• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor e Galadriel!

Cësárin

Usuário
Pessoal, eu li em algum lugar na Valinor um texto dizendo que houve uma vez em que Fëanor pediu a Galadriel um fio de cabelo e ela negou, porque eram rivais. Mas Fëanor era um artífice e ela não, então em que eles eram rivais? Não consigo imaginar...
 
Eles não gostavam um do outro por terem objetivos diferentes na vida. Os dois eram noldor, portanto o desejo de poder era natural dos dois, acho que era nisso que eles eram rivais.
 
Não diremos necessariamente que eram "rivais". Fëanor e sua sobrinha eram dois Noldor de gênio difícil e bastante orgulhosos. É dito no Contos Inacabados que Galadriel foi a maior dos Noldor, à excessão de Fëanor, embora ainda assim fosse mais sábia que o tio.

Acho que justamente o orgulho de Galadriel que a fez recusar o pedido de Fëanor em lhe dar alguns fios de cabelo. E foi após este ocorrido que eles deixaram de ser amigos.


Dando um edit para responder ao -Felagund-

Galadriel jamais foi leal a Fëanor. Ela foi para a Terra-Média porque era orgulhosa e queria ter um reino para ela.
 
Isso é interessante, agora ficou a curiosidade de por que Fëanor queria fios do cabelo dela; aliás, posto isso, agora dá pra perceber a dimensão do pedido de Gimli quando ele tava em Lórien, pois ele ganhou uma coisa que o maior dos Noldor não ganhou.
 
Fëanor queria porque o brilho dos cabelos de Galadriel lembrava uma mescla dos brilhos de Laurelin e Telperion.
Dizem que foi por causa dos Noldor ficarem falando do brilho dos cabelos da Galadriel que Fëanor teve a idéia de aprisionar a luz das Árvores em uma jóia.
 
Galadriel certamente não confiava em Fëanor pois este não nutria afeições por seu pai(Finarfin).Não havia motivos e nem confiança por parte de Galadriel para ceder à seu tio um fio de seus belos cabelos.Certamente Galadriel desconfiou dos motivos de seu tio em querer um fio de cabelo,visto que ele poderia usa-lo de forma inadequada (armas, talvez?).


Quanto à Galadriel ter seguido Fëanor por "ser leal" a ele, acho pouco provável,visto que ela o acompanhou apenas de longe, nas hostes de Fingolfin.Acho que ela quis ir á terra Média apenas para exercitar seu espírito aventureiro.


Valew. 8-)
 
Se eu não me engano, quando se pede a alguém mechas de seu cabelo, é como se fosse a pergunta "Eu gosto de você, e você, gosta de mim?". Não creio que Fëanor tivesse objetivo de fazer alguma arma ou experiência com o cabelo dela, suponho que só os queria para contemplá-los e para faz um laço de amizade com Galadriel (o mesmo objetivo de Gimli). Mas Galadriel não gostava de Fëanor, provavelmente pela intriga deste com os filhos de Indis...
 
Acho que Fëanor teve um lampejo de inspiração vendo os cabelos de Galadriel, e os queria para talvez estudá-los para produzir alguma coisa...
"Raramente descansavam as mãos e a mente de Fëanor."

_______________
Andrëas The Blind. 8-)
 
Bom, pelo que disseram eu entendi que ele gostava do brilho do cabelo dela. talvez isso o tenha inspirado a aprisionar a luz d'As Árvores nas silmarilli.
 
Gente, não é dito que Galadriel lutou, tem isso nos Contos Inacabados, as hipoteses são as de que, ou ela foi neutra ou ela lutou contra (poxa, ela era da casa de Firnafin, de ascendencia materna Teleri, da propia casa real!) o sequito de Feanor... mas imaginem, os dois juntos, casados ou aliados....Morgoth ia lamentar MUITO mesmo.....
:twisted:
 
Morgoth lamentaria sim, mas com isso ele não teria de se preocupar, pois Galadriel jamais se casaria com ele. Primeiro porque ela o detestava (se ela apenas não ia com a cara dele no começo, depois do fatricídio ela com certeza o detestou), segundo porque a união de parentes tão próximos era proibida.
 
Ela derramou sangue noldorin porque era o certo a fazer. Fëanor não estava louco e sim embevecido pelo próprio orgulho e raiva, de modo que não via mais nada e esqueceu compaixão, honra e companheirismo. Ela o detestava, disso não tenho dúvidas, pois ele, entre outras coisas, a deixou e a seus parentes para morrer no gelo de Helcaraxe.
 
Tolkien escreveu que Feänor a temia, e ela o detestava pois conseguia enxergar a mente de Feänor. Mas Galadriel tambem não gostava dele porque ela era voluntariosa como ele. Tolkien diz que os dois se equiparavam, entretanto um com um certo dom, outro com outro tipo. Quando dois parentes são muito bons acontece isso... =/

Mas num podemos colocar Feänor como mau, nem galadriel como boa, ambos manipulavam conforme era melhor para eles.
 
Não pus Fëanor como mau, mas é indiscutível que eles fez coisas más. Galadriel também fez das delas, mas nada tão sério.
 
Andrëas The Blind_Noldo disse:
Galadriel certamente não confiava em Fëanor pois este não nutria afeições por seu pai(Finarfin).Não havia motivos e nem confiança por parte de Galadriel para ceder à seu tio um fio de seus belos cabelos.Certamente Galadriel desconfiou dos motivos de seu tio em querer um fio de cabelo,visto que ele poderia usa-lo de forma inadequada (armas, talvez?).

Fëanor nem considerava Finarfin. E Fëanor só queria um cabelo de Galadriel porque os achava lindos, como era dito que eram. Fazer armas? Que coisa mais teoria da conspiração; só se o Fëanor quisesse se tornar um ninja com um garrote dourado, eu não vejo pra que arma ele ia usar um fio de cabelo; e mesmo pra um garrote, ô cabelinho poderoso para não arrebentar... :roll:

Ele queria porque achava bonito, só isso.

Andrëas The Blind_Noldo disse:
Quanto à Galadriel ter seguido Fëanor por "ser leal" a ele, acho pouco provável,visto que ela o acompanhou apenas de longe, nas hostes de Fingolfin.Acho que ela quis ir á terra Média apenas para exercitar seu espírito aventureiro.

Ela não gostava de Fëanor, mas as palavras dele a afetaram profundamente. Ela partiu porque queria estabelecer um reino a seu gosto; isso está dito com todas as palavras no Silmarillion. A Galadriel podia ser muita coisa, mas de humilde ela não tinha nada.


Cësárin disse:
Ela derramou sangue noldorin porque era o certo a fazer. Fëanor não estava louco e sim embevecido pelo próprio orgulho e raiva, de modo que não via mais nada e esqueceu compaixão, honra e companheirismo. Ela o detestava, disso não tenho dúvidas, pois ele, entre outras coisas, a deixou e a seus parentes para morrer no gelo de Helcaraxe.

Era tão certo matar os noldor quanto matar os teleri. E é lógico que Fëanor estava louco.

E ele não deixou ninguém para morrer na Helcaraxë. Ele os deixou em Araman e porque o também orgulhosão do Fingolfin se intitulou Rei dos Noldor sem mais nem menos, provocando ainda mais o irmão. E eles não queriam baixar a bola e voltar para Valinor. A hoste de Fingolfin atravessou a Helcaraxë porque quis, porque não queriam suportar a vergonha de voltar até Valinor; ninguém colocou a lâmina nos pescoços deles e os obrigou a passar por ali.

Que ele fez cagadas, sem sombra de dúvidas, mas ele não fez nada sozinho, e também não o único a fazer besteiras.
 
Eles não poderiam voltar a Valinor ainda que quisessem, porque assim que eles chegaram à Terra-Média a lua nasceu pela primeira vez, e antes disso as Pelóri já haviam sido levantadas, e Amam já havia sido protegida pelas sombras de desorientação. Assim que eles seguiram em frente, logo após ignorar as palavras de Mandos, estavam definitivamente exilados; era enfrentar Helcaraxe ou enfrentar Helcaraxe. Temos que notar que os valar não tomaram atitude apenas depois que os noldor chegaram até a Terra-Média, mas assim que Mandos deu seu aviso, ignorado, eles começaram a agir.
Não era certo matar os teleri coisa nenhuma! Veja bem: Fëanor ataca os teleri, sem razão justa, e Galadriel quando chega e vê seus parentes sendo massacrados (eles estavam desarmados, além de tudo era uma covardia!), ela ataca os atacantes dos teleri. Muito cabido e justo.
 
A Galadriel podia ser muita coisa, mas de humilde ela não tinha nada.
Você fala com severidade. ela renunciou ao anel do poder, ela teve humildade de reconhecer seu lugar. Mas voçê fala com sabedoria a respeito da loucura de Feanor. afinal, coloquemo-nos no lugar dele: pai morto, humilhação, e sua maior obra roubada. Ele estava perdido, pois percebeu que sua obra não valia a vida de seu pai, não tinha eixo, mas era orgulhosos para pedir conselho.Cësárin, se julgarmos Feanor com tamanha severiade, façamos o mesmo com Turin Turambar! :eek:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo