• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Filologia- Uma ciência

Sería excelente ter francês também neste nosso grupo de estudos. Grande idéia Anne.

--------------------------------------------------------------------------

A Lista Atualizada:

Listas:

Grego: Sano, Erian, Satsuki, Anne, Kainof, Oropher, Décimo, Lobo, Vikingaälva, Canslli, Ptah, Saiffyros, Alex

Latim: Sano, Oropher, Décimo, Vikingaälva, Margrave, Anne, Canslli, kytarkiton-eru, Kainof, Ptah, Tis, Erian, Saiffyros, Alex

Old Norse: Viking, Kytarkiron-eru, Ptah, Canslli

Francês: Lobo

Sueco: Kytarkiton-eru, Lobo, Dark_Feanor

Espanhol: Lobo, Vikingaälva

Leto: Lobo, Ptah

Alemão: Oropher, Vikingaälva, Kytarkiton-eru, Ptah, Uncle, Tis, Erian

Árabe: Oropher, Sano, Ptah

Aramaico: Elminster, Sano, Anne, Ptah, kytarkiton-eru, Erian

Hebraico: Elminster, Vikingaälva, Sano, Anne, Ptah, erian

Chinês (Mandarim) : Oropher, Vikingaälva, Canslli, Ptah, Erian, Dark_Feanor, Angelique, Alex

Finlandês: Lobo, Sano, Ptah, Kytarkiton-eru, Uncle, Dark_Feanor

Japonês: Vikingaälva, Sano, Anne, Canslli, Ptah, Dark_Feanor, Alex

Italiano: Alex

--------------------------------------------------------------------------

Avisando a todos que irei disponibilizar aulas de italiano também.


Abraços gerais.


Ptah no italiano também, please

Sugestão: um tópico exclusivo para as aulas, para não ficarmos procurando loucamente quando temos varios posts de infos...
 
Já editei. Para hoje posto a primeira aula de old-norse, eu avisarei antes de cada aula todos os interessados via MP. Abraços.
 
Bom dia a todos, eis a primeira aula de old-norse:

--------------------------------------------------------------------------

Curso Old-Norse, Aula I, Lição I

Interessados: Viking, Kytarkiron-eru, Ptah, Canslli


Descrição:

O Old-Norse, também referido como Antigo Islandês, (Old Icelandic), ou “Norroent Mál”, (“Língua Nórdica”), éra uma língua falada em toda a parte ocidental do mundo viking, do início da Alta Idade Média, até o século XIV, aproximadamente. Nos dias de hoje é considerado língua morta, como o latim, o aramaico, e o grego antigo.

Esta não é uma língua nada fácil, mesmo para quem está habituado com línguas germânicas, é muito diverso do alemão, e dos atuais idiomas escandinavos, do islandês moderno, etc.

Bem, vamos a introdução básica:

Introdução:

Originalmente, o Old-Norse éra escrito em pedra, através do alfabeto rúnico. Aqui nós lidaremos por hora, unicamente com o alfabeto latino, transliterando o rúnico futhark.

Runic Futhark:

alfruni.gif



Regras de pronúncia:

A – ai
E – i
O – ou
U – iu
Oo – u
Ou – ow
Oi – oy
Au – óu
Air – éir
Ere – iar
Ure – iúr
W – u
Ch – rr
Th – f
J – i
Ae – e
Ei – ai
S – sh
R – r forte
Rr – r suave
L – l forte
H – r
Ae – e

Obs: letras tremadas, geralmente com som de “e”
Obs: as 2 letras mais características do nórdico, o “Thorn”, e o “Ed”, serão aqui representadas por enquanto como “th”, e “d”, respectivamente.

Casos Gramaticais:

O old-norse possúi por assim dizer 5 (cinco) casos gramaticais, à saber nominativo, genitivo, acusativo, dativo, imperativo, que serão devidamente explicados separadamente, mais adiante.

--------------------------------------------------------------------------

(Continua na Lição II...)



Obs: todos os alunos inscritos nas aulas de old-norse, já receberam via MP uma cópia desta aula, e um alerta de que já foi postada. Este será meu novo procedimento em relação a todas as disciplinas que eu lecionar aqui em nosso grupo de estudos, à partir de agora.



Abraços gerais.


Ps: se houver dúvidas, perguntem a vontade.
 
Última edição:
etc
somente o pinyn, e além do mandarim, tem o cantonês

PINYIN, pelamordedeus
Cantonês é dialeto, mandarim é o idioma oficial e é ideograma, somente. Kanji é coisa de japa.

Se um dialeto te preocupa, vai pra China que você simplesmente vai desistir de aprender mandarim pq varia TANTO de uma região/cidade etc pra outra que você nunca estará satisfeito com o que conhece do idioma.
 
PINYIN, pelamordedeus
Cantonês é dialeto, mandarim é o idioma oficial e é ideograma, somente. Kanji é coisa de japa.

Se um dialeto te preocupa, vai pra China que você simplesmente vai desistir de aprender mandarim pq varia TANTO de uma região/cidade etc pra outra que você nunca estará satisfeito com o que conhece do idioma.

Certo então, pinyin, como queira. :)
 
nao leva a mal, nao eh hostilidade da parte dela, eh que ela tbm se estressa quando alguem ensina algo errado
entao ela soh foi te corrigir =)

Creio que entre "pinyn" e "piniyn", e entre "ensinar algo errado", a diferença é enorme, mas tudo bem, não guardo rancores. Ademais, se eu estou tão errado, porque ela não toma a iniciativa de ensinar mandarim aqui no tópico? Criticar é algo muito fácil, fazer melhor é outra realidade... :think:
 
Creio que entre "pinyn" e "piniyn", e entre "ensinar algo errado", a diferença é enorme, mas tudo bem, não guardo rancores. Ademais, se eu estou tão errado, porque ela não toma a iniciativa de ensinar mandarim aqui no tópico? Criticar é algo muito fácil, fazer melhor é outra realidade... :think:
Talvez porque ela não seja qualificada pra ensinar. Entre saber uma coisa e saber uma coisa o suficiente pra ensiná-la há um caminho bem grande.
 
Creio que entre "pinyn" e "piniyn", e entre "ensinar algo errado", a diferença é enorme, mas tudo bem, não guardo rancores. Ademais, se eu estou tão errado, porque ela não toma a iniciativa de ensinar mandarim aqui no tópico? Criticar é algo muito fácil, fazer melhor é outra realidade... :think:

Justamente, pra ensinar, é necessário saber.

Estudei apenas 1 ano e meio de chinês, não vou sair ensinando (errado) as pessoas, né? Bom senso em primeiro lugar. Posso indicar site, escola de mandarim, enfim.

E, bem, como eu escrevi pinyin corretamente, posso considerar que fiz melhor ;)
 

Oba, mais um interessado em Francês :joy:
Saitor :grinlove:
Mas ainda falta gente interessada, só dois 'alunos'? :think:
Bom, vou continuar esperando ^^

------------------

Megadeathie, e Minduim:
Neste tópico não há professores qualificados, e creio que isso esteja claro demais, já que em momento algum alguem mencionou que possui diploma.
O que queremos com esse post, é partilhar conhecimentos, o que há de errado nisso?
Senti que há um grau de hostilidade e desprezo no comentário de vocês, e acho que isso não é certo. Querem criticar? Tudo bem, podem criticar, mas pensem primeiro que a iniciativa aqui não é 'eu sei mais do que você', e sim 'vamos partilhar o que sabemos?'. Este é um topico de estudos compartilhados e não de 'se gabar' pelo que sabe. Então por favor, vocês mencionaram bom senso, hajam com bom senso.
 
Última edição:
Talvez porque ela não seja qualificada pra ensinar. Entre saber uma coisa e saber uma coisa o suficiente pra ensiná-la há um caminho bem grande.

Mas pode-se sempre ensinar o que sabe, já é alguma coisa. Não é? Estranho são as pessoas que nãp participam, e ainda critícam como se tivessem sido lesados em algo, mas tudo bem... :roll:
 
Creio que entre "pinyn" e "piniyn", e entre "ensinar algo errado", a diferença é enorme, mas tudo bem, não guardo rancores. Ademais, se eu estou tão errado, porque ela não toma a iniciativa de ensinar mandarim aqui no tópico? Criticar é algo muito fácil, fazer melhor é outra realidade... :think:

nao eh isso eh que pinyin vem das duas plavras chinesas PIN YIN vc naum pode cortar mudar pra PIN YN

拼音 > pin yin
聘用你 > pinyn

e outro foi o fato de que vc sitou o cantose como outra lingua sendo que eh a mesma e apenas outro dialeto como o Hokean tambem e ainda outro que naum lembro o nome.
Todos a mesma gramatica, mesma escrita, apenas falada de forma diferente

e outro foi falar que naum ensina em kanji mas kanji eh o alfabeto japones


naum leve a mal se alguem te corrige vc naum precisa saber de tudo
naum eh uma critica eh soh uma observacao
 
Justamente, pra ensinar, é necessário saber.

Estudei apenas 1 ano e meio de chinês, não vou sair ensinando (errado) as pessoas, né? Bom senso em primeiro lugar. Posso indicar site, escola de mandarim, enfim.

E, bem, como eu escrevi pinyin corretamente, posso considerar que fiz melhor ;)

Tería feito melhor, se o seu comentário tivesse alguma relevância para o estudo de mandarim. Na minha opinião, foi um comentário completamente inútil, e sem objetivo... Mas ninguém é obrigado a aprender o que for ensinado aqui, sabe, cada um é livre...
 
Tería feito melhor, se o seu comentário tivesse alguma relevância para o estudo de mandarim. Na minha opinião, foi um comentário completamente inútil, e sem objetivo... Mas ninguém é obrigado a aprender o que for ensinado aqui, sabe, cada um é livre...

Leia o post da Angelique acima do seu.
 
Mas pode-se sempre ensinar o que sabe, já é alguma coisa. Não é? Estranho são as pessoas que nãp participam, e ainda critícam como se tivessem sido lesados em algo, mas tudo bem... :roll:
Eu não me senti lesado, mas não acho certa essa atitude. Como foi provado, você não conhece o suficiente pra ensinar, o que pode levar a pessoa que lê o que você postou a um erro no começo do aprendizado, que é a pior coisa que pode acontecer com quem está aprendendo um idioma. Eu já vi pessoas que não aprenderam a pronúncia correta do "th" em inglês quando começaram a estudar, e que mesmo depois de anos de estudo não conseguiram se livrar disso.

E por favor, não se faça de vítima. Você postou num fórum público, e está sujeito a críticas como qualquer outro usuário.
 
nao eh isso eh que pinyin vem das duas plavras chinesas PIN YIN vc naum pode cortar mudar pra PIN YN

拼音 > pin yin
聘用你 > pinyn

e outro foi o fato de que vc sitou o cantose como outra lingua sendo que eh a mesma e apenas outro dialeto como o Hokean tambem e ainda outro que naum lembro o nome.
Todos a mesma gramatica, mesma escrita, apenas falada de forma diferente

e outro foi falar que naum ensina em kanji mas kanji eh o alfabeto japones


naum leve a mal se alguem te corrige vc naum precisa saber de tudo
naum eh uma critica eh soh uma observacao

Em nenhum momento disse que o cantonês fosse outra língua. E não estou bravo, nem disse isto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo