• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fenômenos Climáticos - El Niño/La Niña

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Cadê o frio? Entenda por que o outono ainda vai demorar para chegar

5mai2019---temperatura-atinge-30c-na-avenida-paulista-regiao-central-de-sao-paulo-1557183189748_v2_450x450.jpg

Temperatura atinge 30ºC na avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo Imagem: Fábio Vieira/FotoRua - 5.mai.2019/Estadão Conteúdo

O outono começou há um mês e meio, mas até agora o frio não deu as caras no Brasil. O vilão que está mantendo o clima quente é o El Niño, um fenômeno climático que impede a chegada do frio ao continente e que deixará as temperaturas acima da média até meados de junho.

A meteorologista da Climatempo Graziella Gonçalves explica que os satélites não conseguem prever a intensidade e a periodicidade do fenômeno. Ao contrário da La Niña, ele atua aquecendo as águas do oceano Pacífico perto da linha do Equador. "O El Niño diminui o frio porque essas altas temperaturas devolvem para o mar as massas de ar polar, impedindo que elas atinjam o continente", explica.

Desta vez, o El Niño chegou no verão passado, tornando a estação menos chuvosa do que de costume. No outono e inverno, acontece o oposto. "O clima continua seco, mas com temperaturas elevadas e tendência de chuvas na região Sul", diz a especialista.

Maio será quente no país inteiro. Teremos alguns episódios de frio na segunda quinzena do mês, mas não será uma queda brusca. Só vamos começar a sentir frio de verdade em meados de junho.

Graziella Gonçalves, meteorologista do Climatempo

Graziella explica que o El Niño "vai atuar em todo o outono e inverno" e, mesmo que perca intensidade, se manterá até o final de 2019. "A previsão ao longo do mês de maio é que continue nessa condição: as massas de ar frio vão sempre terminar no mar."

No inverno, o frio também não vai durar. "Quando as ondas de frio chegarem, elas serão fortes, mas vão durar pouco. Isso vai acontecer até o começo de agosto. Sempre assim: poucas e rápidas ondas de frio."

O outono deste ano permanecerá predominantemente seco no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A partir de agora, o Sul receberá chuvas mais frequentes porque é a única região afetada pelas precipitações provocadas pela inversão dos ventos que o El Niño provoca a altitudes superiores a 10 mil metros.

Mas o outono deste ano não vai ter aquele friozinho de manhã e à noite porque a amplitude térmica não é grande como em período sem o fenômeno climático. A temperatura mínima não será tão diferente para crescer durante o dia.
 
Aqui no meu fim de mundo choveu tanto na semana passada, se continuasse aquela chuva, logo a gente ia ter enchente de novo. Parece que foi só aqui mesmo né.

Pois é..
Fiquei na expectativa de uma boa chuva essa semana e não veio praticamente nada. E onde moro quando chove, a maior parte de Sampa levanta as mãos aos céu e agradece, pois o rio Jaguary é um dos principais formadores do famoso sistema Cantareira.
 

Cadê os paulissssssssstanos daqui pra coemorar? :lol: Só sabem aparecer aqui pra choramingar quando falta na água na torneira.

E pensar que boa parte dessa água passa literalmente no quintal de minha casa, já que o Rio Jaguari está só a 20 metros de onde moro.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo