• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Filologia- Uma ciência

Ah, Lobo, começarei a estudar irlandês, e espero que talvez eu possa colocar meus conhecimentos aqui daqui um tempo. Seria possível?
 
Ah, Lobo, começarei a estudar irlandês, e espero que talvez eu possa colocar meus conhecimentos aqui daqui um tempo. Seria possível?

Seria simplesmente magnífico, já teve pessoas interessadas em línguas celtas-gaélicas.


Abraços. :abraco:

---------------------------------------------------------------------------

E esclarecendo, Pandatur, "idem" significa "também", ou "o mesmo", e ibidem significa "em tal lugar", a "tal hora"... (Falando a grosso modo, claro). :cool:
 
Última edição:
Dúvidas de Aramaico

Lobo sei que talvez não seja hora... Mas... eu estou com uma dúvida aqui, pode parecer idiota hahahaha, mas para mim é algo necessario de se saber. Estava fazendo o 'exercicio' de Aramaico, memorizando os nomes de cada atoota, e na ordem que foi passada:

Alap, Beet, Gamal, Dalat, Heh, Waw, Zain, Kheth, Teth, Yodh, Kap, Lamadh, Meem, Noon, Simkat, Aiih, Peh, Sad'e, Qop, Resh, Sheen, Taw

Seria igual à:

A, B, G, D, H, W ,Z, h. , t. ,Y, K, L, M, N, S, (aiih) , p, s. , Q, R, ¨s, T
certo?

Mas a ordem é exatamente essa?
Pois para quem está acostumado com o A,B,C,D,E,F,G... pegar um alfabeto desses é complicado hahah, então eu queria saber se essa é uma ordem mesmo, ou apenas as letras expostas de forma aleatória.
(perdoe-me pela dúvida trivial)

E 'Alap' seria 'A' / Aiih seria 'O'?
(acho que estou me apegando muito ao nosso alfabeto e ao formato das letras, visto que Aiih lembra um 'O' 'estéticamente' falando)

A ausencia de vogais me deixou com essas dúvidas tambem.


[estou empolgada, acho que vou pegar alguma matéria de Letras na faculdade,
só não sei se eles vão deixar, visto que ciencias sociais não tenha muita ligação ]
 
Uia, fico fora por um dia e vocês postam isso tudo!!!

Tenho uma dúvida sobre o alfabeto aramaico Lobo: o que são aqueles "pontos" embaixo das letras traduzidas? E suponho que aquele " ' " seja uma parada glotal?
 
Dúvidas de Aramaico

Lobo sei que talvez não seja hora... Mas... eu estou com uma dúvida aqui, pode parecer idiota hahahaha, mas para mim é algo necessario de se saber. Estava fazendo o 'exercicio' de Aramaico, memorizando os nomes de cada atoota, e na ordem que foi passada:

Alap, Beet, Gamal, Dalat, Heh, Waw, Zain, Kheth, Teth, Yodh, Kap, Lamadh, Meem, Noon, Simkat, Aiih, Peh, Sad'e, Qop, Resh, Sheen, Taw

Seria igual à:

A, B, G, D, H, W ,Z, h. , t. ,Y, K, L, M, N, S, (aiih) , p, s. , Q, R, ¨s, T
certo?

Mas a ordem é exatamente essa?
Pois para quem está acostumado com o A,B,C,D,E,F,G... pegar um alfabeto desses é complicado hahah, então eu queria saber se essa é uma ordem mesmo, ou apenas as letras expostas de forma aleatória.
(perdoe-me pela dúvida trivial)

E 'Alap' seria 'A' / Aiih seria 'O'?
(acho que estou me apegando muito ao nosso alfabeto e ao formato das letras, visto que Aiih lembra um 'O' 'estéticamente' falando)

A ausencia de vogais me deixou com essas dúvidas tambem.


[estou empolgada, acho que vou pegar alguma matéria de Letras na faculdade,

só não sei se eles vão deixar, visto que ciencias sociais não tenha muita ligação ]


Será mais fácil eu explicar isto com uma representação do alfabeto aramaico mais elaborada do que ésta que eu trouxe. Anotei sua pergunta, amanhã eu respondo com a demonstração deste alfabeto mais explicativo que eu estou editando. :D :yep:

--------------------------------------------------------------------------

Post Original de Sano
Uia, fico fora por um dia e vocês postam isso tudo!!!

Tenho uma dúvida sobre o alfabeto aramaico Lobo: o que são aqueles "pontos" embaixo das letras traduzidas? E suponho que aquele " ' " seja uma parada glotal?

Mais ou menos. Na verdade este é pra ser o "alap", (representada assim porque não tem equivalente em português, é uma "letra-muda") uma letra sem som, que só tem sentido, se acrescida de uma vogal, q é representada por um símbolo semelhante a um "acento". Amanhã eu explico melhor. :D
 
Última edição:
Aula de Finlandês - Aula I

Interessados: Lobo, Sano, Ptah, Kytarkiton-eru, Uncle, Dark_Feanor

Lição II
- Vocabulário e introdução ao caso "Partitiivi"

Nesta aula, darei continuidade ao vocabulário, explicando algumas coisas relacionadas à nacionalidade e também darei início a um dos casos.

-* Observe as palavras:

*"Suomalainen" , Suomi = Finlândia.

*"Englantilainen", Englanti = Inglaterra.

*"Brasilialainen", Brasilia = Brasil.

*"Norjalainen", Norja = Noruega.

Percebe-se que para representar a nacionalidade de alguém, como por exemplo, dizer "brazileiro", "Brasilialainen". Nota-se que sempre no começo da palavra encontra-se o nome do país e depois ajusta-se o final "lainen".

Na próxima aula passarei alguns e-dicionários bons para que vocês tenham-o sempre que tiverem dúvidas de vocabulário. Na próxima Aula tem mais de vocabulário.

Explicação quanto à alguns casos.
Se você ler alguns textos em finlandês e ter um bom conhecimento de vocabulário "simples" (verbos no infinitivo, substantivos etc), você mesmo assim terá dificuldade em entender algumas coisas porque dependendo do caso em que a palavra se encontra (mais expecificamente, a posição dela na frase) ela pode mudar quase que completamente. Como dito na lição anterior, há 14 casos, então têm de estudar muito para poder escrever um texto, ou até mesmo uma simples oração em finlandês.
Aqui esta uma tabela com alguns casos quanto à freqüencia que são usadas, de acordo com um site. A parte do plural foi desconsiderada.

Nominatiivi - 25.24%
genitiivi - 15.69 %
partitiivi - 7.65 %
illatiivi - 3.79 %
inessivi - 3.31%
elatiivi - 2.55 %
(...)

Estudaremos o caso "Partitiivi", que fará a palavra que é objeto mudar. Normalmente, coloca-se apenas a conjunção finlandesa "a", mas dependendo do caso, o final da palavra pode ficar também com "ta". Um exemplo muito conhecido (em homenagem aos dias dos namorados :mrgreen: ): Minä rakastan Sinua
Minä: eu
rakastan: amo
sinä: você.
Como na frase a palavra "você" é um objeto, então fica como "sinua".

Existe outro caso que se refere ao objeto, conhecido como genitivo, e é característico a palavra terminar com "n", neste caso, mas isso será explicado depois, com mais precisão.
 
Estudaremos o caso "Partitiivi", que fará a palavra que é objeto mudar. Normalmente, coloca-se apenas a conjunção finlandesa "a", mas dependendo do caso, o final da palavra pode ficar também com "ta". Um exemplo muito conhecido (em homenagem aos dias dos namorados :mrgreen: ): Minä rakastan Sinua
Minä: eu
rakastan: amo
sinä: você.
Como na frase a palavra "você" é um objeto, então fica como "sinua".

Mas no quê ele muda o sentido do substantivo, isto é, para quê ele serve?

Me lembro vagamente de ter visto em algum lugar algo sobre um caso partitivo :think:
 
Olha, agora você me pegou... Sendo objeto, só sei que ele pode levar um "(t)a" ou um "n" no final. Vou pesquisar isso para você...
Mas você entendeu a parte do "lainen"? Achei que eu não expliquei direito...
 
Atualizando as listas novamente:



Listas:

Grego: Sano, Erian, Satsuki, Anne, Kainof, Oropher, Décimo, Lobo, Vikingaälva, Canslli, Ptah

Latim: Sano, Oropher, Décimo, Vikingaälva, Margrave, Anne, Canslli, kytarkiton-eru, Kainof, Ptah, Tis, Erian

Old Norse: Viking, Kytarkiron-eru, Ptah, Canslli

Sueco: Kytarkiton-eru, Lobo, Dark_Feanor

Espanhol: Lobo, Vikingaälva

Leto: Lobo, Ptah

Alemão: Oropher, Vikingaälva, Kytarkiton-eru, Ptah, Uncle, Tis, Erian

Árabe: Oropher, Sano, Ptah

Aramaico: Elminster, Sano, Anne, Ptah, kytarkiton-eru, Erian

Hebraico: Elminster, Vikingaälva, Sano, Anne, Ptah, erian

Chinês (mandarim): Oropher, Vikingaälva, Canslli, Ptah, Erian, Dark_Feanor

Finlandês: Lobo, Sano, Ptah, Kytarkiton-eru, Uncle, Dark_Feanor

Japonês: Vikingaälva, Sano, Anne, Canslli, Ptah, Dark_Feanor

Esta é a lista atualizada, se alguém ficou de fora, me comunique via MP. Abraços. :D

--------------------------------------------------------------------------

Vik, a aula está muito boa. Amanhã posto minhas perguntas sobre...


Abraços.
 
Mas você entendeu a parte do "lainen"? Achei que eu não expliquei direito...

:yep:

Adicionar "lainen" a um substantivo que representa um lugar faz com que ele vire um adjetivo pátrio daquele lugar, certo?

Será que agora já temos pessoas suficientes para um possível CdL? :think:
 
Lobo, eu vou recomeçar o estudo do leto. Em breve espero estar apto a começar a lecioná-lo (pelo menos sua base).
 
Será que agora já temos pessoas suficientes para um possível CdL? :think:

Isto cabe somente a Administração decidir, despreocupe-se de tal questão agora. :) As requisições já foram feitas, no tempo certo, tudo se encaixa. Não queremos parecer exigentes demais, ou arrogantes.

------------------------------------------------------------------

Que ótima notícia, Erian. Aguardo ansioso, parabéns. :)

Abraços. :D
 
Quero parabeniza-los pela ótima iniciativa. Pretendo participar também. O Lobo me mandou uma MP falando deste tópico. Conheço alguma coisa de etimologia, umas palavras gregas, latinas... pouco do necessário a um filósofo. Posso ajudar com alguma coisa de filosofia da linguagem, é bem interessante.

Lobo me inclui na lista de aprender grego e latin...

(Posso ajudar arranjando textos em latin e grego, além de gramática sobre essas linguas, entre outras. Estudo na PUCRS e a faculdade de letras aqui é bem conceituada e há muito material na biblioteca.)
 
Interessados em Grego Moderno, 1ª aula sobre alfabeto e pronúncia: Sexta-Feira, das 7h até às 8h; com Feedback das 16h até às 17h.

No Blog: "Οι Κουκουβάγιες τις Αθηνάς" (através dos comentários)
No MSN: istimo_ainencaitor@hotmail.com (somente nos horários e sujeitos a aprovação e/ou imprevistos da Microsoft)
Através deste Tópico, para quem não pode estar nos horários, ou não tem MSN, ou não sabe o que é blog.

Peço para quem conhece um dos interessados em Grego, avise sobre as lições e horários, tão logo este aviso fique indisponível.

Καληνύχτα! (Boa Noite!)
 
pra que essa lista??
tem muitas paginas pra ler ><
putz eu gosto bastante de linguas mas ateh hoje soh realmente corri atras para aprender ingles e chines =/

nem sei pra que eh mas me coloquem na lista de chines hahaha
 
nem sei pra que eh mas me coloquem na lista de chines hahaha

Essa lista é a lista de interessados nas aulas =)
Cada lição tem no inicio a lista dos interessados, se você colocou seu nome vai se 'encontrar' digamos assim.E fica mais fácil para os professores (huahahu) pois assim eles podem saber o numero de alunos, e inclusive se for necessario mandar alguma MP avisando que a aula já foi postada para você ver e tirar suas dúvidas ^^


---->Lobo, A lista mais uma vez atualizada:

Listas:

Grego:
Sano, Erian, Satsuki, Anne, Kainof, Oropher, Décimo, Lobo, Vikingaälva, Canslli, Ptah

Latim: Sano, Oropher, Décimo, Vikingaälva, Margrave, Anne, Canslli, kytarkiton-eru, Kainof, Ptah, Tis, Erian

Old Norse: Viking, Kytarkiron-eru, Ptah, Canslli

Sueco: Kytarkiton-eru, Lobo, Dark_Feanor

Espanhol: Lobo, Vikingaälva

Leto: Lobo, Ptah

Alemão: Oropher, Vikingaälva, Kytarkiton-eru, Ptah, Uncle, Tis, Erian

Árabe: Oropher, Sano, Ptah

Aramaico: Elminster, Sano, Anne, Ptah, kytarkiton-eru, Erian

Hebraico: Elminster, Vikingaälva, Sano, Anne, Ptah, erian

Chinês (mandarim): Oropher, Vikingaälva, Canslli, Ptah, Erian, Dark_Feanor, Angelique

Finlandês: Lobo, Sano, Ptah, Kytarkiton-eru, Uncle, Dark_Feanor

Japonês: Vikingaälva, Sano, Anne, Canslli, Ptah, Dark_Feanor

-------------

Será que teria alguém interessado em Francês?
Eu posso ensinar o básico do básico...
Basta encontrar o livro do meu curso de Francês, eu fazia Aliança Francesa, um dos melhores que tem... Se eu der uma estudada eu lembro! =)
 
Última edição:
Sería excelente ter francês também neste nosso grupo de estudos. Grande idéia Anne.

--------------------------------------------------------------------------

A Lista Atualizada:

Listas:

Grego: Sano, Erian, Satsuki, Anne, Kainof, Oropher, Décimo, Lobo, Vikingaälva, Canslli, Ptah, Saiffyros, Alex

Latim: Sano, Oropher, Décimo, Vikingaälva, Margrave, Anne, Canslli, kytarkiton-eru, Kainof, Ptah, Tis, Erian, Saiffyros, Alex

Old Norse: Viking, Kytarkiron-eru, Ptah, Canslli

Francês: Lobo

Sueco: Kytarkiton-eru, Lobo, Dark_Feanor

Espanhol: Lobo, Vikingaälva

Leto: Lobo, Ptah

Alemão: Oropher, Vikingaälva, Kytarkiton-eru, Ptah, Uncle, Tis, Erian

Árabe: Oropher, Sano, Ptah

Aramaico: Elminster, Sano, Anne, Ptah, kytarkiton-eru, Erian

Hebraico: Elminster, Vikingaälva, Sano, Anne, Ptah, erian

Chinês (Mandarim) : Oropher, Vikingaälva, Canslli, Ptah, Erian, Dark_Feanor, Angelique, Alex

Finlandês: Lobo, Sano, Ptah, Kytarkiton-eru, Uncle, Dark_Feanor

Japonês: Vikingaälva, Sano, Anne, Canslli, Ptah, Dark_Feanor, Alex

Italiano: Alex, Ptah

--------------------------------------------------------------------------

Avisando a todos que irei disponibilizar aulas de italiano também.


Abraços gerais.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo