• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor e Galadriel!

Elrond, eu não isento o Fëanor da culpa dele. Ele fez um monte de besteira e deve pagar por isso. Concordo plenamente, mas se Melkor não tivesse podido espalhar suas mentiras aos quatro ventos em Valinor, tamanha desgraça teria acontecido? Eu duvido, eu truco e peço nove se alguém pedir seis. O Fëanor era uma pessoa desequilibrada? Concordo. Ele era sozinho, era angustiado pra caramba. Mas que foi Melkor quem incitou aquele ódio cruel nele, disso não há dúvidas.

Ninguém está certo do Fratricídio coisa nenhuma. Eu concordo que os noldor começaram a burrada tentando roubar os barcos, mas quem começou a briga não foram eles não; não foram eles que chegaram jogando os outros ao mar. Eu não estou tentando isentar ninguém da culpa. Os Teleri têm também culpa no Fratricídio, e não estavam certos coisa nenhuma. Ninguém estava certo ali.

Concordo contigo Fëaruin, foi Melkor quem "incitou" o mal dormente em Fëanor. Mas eu pago os seus nove LADRÃO! e digo que se não tivesse sido Melkor teria sido outro ou outra coisa. Se Melkor não tivesse nunca entrado em contato com Fëanor e tivesse simplesmente fugido para Endor, sem destruir as árvores, sem matar Finwë e nem roubar as silmarils, alguma coisa eventualmente iria fazer com que Fëanor se tornasse Fëanor. Não foi como se Melkor colocasse algo que não existisse dentro do elfo. O ainu foi apenas a fagulha que inflamou todo aquele combustível prestes a entrar em combustão. E se não tivesse sido ele teria sido outra fagulha, isso é certeza.
A terra de Aman era muito pouca coisa para Fëanor, ele não podia ser contido naquela terra, assim como a Galadriel. Então mesmo que se Melkor tivesse apenas fugido, sem perpetrar suas maldades no reino abençoado e concentrando tudo em Endor, o elfo com certeza teria ido atrás do ainu para realizar a sua "justiça".

Kalring disse:
Os seres humanos são passionais, e o conceito de justiça plena é Hipocrita.

Pelo contrário, os Teleri foram exatamente a mão da justiça. Os Noldor cometeram em massa aquele ato de maldade, os Teleri reagiram com a justiça divina do olho por olho, dente por dente, o que os tornaram isentos de qualquer culpa, só que ao invés de sacar suas espadas e suas adagas eles apenas jogaram os Noldor no mar, provavelmente para acalmar os ânimos. Os Noldor provaram em sua inferioridade moral que a justiça plena somente é hipócrita quando o indivíduo é incapaz de perceber o que é certo e o que é errado. O que eles fizeram? Eles sacaram suas espadas e suas armas e massacraram todos os teleri. Então não é que ela é em si hipócrita, simplesmente são aqueles seres ou somos nós como seres que somos incapazes de... digamos, nos controlar.
Vc pergunta pro Cësárin se ele visse o irmão morrendo ele ficaria de braços cruzados. Acho que ninguém ficaria, mas a diferença de pessoa para pessoa é o que você faria depois? Vc vingaria a morte do irmão com outro assassinato? Vc choraria por ele e admitira que não há nada que o traria de volta? Ou vc admitiria que ele fez por merecer, dependendo das circunstâncias, mesmo sendo o seu irmão?

Resumindo a justiça somente se torna hipócrita quando nós deixamos de acreditar nela. :?

provavelmente para acalmar os ânimos
Se afogando? 8O legal essa ideia. Experimente e me diga se você se acalma. Lembrando que o cais era de pelo menos uns 10 metros,, o que é o minimo do minimo para manobrar um barco de viagem. Eles queriam MATAR os noldor, acho que no Silma é suficientemente claro.
Olho por olho, dente por dente.

Eu tenho um conceito pessoal que talvez seja estranho em nossa época: HONRA. E a honra dita a defesa da familia, mas tambem dita que você chame a atenção de seus familiares em caso de insensatez. Acho que, se meu irmão sofresse esse ataque, eu atacaria, mas não para matar. E repre bem, Tolkien faz o combate pouco detalhado. (Acho que alguns do sequito de Maedhros lutaram para imobilizar, mas é uma opinião particular, veja bem.)
E de que juiz os Teleri foram as mãos? Eu não me lembro de nenhum dos Valar reclamar antes do Fraticidio tão elevado papel. E não me venha com essa de "olho por olho, dente por dente". Isso impede as pessoas de viverem em sociedade. E, se você citar lei divina, diga o nome de seu Deus. Yavé? Ele perdo-ou Davi. Cristo? Perdo-ou seus algozes. Alá? Ele, no Corão original era piedoso com os Judeus e cristãos. Não ouvi nenhum "olho por olho". Isso não é lei divina. Quer um exemplo? Eu lhe dou três:
- Hiroxima e Nagasaki
- Guernica
- 12 milhôes de Eslavos ( a vingança da primeira guerra)

Sem mais comentarios de minha parte nesse quesito.

Kalring disse:
Se afogando?

Você está sugerindo que os Noldor não sabiam nadar.... interessante. :lol:

Bem, falando sério, eu realmente não vejo como culpar os teleri aqui, nem mesmo forçando a visão da coisa. Fëanor, comete um ato premeditado em que ele planeja roubar os barcos de seus amigos à força, o que para um noldo isso quer dizer ao fio da navalha. Mas beleza, até aquele momento inicial do roubo em si não houve nenhuma violência. Os teleri então sem violência nenhuma jogam os ladrões na água. Acho que um ser humano de hoje em dia já teria puxado uma arma e atirado nos ladrões, mas os teleri foram razoáveis: fez-se a justiça divina do olho por olho pois eles devolveram na mesma moeda, a da humilhação, o preço que os Noldor estavam cobrando. Então os Noldor sacaram suas armas e chacinaram os teleri. Novamente os teleri devolveram na mesma moeda, a da insensatez, e mataram muitos Noldor. Conclusão: os teleri não tiveram culpa absolutamente nenhuma pois aos olhos do Deus de Tolkien, fez-se justiça.

Acho que, se meu irmão sofresse esse ataque, eu atacaria, mas não para matar.

Já que estamos no campo do 'particular', particularmente falando eu acho que matar um de seu próprio povo está entre as piores coisas que um ser pode fazer e a "honra" foi algo inventado pelos seres inferiores do passado para tornar isso desculpável.

E não me venha com essa de "olho por olho, dente por dente". Isso impede as pessoas de viverem em sociedade.

Por favor, não entenda o olho por olho, dente por dente, no seu sentido mais literal, se você matou alguém você deve ser morto. Não é isso que eu prego, mas sim é que se você cometeu um ato de tamanha injustiça, esse ato será voltado contra você eventualmente, na mesma moeda, o que não quer dizer na mesma maneira, mas na mesma intensidade. Essa é a justiça do Deus que eu acredito; ao que se faz, ao que se paga.

Claro que na ficção tolkiena a coisa foi muito mais simplista, mas de novo, os Teleri deram apenas um pouco daquilo que os Noldor mereciam.

No "o que você faz você paga" eu concordo. Você ja viu como é um cais onde estão ancoradas escunas e/ou navios? é impossivel nadar. se alguem cair ali, 80% das vezes é morte certa. Então foi sim, um ato hostil, ainda que indireto. Outra coisa: os Teleri usaram arcos contar espadas, e tres vezes reçachados foram os Noldor, antes de chegar a vanguarda de Fingolfin. Quanto a honra, pense no seguinte: Se uma parenta proximja sua fosse estuprada, o que você faria? (seja sincero por favor)

Kalring disse:
Você ja viu como é um cais onde estão ancoradas escunas e/ou navios?

Já vi e já nadei em ancoradouros sem problema nenhum. Claro que não tinha nenhum "navio" ou barco maior que lanchas de lazer, mas provavelmente os ancoradouros élficos deveriam ser mais pacíficos do que piscina REGAN anos 80, visto que os elfos criam suas obras em harmonia com a natureza.

Quanto a honra, pense no seguinte: Se uma parenta proximja sua fosse estuprada, o que você faria? (seja sincero por favor)

Se minha mãe fosse violentada, eu rezo a Deus para nunca desejar a morte do criminoso, e mesmo para não desejar matá-lo eu mesmo. É tudo que tenho pra dizer.

As lanchas não tem uma profundudade inferior a 7 metros? Os barcos, de qualquer forma chegam a no minimo 10. E os Noldor fora m jogados, não pularam. E se você tiver acesso as docas de sua ciade, ou a escunas, observe o perigo de se nadar entre elas.

Então você entendeu o conceito de honra.

Kalring disse:
E se você tiver acesso as docas de sua ciade, ou a escunas, observe o perigo de se nadar entre elas.

Não temos tais coisas em Sampa City... :lol: Mas de novo, para um alto-elfo da luz com poder para enfrentar balrogs e tudo o mais, cair na água não era nem um pouco perigoso.

Então você entendeu o conceito de honra.

Não sou hipócrita, mas rezo muito para não me tornar um Fëanor da vida. :wink:

Ainda que o mar fosse violento, ainda que os noldor tenham se afogado: os teleri tinham todo o direito de se proteger, eles estavam sendo atacados, ora essa! Como não foram os noldor que começaram a briga!? Não foram eles que desencadearam o problema? A briga não é importante, é só conseqüência, pois o que importa é quem tomou a primeira atitude ofensiva.
E segundo você, não é culpa de Fëanor se existe mal no mundo, não é? Pois o mal sempre existirá. Não podemos isentar as pessoas de seus crimes só porque elas foram instigadas ou porque os defeitos latentes nelas foram incitados, cada um tem a obrigação de aprender o que é mal e como filtrar as influências desse mal. Fora que, mesmo se isentássemos Fëanor no que condiz à influência de Melkor, temos ainda outro fator: ainda que nós acreditemos que não existe bem e mal, ou ainda que as pessoas não sejam culpadas num hâmbito universal, o fato é que a vida em sociedade pressupõe certas regras sem as quais ela não seria possível (e não perca seu tempo dizendo que essas regras não são democráticas, pois as leis sempre foram e sempre serão ditadas por quem tem o poder): é proibido matar, roubar ou atacar os outro é uma delas, presente em todas as sociedades conhecidas, já que essa regra não é mais do que um desdobramento da regra de ouro (não cometa crimes a não ser que cometam um contra você primeiro); se não fosse Melkor seria outro, e o fato é que Fëanor era muito inrascível, além de suscetível e arrogante. Se ele fosse mais humilde (e lembre que humildes todos devemos ser), menos crente na própria força - que ele acreditava ser maior do que o era, grande parte do mal ocorrido não teria ocorrido. Sinto dizer, mas as pessoas quando atingem certo nível de cultura ou habilidade tendem a esquecer que ninguém é tão forte ou sábio que não possa ser superado, e Fëanor era exatamente esse tipo de cara.

Desculpe-me se pareço arrogante, não é minha intenção, mas a honra a como estamos acostumados é um mal que felizmente tem sido abandonado: em nome dela os maridos matavam as mulheres por tolices ou possibilidades, ainda que remotas, de traição; pela honra pessoas matavam outras com frieza (uma coisa é reagir no calor do momento, o que não é crime ante à lei dourada ou ante à lei das sociedades; outra coisa e ser atacado e, ao invés de procurar o poder de justiça competente, você planejar vingança. Acho que você está confundindo desonra com orgulho ferido...

Eu não disse que os Teleri não deviam se defender. Eu concorde com o Fëaruin Alcarintur que é errado pressupor eles como certos. ambos estão errados. E não disse que Feanor é inocente - e lhes parecer que eu disse isso, estão enganados. Apenas disse e quis dizer que certos argumentos são parciais. E não tenho como negar que ele era voluntarioso como todos os filhos de Finwe. Mas pense: Antes dos Noldor serem orgulhosos, antes do veneno correr entre eles, eles eram humildes, e Feanor não menos que os outros. Ele tinha suas ojerizas, mas duvido que isso afetasse a sociedade (Ou Maedhros não seria amigo de Fingon). e outra coisa - Julgue Turin com tal regra e vera que ele era tão inocente quanto Feanor.

Você não está notando nossa assertiva principal: os teleri NÃO estavam errados, eles estavam "perdoáveis", pois estavam se defendendo de um ataque. Deixe-me mudar meus termos: atacar é sempre errado, mas em alguns momentos é perdoável. O ataque de Fëeanor, enquanto sendo o primeiro ataque, é indesculpável, não é perdoável; o CONTRA-ATAQUE dos teleri é desculpável.

Eu gostei do termo "regra de ouro". É bem interessante e é realmente o que eu acredito, em minha crença religiosa, que seja a justiça plena, a justiça divina. "Não faça nada aos outros que você não gostaria que fosse feito contra você". Simples. Se todos aplicassem essa regra de ouro não existiriam injustiças no mundo.

Kalring, com o Turin era diferente, pelo menos é assim que eu acredito. Pra mim ele tinha muito do poder sub-criativo de Morgoth, e não apenas a sua lábia como no caso de Fëanor, sendo direcionado diretamente contra ele. E Túrin era um humano mortal, sem a instrução e auxílio dos Valar.

Elrond Meio-Elfo disse:
Concordo contigo Fëaruin, foi Melkor quem "incitou" o mal dormente em Fëanor. Mas eu pago os seus nove LADRÃO! e digo que se não tivesse sido Melkor teria sido outro ou outra coisa. Se Melkor não tivesse nunca entrado em contato com Fëanor e tivesse simplesmente fugido para Endor, sem destruir as árvores, sem matar Finwë e nem roubar as silmarils, alguma coisa eventualmente iria fazer com que Fëanor se tornasse Fëanor. Não foi como se Melkor colocasse algo que não existisse dentro do elfo. O ainu foi apenas a fagulha que inflamou todo aquele combustível prestes a entrar em combustão. E se não tivesse sido ele teria sido outra fagulha, isso é certeza.

É verdade que talvez alguma coisa fizesse Fëanor explodir. Eu chuto que o Fingolfin, que não sei aonde vêem tanta nobreza nesse irmão do Fëanor que era quase tão orgulhoso e arrogante quanto ele, e no fundo o invejava por não ser o primogênito. Mas isso é tema para outra discussão.

O que eu defendo é o seguinte: Não, a mesma desgraça não ia acontecer. Ainda mais se Melkor fosse embora sem roubar as Silmarils e, principalmente, sem assassinar Finwë. Foi o assassinato de Finwë que foi o estopim da loucura de Fëanor, vocês bem sabem disso.

Elrond Meio-Elfo disse:
A terra de Aman era muito pouca coisa para Fëanor, ele não podia ser contido naquela terra, assim como a Galadriel. Então mesmo que se Melkor tivesse apenas fugido, sem perpetrar suas maldades no reino abençoado e concentrando tudo em Endor, o elfo com certeza teria ido atrás do ainu para realizar a sua "justiça".

Eu duvido. Se Melkor se fosse sem roubar as Silmarils e sem matar Finwë, Fëanor não teria o menor interesse. Ele queria vingança contra Melkor e atingiu um estado de loucura por causa disso que, se alguém se enfiasse na frente dele, ia levar bordoada. E foi exatamente o que aconteceu. Então se Melkor não tivesse feito o que fez, que atingiu diretamente Fëanor acima de qualquer outro em Aman, eu não acho que ele se tornasse cruel em sua loucura, como aconteceu.

Cësárin disse:
Ainda que o mar fosse violento, ainda que os noldor tenham se afogado: os teleri tinham todo o direito de se proteger, eles estavam sendo atacados, ora essa! Como não foram os noldor que começaram a briga!? Não foram eles que desencadearam o problema? A briga não é importante, é só conseqüência, pois o que importa é quem tomou a primeira atitude ofensiva.

Como assim a briga não é importante? Mais significativo é quem termina com a coisa, e não quem a começa. Vocês não estão defendendo que um assassinato não justifica outro? Pois bem. E eu concordo plenamente com isso. Eu nunca disse que os Teleri não deviam se defender nem coisa parecida; mas o fato de eles estarem ou não no direito deles não os faz corretos em sua atitude. Desculpável e correto estão a anos-luz de distância. Assim como os noldor também não estavam corretos. Vocês estão falando até agora que um assassinato não justifica outro, então porque defendem que os Teleri estavam certos? Isso é totalmente contraditório. Eles tinham o direito de se defender, mas não de matar. O mesmo acontece com os noldor.

Cësárin disse:
E segundo você, não é culpa de Fëanor se existe mal no mundo, não é? Pois o mal sempre existirá. Não podemos isentar as pessoas de seus crimes só porque elas foram instigadas ou porque os defeitos latentes nelas foram incitados, cada um tem a obrigação de aprender o que é mal e como filtrar as influências desse mal.

Eu não disse isso. Disse que Melkor é a origem do mal em Arda, isso é fato. Não disse que não há mal sem ele. Não disse que podemos isentar ninguém. Muito pelo contrário, eu sempre falei que Fëanor sempre fez muita besteira e DEVE pagar por isso. O que eu disse é que ele não levantou de uma hora pra outra e saiu matando. Foi um processo que o levou a isso, que começou lá atrás, quando a mãe dele morreu e não quis voltar. Eu só digo que o comportamento dele é justificável, não que ele não é culpado.

E conceitos moralistas não cabem tão bem num mundo onde o mal toma forma física na presença de deuses.

Se até Manwë, o Rei Mais Velho e teoricamente o mais sábio dentro dos Círculos do Mundo foi enganado e influenciado por Melkor, porque Fëanor haveria de resistir? E em verdade, ele resistiu, pois na única vez que falou com Melkor percebeu seu intento e o humilhou.

Cësárin disse:
Fora que, mesmo se isentássemos Fëanor no que condiz à influência de Melkor, temos ainda outro fator: ainda que nós acreditemos que não existe bem e mal, ou ainda que as pessoas não sejam culpadas num hâmbito universal, o fato é que a vida em sociedade pressupõe certas regras sem as quais ela não seria possível (e não perca seu tempo dizendo que essas regras não são democráticas, pois as leis sempre foram e sempre serão ditadas por quem tem o poder): é proibido matar, roubar ou atacar os outro é uma delas, presente em todas as sociedades conhecidas, já que essa regra não é mais do que um desdobramento da regra de ouro (não cometa crimes a não ser que cometam um contra você primeiro); se não fosse Melkor seria outro, e o fato é que Fëanor era muito inrascível, além de suscetível e arrogante.

Olho-por-olho, dente-por-dente. Esse é o Código de Hamurábi. Lá na Babilônia, se alguém matasse sua mulher, por exemplo, você poderia matar o cara. Existem sociedades onde você pode apedrejar sua mulher se ela te trair. Belo exemplo esse. As regras e as leis não querem dizer nada. A gente tem essa mentalidade de certo e errado por causa da nossa cultura ocidental, dos nossos conceitos morais. Essas mesmas regras e leis causam a morte de muitas pessoas, a desgraça de centenas de milhares.

Não são as regras ou leis que nos permitem viver em sociedade. E sim a nossa cultura. As regras e leis são desdobramentos da cultura, mas que quase nunca são justas e das quais sempre se aproveitam. Você nunca ouviu sobre o caso do ladrão que foi roubar a casa da mulher, caiu do telhado e processou a mulher porque quebrou o braço dele, porque o telhado era mal-feito? E o pior, ele ganhou a causa.

Bela lei, bela regra e bela justiça essa.

Cësárin disse:
Se ele fosse mais humilde (e lembre que humildes todos devemos ser), menos crente na própria força - que ele acreditava ser maior do que o era, grande parte do mal ocorrido não teria ocorrido. Sinto dizer, mas as pessoas quando atingem certo nível de cultura ou habilidade tendem a esquecer que ninguém é tão forte ou sábio que não possa ser superado, e Fëanor era exatamente esse tipo de cara.

Desse crime ele não é o único culpado e você bem sabe disso. A casa de Finwë tem pouquíssimos exemplo de humildade; Finarfin, Maglor, Fingon e Finrod; salvo esses não me vem ninguém na cabeça. Não era só com o Fëanor não.

Justiça seja feita, pois. Ele não ficava desfilando por Aman se achando o fodão coisa nenhuma. Pelo contrário, ele vivia recluso e isolado, explorando a terra e trabalhando, sempre sozinho.

Cësárin disse:
Desculpe-me se pareço arrogante, não é minha intenção, mas a honra a como estamos acostumados é um mal que felizmente tem sido abandonado: em nome dela os maridos matavam as mulheres por tolices ou possibilidades, ainda que remotas, de traição; pela honra pessoas matavam outras com frieza (uma coisa é reagir no calor do momento, o que não é crime ante à lei dourada ou ante à lei das sociedades; outra coisa e ser atacado e, ao invés de procurar o poder de justiça competente, você planejar vingança. Acho que você está confundindo desonra com orgulho ferido...

Justiça competente não existe.

É claro que Fëanor queria vingança. Morgoth roubou sua maior obra e matou seu pai, que ele amava mais do que qualquer coisa. E quando a tal da "justiça" se mostrou ociosa frente à gravidade dos fatos, ele quis fazer justiça com as próprias mãos. Eu não acho que como os fatos discorreram tenha sido bonito ou justo, mas eu não acho também que seja condenável o cara querer se vingar do cara que encheu sua cabeça de merda através de seus amigos, roubou a grande obra da vida dele e ainda matou o pai, que lhe era mais caro que qualquer outra coisa, lá onde teoricamente nada de ruim poderia acontecer e quando os Valar não mostraram nenhuma atitude até a ida de Eärendil até seus pés para suplicar. Bela justiça que só faz o que deve quando tem alguém aos pés implorando.

A propósito: crime passional não deixa de ser crime. Não importa se foi no calor do momento ou não. É crime e pronto, mesmo nas falhas leis da sociedades.

Como assim a briga não é importante? Mais significativo é quem termina com a coisa, e não quem a começa. Vocês não estão defendendo que um assassinato não justifica outro? Pois bem. E eu concordo plenamente com isso. Eu nunca disse que os Teleri não deviam se defender nem coisa parecida; mas o fato de eles estarem ou não no direito deles não os faz corretos em sua atitude. Desculpável e correto estão a anos-luz de distância. Assim como os noldor também não estavam corretos. Vocês estão falando até agora que um assassinato não justifica outro, então porque defendem que os Teleri estavam certos? Isso é totalmente contraditório. Eles tinham o direito de se defender, mas não de matar. O mesmo acontece com os noldor.

Discordo totalmente: primeiro, acho importante quem termina a coisa, sem dúvida, já que será essa pessoa a que se mostrará sensata; no entanto, no fraticído ninguém terminou, pois os teleri foram massacrados e seus barcos foram roubados de qualquer jeito; não houve parlamentação. Segundo: você não está prestando atenção no que estamos dizendo, pois o que dizemos é exatamente que assasinato JUSTIFICA um outro. Agora, um assasinato não justifica uma vingança fria, pelo menos ante aos olhos da lei. E existe uma justiça competente sim, é aquela dos tribunais que, ainda que imperfeita, é a única que temos. Aqueles que não concordam com a regras da sociedade, por acharem-nas injustas, tem duas opções: obedecê-las e lutar para mudá-las, ou isolar-se e irem viver como ermitões. É terrível, injusto e antidemocrático? Sem dúvida, mas é assim que é, e falta muito pra que possamos mudar isso. A solução não é se rebelar e bater o pé que assim não pode.

Olho-por-olho, dente-por-dente. Esse é o Código de Hamurábi. Lá na Babilônia, se alguém matasse sua mulher, por exemplo, você poderia matar o cara. Existem sociedades onde você pode apedrejar sua mulher se ela te trair. Belo exemplo esse. As regras e as leis não querem dizer nada. A gente tem essa mentalidade de certo e errado por causa da nossa cultura ocidental, dos nossos conceitos morais. Essas mesmas regras e leis causam a morte de muitas pessoas, a desgraça de centenas de milhares.

Essas sociedades não conhecem a regra de ouro, que, ao meu ver, resume bem a única noção que podemos ter de uma justiça perfeita. As regras e leis devem ser desdobramento da regra de ouro: não mate pra que não te matem, não roube pra que não te roubem...Agora, apedreje se "achar" que te traíram desvirtua dela um pouco, não acha?

Desse crime ele não é o único culpado e você bem sabe disso. A casa de Finwë tem pouquíssimos exemplo de humildade; Finarfin, Maglor, Fingon e Finrod; salvo esses não me vem ninguém na cabeça. Não era só com o Fëanor não.

Não discordo, toda a família de Fëanor era bem presunsosa. O problema é que ele corria o maior perigo, pois ele, por ser o mais notório dos noldor, sem contar dos elfos, seria o alvo das mentiras de Morgoth, e por isso mesmo deveria ter sido mais humilde ao ouvir os conselhos dos valar; entende que ele deveria ter percebido que estava fazendo tudo que Melkor torcia para ele fazer? Ao ouvir da briga e do juramento de Fëanor, Melkor deve "ter-se enchido de júbilo".

Justiça competente não existe.

Claro que existe, e naquele caso eram os valar, que governavam o mundo em nome de Eru. E olha que no nosso mundo nem temos um contato tão direto com Deus, mas lá eles tinham os valar, que de vez em quando recorriam a Eru.

É claro que Fëanor queria vingança. Morgoth roubou sua maior obra e matou seu pai, que ele amava mais do que qualquer coisa. E quando a tal da "justiça" se mostrou ociosa frente à gravidade dos fatos, ele quis fazer justiça com as próprias mãos. Eu não acho que como os fatos discorreram tenha sido bonito ou justo, mas eu não acho também que seja condenável o cara querer se vingar do cara que encheu sua cabeça de merda através de seus amigos, roubou a grande obra da vida dele e ainda matou o pai, que lhe era mais caro que qualquer outra coisa, lá onde teoricamente nada de ruim poderia acontecer e quando os Valar não mostraram nenhuma atitude até a ida de Eärendil até seus pés para suplicar. Bela justiça que só faz o que deve quando tem alguém aos pés implorando.

Os valar não estavam ociosos, pois no texto da própria história é dito que eles estavam conferenciando por pensamento; de qualquer jeito, Fëanor era imortal, assim como os valar e Melkor: ele podia ter esperado. Depois disso, se os valar esperaram até a vinda de Earendil, é porque pretendiam mesmo deixar os noldor à própria conta; quer dizer, os noldor não aceitaram as regras como elas eram (vindas direto de Eru, luxo que nem temos na vida real), e se exilaram da sociedade, foram viver como "ermitões". Vejamos ainda que eles tiveram a sorte de a sociedade decidir, mais tarde, por ir buscá-los e ajudá-los mesmo assim, pois não fosse Ulmo e seu plano com Tuor, não teria havido um Earendil. Quer dizer, os poderes além de não estarem ociosos, continuaram-se preocupando com os exilados, e sabiam que uma hora eles seriam destruídos sem ajuda.

O problema não é o menino, ele não quebrou a regra. O problema são os soldados que arrancaram fora o braço dele. Você prestou atenção no que eu disse? Eu não disse que as pessoas DEVEM reagir, disse que elas têm o direito de fazê-lo se isso for uma ação imediata ao mal que fizeram a elas. Se elas não puderem, estiverem debilitadas, o ideal é que procurem as autoridades. Infelizmente ainda existem sociedades em que as pessoas não respeitam essa regra 9como no caso desses soldados), pois se respeitasse piamente, não seria necessária um legislação, etc. Agora uma pergunta: qual a solução que você propõe? A anarquia? Porque é isso que você parece aprovar, uma sociedade sem leis onde as pessoas fazem a justiça à própria maneira, estejam elas com a razão ou não...

O que mais me impressiona em Fëanor é o poder de sua palavra e da sua razão... Não só de Fëanor mas como de todos Noldor... É emocionante qdo Fëanor chega na TM e já se depara c/ algumas criaturas do inimigo, e depois de matar quase todos sai correndo atrás deles p/ matar até o ultimo...
Depois podemos nos deparar c/ o gde Fingolfin, q vai abertamente sozinho atrás de Melkor, ato que acho até mais corajoso do q o de Frodo... Imaginem vc´s, lutar contra um Vala!!!
É certo q tudo o q Fëanor fez foi bem insano, mas pensando pelo lado q ele tinha a maldição de Mandos, q tinha perdido seu pai, q suas maiores jóias foram roubadas, e q os Teleri lhe negaram os barcos, ele com ctza nessa hora (dos barcos dos Teleri) agiu assim pois sabia q tinha sido banido de Valinor, e na sua mente só devia estar pensando na morte de Melkor, e assim foi lá e derramou sangue dos teleri...
Uma estória um tanto qto triste a dos Noldor, mas como Fëanor mesmo mencionou aos Valar, "uma estória que será cantada em canções até o fim dos dias"!!

Fëaruin Alcarintur disse:
O que eu defendo é o seguinte: Não, a mesma desgraça não ia acontecer. Ainda mais se Melkor fosse embora sem roubar as Silmarils e, principalmente, sem assassinar Finwë.

Bem, ficamos no campo do achismo aqui mas sobre o princípio da mutabilidade do futuro em face a imutabilidade do destino, outra desgraça em exata proporção deveria acontecer na Terra-média para que a beleza do mundo fosse manchada com o sangue de seus Filhos. Afinal o Grande Final todos nós conhecemos, só não sabemos o "como", apenas Ilúvatar. Então, de um jeito ou de outro, Fëanor seria o responsável pela ruína de seu povo em Aman ou em Endor.

Se até Manwë, o Rei Mais Velho e teoricamente o mais sábio dentro dos Círculos do Mundo foi enganado e influenciado por Melkor, porque Fëanor haveria de resistir?

Com Manwë isso é mais complexo Fëaruin, e cabe em uma outra discussão, ele era livre de malícia e não tinha noção da maldade ao contrário de Fëanor.

E sim a nossa cultura. As regras e leis são desdobramentos da cultura, mas que quase nunca são justas e das quais sempre se aproveitam.

Discordo, o conceito de justiça é universal e implica, como disse o Cësárin, em não fazer aos outros aquilo que não desejaria que fizesse a vc. É tudo de que precisamos é tudo que basta para a felicidade. As sociedades humanas mais primitivas não seguem essa regra e as ocidentais são as que mais se aproximam dela. Obviamente entretanto somos apenas humanos e existem exceções.

Cësárin disse:
Segundo: você não está prestando atenção no que estamos dizendo, pois o que dizemos é exatamente que assasinato JUSTIFICA um outro.

Agora, um assasinato não justifica uma vingança fria, pelo menos ante aos olhos da lei.

Primeiro: Um assassinato não justifica outro coisa nenhuma. Se você matar alguém porque esse alguém matou, então você estará descendo ao mesmo nível que ele e estará sujeito aos mesmos julgamentos.

Segundo: Você diz que um assassinato justifica outro, mas que assassinato não justifica uma vingança fria? Você acabou de se contradizer. Achar-se no direito de matar o outro porque ele matou É uma vingança fria.

Cësárin disse:
E existe uma justiça competente sim, é aquela dos tribunais que, ainda que imperfeita, é a única que temos.

Ela é a única e imperfeita qualquer coisa é, mas ela está longe, mas bem longe mesmo, de ser competente. A mesma justiça que dá ganho de causa para o ladrão, que inocenta o O.J. Simpson e garante impunidade e claras vantagens para quem tem influência está muito distante de ser justa. E para ser competente, a justiça deve ser justa, se não é justa, não é competente.

Cësárin disse:
Aqueles que não concordam com a regras da sociedade, por acharem-nas injustas, tem duas opções: obedecê-las e lutar para mudá-las, ou isolar-se e irem viver como ermitões. É terrível, injusto e antidemocrático? Sem dúvida, mas é assim que é, e falta muito pra que possamos mudar isso. A solução não é se rebelar e bater o pé que assim não pode.

Você admite que é terrível, injusto e anti-democrático mas diz que é competente? Eu não entendo isso.

E você se engana, não é que "falta muito pra mudar"; é que o povo é acomodado e não quer mudar. Reclama mas não se mexe.

Além do mais, democracia é utopia; não existe, nunca existiu nem nunca vai existir. Desde que o mundo é mundo é a lei do mais forte, do que pode mais.

Cësárin disse:
Essas sociedades não conhecem a regra de ouro, que, ao meu ver, resume bem a única noção que podemos ter de uma justiça perfeita. As regras e leis devem ser desdobramento da regra de ouro: não mate pra que não te matem, não roube pra que não te roubem...

:o?:
É exatamente nisso em que consistia o código de Hamurábi; matou morreu, roubou, perdeu a mão e etc.

Pergunta: você é a favor da pena de morte?

Cësárin disse:
Os valar não estavam ociosos, pois no texto da própria história é dito que eles estavam conferenciando por pensamento; de qualquer jeito, Fëanor era imortal, assim como os valar e Melkor: ele podia ter esperado. Depois disso, se os valar esperaram até a vinda de Earendil, é porque pretendiam mesmo deixar os noldor à própria conta; quer dizer, os noldor não aceitaram as regras como elas eram (vindas direto de Eru, luxo que nem temos na vida real), e se exilaram da sociedade, foram viver como "ermitões". Vejamos ainda que eles tiveram a sorte de a sociedade decidir, mais tarde, por ir buscá-los e ajudá-los mesmo assim, pois não fosse Ulmo e seu plano com Tuor, não teria havido um Earendil. Quer dizer, os poderes além de não estarem ociosos, continuaram-se preocupando com os exilados, e sabiam que uma hora eles seriam destruídos sem ajuda.

Eu não disse que os Valar estavam ociosos, mas sim que a atitude deles demonstrava isso. Ninguém é obrigado a saber que eles estavam conferenciando em pensamento. E mesmo assim eles ficaram sem atitude, mais perdidos que filho da puta em dia dos pais.

Os Valar deixaram não só os noldor, mas também os sindar e os Homens à própria sorte, deixaram seus vigiados à revelia enquanto Melkor deitava e rolava no norte de Beleriand. Foi descaso sim senhor, não me venha dizer que foi uma punicão para os noldor porque os outros nada tinham com isso. Foi um descaso da parte dos Valar sim. Eles eram obrigados a conter a ameaça de Melkor, e no entanto o deixaram lá para fazer o que bem entendesse. Pela segunda vez, diga-se de passagem, já que no passado, antes do despertar dos Elfos, Melkor controlou toda a Terra-média sossegado enquanto os Valar se entocaram em Valinor.

Ulmo é o Vala que deveria sentar no trono de Manwë, pois ele não se deixou ser enganado por Melkor, e sempre continuou preocupado com a Terra-média. E ainda assim, ele foi até Tuor escondido; leia no Contos Inacabados a conversa dele com Tuor e veja por si mesmo. Ele até se preocupava com Ossë, pois Ossë estava sob as ordens dos Valar, e arregaçava qualquer barco que tentasse ir para o Oeste. Foi Ulmo quem salvou Voronwë da fúria de Ossë.

E a lei dos Valar não era a lei de Eru coisa nenhuma. Os Valar tinham livre-arbítrio e deviam cuidar de Arda; não foi Eru quem fez Valinor ou as pelóri, ou baniu os noldor ou ocultou o Reino Abençoado. Os Valar que fizeram isso.

Querer punir os noldor não justifica largar Melkor fazendo o que bem entendesse e deixando também os sindar e os homens à revelia. Foi descaso.

Concordo com Fearuin...

Gente ninguém disse que Feanor fosse isento de culpa, mas por tudo que aconteceu em Aman os Noldor foram punidos... todos os elfos que participaram do eventos tinham a opção de não aceitar a situação. No caso de Finarfin, ele não aceitou o que aconteceu em Aqualonde e resolveu voltar, já Nerdanel não ouvidos à fúria de Feanor e sequer partiu. Há outros exemplos...mas todos os Noldor que partiram pra TM tinham pelo menos a culpa de jurarem vingança e buscar as Silmarils.

Já com relação aos Valar... sim, eles foram omissos. Abandonaram a Terra Média, deram as costas e deixaram todos os povos lá presentes (inclusive os Noldor) à merce de Melkor. Mas acho difícil discutir isso, durante toda a história a imagem dos Valar muda muito... hora eles parecem impotentes, hora cansados, hora orgulhosos como seriam deuses. Tolkien ainda tava trabalhando nisso, então diversas vezes vc sente a imagem dos Valar oscilando entre deuses mitológicos e seres angelicais.

Valinor 2025

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:
Back