• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor , Brilhante ou Estúpido?

Não é verdade, Morfindel. Quando o Hitler assumiu o poder, ele não cumpriu nenhuma de suas muitas promessas: Salários foram congelados, reforma agrária ficou só no papel, e os trustes ganharam maior liberdade: Magnatas, como, por exemplo, os do grupo alemão Krupp, aderiram ao nazismo, já que Hitler lhes tinha dado benefícios...

Hitler tirou a Alemanha da merda, e a transformou numa potência, certo. Mas isso não quer dizer que ele cumpriu suas promessas. Suas promessas eram de democracia, salários altos, reforma agrária, e isso não aconteceu.
 
Aí temos vários exemplos, podemos citar até nosso Lula. Que de tão ávido por mudanças, assim como toda a população estava, prometeu várias coisas que inebriaram como vinho e no entanto, muitas de suas promessas não foram cumpridas. Claro, teve suas positividades, mas a questão aqui é como somos cegos quando estamos na necessidade.

Qualquer um quer tivesse um poder maior e quisesse inflamar os corações abatidos de alguns seres, conseguiria reunir seguidores; sendo estes Elfos, Homens ou Anões.

Mas no caso de Fëanor ele era um revolto, cheio de ira, egoísta. Se aproveitava dos fracos corações para conseguir força para os seus feitos, que na verdade não eram para o bem geral, e sim, unicamente para ele e para o seu ego.
 
Para mim ele foi genial, brilhante, o maior elfo que existiu, talvez um pouco precipitado e arrogante em suas decisões mas nada que ofusque o que ele foi, isso na minha opinião.
 
Pois eu acho que ele foi os dois: brilhante e, ao mesmo tempo, estúpido.

No legendarium notamos que Galadriel não gostava muito dele, talvez por serem um pouco parecidos, mas também pq ela via algo de estranho nele: um fogo consumidor... Mas, uma coisa nem ela nem ninguém pode discordar.. o cara criou as jóias mais lindas e perfeitas de todas. Ele foi sim um gênio! As Silmarils foram cobiçadas não só por elfos e homens, mas pelos próprios Valar. Alias, um dos objetivos da Guerra da Ira era recuperar essas gemas.
:clap:
Mas, ele também foi tolo. Estava na cara, desde o inicio que, por mais que todo o povo o seguisse e que ele fosse forte e corajoso, não dava pra ganhar do Melkor, o mais poderoso dentre todos os Ainur. Fala sério! Ele assinou a propria morte e a de seus descendentes e, no final, nada de silmarils...
:taco:
 
As duas coisas. Brilhante pela criação das Silmarils, estúpido por não ter percebido as verdadeias artimanhas de Melkor. Mas ele era corajoso, só assim pra desafiar os Valar tão abertamente. E também, como alguém já citou aqui, para bater a porta na cara de um valar do mal.
 
brilhante em suas obras....estúpidos em suas atitudes!!
-brilhante em criar as silmarills-estúpido em criar as silmarills ao msm tempo!!
-estúpido em dar ouvidos as mentiras de melkor,que envenenou seus pensamentos!!
-estúpido em não dar ouvidos a os valar!!

um poquinho de cada!!
 
Só respondo se tiver imunidade na Nossë :dente:

Mas, falando a sério... Fëanor era especial e incompreendido, na minha opinião, como acontece com a maioria dos gênios.

Ele foi precipitado... sim! Mas também me pareceu que nem ele soube lidar corretamente com os Valar e com os outros elfos e vice-versa, os outros também não souberam lidar com ele.

Faltou diplomacia... mas eu concordaria com a maioria dos argumentos dele.
Ele errou feio no Fratricídio Aquallondë e daí pra frente... Ali ele se perdeu completamente!!! E perdeu, para sempre, sua sanidade, honra e brilho...
 
Faltou diplomacia... mas eu concordaria com a maioria dos argumentos dele.
Exato, Ara! Eu acho que Fëanor tinha os motivos certos. Ele tinha todo o direito de recuperar as Silmarils. Tinha direito de guerrear contra Melkor. E sim, tinha o direito de sair de Valinor quando bem entendesse.

Mas Fëanor foi precipitado e os Valar arrogantes. Faltou diálogo aí. Fëanor, impulsivo do jeito que era, não quis esperar uma solução, e os Valar não admitiam que alguém pudesse querer sair de Valinor ou fazer algo sem sua tutela. E aí fica difícil a coisa sair certo...

É claro, os fins não justificam os meios. Fëanor pode estar no direito de sair de Valinor, mas não podia roubar os barcos dos Teleri para isso.
 
Fëanor era gênio, porém imprudente e egoísta. Desde o início só pensou no próprio umbigo, não se importando em arrastar todos os noldor com ele para a Terra Média ou em roubar os barcos dos Teleri. Fora que, o que o impediria de fazer outras pedras se Yavanna as usasse para dar luz às árvores novamente? Faltou bom senso nele, e apesar de inteligente, ele foi movido pelas emoções e pelo orgulho, e não pelo raciocínio lógico de qualquer um.
Eu acho que apesar de gênio e um tanto estúpido, a balança cai mais para o lado de estúpido, pois ele deixava a situação ao redor influenciar suas escolhas sem pensar nas consequências.
 
Fora que, o que o impediria de fazer outras pedras se Yavanna as usasse para dar luz às árvores novamente?
Eu realmente acho que o Fëanor devia ter dado as pedras pra Yavanna (pensar no bem comum primeiro, né), mas eu acho que não dá pra fazer uma coisa dessas de novo. É uma daquelas coisas que você faz uma fez e, por mais que tente, não consegue fazer do mesmo jeito de jeito nenhum.
 
Eu realmente acho que o Fëanor devia ter dado as pedras pra Yavanna (pensar no bem comum primeiro, né), mas eu acho que não dá pra fazer uma coisa dessas de novo. É uma daquelas coisas que você faz uma fez e, por mais que tente, não consegue fazer do mesmo jeito de jeito nenhum.
Mas afinal, ele tinha a vida inteira pela frente, não? (E uma vida de elfo não é pouca coisa :lol:) E mesmo assim, o máximo que ele faria com as pedras em Valinor seria pendurar na parede e falar todo dia pra todo mundo que ele que fez. Mesmo que ele não conseguisse fazer igual, faria coisa semelhante e provavelmente tão bela quanto elas.
 
Vim aqui sem perceber que era um tópico antigo e com mais de 200 posts!

E como eu sou fã de carteirinha do Fëanor (o que não quer dizer que eu não o condene) e tô matando trabalho, tive o prazer (8-O) de ler todos os posts pra ver o que o pessoal disse sobre. Discussão bacana, vale a pena ler as respostas anteriores; mas uma delas, citada pelo Gildor, arrasou, disse tudo o que eu queria dizer:


Post original de Tilion:
Que Fëanor fez muita burrada, isto é óbvio; que cometeu assassinato contra seus irmãos elfos também. Mas ainda assim, dizer que ele era “mau”, é simplificar as coisas.

Fato: Fëanor era o elfo mais orgulhoso que já existiu.

E o que é preciso para fazer alguém orgulhoso passar dos limites?
R: alimentar esse orgulho.

E qual é a melhor maneira de se fazer isso?
R: mentindo para essa pessoa.

E quem foi o maior mentiroso que já pisou em Arda?
R: Melkor.

Logo, se Fëanor passou dos limites, foi pelo que Melkor disse a ele (diretamente ou não); isso não exclui a culpa de Fëanor pelo que cometeu, de modo algum; nem justifica (totalmente) seus atos. Mas a “origem” de tudo isso pode ser encontrada. E essa origem é Melkor.

Não creio que elfo algum, por mais orgulhoso que fosse, pudesse ser “mau” em sua essência (nem mesmo Maeglin e traidores do tipo); todo o mal na obra de Tolkien vem diretamente de Melkor; ele é o causador da rebelião na Canção e de tudo que se “desvirtuou” do Tema a partir daí.
Ainda que ele não tivesse cometido todas as maldades que aconteceram em Arda, de qualquer forma ele foi a raiz delas (e nisso entra as ações de Fëanor: o fato de ele cometer uma “maldade” não faz dele necessariamente “mau” pois, como disse o Gildor, existem outros fatores, como a cegueira causada pela dor da perda do pai [as relações entre os elfos, familiares principalmente, vão além dos círculos do mundo; só como exemplo, eis uma passagem no Silmarillion: “(...) Enterraram o corpo de Felagund no topo da colina de sua própria ilha, e ela voltou a ser pura. (...) Finrod, porém, caminha com Finarfin, seu pai, à sombra das árvores em Eldamar. (...)”. Finrod, após ter sido morto por um lobisomem para salvar Beren, passou seu tempo estipulado em Mandos e voltou para a companhia de seu pai, que ele havia deixado para trás em Valinor para seguir Fëanor] e o roubo das Silmarils). Quando perdeu as coisas que mais amava, Fëanor já estava sob a influência das palavras de Morgoth que, somada à sua dor, se transformou em ódio irracional contra Morgoth e o fez cometer as barbaridades. De tudo e todos que se colocassem em seu caminho ele passaria por cima...e assim o fez.

Mas ele era “mau”? Não.

Em um tribunal de hoje em dia, o advogado dele alegaria “insanidade temporária”; mas no caso dos atos cometidos por Morgoth, “temporário” é uma palavra que não se encaixa: a essência de Morgoth está espalhada por toda a Arda, até o fim dos dias. E o mesmo se aplica aos seres vivos (elfos inclusos. )
E foi isso que aconteceu com Fëanor. Envenenado pelas palavras do próprio Morgoth, que chegavam até ele principalmente de modo indireto, já que o vala espalhava suas mentiras ao quatro ventos entre os noldor, Fëanor foi ficando cego, de ódio, rancor, inveja, dor, egoísmo...tudo que aconteceu após isso foram meras conseqüências. Mas dirão: “e ele não tinha consciência dos seus atos? Não via a dor que ele estava causando?” Acho que a resposta é: não totalmente. Ele poderia perceber o que estava fazendo (como no assassinato dos teleri), mas isso já não fazia diferença pra ele, tomado por sua sede de vingança. Mesmo com uma força de vontade imensa, resistir às palavras de Morgoth (rei da oratória, e que teve um belo discípulo: Sauron) era praticamente impossível para um elfo...poucos foram capazes de tal feito.
Morgoth, com toda a sua malícia, iludiu até mesmo (alguns dos) os valar, inclusive Manwë; o que dirá então do que podia fazer com um elfo.

Eis alguns trechos do Silmarillion que ilustram bem a capacidade de Morgoth de semear a discórdia e de suas outras intenções:

“(...) E então Melkor cobiçou as Silmarils, e a mera lembrança de seu brilho era um fogo a lhe corroer o coração. Daquela época em diante, instigado por este desejo, ele buscou, cada vez mais avidamente, um meio de destruir Fëanor e encerrar a amizade entre os Valar e os elfos; mas disfarçou seus objetivos com astúcia, e nenhuma malignidade podia ser vislumbrada no semblante que ele apresentava. Por muito tempo dedicou-se ele a esse trabalho, e a princípio lentos e estéries eram seus esforços. Contudo, quem semeia mentiras no final não deixará de ter sua colheita; e em breve poderá descansar da labuta enquanto outros vão colher e semear em seu lugar. Melkor sempre encontra ouvidos que lhe dessem atenção, e alguma línguas que aumentassem o que haviam escutado; e suas mentiras passaram de amigo a amigo, como segredos cujo conhecimento demonstra a sabedoria de quem os revela. Amargo foi o preço pago pelos noldor, nos tempos que se seguiram, pela tolice de manter os ouvidos abertos.
Quando via que muitos se inclinavam em sua direção, Melkor costumava caminhar entre eles; e, em meio a suas belas palavras, eram entremeadas outras, com tanta sutileza, que muitos daqueles que as ouviam, ao procurar se lembrar, acreditavam terem elas brotado de seu próprio pensamento. Ele fazia surgir visões em seus corações dos esplêndidos reinos que ele poderiam ter governado por si mesmos, em poder e liberdade, no leste; e então se espalharam rumores de que os Valar teriam atraído os eldar para Aman em decorrência de sua inveja, temendo que a beleza dos quendi e o poder criador que Ilúvatar lhes havia transmitido crescessem tanto, que os Valar não pudessem mais controlá-los, à medida que os elfos crescessem e se espalhassem pelas terras do mundo. (...)”

“(...) Assim, antes que os Valar percebessem, a paz de Valinor estava envenenada. Os noldor começaram a resmungar contra eles, e muitos se encheram de orgulho, esquecendo-se de que grande parte do que possuíam e conheciam lhes chegara como presente dos Valar. Ardia com maior violência a nova chama do desejo de liberdade e de territórios mais vastos no coração impaciente de Fëanor; e Melkor ria em segredo, pois era esse o alvo ao qual se dirigiam suas mentiras, já que odiava Fëanor acima de todos e sempre cobiçara as Silmarils. (...)”

“(...) E, quando Melkor viu que as mentiras se inflamavam, e que o orgulho e raiva haviam despertado entre os noldor, ele lhes falou de armas. (...)”

“(...) E assim, por meio de mentiras, rumores maldosos e conselhos falsos, Melkor atiçou o coração dos noldor para a luta (...)”


E não é questão de “jogar sempre a culpa no diabo”, não. Acontece que nesse caso, tudo converge para Melkor. Ele é a fonte de todo mal.
Os noldor poderiam ter evitado tudo isso se não dessem ouvidos às palavras de Melkor, mas como já disse, isso era para pouquíssimos.
E os noldor não teriam que dar ouvidos a Melkor se ele não falasse nada.

Assim, Fëanor cometeu atrocidades, sim, isso é óbvio.
Mas nada disso teria acontecido se Melkor não fosse um menino tão mau.

Fëanor agiu de livre e espontânea vontade, sim, isto também está claro.
Mas ele estava cego por tudo que acontecera. O “certo e errado” para ele já estavam deturpados pelas palavras de Melkor; ele foi envenenado (assim como vários outros) por Melkor. Ele podia ter um orgulho do tamanho de Arda, mas ele não teria feito essas m***** se tivesse sido deixado no seu canto. O poder das mentiras de Melkor permanecia: por mais lúcido que Fëanor tentasse ser, ele já não o conseguia.


Em suma: Melkor fez o favor de “apodrecer” Fëanor, mas este, em origem, nunca foi “mau”...era apenas o maior cabeça-dura de Eä, que deu ouvidos ao maior mentiroso de Eä.

Com certeza Morgoth ainda está rindo no Vazio por tudo que causou aos noldor.

Post retirado dessa discussão: http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=645
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo