• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor , Brilhante ou Estúpido?

Barlach disse:
tem muita gente aí que fala que o cara pirou qdo morgoth matou o pai dele. assim parece que ele só começou a fazer burrada depois disso, mas não foi! ele fez muita m**** antes disso.

Ahhh..antes ele tinha ciúmes do pai, mas fora isso, não tem muita coisa que falar dele não... :obiggraz:
 
Fox disse:
Sir Galaaz disse:
Eu não acho que o Fëanor era estúpido, pois ele fez coisas que deram erradas, mas não era óbvio para todo mundo que naquele momento ele estava tomando a decisão errada, logo ele não pode ser estúpido.

Claro que pode.

Queimar os barcos em Alqualondë foi algo iremediavelmente estúpido.

Por puro orgulho, ele basicamente impediu que mais conterrâneneos élficos (e tambem possiveis tropas na guerra contra Morgoth) o acompanhassem numa jornada que com quase toda a certeza, não daria certo desde o começo.
Eu acho que esse ato demonstra que ele era um tremendo sacana. Ele confiava que sozinho ele podia vencer. Aliás praticamente todo mundo achava que ele era o máximo, ele era mais um que também acreditava nisso. E terminou morrendo por isso.

Fox disse:
Sir Galaaz disse:
...se ele tivesse entregado as Silmarils para os Valar, muitos problemas poderiam ter sido evitados, mas ele não seria brilhante por isso, pois era a coisa mais óbvia a fazer já que os valar eram bem mais poderosos que ele, pode ser idiotice para alguns ou coragem para outros.

Então é preferível fazer m**** só pra ser original e brilhante? Isso não me parece nem um pouco lógico. Nem tudo que é diferente é necessariamente melhor.

Ele é brilhante por sua inteligência e suas criações. Não por suas ações, às vezes sem sucesso e às vezes claramente condenadas ao fracasso
Só que não dava pra saber que ia acontecer um monte de m*** por causa disso. Se ele soubesse da confusão que ele ia arrumar será que ele faria isso? Eu não dúvido que sim, aí sim poderiamos afirmar com certeza que ele era uma anta mesmo. Com certeza tudo que ele fez deu errado mesmo, mas acho que o que ele fez de grave mesmo não foi estupidez, foi sacanagem mesmo: matar os seus parentes pra roubar os barcos e depois de viajar até a Terra-Média e queimar os barcos deixando o resto dos noldor pra trás. Sem contar que antes ele já tinha puxado a espada pro Fingolfin.
 
O Senhor do Escuro disse:
Eu gosto dele :obiggraz:
Eu tbm
P/ mim desde q nasceu Fëanor jah estava destinado a ser grande. Ele tem poder de mtos. As silmarilli sao sua grande obra, e sao AS gemas.
Por causa de seu
grande orgulho ele fez grande burradas.
Ele eh brilhante ao meu ponto de vista. Pq mesmo os + brilhantes cometem erros. E os do Fëanor foram grandes erros.
Seus problemas foram:
:arrow: A morte de seu pai
:arrow: O roubo das silmarlli e seu amor pelas gemas
:arrow: Seus grandes erros foram maiores q seus grandes feitos.
Ta ai minha opiniao 8)
(Espero q n tenha fikdo mto confuso :confuso: )
 
Sir Galaaz disse:
Eu acho que esse ato demonstra que ele era um tremendo sacana. Ele confiava que sozinho ele podia vencer. Aliás praticamente todo mundo achava que ele era o máximo, ele era mais um que também acreditava nisso. E terminou morrendo por isso.

Essa imprudência é que mostra a estupidez gerada pelo orgulho e prepotência, que você bem citou aqui. :)

Sir Galaaz disse:
Só que não dava pra saber que ia acontecer um monte de m*** por causa disso. Se ele soubesse da confusão que ele ia arrumar será que ele faria isso? Eu não dúvido que sim, aí sim poderiamos afirmar com certeza que ele era uma anta mesmo.

Algumas daquelas atitudes gritavam pelo fracasso. Claro, isso ainda podia acabar tendo sucesso, mas olhemos pelas probabilidades. Ele fez coisas que eram visivelmente propensas à virar cocô. Claro que pra ele, isso nem sempre era tão evidente assim. Com sua intransigência e tudo mais.

Sir Galaaz disse:
Com certeza tudo que ele fez deu errado mesmo, mas acho que o que ele fez de grave mesmo não foi estupidez, foi sacanagem mesmo: matar os seus parentes pra roubar os barcos e depois de viajar até a Terra-Média e queimar os barcos deixando o resto dos noldor pra trás.

Sacanagem incontestavelmente. Mas a estupidez jaz no fato dele não se tocar das consequências mais graves dessa atitude.

Sir Galaaz disse:
Sem contar que antes ele já tinha puxado a espada pro Fingolfin.

Aí eu já acho que ele foi audacioso.. meio idiota, é verdade ( :roll: ), mas ainda audacioso.
 
Meu, o cara era MALDADE PURA... pô, quando um super-vilão como o Coringa faz uma atrocidade desse tipo as pessoas não se limitam a dizer "ah... ele é um louco de pedra", não o povo cai de boca e fala que é maldade pura. O que eu concordo!!!
O Fëanor não era só louco, ele era MAU... MAUUUUUUUUUUUUU!!!!!! :evil: :twisted: :eek: :x :evil: :twisted:
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Meu, o cara era MALDADE PURA... pô, quando um super-vilão como o Coringa faz uma atrocidade desse tipo as pessoas não se limitam a dizer "ah... ele é um louco de pedra", não o povo cai de boca e fala que é maldade pura. O que eu concordo!!!
O Fëanor não era só louco, ele era MAU... MAUUUUUUUUUUUUU!!!!!! :evil: :twisted: :eek: :x :evil: :twisted:

É, o povo, quando em conjunto, tem essa incrivel habilidade de julgar uma personalidade em três segundos, em nome da própria paz de espirito e do comodismo. :roll:
 
Realmente, é muito cômodo. Hehehehehe... Mas relaxa, eu concordo contigo que ele estava no meio dos dois mundos. Era um gênio, mas era um pilantra.
Como o Lex Luthor, um gênio do crime.... hehehehehehe.
 
Eh o povo adora isso! O kra salva milhares d vidas (o q com certeza naum eh u caso do Fëanor) dai eh soh ele sonegar o imposto de renda [ :eek: :tsc:] q todo mundo quer mata ele!!! 8O
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Realmente, é muito cômodo. Hehehehehe... Mas relaxa, eu concordo contigo que ele estava no meio dos dois mundos. Era um gênio, mas era um pilantra.
Como o Lex Luthor, um gênio do crime.... hehehehehehe.

Olha, se o Luthor fosse que nem o Fëanor, então nunca seria o arquiinimigo do Super-Homem. :P

E de qualquer forma, você está fazendo uma comparação errônea. O Luthor era orgulhoso e inteligente como o Fëanor, só que era realmente mal.

Já Fëanor eraestourado, mas queria derrotar o mal.
 
O mal com mal se paga?? Acho que não.

Fëanor queria derrotar Melkor. Concordo. Melkor era "mal". Concordo. Mas Fëanor tb. O problema com o elfo era especificamente contra o Vala. Ele queria uma vingança simples e egoísta. Não queria trazer a luz ao mundo derrotando para sempre o mal nefasto que assolava a Terra-Média. Ele queria se vingar da morte do pai e se para isso precisava matar, roubar e trair seus iguais... que fosse.
 
Elrond Meio-Elfo:
Fëanor queria derrotar Melkor. Concordo. Melkor era "mal". Concordo. Mas Fëanor tb.
Qdo Fëanor traiu seus parentes eu n axo q ele era "mal". Ele soh estava um furioso e louco sem ver a consequencia de seus atos jah n se importando mais c/ nada a naum ser sua vinganca a Melkor e a recuperar as silmarils.
 
Bem, talvez não "mal" como Melkor ('talvez' não, com certeza..), mas eu acho que a desculpa de que ele estava cego para os atos nefastos que ele tomou não cola muito bem não. Pra onde foram todos aqueles anos de ensino e criação com os mais sábios e poderosos Valar de Arda???? Caiu tudo pelo ralo quando o pai dele foi morto???? Foi tão simples assim???? Por que Finarfin e Fingolfin não se revoltaram do mesmo modo????

Pra mim Fëanor sempre foi o que ele foi. É claro que com o veneno de Melkor as estribeiras dele simplesmente foram para os ares, mas ele tinha completa consciência e noção de tudinhozinho o que ele estava fazendo. Afinal de contas ele era um Alto-Elfo de Valinor aprendiz de Aulë e Manwë, e não um Justa-correia qualquer de Tocadura.
 
Eu continuo achando q ele nao estava c. suas faculdades mentais perfeitas. E exatamente por ser um Alto-elfo de Valinor sua queda foi maior....
Eh como dizem: qto maior a altura maior eh a queda.. se vcs entendem oq kero dizer.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
O mal com mal se paga?? Acho que não.

De fato não. Mas aquelas atitudes, pro próprio Fëanor não eram más. Em todo seu orgulho e intransigência, ele acreditava piamente que estava alcançando um objetivo digno. Mesmo que esse objetivo não fosse de fato, dos mais dignos.

A vingança. Mas pra ele era válida, ainda mais pra uma criatura maléfica como Melkor.

A maldade não está na ação, mas na intenção.

Elrond Meio-Elfo disse:
Fëanor queria derrotar Melkor. Concordo. Melkor era "mal".

Não há metafora ou meia-verdade aí. Melkor era mal mesmo. Sem aspas.

Elrond Meio-Elfo disse:
Mas Fëanor tb. O problema com o elfo era especificamente contra o Vala. Ele queria uma vingança simples e egoísta. Não queria trazer a luz ao mundo derrotando para sempre o mal nefasto que assolava a Terra-Média.

O pai dele foi morto. Por um ser desprezível. É claro que ele queria vingança. Isso por si só não o define como mal.

Elrond Meio-Elfo disse:
Ele queria se vingar da morte do pai e se para isso precisava matar, roubar e trair seus iguais... que fosse.

"Meios para um fim". Isso não foi maldade, foi ódio. Puro ódio, do tipo de cega. Foi aí que começou a estupidez dele...

Elrond Meio-Elfo disse:
Caiu tudo pelo ralo quando o pai dele foi morto???? Foi tão simples assim???? Por que Finarfin e Fingolfin não se revoltaram do mesmo modo????

Porque era o Fëanor ué. Orgulhoso e estourado. Dãããã. :mrgreen:
 
O Senhor do Escuro disse:
Até o que eu sei, vingança é um modo de maldade

Vingança é o ato de fazer sofrer, de alguma forma, aquele que o fez sofrer tambem. Esse ato pode vir da maldade, do ódio, da mágoa...

Mas nao é necessariamente mal apenas. E vingança não é sempre algo pesado e grave.

Causar ciumes ou inveja num ex-namorado(a) é um tipo de vingança por exemplo.

Por favor, não simplifiquem. :?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo