• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor e Galadriel!

Turin Turambar foi enredado numa rede de mentiras muito maior do que Fëanor foi, e ele não tinha a vida eterna para resolver o assunto. De qualquer jeito, Turin não fez nada terrível em plena consciência do que fazia, ao contrário de Fëanor: "queimem os barcos, pois o que deixo pra trás não dou como perda." Isso é coisa que se faça com seus parentes, que se exilaram, a maioria, por você?! Louco ou não, ele sabia exatamente o que fazia.
 
Definitivamente não sei quem fica mais embaixo em minha escala: Turin ou Feanor... :puke:

Quanto a Galadriel, Kalring, realmente ela era altiva e orgulhosa e ambiciosa, como disse Fearuin. É fato, senão o desejo de ter um reino seu, e a vergonha de voltar para Valinor teriam pesado menos na sua decisão.

Era natural que os Valar ficassem em dúvidas quanto ao caráter dela, vide Melkor, Saruman, que um dia foram sábios, agradáveis à visão, etc., mas degeneraram. Tanto que a tentação do Anel é o teste definitivo tanto para os Poderes do Mundo quanto para si mesma. A prova de que não degenerara como Feanor acabando por servir os poderes do Escuro.
 
Degenerado é um termo pesado, Primula. Ele pagou pelo que fez - E Turin teve mais piedade, e alcançou a redenção. Feanor, eu creio não faria isso em sã consciencia, principalmente pela longa amizade entre seu pai que ele amava e Olwe. E Turin muitas vezes teve consciencia de que o que fazia era ruim - ele matou muitos homens enquanto foi poscrito. Nos o vemos com mais piedade por que ele sempre se arrependia. Mas ele tambem sangrou seus parentes, quando um Elfo falou de Tuor de Dor-Lomin, ele mostra desprezo. Feanor sofreu, mas eu acho que poucos vemos desse sofrimento. Talvez voces entendam da seguinte forma: Em Othelo(Shakespeare) o dito cujo mata a amda por ciume e maus conselhos. Mas voce sente pena dele. Feanor enlouqueceu pela perda, das pedras e de seu pai, as unicas coisas que lhe davam esteio. Ele sofreu, temos de ver isso. E outra coisa, voces não pintam Denethor II de demonio, mas ele tomaria o anel. Boromir iden. Se Feanor tivesse essa falha, ele aceitaria auxilio de Morgoth na fetura das Joias, mas ele não aceitou.
 
Eh complicado realmente tentarmos dizer qual é o mais "mal" dos 2... Turin na minha cabeça é um kra totalmente insano, já Feanor ñ... Feanor sofreu muito mais e tinha motivos pra fazer algumas coisas q fez, mas já Turin era bem insano...
 
Turin sofreu muito mais do que Fëanor, e põe muito nisso! Ele perdeu sua irmã quando tinha cerca de 8 anos. Perdeu seu pai, as terras onde morava foram invadidas e ele se via confinado dentro de casa, sofreu assim como sua irmã e sua mãe com a maldição de Morgoth, teve que fugir de casa e abandonar sua mãe e sua irmã...

Se for colocar tudo o que ele passou e o que Fëanor passou dá pra notar que Turin foi bem mais infeliz em sua vida.
 
Feanor tinha no peito o desaparecimento de sua propia mae! Isso tambem deve ser levado em conta! E não se fala "numero de dores" Deve-se, sim, falar do peso que essa dor causa! E é dito no silma que Feanor foi quem teve mais amor por seu pai!!
 
Acho que Fëanor não sentia muito a perda da mãe, ela se foi por vontade própria e sem sofrimento. Agora me digam, quando Fëanor se recusou a ceder as silmarilli, nessa hora seu pai estava vivo, e ele agia com egoísmo. Talvez fosse fruto das mentiras de Morgoth, mas ele estava lúcido quando disse aquilo. Acho que Turin sofreu bem mais do que Fëanor, vamos contar os motivos do sofrimento de Fëanor: a morte do pai, o roubo das silmarilli. Enquanto Turin teve a vida destrída, sua família foi desmantelada, ele transou com a irmã, sua mãe morreu em tristeza, sua irmã se suicidou (eu acho, não me lembro). A vida dela é realmente uma tragédia shakespereana. Acho que ele sofreu bem mais...
 
Claro que Fëanor devia ter sofrido com a morte da mãe.
Lembre das palavras de Fëanor, as Silmarilli eram um feito único que jamais ele seria capaz de fazer novamente, mesmo com as árvores renovadas. As pedras eram de extrema importância. Não foi simples egoísmo...

Túrin sofreu muito sem dúvida, mas todo o sofrimento de Fëanor foi de uma só vez.
Ele supunha que o meio-irmão queria usurpar o trono dele, seu pai foi morto, as silmarilli roubadas, a maldição des Valar, tudo aconteceu num espaço de tempo muito curto p/ um elfo, e cada coisa foi contribuindo para perda da sanidade de Fëanor.

E Turin sofreu muito, mas cada momento de sofrimento (para um humano ao menos) vinha com tempo. Quando o sofrimento chegou ao auge, quando caiu a gota d'água ele se matou. Na minha opinião eles são personagens com que possuem coincidências, sendo que a vida de Fëanor mudou drasticamente, enquanto Túrin sempre sofreu.
 
Cësárin disse:
Acho que Fëanor não sentia muito a perda da mãe, ela se foi por vontade própria e sem sofrimento. Agora me digam, quando Fëanor se recusou a ceder as silmarilli, nessa hora seu pai estava vivo, e ele agia com egoísmo. Talvez fosse fruto das mentiras de Morgoth, mas ele estava lúcido quando disse aquilo. Acho que Turin sofreu bem mais do que Fëanor, vamos contar os motivos do sofrimento de Fëanor: a morte do pai, o roubo das silmarilli. Enquanto Turin teve a vida destrída, sua família foi desmantelada, ele transou com a irmã, sua mãe morreu em tristeza, sua irmã se suicidou (eu acho, não me lembro). A vida dela é realmente uma tragédia shakespereana. Acho que ele sofreu bem mais...

Não se esqueça da humilhação de Mandos, da desistencia de Finarfin, de alguns noldor(filhos de fingolfin) na travessia p/ a TM q estavam "amaldiçoando" o nome de Fëanor por tudo o q tinha acontecido...

Apesar dos 2 serem meio "espirito de fogo", c/ certeza foi Turin que sofreu mais...
 
Outro fato que lhes escapou sobre os outros menbros da casa de Finwe:
Quando Finwe convocou um conselho para resolver o problema que havia entre os Noldor, Fingolfin vai a seu pai, e sem a presença de Feanor o acusa, alem do que, lança duvidas sobre o respeito de Feanor sobre seu Real pai. Feanor responde com muito mais decência, diante de todos os Noldor. Ora, se Feanor fala como se fosse rei, Fingolfin faz o mesmo, questionaando o direito primogenito de seu irmão e "sugerindo" a seu pai uma punição ("Não queres reprimir o orgulho de nosso irmão Curufinwe..."). O fato dele apontar posteriormente a espada pode ser encarado como rprovavel, concordo, mas houve provicação. Os Valar não enxergam isso. E Feanor não deve se sentir nada feliz como peão, pois Manuwe ordena que Feanor VENHA a festa, retirando o livre arbitrio. Vocês gostariam de serem obrigados? Eu não.
 
Depois do que Fëanor fez ele não tinha mais direito à liberdade. Existem pessoas que não estão preparados para ela e nem a merecem...
 
:roll: bom talvez ela não quisesse quebrar seu orgulho...afinal..mesmo sendo sobrinha de Feanor e lhe devendo respeito de fato...eram ,de certa forma, rivais e um pedido talvez...como pode-se ver, muito grande e de muita importancia para atender, ainda mais para um rival.!!!
 
Depois do que Fëanor fez ele não tinha mais direito à liberdade. Existem pessoas que não estão preparados para ela e nem a merecem...
Ele foi exilado. E não se deve julgar dessa forma devmos ser lucidos. Lembrem-se do que Gandalf disse: "Você pode lhes dar a vida? então não seja tão avido a lhes dar a morte.". Não podemos tirar a liberdade de Feanor, e se os Valar não o fizeram, não devemos lhe negar o direito. Alem disso, oras, ele tinha seus motivos para enlouquecer (Ja falei alguns milhoes de vezes. ) Pô Cesarin, sejamos sensatos nesse particular. Não podemos negar a nenhum ser livre. nesse caso ele deixa de ser um ser. ele se torna uma coisa.
 
Cësárin disse:
Eles não poderiam voltar a Valinor ainda que quisessem, porque assim que eles chegaram à Terra-Média a lua nasceu pela primeira vez, e antes disso as Pelóri já haviam sido levantadas, e Amam já havia sido protegida pelas sombras de desorientação. Assim que eles seguiram em frente, logo após ignorar as palavras de Mandos, estavam definitivamente exilados; era enfrentar Helcaraxe ou enfrentar Helcaraxe. Temos que notar que os valar não tomaram atitude apenas depois que os noldor chegaram até a Terra-Média, mas assim que Mandos deu seu aviso, ignorado, eles começaram a agir.
Não era certo matar os teleri coisa nenhuma! Veja bem: Fëanor ataca os teleri, sem razão justa, e Galadriel quando chega e vê seus parentes sendo massacrados (eles estavam desarmados, além de tudo era uma covardia!), ela ataca os atacantes dos teleri. Muito cabido e justo.

As Pelóri estavam levantadas já fazia eras desde antes dos elfos chegarem Valinor, como uma defesa contra Melkor. O Reino Abençoado só se ocultou dos elfos depois que eles pisaram na Terra-média, somente aí, depois que a travessia estava terminada. Era enfrentar Helcaraxë ou baixar a bola e voltar pra Valinor. Ali, quando foram abandonados em Araman, eles ainda tinham chance de voltar, se assim quisessem.

Araman fazia parte do Reino Abençoado; dali, eles podiam voltar sim senhor, se quisessem. Foi dali que Finarfin voltou, oras bolas.

Eu disse que era certo matar os noldor tanto quanto era certo matar os teleri. Ou seja, era errado fazer as duas coisas. Eu nunca disse que era certo matar os teleri... :gotinha:

Era um massacre porque os noldor estavam mais bem-armados. Vai me dizer que se você tivesse uma espada e tivesse apanhando dum cara com um pedaço de pau, você não sacaria a espada para lutar com ele, só porque a espada corta e o pau não? Justo, não teve nada de justo no Fratricídio; os dois lados estão errados e não tem conversa. Os noldor erraram ao tentar roubar os barcos, e os teleri erraram ao atirar os noldor ao mar, e só então, depois de tudo isso, que começou a batalha. Ninguém chegou ali de espada em punho empalando ninguém.

Kalring disse:
A Galadriel podia ser muita coisa, mas de humilde ela não tinha nada.
Você fala com severidade. ela renunciou ao anel do poder, ela teve humildade de reconhecer seu lugar.

Depois de todas as ferradas que ela tomou na sua vida na Terra-média. Mas naquela hora não.

Cësárin disse:
Turin Turambar foi enredado numa rede de mentiras muito maior do que Fëanor foi, e ele não tinha a vida eterna para resolver o assunto. De qualquer jeito, Turin não fez nada terrível em plena consciência do que fazia, ao contrário de Fëanor: "queimem os barcos, pois o que deixo pra trás não dou como perda." Isso é coisa que se faça com seus parentes, que se exilaram, a maioria, por você?! Louco ou não, ele sabia exatamente o que fazia.

Por favor, tudo que Melkor fazia em Aman, quando lhe foi permitido andar livremente por lá, era direcionado a Fëanor. Túrin recebeu muito menos atenção por parte Melkor do que Fëanor.
E muito pelo contrário, o Túrin fez tudo que fez com toda a consciência do mundo. Só porque ele era menos poderoso que Fëanor e suas ações geraram menor balbúrdia, não quer dizer que ele tenha sido mais sábio. E o assassinato de Brandir, por exemplo?

E o caramba que a maior parte dos Noldor saiu pelo Fëanor; saíram por si próprios ou então sentiram-se obrigados por parentesco; ou seja, aquele negócio do "meu irmão vai eu vou também". Tanto é verdade que a hoste de Fëanor era a menor de todas. Fingolfin se intitulou rei dos Noldor em Araman tentando surrupiar o título que Fëanor via como seu de direito (e como é costume dentre os elfos, por sinal); os que permaneceram com Fingolfin nesse ato não eram leais a Fëanor; ele deixou ali os que não eram leais a ele; foi por isso que ele queimou os barcos, por causa do Fingolfin. Ou seja, Fingolfin não riscou o fósforo mas também tem culpa nesse ato do irmão, pois ele provocou. Disso ninguém se lembra, não é? E ele estava louco, além de tudo.

A própria Galadriel partiu para estabelecer um reino ao seu próprio gosto; vai me dizer que ela fez isso pelo Fëanor? Fez por si mesma, e muitos dentre os noldor tinham pensamento semelhante.


Fëanor sentia tanto a falta da mãe que nem aceitou Indis no papel de madrasta.

O motivo que ele deu para não desfazer as Silmarils foi muito bom; era o mesmo motivo que Yavanna deu em relação às arvores, dizendo que nunca faria outra obra igual. E naquele momento, vocês bem sabem, veio à sua mente as mentiras de Melkor, que sempre chegaram a Fëanor por bocas AMIGAS. E ele também não desconsiderou de pronto a ceder as Silmarils; ele pensou que poderia desfazê-las, mas disse que morreria se o fizesse.

Vocês discursam como se ele tivesse feito tudo sozinho, como se cada um ali que transmitiu as mentiras de Melkor não tivesse sua parcela de culpa, como se Fingolfin não tivesse sua parcela de culpa, como se até Manwë, por um julgamento errado, não tivesse sua parcela de culpa. O culpado do desencaminhamento de Fëanor foi Melkor, o mais poderoso de todos os que habitavam Arda e o maior mentiroso da existência; qualquer outro a quem tanto ódio tivesse sido direcionado faria besteira. O próprio Túrin é um exemplo, e ele recebeu MUITO, mas MUITO MESMO menos atenção do que Fëanor da parte de Melkor.
 
[quo :evil: te]
Depois de todas as ferradas que ela tomou na sua vida na Terra-média. Mas naquela hora não.
[/quote]

Olha, não é assim. Ela demonstrou coragem e nobreza desde o principio da sua vida entre os Sindar. E a proposito, quais são as ferradas? Não conheço bem toda a historia de Galadriel. Mas se que ela não denunciou os Noldor. Ela não piorou a tristeza dos elfos, ela foi para o leste, e la governou com sabedoria, trazendo paz aos Elfos. eu vejo assim!

Por favor, tudo que Melkor fazia em Aman, quando lhe foi permitido andar livremente por lá, era direcionado a Fëanor. Túrin recebeu muito menos atenção por parte Melkor do que Fëanor.
E muito pelo contrário, o Túrin fez tudo que fez com toda a consciência do mundo. Só porque ele era menos poderoso que Fëanor e suas ações geraram menor balbúrdia, não quer dizer que ele tenha sido mais sábio. E o assassinato de Brandir, por exemplo?

E o caramba que a maior parte dos Noldor saiu pelo Fëanor; saíram por si próprios ou então sentiram-se obrigados por parentesco; ou seja, aquele negócio do "meu irmão vai eu vou também". Tanto é verdade que a hoste de Fëanor era a menor de todas. Fingolfin se intitulou rei dos Noldor em Araman tentando surrupiar o título que Fëanor via como seu de direito (e como é costume dentre os elfos, por sinal); os que permaneceram com Fingolfin nesse ato não eram leais a Fëanor; ele deixou ali os que não eram leais a ele; foi por isso que ele queimou os barcos, por causa do Fingolfin. Ou seja, Fingolfin não riscou o fósforo mas também tem culpa nesse ato do irmão, pois ele provocou. Disso ninguém se lembra, não é? E ele estava louco, além de tudo.

A própria Galadriel partiu para estabelecer um reino ao seu próprio gosto; vai me dizer que ela fez isso pelo Fëanor? Fez por si mesma, e muitos dentre os noldor tinham pensamento semelhante.


Fëanor sentia tanto a falta da mãe que nem aceitou Indis no papel de madrasta.

O motivo que ele deu para não desfazer as Silmarils foi muito bom; era o mesmo motivo que Yavanna deu em relação às arvores, dizendo que nunca faria outra obra igual. E naquele momento, vocês bem sabem, veio à sua mente as mentiras de Melkor, que sempre chegaram a Fëanor por bocas AMIGAS. E ele também não desconsiderou de pronto a ceder as Silmarils; ele pensou que poderia desfazê-las, mas disse que morreria se o fizesse.

Vocês discursam como se ele tivesse feito tudo sozinho, como se cada um ali que transmitiu as mentiras de Melkor não tivesse sua parcela de culpa, como se Fingolfin não tivesse sua parcela de culpa, como se até Manwë, por um julgamento errado, não tivesse sua parcela de culpa. O culpado do desencaminhamento de Fëanor foi Melkor, o mais poderoso de todos os que habitavam Arda e o maior mentiroso da existência; qualquer outro a quem tanto ódio tivesse sido direcionado faria besteira. O próprio Túrin é um exemplo, e ele recebeu MUITO, mas MUITO MESMO menos atenção do que Fëanor da parte de Melkor.



ATÈ QUE ENFIM! Alguen entendeu! :cheers: Um brinde!
Mas serio, fato comprovado Feanor sofreu demai ao mesmo tempo. Vocês estão de proteção para cima de Fingolfin, Turin, etc. Se julgarem de forma igual, verão o que digo, e o que disse o Fëaruin Alcarintur
 
Moral da história; se um assaltante invadir a sua casa pra te roubar não reaja, porque ele pode chamar a polícia e te mandar prender. Ou pior, contrata um advogado e te processa por interferir no ganha-pão dele.... :roll:

Fëaruin, velho de guerra, sem querer ser chato (mas vc sabe que isso é impossível :lol: ) o culpado da ruina (ou "desencaminhamento") de Fëanor foi Fëanor. Culpar Melkor, seria o mesmo que culpar Ilúvatar por permitir a existência do mal. É que nem no nosso mundo, nós somos confrontados diariamente com tudo de mal que existe, e podemos fazer muito mal e muita crueldade contra pessoas que nem conhecemos. O que nos impede de fazê-lo? A Fëanor faltava uma noção instintiva do que era bom e do que era correto no mundo dele. Talvez por sua arrogância, talvez pelo excesso de poder que ele tinha, quem sabe dessas coisas?
Mas indubitavelmente ele era, além de meio-louco, meio-mal.
 
Eu concordo com o Elrond, Fëanor era responsável por suas ações; eu também não sou partidário de sair rotulando as coisas de justas ou injustas, mas o fato é que a vida em sociedade só é possível se seguirmos regras, e a regra de ouro é: não faça aos outros o que não quer pra você, e quem quebra as regras primeiro perde a razão. Os teleri não estavam errados, nem quebrando regras ao atirarem os noldor ao mar, estavam se defendendo de um ataque; eles estavam certos, os noldor não. Eu repito, só poderiam ter retornado aqueles que aceitassem as palavras de Mandos e recuassem em seguida, pois daí em diante não adiantaria se arrepender. Aliás, acho bem provável que muitos tenham se arrependido.
 
Ha, ta certo. O Turin quebrou sua regra de ouro, o Fingolfin, a Galadriel, e mais uma cacetada de gente, inclusive os Teleri. Veja a luta: Ambos estavam errados. E não tem essa de "não faça aos outros o que não quer para você. Você vê seu irmão morrendo e vai ficar de braços cruzados dizendo: "Ele quebrou a regra de ouro...."? Os seres humanos são passionais, e o conceito de justiça plena é Hipocrita.
 
O Turin quebrou porque ele estava fora de si, enlouquecido; não me lembro de Galadriel ter feito nada desse tipo; eu não condeno ninguém que queira salvar seus parentes, primeiro porque eles chegaram no meio, não sabiam o que estava acontecendo e tentaram ajudar, o que não muda o fato de que os noldor começaram a briga.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo