• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dizem que tendência é nos próximos anos os GPs nesses países ser sempre de Sábado pra não ter que ficar pensando em mudar data depois.

Pra mim não muda nada porque tanto Sábado e Domingo eu trabalho fora, mas pelo menos ficou a opção de poder ver o treino sendo antecipado na Sexta.
 
booom*:

1709225983060.png

________________
* aqui como onomatopeia para o som de bomba explodindo, não a palavra bom com um o alongado como quem acha bom esse tipo de coisa.
 
A largada do GP do Bahrein será amanhã ao meio dia, até que o horário não será de todo ruim e sendo bem na hora do almoço consigo ver ao menos a metade final da corrida.
 
booom*:

Ver anexo 98513

________________
* aqui como onomatopeia para o som de bomba explodindo, não a palavra bom com um o alongado como quem acha bom esse tipo de coisa.
Abri o link. Eu lamentavelmente vi o man boob do Christian Horner. Nem Cialis na causa a partir de hoje.


Qualificação foi mais apertada do que parece. Leclerc errou a última volta. Ainda assim, a Red Bull tem 10 km/h de vantagem sobre a Ferrari nas retas, o que deve tornar ultrapassagens um pouco mais difíceis para um dos lados.

Análise da Fórmula 1 após o TL2 da degradação de pneu (em segundos/volta):

1709378526611.png

Aqui, comparação de tempo de volta. Se isso estivesse 100% correto, significa que a Red Bull ganha a corrida por 9,6s de vantagem, ignorando paradas no box.

1709378561806.png

As estratégias possíveis para hoje:

1709379148220.png

Sets de pneus disponíveis para cada piloto:
1709379237367.png

Segundo a F1: "The issue with the yellow-banded medium tyre is that has performance very close to the hard compound but higher degradation – and this isn’t a circuit where higher deg is something teams can comfortably endure."

Red Bull tá tão confiante na degradação de pneus deles que decidiram usar um set de duros no FP3, o que deixa eles com apenas um set para a corrida. Pra quem não sabe, ao final de cada sessão de treinos, a equipe deve devolver os 2 conjuntos de pneus mais usados naquela sessão para a Pirelli.
 
Então, não me importo muito com isso porque:


Situação atual é que Ben Sulayem, presidente da FIA, está do lado do Horner. Suponho que ele acredite que Horner é o único com força pra confrontar Toto Wolff (que tem metade do paddock no bolso) e a Ferrari (já que o Domenicali é o CEO da F1) e tem medo do seu campeão pular fora do esporte. Horner está próximo do sócio majoritário da Red Bull, o tailandês Chalerm Yoovidhya, tentando se livrar do Helmut Marko. Contudo, o herdeiro do Mateschitz, austríaco, está do lado do Helmut, e Helmut está tentando chutar o Horner por crescer o olho.

Jos Verstappen, que está mais preocupado com o filho (e está certo), quer se livrar do Horner porque a Ford já disse que vai pular fora da parceria com a Red Bull Powertrains já que a RB não consegue resolver seus assuntos internos. Segundo a rádio paddock, os números de melhoria de potência do motor RBPT estão menores do que o esperado e sem apoio técnico da Ford as coisas podem degringolar. O que fez com que esta outra coisa acontecesse:


Se eu fosse o Max Verstappen, o que eu faria é simples: espero o Adrian Newey decidir pra onde quer ir. Se a tempestade passar e tudo parecer bom para o futuro, fica na RB. Se o Adrian ficar na RB e o RBPT não apresentar melhoras, fecha com a Mercedes. Se o Adrian fechar com a Ferrari (equipe da qual ele nunca fez parte e que, sejamos sinceros, seria um sonho pra ele), então encerra a carreira na F1 porque o Leclerc vai ser campeão até enjoar. Ele não precisa provar mais nada e é jovem suficiente pra fazer outras proezas, sem ter de abandonar a Red Bull como patrocinador. Por exemplo, Max pode tranquilamente virar o novo Mr. Le Mans se vencer 10x as 24h, ou pode se dedicar ao projeto de criar uma equipe física para trazer os pilotos da equipe virtual dele para o automobilismo. Se ele tem contrato até 2026, é só embolsar a grana e ir embora.
 
Resultado do TL1.

Haas e RB (a antiga Alpha Tauri) decidiram focar em estratégia de corrida. Resto do grid testou volta de qualificação, então a performance não é tão díspar. Alonso tá "fora de posição" porque decidiu fazer a volta mais tarde no treino, que estava com 45C de temperatura da pista com 30 minutos para o fim e terminou com os 38C do print. Ele foi o único a sair do pit e já encaixar a melhor volta, os outros fizeram a sua melhor após 3 tentativas no mesmo stint — rápida; resfria; rápida; resfria; e faz "a de verdadinha".

No gráfico, em "Tyre history", o mais da esquerda é o que estava em uso no fim da sessão. Por exemplo, Verstappen fez 8 voltas com um Hard novo, depois reutilizou esse mesmo Hard por mais 10 voltas, totalizando 18.

1709823262191.png
 

F1: Substituto de Sainz, Berman é 1º britânico na Ferrari desde 1999​


gettyimages-1767815233.jpg


Olha a Ferrari colocando sangue bem novo na pista.

Quis o destino que precisou um outro piloto se adoentar pra ele ter essa chance, mas se fizer uma boa corrida, será uma oportunidade de ouro.
 
Tive apendicite aos 12 anos de idade. Gente, eu não sei como o Sainz fez duas sessões de treino desse jeito. Que homem!

Qualificação terminou agora. Red Bulls estão ótimas, só o Perez não encaixou os melhores setores na mesma volta, enquanto o Leclerc tirou um coelho da cartola. A velocidade da Aston Martin é real, problema é que o pneu morria no meio do último setor, então a última curva era onde eles perdiam toda a vantagem.

Sobre o Bearman: impressionante! Na última volta, o pescoço dele já estava começando a ceder pela força G, mas ele ficou só 0.3 atrás do Leclerc no Q1 e quase tirou o Lewis Hamilton do Q2. Tiro o chapéu e espero que ele tenha condições físicas de aguentar amanhã, porque a dor do Carlos terminou, a dele recém começou. Chances bem altas de enfiar a cara no muro só por não conseguir manter o pesoço ereto.

Fora do Quali, mais fogo no parquinho:


1709921445551.png
1709921500707.png
1709921544795.png
 
Tive apendicite aos 12 anos de idade. Gente, eu não sei como o Sainz fez duas sessões de treino desse jeito. Que homem!

então, isso eu não tinha entendido direito: ontem quando ele correu ele já estava com dor? que cara doido. mas sim, que homem (por vários motivos. *sobe a fancam* )

Sobre o Bearman: impressionante! Na última volta, o pescoço dele já estava começando a ceder pela força G, mas ele ficou só 0.3 atrás do Leclerc no Q1 e quase tirou o Lewis Hamilton do Q2. Tiro o chapéu e espero que ele tenha condições físicas de aguentar amanhã, porque a dor do Carlos terminou, a dele recém começou. Chances bem altas de enfiar a cara no muro só por não conseguir manter o pesoço ereto.

eu acabei de ver o vídeo dessa volta, fiquei bem impressionada também. mas é aquela coisa, quando aparece a oportunidade eles não podem deixar escapar e precisam mostrar o melhor. amanhã vou torcer para ele, até porque adoro umas coisas fora do esperado :hihihi:


que circo, né. e eu nem sei se foi comentado aqui, mas a guria que fez a denúncia contra o horner foi afastada ontem.

edit: bom artigo que saiu na vox

 
Última edição:
eu acabei de ver o vídeo dessa volta, fiquei bem impressionada também. mas é aquela coisa, quando aparece a oportunidade eles não podem deixar escapar e precisam mostrar o melhor. amanhã vou torcer para ele, até porque adoro umas coisas fora do esperado :hihihi:
Imagina se bate 10 na primeira volta, à la Bottas na Hungria em 2021, e o guri vence a primeira corrida que participa?
 
1710001928717.png

:rofl:

***

edit: mandou bem o guri, considerando todo o contexto a 7ª posição é uma vitória. nos boxes a câmera pegou o pai dele comemorando, ao lado o sainz com a maior cara de "fudeu." aliás, doideira o sainz lá um dia depois de ter operado.
 
Última edição:
aliás, doideira o sainz lá um dia depois de ter operado.
Experiência própria: se o apêndice não eclode, tu ganha alta no dia seguinte. Sei disso porque, no meu caso, saí 1 semana depois. :poop:

Bearman foi tão bom nessa corrida, com tempos tão competitivos, que o Lawrence Stroll deveria deserdar o Lance e colocá-lo no lugar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo