• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor e Galadriel!

Fëaruin Alcarintur disse:
E a lei dos Valar não era a lei de Eru coisa nenhuma. Os Valar tinham livre-arbítrio e deviam cuidar de Arda; não foi Eru quem fez Valinor ou as pelóri, ou baniu os noldor ou ocultou o Reino Abençoado. Os Valar que fizeram isso.

Mas você está ignorando o fato de que Manwë conhecia muito da mente de Eru Ilúvatar e frequentemente conferenciava com ele. Então não podemos dizer que muitos dos atos dos Valar não eram de fato a vontade indireta de Eru Ilúvatar manifesta no mundo.

Você diz que Ulmo se preocupava mais com a Terra-média do que Manwë. Eu acho que não era assim. Como ele mesmo diz, a sua oposição à vontade de seus irmãos (os Valar) era apenas aparente, pois essa era sua função. Ulmo se preocupou com a sobrevivência da linhagem de Ëarendil e não em especial com a salvação da Terra-média, embora obviamente isso fosse preocupação de todos. Afinal se analisarmos clinicamente a coisa, ele apenas enviou Tuor para Gondolin para que ele conhecesse e se apaixonasse com Idril, pois como ele mesmo diz "a espernaça jaz em ti".

Talvez Manwë simplesmente não se preocupava com a Terra-Média da mesma maneira que seu irmão o fazia, pelo próprio fato de que ele tinha um grande conhecimento do que estava por vir. Essa era a sua função. Dentre a aparente leniência de Manwë, a teimosia inabalável de Mandos, e a suposta insegurança de Ulmo, o equilíbrio exato foi atingido para que as coisas acontecessem da "menos pior" maneira possível.
 
Agora uma pergunta: qual a solução que você propõe? A anarquia? Porque é isso que você parece aprovar, uma sociedade sem leis onde as pessoas fazem a justiça à própria maneira, estejam elas com a razão ou não...
Você ja deu na escola unificação da Alemanha? Otho von Bismarkh disse: "Os grandes problemas não serão resolvidos com discursos e sim com ferro e sangue" discordo disso. Mas discordo da regra de ouro. Eu só acho que você esta sendo parcial, eu acho que você tem uma ojeriza particular pelo Feanor. Eu não falei de matar a toa, acho que é errado você partir de pressupostos em relação ao que eu falei. Eu falei quis dizer o seguinte: Feanor é culpado. NÂO ponho isso em questão. MAS acho que o que ele pode ser explicado pelos sofrimentos que ele teve. E acho que peka ansia de julgar sem piedade que periodos como o terror foram criados. E enxerguem o que eu chamo de honra como retidão. é isso que eu acho, não fico me afligindo com esses dilemas da melhor forma de governar. Acho que, se é necessario um governo, que seja feita por aqueles de sabedoria e visão global, guiados por uma autoridade capaz de convocar plebicitos. Que num juri, juristas expliquem o que ocorreu e discutam a decisão, (não um corpo de jurados que não vão com a cara do jurado) Um senado como foi nos primordios da Roma antiga.

(OBS¹: Isso (dos jurados) não é indireta, é um fato que ocorre no Brasil, sei disso por que meu primo é estudante de direito, ele viu os jurados dizendo "ele me fez perder a novela, é melhor prende-lo" Isso é serio, acreditem, não faço questão disso. OBS²: Posso demorar a postar, tou no 3º ano, é tempo de lei seca Y.Y)
 
Você ja deu na escola unificação da Alemanha? Otho von Bismarkh disse: "Os grandes problemas não serão resolvidos com discursos e sim com ferro e sangue"

Sinceramente, o que Otho von Bismarkh disse não me interessa, porque ele não é o dono da verdade. O fato é que todos, quando dizem qualquer coisa a respeito de questões filosóficas, estão dando APENAS A SUA OPINIÃO. Você é quem está partindo do pressuposto de que o homem estava certo, e construiu seu argumento com base em tal pressuposto. Outra coisa: a citação do acaso do seu primo é inoportuna e irrelevante. Por que? Porque não devemos inferir nada do específico para o geral; esse processo de raciocínio indutivo geralmente leva ao erro. Não é porque esses jurados eram uns cretinos que serão todos, mesmo no Brasil, assim.

Eu só acho que você esta sendo parcial, eu acho que você tem uma ojeriza particular pelo Feanor.

Não tenho ojeriza a Fëanor e tão-pouco sou parcial. Não tenho ânsia de julgar sem piedade, e sequer condenaria Fëanor à morte se me coubesse tal decisão, caso eu fosse o rei de Arda ou qualquer coisa; sei que ele era um gênio e estava destinado a fazer grandes coisas, de que todos poderiam usufruir. Só acho que ele não pode ser isentado de culpa, independentemente de se ele sofreu ou não, pois se ele seguisse a regra de ouro (que ao meu ver é perfeita), muito do sofrimento dele seria evitado. O pai dele ressuscitaria uma hora, num corpo novinho e com memórias da sua última vida. Não é como se Fëanor o tivesse perdido para sempre. As silmarilli seriam resgatadas se ele tivesse esperado mais, pois a mim parece ridículo achar que os valar ficariam sentados e deixariam Melkor impune, mas foi isso que ele pensou.
 
Olha só peguei o começo da discussão e esse finalzinho falando de uma tal regra de ouro o q sera isto?Mas voltando à vaca fria do começo da discussão eu tenho algumas dúvidas,primeiro,a hoste de fingon(que era grande parte da hoste de Fingolfin)não havia ajudado Fëanor?Segundo qdo é que fala q Galadriel ou sua hoste havia derramado sangue Noldorin(na minha concepção eles haviam chegado após o fratricídio e Fingon ajudou a hoste Fëanoriana apenas por ignorância)Terceiro, pq Fingolfin não poderia ter voltado?Os Valar o matariam?(na minha opinião seria um arrependimento um pouco mais atrasado e movido por frustração,mas ai o orgulho falou mais alto).
 
A regra de ouro seria: não faça aos outros o que não quer que façam a você. Ao meu ver, se todos seguissem essa regra, o mundo estaria em paz. Quanto ao fato de Galadriel ter derramado sangue dos noldor, eu não sei dizer, só sei que alguém disse isso por aí, pois nada assim é comentado no silma. Quanto a Fingolfin, os valar não o matariam se ele voltasse, pois os valar não matavam nenhum dos filhos de Eru; acho que depois que Mandos proferiu sua maldição, igmorada pelas hostes de Fingolfin, todos os que seguiram em frente foram exilados, e não havia volta, pois as pelóri foram aumentadas, e Aman foi cercada por sombras de desorientação.
 
Você me pergumtou, eu respondi. Se você não é capaz de ver dessa forma, o problema ja não é meu. Utilizei o que meu primo me contou como exemplo, e não foi portanto a meu ver uma analogia cabivel, tanto que a fiz. Sobre Otho von Bismark, eu utilizei a frase como efeito de peso, como exemplo do tipo de coisa que não concordo. E outra coisa, se você tem em alta conta os jurados brasileiros, ok, é sua opinião, mas a minha se baseia em fatos. Se os jurados fossem imparciais não averia tantas penas injustas. eles SABEM que estão condenando os presos a uma pena terrivel, uma estrada dificile sem volta.
Otho von Bismarkh disse: "Os grandes problemas não serão resolvidos com discursos e sim com ferro e sangue" discordo disso.
Foi isso que eu disse. Tomei a frase como exemplo. Voltando a citação, não a considero como ja citei nem irrelevante nem inoportuna, considero-a um exemplo, que geralmente pera ser especificado, para que o exemplo não seja vago. E acho que você pode combater meus argumentos, mas não considera-los inoportonos - A não ser que eu desviasse do assunto, o que, a meu ver não ocorreu. A regra de ouro, a proposito não adimite piedade. É tudo o que tenho a dizer sobre isso e sobre o tema da dicussão. Sendo assim me retiro.
 
E outra coisa, se você tem em alta conta os jurados brasileiros, ok, é sua opinião, mas a minha se baseia em fatos.

Eu não tenho jurado de lugar algum em alta conta, só disse que nem todos são injustos, ou cruéis, ou negligentes.

A regra de ouro, a proposito não adimite piedade.

Não vejo porque não admitiria. A regra é simples, não faça aos outros o que não quer para você, mas isso não te impede de ser misericordioso, ou de tentar outros meios de justiça; meios não-violentos. O que eu digo não se trata do depois, mas do antes. Digo: se ninguém fisesse aos outros aquilo que não gostaria que fisessem com ele, então não haveria injustiças. Quebraram a regra? Isso já são outros quinhentos.

Nada justifica, nada te dá o direito de tirar a vida de outra pessoa.
A maior virtude do homem é a misericórdia.

Na SUA opinião, pois na minha existem outras virtudes mais importantes.
 
É interessante na verdade, por que depende muito do momento na história. em valinor, antes da queda das arvores, Galadriel não gostava muito do Fëanor e desconfiava dele porque, sendo mais sensível e sábia que a maioria, prercebia uma sombra nele. Fëanor pediu fios de cabelo dela 3 vezes sem nunca realmente cativar ela em nada, ele tinha uma rivalidade com o pai dela, umr essentimento pelo próprio pai ter se casado de novo, tinha um gênio difícil e dominador e era ciumento de certa forma do "poder".

Depois quando ele cria as Silmarils isso se torna ainda mais evidente, porque o ego inflado dele cresce absurdamente, ja que até os Valar estavam estupefatos com a capacidade dele de criar, com a perfeição que ele fez com as próprias mãos e que nenhuma outra criação se igualou, nem de anões, elfos ou Valar. Imagine como deve ter sido pra Galadriel, uma criadora por si própria, ter alguém declarando ser o melhor de todos os tempos.

Alguns diriam que a Galadriel e Fëanor são parecidos em objetivo, mas acontece que para Galadriel, ter um reino significa nutrir, criar, germinar vida de uma forma única dela, meio que se estender e comungar com um povo, uma terra, criar uma utopia. Para o Fëanor significaria dominar, mão de ferro, ditadura, fazer tudo do jeito dele; arrogante e egocêntrico como ele era, ele era do tipo que veria qualquer outro reino como uma possível ameaça. Pra um ser como o Fëanor o jeito dele era o único certo, e ele nutriria ressentimentos e desconfianças até de reinos aliados. E é isso que ele prova quando comete o fratricídio de Alqualondë, e de novo logo depois quando queima os barcos deixando os meios-irmãos para trás para enfrentar um inferno de gelo.

Resumindo, no fim da sua vida, o Fëanor se tornou quase tão ruim quanto o morgoth, no conceito de que ele construia apenas para sí, se achava melhor que todo mundo, odiava competição, desobedeceu os Valar e por extensão a Illuvatar, entregou o mundo nas sombras e tudo que ele criou e fez na vida resultou em sangue, tortura, guerra e traição. Um ser como a Galadriel que é um paralelo com a figura imaculada de várias religiões, se sentir mal e desconfortável perto de um ser assim e até mesmo rivaliza-lo, lutar contra ele, é inevitável.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo