi pq, nos trabalhos de Tolkien, sabemos exatamente como são as coisas, onde, porque, em que tempo, com que propósito, o que Eru queria, se choveu, a cor, se tem sol, quantos eram, o momento anterior e o depois, quem chorou, quem fez, se foi intencional, a platéia, as frutas da estação, se tinha rios ou era perto do mar, enfim... É A Obra!!!
Como desenhista, ele é ótimo. :lol:
Prefiro o John Howe... :grinlove:
 
Pandatur disse:
Quanto à anatomia super-definida que ele dá a seus personagens (em algumas outras ilustrações isso é ainda mais marcante) muitas vezes eu acho que cai super bem, na verdade eu gosto bastante dessa ótima capacidade que ele tem em desenhar tão bem o corpo humano...

Com o tempo enjoa. Pô, até no mundo do Conan existem pessoas magras e gordas. :P

Já vi algumas pinturas dele de cunho completamente acadêmico com a anatomia um pouco malhada demais.

Por isso que eu acho bom variar, senão você acaba ficando preso em certos hábitos.
 
Opa! Sou novo no forum... finalmente tive tempo d cadastra :D

Ow, akeles anoes sao bisonhos :tsc:
tirando os detalhes ja mencionados (especialmente a Xena, qr dizer, Eowyn) os desenho sao massa
 
nao gostei do gollum!
os da eowyn eu axhei otimos...+ nao condiz com o livro!!(msm assim nao dexam d ser otimos!!!)
os do gandalf e do warg eu nao gostei!
 
Embora a roupa de Éowyn não esteja dento dos padrões, está muito bonita...
Gandalf de chinelinha ficou massa.... diferentes :P
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo