• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor , Brilhante ou Estúpido?

o Fëanor foi o elfo mais estupido de tosdos, p/ começar, ao nascer jah roubou todo o fëa da mãe dele.... :disgusti:
depois criou as silmarils, um ato d inteligencia, mas foi tão orgulhoso q as Grandes Pedras soh serviram p/ espalhar o mau pelo mundo..... :evil:
 
pra mim feanor é A ANTA. desde o começo ele era orgulhoso. achava que era o maior dos elfos e que o mundo girava ao seu redor. e pior, arrastou os filhos pro buraco com ele e ferrou a vida de muita gente. e teve uma chance de se redimir antes do fim (entregando as silmarills) mas foi estúpido o suficiente de não faze-lo. :evil:
 
Tar-Minyatur disse:
o Fëanor foi o elfo mais estupido de tosdos, p/ começar, ao nascer jah roubou todo o fëa da mãe dele.... :disgusti: :

Mas isso foi intencional? :o?:

Tar-Minyatur disse:
depois criou as silmarils, um ato d inteligencia, mas foi tão orgulhoso q as Grandes Pedras soh serviram p/ espalhar o mau pelo mundo..... :evil

O orgulho dele residiu em cobiçá-las ao ponto de ficar obsessivo.
Se o outros a cobiçavam, foi pela sua beleza, não pelos defeitos do Fëanor... ou algo mais?
 
Acho q ele nao robou todo o fëa da mae dele, acho q ela deu pra ele, sei lah
Ainda assim acho q ele nao era estupido, era um nego obstinado q fico doidao qdo mataram o coroa dele, soh isso, fora q Melkor era um fdp q infio merda na cabeca de todu mundo
 
antes mesmo de melkor ser libertado de seu cativeiro, feanor já era orgulhoso, então não venham com esse papo que foi morgoth que começou tudo. melkor soube aproveitar esse defeito dele de modo "genial" (no sentido de muito inteligente, não de correto)
 
Que é de nascença que ele é uma anta asquerosa ahhhh isso é. Afinal de contas a mãe do cara já devia estar prevendo toda a merda no ventilador que ele iria jogar quando deu esse nome pra ele... hehehehehehehehe!!!!
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Que é de nascença que ele é uma anta asquerosa ahhhh isso é. Afinal de contas a mãe do cara já devia estar prevendo toda a m**** no ventilador que ele iria jogar quando deu esse nome pra ele...
eh isso ae, a coitada preferiu morrer q sofrer c/ as cagadas de um filho taum estupido
 
O cara num era tão lazarento assim tb. Ele causou mta confusão por causa das Silmarils, mas tb, depois q mataram o pai dele o cara perdeu a cabeça.

Vcs se esquecem tb de q todo mundo cobiçava as Silmarils.
 
Tah certo que ele não era um cara mto social, mais ele tinha suas
vantagens, afinal, foi ele quem criou as silmarils. Só pelo seu nome
(tradução:espirito de fogo) já se via que ele seria alguem mto
especial (e é estranho, pois tolkien se referia aos Balrogs por esse mesmo nome!) . Feänor foi o gênio que criou as primeiras gemas élficas, os
cristais mágicos preenchidos com a Luz das Estrelas, também criação
dele foram os Palantíris, as Pedras Videntes.
Melkor, roubou as silmarils e matou seu pai (como vc esperaria q ele
ficasse).
Ele quis, como todos os outros povos da terra média, banir Morgoth,
mais foi morto pelo mais poderoso dos Bolrogs, Gothmorg. Mas, apesar
disso, ele massacrou mtos dos orcs de Melkor.
 
Eu não acho que o Fëanor era estúpido, pois ele fez coisas que deram erradas, mas não era óbvio para todo mundo que naquele momento ele estava tomando a decisão errada, logo ele não pode ser estúpido. Se ele for tão estúpido assim, imaginem os elfos que seguiam ele. Eu acho que ele foi brilhante pelas suas criações e também tem méritos pela coragem, não importando se ele teve sucesso ou não. Eu acho que ele realmente é O cara como o pessoal disse aí, esses persongens todos muito bonzinhos e servis não estão com nada. Aliás se ele tivesse entregado as Silmarils para os Valar, muitos problemas poderiam ter sido evitados, mas ele não seria brilhante por isso, pois era a coisa mais óbvia a fazer já que os valar eram bem mais poderosos que ele, pode ser idiotice para alguns ou coragem para outros.
 
Sim, foi. E deve ficar lá até o Fim dos Tempos...
Não é todo mundo que é um Finrod ou um Glorfindel pra voltar.
 
Eu acho q Fëanor foi um cara bem foda. Tipo, na verdade a fúria foi o modo q ele encontrou de extravazar sua grande tristeza e desespero:Melkor tinha roubado suas maiores obras e ainda matado seu pai. Por dentro Fëanor devia estar aos prantos, e como de começo os Valar não fizeram nada (q se pudesse notar) Fëanor pensou q eles iam deixar por isso mesmo, e então se rebelou.
 
Sir Galaaz disse:
Eu não acho que o Fëanor era estúpido, pois ele fez coisas que deram erradas, mas não era óbvio para todo mundo que naquele momento ele estava tomando a decisão errada, logo ele não pode ser estúpido.

Claro que pode.

Queimar os barcos em Alqualondë foi algo iremediavelmente estúpido.

Por puro orgulho, ele basicamente impediu que mais conterrâneneos élficos (e tambem possiveis tropas na guerra contra Morgoth) o acompanhassem numa jornada que com quase toda a certeza, não daria certo desde o começo.

Sir Galaaz disse:
Se ele for tão estúpido assim, imaginem os elfos que seguiam ele. Eu acho que ele foi brilhante pelas suas criações e também tem méritos pela coragem, não importando se ele teve sucesso ou não.

Decisões e ações audaciosas nem sempre refletem coragem. É bom saber separar coragem e obstinação de imprudência e teimosia.

Sir Galaaz disse:
...se ele tivesse entregado as Silmarils para os Valar, muitos problemas poderiam ter sido evitados, mas ele não seria brilhante por isso, pois era a coisa mais óbvia a fazer já que os valar eram bem mais poderosos que ele, pode ser idiotice para alguns ou coragem para outros.

Então é preferível fazer m**** só pra ser original e brilhante? Isso não me parece nem um pouco lógico. Nem tudo que é diferente é necessariamente melhor.

Ele é brilhante por sua inteligência e suas criações. Não por suas ações, às vezes sem sucesso e às vezes claramente condenadas ao fracasso.
 
É isso aí Fox.

Outra coisa:
Por que será que tem gente que confunde o Fraticídio de Alqualondë com o fato de Fëanor ter traído a segunda leva dos Noldor, da hoste de Galadriel e Fingon?
Queimar os barcos foi estúpido, mas nem se compara com o Fraticídio. Aquilo foi a coisa mais torpe e imbecil que um elfo já fez.
 
Eu gosto de Feanor, por um motivo muito simples....

Sem ele a história teria terminado pelo menos umas 1000 pgs antes.. :obiggraz: :mrgreen:

Mas de qualquer forma, não entendo como vcs podem falar que ele disperdiçou o talento dele, quantas coisas que ele criou que até 6000 anos depois ainda eram lembradas, sem contar que era um líder... se não ele não teria conseguido liderar os Noldor como ele fez.

O que ele fez em Aqualonde foi algo terrível, uai foi... mas na hora ele tava louco... a culpa então estava nos Noldor que cumpriram as ordem dele.

O defeito de Feanor era o amor que ele tinha pelo pai (dai vem o ciumes que ele tinha de Fingolfin e Finarfin), e quando pai dele foi assassinado... em plena Valinor, sob a guarda dos Valar... ahhh gente.. nem comento...

Ele presava as Silmarils, mas na hora acredito que serviu muito mais como pretesto p/ caçar Morgoth.. (o que p/ mim faz sentido)..

E outra, gosto de Feanor pq não aquela coisa de elfo certinho, bunitin, com toda pompa e pose que a maioria dos elfos passam. Não, ele foi um dos personagens mais bens construidos e profundos que Tolkien escreveu...

:)
 
ahn, chegeui atrasada di novo...
Eu concordo com o Fox, ele era as duas coisas.Mas quem não é?ele mostra os extremos de personalidade que uma pessoa pode ter.Grandes feitos, baixos feitos...não dá pra defende-lo sem atacá-lo, nem vice-versa.Pois podem citar as melhores qualidades, mas estas podem ser anuladas pelos piores defeitos.
Os dois lados da moeda, os sentimentos contraditórios que deram espaço para as intrigas de Morgoth penetrarem em seu coração.Isso o fez perder a noção de certo e errado, pois ambas viviam em conflito dentro dele.Diferente dos outros, que possuem determinada "tendência" a escolher um dos lados.Claro que se escolhe o caminho a seguir ( destino é detalhe), mas ele nem mesmo teve como fazer essa escolha.
Ódio e amor, vingança e rendição, sua indecisão perante restaurar a Luz ou destruir o Inimigo mostra como ambos, o bem e o mal, disputavam empatados o espírito de Feanor.Por fim, a ele restou,sem escolhas, a fronteira entre o certo e o errado: a loucura.
Ações desgraçadas, mas completamente justificáveis em sua mente perturbada. Isso foi o resultado de sua guerra interior, travada desde o seu nascimento, até o momento em que explodiu, com a morte de seu pai, talvez o único ponto de equilibrio que possuía.Tanto que o pior dos "feitos",o fraticídio, veio logo após essa ruptura.Coincidência?Não penso assim.
É por isso que considero o Feanor a maior vítima dele mesmo.
 
tem muita gente aí que fala que o cara pirou qdo morgoth matou o pai dele. assim parece que ele só começou a fazer burrada depois disso, mas não foi! ele fez muita merda antes disso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo