• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor , Brilhante ou Estúpido?

Barlach disse:
quer dizer que ele cometia atos maldosos mas não era mau??? matar os pais de outros para vingar o seu não é nem um pouco justificável.

Não, não é. Mas isso tem pouco a ver com a pessoa ser má ou não.
Uma pessoa transtornada pode muito bem cometer atos horrendos. Mesmo sendo o mais doce dos humanos.
 
Esse negócio de Bem e Mal já foi muito discutido do tópico a respeito de Manwë e Melkor.
Pra mim, Fëanor num era, nem nunca foi mal. Ele estava ensandecido. Olha, acho q só o fato dele ter perdido a mãe quando era apenas uma criança já o afetou demais. A morte prematura da mãe dele fez ele se tornar um indivíduo fechado para seus próprios pensamentos e feitios. Como Finwë dedicou maior parte de seu amor para Fëanor após a morte de Míriel, Fëanor ficou muito ligado a seu pai, e o amava demais. Melkor começou a plantar seu veneno na mente de Fëanor, e isso fez ele ir ficando cada vez mais egocêntrico e orgulhoso. Acho q, sinceramente, Fëanor devia ser tão elogiado em Valinor que isso acabou massageando demais o ego dele. Isso em parte é culpa de todos que o adulavam, e não somente culpa de Melkor. Pois bem, mas as mentiras de Melkor acabaram irritando-o em seu íntimo.
Depois que ele fez as Silmarils, todos elogiaram tanto sua obra que ele acabou se apegando demais a elas. Ainda assim as Silmarils ocupavam menor espaço no coração de Fëanor do que seu pai. Acho q boa parte também do fato de Fëanor desgostar seus meio-irmãos é pq ele não aceitou bem o papel de Indis "substituindo" sua mãe. As mentiras de Melkor só ajudavam a alimentar esse pensamento. Então, Fëanor já andava irritado, expulso de Tirion e com suas pedras sendo cobiçadas, e acreditando que Fingolfin desejava usurpar seu lugar como Primogênito de Finwë, o que, convenhamos, não é totalmente mentira. Fingolfin não é o maior exemplo de bondade dos noldor. O assassinato de seu pai e o roubo das pedras foi então o estopim da fúria insana de Fëanor. Ao início os Valar não demonstraram, visivelmente, nenhuma grande ação contra Melkor e sua fuga. Fëanor já estava fulo da vida e pensou que os Valar iam deixar por isso mesmo, e então se rebelou. Sobre o Fratricídio, Fëanor pediu os barcos a Olwë, que recusou e censurou Fëanor, e Fëanor então decidiu roubar os barcos. Mas os teleri vieram e jogaram vários noldor ao mar. Ou seja, tá certo que roubar os barcos foi baixo, mas os teleri que começaram com a violência. Eles já chegaram lançando os noldor ao mar.
Não podemos dizer que Fëanor era mal, ele estava louco, isso sim. E esse fato que foi citado que Fingolfin que se intitulou Rei dos Noldor é verdade. Tanto é que ele colocou o prefixo fin-, forma reduzida de Finwë, ao seu nome, que em quenya é Nolofinwë. Fëanor se emputeceu mais e queimou os barcos. É difícil julgar Fëanor sem estarmos na mesma posição que ele: Ele era poderosíssimo, os elfos e os valar deviam esperar muito dele, do tipo que se ele, por exemplo, cometesse uma gafe, seria motivo de muitas fofocas em Valinor, mas ele também era muito sozinho, mas teve seu pai assassinado e suas maiores obras descaradamente roubadas. Isso levou ele à loucura. Ele não era mal, se ele fosse mal mesmo, ele seria um verdadeiro tirano, e ele não o era. Por exemplo, quem quisesse ir com ele para o exílio ia, quem não quisessem foda-se entende? Assim acho errado, muito errado dizer simplesmente que Fëanor era mal, um tremendo filho da puta e tal, não estamos na situação que ele estava, então não podemos julgá-lo assim.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Pra mim, Fëanor num era, nem nunca foi mal. Ele estava ensandecido.

Hum.. sempre? Digo, desde que seu pai morreu? Em todo momento e em todas as suas decisões depois daquele homícidio, ele estava ensandecido?

Pense nisso...

Fëaruin Alcarintur disse:
A morte prematura da mãe dele fez ele se tornar um indivíduo fechado para seus próprios pensamentos e feitios. Como Finwë dedicou maior parte de seu amor para Fëanor após a morte de Míriel, Fëanor ficou muito ligado a seu pai, e o amava demais.

Essa parte análise da formação da personalidade dele ficou bem legal. :)
Isso pode ter contribuído muito pra boa parte de sua intransigência.

Fëaruin Alcarintur disse:
Melkor começou a plantar seu veneno na mente de Fëanor, e isso fez ele ir ficando cada vez mais egocêntrico e orgulhoso.

Uma dúvida relacionada.

Quando Melkor foi libertado de sua prisão, Fëanor já era nascido? Ou ele nasceu após a libertação?

Fëaruin Alcarintur disse:
Acho q, sinceramente, Fëanor devia ser tão elogiado em Valinor que isso acabou massageando demais o ego dele. Isso em parte é culpa de todos que o adulavam, e não somente culpa de Melkor.

Eu não me lembro dos (plausíveis) elogios dados a ele foram citados como uma das razões pra sua decaída. Mas de qualquer forma, culpar os outros por admirarem as qualidades excepcionais do Fëanor é algo meio forte, não acha?

É natural que se elogie algo notável, mas isso sempre pode implicar em egocentrismo eventual. Muito disso depende da própria propensão da pessoa. E no caso de Fëanor, com sua energia e fechamento, isso era quase previsível.

Fëaruin Alcarintur disse:
Depois que ele fez as Silmarils, todos elogiaram tanto sua obra que ele acabou se apegando demais a elas.

Olha, eu acho que ele as cobiçou pela sua beleza, não por influência do elogio dos outros. Afinal, admitamos, haja mente fraca pra cobiçar algo só porque os outros falam que é belo. Você precisa achar algo importante pra cobiçá-lo.

Fëaruin Alcarintur disse:
Acho q boa parte também do fato de Fëanor desgostar seus meio-irmãos é pq ele não aceitou bem o papel de Indis "substituindo" sua mãe.

Acho que foi isso mesmo.

Fëaruin Alcarintur disse:
Ele não era mal, se ele fosse mal mesmo, ele seria um verdadeiro tirano, e ele não o era.

Entendo seu raciocínio, mas dá pra se ser mal sem ser um estereotipo né.

Fëaruin Alcarintur disse:
Por exemplo, quem quisesse ir com ele para o exílio ia, quem não quisessem f***-se entende?

Entendo. E se assim tivesse sido no final das contas, nem veria muito erro nessa atitude, se ele não tivesse sido extremo como foi no tratamento dos Teleri.

Fëaruin Alcarintur disse:
Assim acho errado, muito errado dizer simplesmente que Fëanor era mal, um tremendo filho da p*** e tal, não estamos na situação que ele estava, então não podemos julgá-lo assim.

Um tremendo fdp ele foi sem duvida. O que não implica necessariamente no fato dele ser ou não malvado.
 
O Fëaruin Alcarintur justificou quase tudo que ele fez e eu concordo em grande parte com ele. Acho que uma das coisas que não dá pra explicar é a queima dos barcos, os outros noldor tavam vindo pra ajudá-lo e ele sacaneou eles. Ô elfo nervosinho e desconfiado!
 
Fox disse:
Fëaruin Alcarintur disse:
Pra mim, Fëanor num era, nem nunca foi mal. Ele estava ensandecido.

Hum.. sempre? Digo, desde que seu pai morreu? Em todo momento e em todas as suas decisões depois daquele homícidio, ele estava ensandecido?

Pense nisso...

~Talvez não, talvez sim, honestamente não saberia te dizer. Mas acho q na maior parte do tempo ele estava louco. Afinal, a loucura num é algo que se liga e desliga.

Fox disse:
Fëaruin Alcarintur disse:
A morte prematura da mãe dele fez ele se tornar um indivíduo fechado para seus próprios pensamentos e feitios. Como Finwë dedicou maior parte de seu amor para Fëanor após a morte de Míriel, Fëanor ficou muito ligado a seu pai, e o amava demais.

Essa parte análise da formação da personalidade dele ficou bem legal. :)
Isso pode ter contribuído muito pra boa parte de sua intransigência.

Certamente, por isso pensei nisso :D

Fox disse:
Fëaruin Alcarintur disse:
Melkor começou a plantar seu veneno na mente de Fëanor, e isso fez ele ir ficando cada vez mais egocêntrico e orgulhoso.

Uma dúvida relacionada.

Quando Melkor foi libertado de sua prisão, Fëanor já era nascido? Ou ele nasceu após a libertação?

Acho que Fëanor já era nascido, sim, mas digo que não foi necessariamente Melkor o culpado da elevação do ego de Fëanor, mas que ele ajudou bastante, ajudou.

Fox disse:
Fëaruin Alcarintur disse:
Acho q, sinceramente, Fëanor devia ser tão elogiado em Valinor que isso acabou massageando demais o ego dele. Isso em parte é culpa de todos que o adulavam, e não somente culpa de Melkor.

Eu não me lembro dos (plausíveis) elogios dados a ele foram citados como uma das razões pra sua decaída. Mas de qualquer forma, culpar os outros por admirarem as qualidades excepcionais do Fëanor é algo meio forte, não acha?

É natural que se elogie algo notável, mas isso sempre pode implicar em egocentrismo eventual. Muito disso depende da própria propensão da pessoa. E no caso de Fëanor, com sua energia e fechamento, isso era quase previsível.

Não os culpo por o admirarem, pelo contrário. Não que isso necessariamente tenha ajudado na decaída dele, mas pode ter inflamado ainda mais seu espírito, ou será que estou errado?

Fox disse:
Fëaruin Alcarintur disse:
Depois que ele fez as Silmarils, todos elogiaram tanto sua obra que ele acabou se apegando demais a elas.

Olha, eu acho que ele as cobiçou pela sua beleza, não por influência do elogio dos outros. Afinal, admitamos, haja mente fraca pra cobiçar algo só porque os outros falam que é belo. Você precisa achar algo importante pra cobiçá-lo.

Acho que me interpretou mal aqui, Fox, meu jovem!!
É claro que ele adorava suas pedras pela sua grande beleza. Mas talvez, apenas talvez, se não tivesse se falado tanto, e elogiado tanto tais obras, ele não se apegasse de tal forma a elas, entende? Talvez possuir as Silmarils acabou se tornando uma forma de poder temporal para Fëanor em Valinor.

Fox disse:
Fëaruin Alcarintur disse:
Ele não era mal, se ele fosse mal mesmo, ele seria um verdadeiro tirano, e ele não o era.

Entendo seu raciocínio, mas dá pra se ser mal sem ser um estereotipo né.

Sem dúvida que sim. Isso que eu disse foi mais um exemplo. Afinal, ele tinha poder, tanto físico quanto mental, poder em armas e em palavras para se tornar o maior tirano da Terra-média, menor que Melkor apenas. Acho perfeitamente possível explicar cada ação de Fëanor se sentarmos para pensar e tentarmos nos colocar na sua posição.

Fox disse:
Fëaruin Alcarintur disse:
Por exemplo, quem quisesse ir com ele para o exílio ia, quem não quisessem f***-se entende?

Entendo. E se assim tivesse sido no final das contas, nem veria muito erro nessa atitude, se ele não tivesse sido extremo como foi no tratamento dos Teleri.

De fato ele foi extremo com os Teleri, mas também os Teleri não colaboraram muito não? Não estou dando a razão para Fëanor assassinar os teleri, não, que Eru me livre desta sina, mas eles poderiam ter sido mais toleráveis, talvez, e não chegar já jogando os noldor ao mar.

Fox disse:
Fëaruin Alcarintur disse:
Assim acho errado, muito errado dizer simplesmente que Fëanor era mal, um tremendo filho da p*** e tal, não estamos na situação que ele estava, então não podemos julgá-lo assim.

Um tremendo fdp ele foi sem duvida. O que não implica necessariamente no fato dele ser ou não malvado.

Malvado não creio que ele fosse. Um fdp? Não sei, mas respeito sua opinião.
 
Sir Galaaz disse:
O Fëaruin Alcarintur justificou quase tudo que ele fez e eu concordo em grande parte com ele. Acho que uma das coisas que não dá pra explicar é a queima dos barcos, os outros noldor tavam vindo pra ajudá-lo e ele sacaneou eles. Ô elfo nervosinho e desconfiado!

Que bom se lhe ajudei com essa questão, Sir Galaaz. Mesmo a questão da queima dos barcos eu já justifiquei.
Não me lembro onde foi que li, mas foi fonte confiável. Acho que no H.o.M.E mas não me lembro. Bem aqui vai:

Fingolfin havia anexado o prefixo fin-, forma reduzida de Finwë, ao seu nome (antes seu nome sindarin era somente Golfin, em quenya, Nolofinwë - significado= "Sábio Finwë") e se intitulou Rei dos Noldor. Por isso Fëanor se enfureceu, pois ele era rei dos noldor, e não Fingolfin. E foi por isso que ele queimou os barcos.
 
Inveja, cobiça, ciúmes, arrogância, prepotência, traição, ingratidão, assassinato, ira, ódio, vingança, fraqueza......... quantos pecados capitais mais será preciso pra se admitir que esse cara é a personificação élfica do mal??????????? Ele e seus filhos eram quase uma gangue de criminosos. Dizer que tudo aquilo que ele fez foi pura e simplesmente por causa de loucura e destempero é realmente fechar os olhos para o quadro geral da coisa.

Diabos, existiram homens mortais que sofreram trocentas vezes mais que o Fëanor, nunca tiveram a ajuda nem ensino dos deuses, e sempre se mantiveram no caminho do bem e do correto. Ex.: Turin Turambar. Taí um maldito que teria todas as razões pra se tornar um vilão mas ele sempre se manteve firme e forte até o final e se arrependeu de todos os seus erros (todos inconscientes e injustos) antes de morrer.

Agora Fëanor se arrependeu de alguma coisa???? Nããããão, ele não se arrependeu de nada do que fez. Na verdade muito pelo contrário. Se aliou ao mal primordial para obter vantagens pessoais e não pensou no futuro. É por essas e outras que o fëa dele vai ficar muito tempo, provavelmente pra sempre, nos salões de Mandos. Ele colheu o que plantou e morreu como um cão, o que foi muito justo!
 
Bom esse elfo-sem-alça, não fez nada inconsciente ele sabia tudo o que fazia.......
E toda essa caca q aconteceu foi pro causa desse mane ser orgulhoso ,ciumento e invejoso e arrogante........
Orgulhoso: Por ser considerado o mais habil ele achava q apenas suas criações eram as melhores e mais imporantes...
Ciumento: Não gostava e nem aceitava seus meios irmãos...........
Invejoso Não aceitava q outros pudessem ser melhor q ele ou estar na posição q ele achava ser sua...........
Arrogante: ninguem era digno de comtemplar sua obra apenas ele e mesmo q isso ajudasse a sanar um gde mal ele num tava nem ai era so dele e d mais ninguem

Portanto sua atitude foi baseada no orgulho e inveja e não pq teve seu pai assassinado......
Se o fosse ele não trairia os seus patricios em Alqualonde q estavam seguindo seus meios irmãos........
Apesar de ter uma capacidade brilhante, Feanor se tornou um estupido por sua arrogancia e orgulho.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Inveja, cobiça, ciúmes, arrogância, prepotência, traição, ingratidão, assassinato, ira, ódio, vingança, fraqueza......... quantos pecados capitais mais será preciso pra se admitir que esse cara é a personificação élfica do mal??????????? Ele e seus filhos eram quase uma gangue de criminosos. Dizer que tudo aquilo que ele fez foi pura e simplesmente por causa de loucura e destempero é realmente fechar os olhos para o quadro geral da coisa.

E atribuir todos os atos dele ao mal não é fechar ainda mais os olhos para o quadro geral? Será que ele fez o que fez pq simplesmente era mal? Aí sim, é que se está fechando os olhos.
Na Primeira Era quase todos os elfos eram muito orgulhosos, ou vc acha, por exemplo, muito justo o que Thingol fez com os anões, que trabalharam para ele e depois ele não queria pagá-los?

Elrond Meio-Elfo disse:
Diabos, existiram homens mortais que sofreram trocentas vezes mais que o Fëanor, nunca tiveram a ajuda nem ensino dos deuses, e sempre se mantiveram no caminho do bem e do correto. Ex.: Turin Turambar. Taí um maldito que teria todas as razões pra se tornar um vilão mas ele sempre se manteve firme e forte até o final e se arrependeu de todos os seus erros (todos inconscientes e injustos) antes de morrer.

Será que sofreram mesmo? E outra coisa, é difícil comparar pois são raças diferentes, com mentalidades e espíritos diferentes. Ainda assim os edain foram ensinados pelos elfos que foram ensinados pelos Valar. E isso é próximo o bastante dos ensinamentos que os elfos receberam. Túrin Turambar nem sempre se manteve no caminho do bem e do correto. Aliás, pelo contrário. Ele pode ter se arrependido no final, mas antes disso, não. Túrin é meio que a versão mortal de Fëanor. E se Fëanor for taxado como um fdp, será que não devemos tomar o mesmo partido a respeito de Túrin?

Elrond Meio-Elfo disse:
Agora Fëanor se arrependeu de alguma coisa???? Nããããão, ele não se arrependeu de nada do que fez. Na verdade muito pelo contrário. Se aliou ao mal primordial para obter vantagens pessoais e não pensou no futuro. É por essas e outras que o fëa dele vai ficar muito tempo, provavelmente pra sempre, nos salões de Mandos. Ele colheu o que plantou e morreu como um cão, o que foi muito justo!

Fëanor nunca se aliou ao mal. O próprio Silmarillion diz que ninguém odiou mais Morgoth do que Fëanor. Não acho q ele correu apenas atrás da vantagem pessoal. Ele quis vingança contra Melkor, é verdade, mas admitamos que logo no começo, ele foi o único que se ergueu contra Melkor, como ele mesmo disse, ele preferia agir do que ficar sentado a chorar. Ele foi precipitado, mas não totalmente errado na idéia de avançar contra Melkor. Coloque-se no lugar dele e tente sentir as mesmas coisas que ele pode ter sentido. E não julgue apressadamente.
 
Fëaruin Alcarintur escreveu:
Fëanor nunca se aliou ao mal. O próprio Silmarillion diz que ninguém odiou mais Morgoth do que Fëanor.

pode até ser, mas os motivos pelo qual ele odiava Morgoth não eram exatamente os melhores: pq ele roubou suas obras, inventrou mentiras sobre ele, fez com que ele fosse expulso de turgon... (tá certo que tbm matou o pai dele...)

e vc fala como se todos os atos dele fosse justificáveis. quer dizer que se eu ficar muito puto com alguém, pegar uma metralhadora e sair atirando e matando um montão de pessoas é justificável, pq eu estava louco?? não há justificativa para o que ele e seus filhos fizeram (concordo com elrond meio-elfo, eles eram uma gangue de criminosos). pelo menos túrin se arrependeu no final, e ele tinha as melhores intenções (era muito orgulhoso, sim, mas desejava vencer morgoth para livrar a TM).
 
Fëaruin Alcarintur disse:
E atribuir todos os atos dele ao mal não é fechar ainda mais os olhos para o quadro geral? Será que ele fez o que fez pq simplesmente era mal? Aí sim, é que se está fechando os olhos.

Só um momento... por favor retorne e leia meus post e veja que eu, pelo menos, não estou simplifacando NADA!! Admito que Fëanor ficou insano com o que se passou com ele mas não fecho os meus olhos ao fato óbvio de que ele se tornou um elfo mau (do mesmo jeito que uma pessoa como eu e vc pode ser má e não do jeito que um deus como Melkor pode ser mau), pois sua personalidade amarga já era presente mesmo antes de ele conhecer Melkor. É você que está simplificando as coisas em achar que tudo aquilo era pura loucura. Ele era um alto-elfo supostamente sábio e justo e devia saber muito bem tudinhozinho que estava fazendo. Aquilo era maldade mesmo (talvez com uma pitada de loucura sim)

Turin Turambar foi vítima direta e única da maldição aplicada sobre seu pai por Melkor. O humano tinha uma personalidade forte e destemperada sim, mas ao longo de sua história pode-se perceber com clareza que ele foi vítima do destino e que no fundo ele era SIM uma boa pessoa, pois se arrependeu de todos os atos terríveis que cometera e sempre tentava se isolar de tudo e de todos para evitar mais desastres. Ele sempre tentava ser fiel aos que o seguiam e sempre tentava ajudar aqueles que necessitavam.
Não há nada de semelhante entre os dois, nada.

Daqueles que foram envenenados por Melkor, Fëanor foi o que mais foi afetado e mais deu ouvidos às suas mentiras. Liderou a rebelião dos noldor contra os deuses e deu o chute inicial do começo de toda a desgraça que iria se assolar sobre eles.
A idéia dele de "avançar contra Melkor" era pura e simplesmente pra ele se vingar contra a morte de seu pai e recuperar as suas silmarils. Não tinha nenhum outro motivo mais "nobre" envolvido aí não. Era pura e simplesmente vingança pessoal.

Pode ficar tranquilo que eu não estou julgando o elfo apressadamente... já dispendiei muito tempo pra pensar sobre o assunto. No começo eu tb achava que ele não era mau (e que nenhum elfo podia ser mau) e que ele era vítima dos destino e coisa e tal... mas quando vc para e compara os atos que ele cometeu com os atos que a gente vê no nosso dia a dia aqui na Terra, não fica nem um pouco difícil de encaixá-lo como uma pessoa má.
 
Eu acho q temos aqui tb um conceito um tanto quanto errado. A maioria das pessoas (não todas) acha que pelo simples fato de ser elfo a criatura tem de ser justa. E isso está errado. Não acho que todos os atos de Fëanor são justificáveis. Ele cometeu atos cruéis sim, mas acho que nem mesmo por isso devemos dizer que ele se tornou maligno. Por mais cruel que ele tivesse sido em alguns de seus atos, não podemos comparar suas "maldade", vamos assim dizer, com a Maldade de Melkor ou mesmo Sauron.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Eu acho q temos aqui tb um conceito um tanto quanto errado. A maioria das pessoas (não todas) acha que pelo simples fato de ser elfo a criatura tem de ser justa. E isso está errado. Não acho que todos os atos de Fëanor são justificáveis. Ele cometeu atos cruéis sim, mas acho que nem mesmo por isso devemos dizer que ele se tornou maligno. Por mais cruel que ele tivesse sido em alguns de seus atos, não podemos comparar suas "maldade", vamos assim dizer, com a Maldade de Melkor ou mesmo Sauron.

Concordo com vc qto ao conceito de ser elfo o torna bonzinho.......
A muitos exemplos de elfos q era mpessoas mas um deles era Maeglin (???) q so foi para Gondolin por causa de seu esplendor e triu seus patricios por vingança a Tuor pq tinha inveja dele......este e um tipico elfo ruim.......

Feanor pode não se comparar com Melkor ou Saurom mas ele foi muito ruim pq foi de livre vontade q ele se rebelou, q matou seus patricios em Alqualonde e deixou pratras seu meio irmão e os q o seguiam para morrer por inveja.....por isso ele e ruim sim senhor.....
 
Otro era Ëol (acho q era isso) o pai do Maeglin.
Bom, o fato dele ter se rebelado tem mtos motivos, dentre os quais o sentimento dele de TRAICAO, por parte dos valar q nada fizeram, dos Teleri q tambem, assim como Fëanor cobicavam seus barcos, e assim como Fëanor nao os emprestaram. Todo mundo fica centrado nos atos dele e esquecem o resto, o q eh errado.
Falar q nao tem essa de q "pq ele tava louco" nunca viu caso de gente daqui eh julgado com insanidade temporaria, se isso nao contasse, nao existiria isso aqui tambem nao acham? falar q soh pq ele era elfo ele divia se O benevolente eh q nao rola.
 
No caso dos Teleri eles não emprestaram seus barcos não só por gostarem de suas obras mas pq perceberam q os atos de Feanor eram errados e motivados por causa do seu juramento mesquinho....e por isso entendiam que se emprestassem seus barcos estariam compactuando com ele em seu juramento e a maldição dos Valar recairia sobre eles tambem........

Qto a traição dos Valar isso era suposição dele. Ele apenas deduziu sem sequer analisar os fatos para chegar a uma conclusão se essa traição seria ou não verdadeira.

Agora esse topico e justamente baseado nas ações de Feanor .....nada mais justo do que o assunto ficar focado nelas :mrgreen:
 
Caramba! Tem gente que culpou o Fingolfin pelas ações do Feanor 8O.

Duas coisas que eu não entendo: como podem gostar do Feanor e como podem não gostar do Fingolfin.

Eu acho que o cara era muito mau. Ele tinha os mesmos defeitos de Melkor e tinha um relação de amor e ódio com os valar parecida com a de Melkor com Ilúvatar. E eu acho que a queda de feanor foi muito rápida para ter qualquer inocência. Se vc pensar bem a primeira ação de rebelião de Melkor foi se declarar rei de Arda, enquanto que Feanor pôs um espada no peito do irmão! E seu segundo ato foi matar metade de uma cidade!!!!

Eu acho que se Feanor tivesse sobrevivido e sua guerra tivesse se prolongado ele se tornaria beem mau :twisted:. Nunca como Morgoth, porque ele nào tinha nada contra Eru, mas com certeza seria um tirano medonho, mais como um senhor de escravos de que um rei e líder.

Alguém falou que a gente não pode julgar ele por causa das desgraças que aconteram com ele, eu discordo. Acho que na mesma situação eu faria como Fingolfin fez na Nirnaeth, mas morreria antes de cortar uma unha de Melkor :).
 
Ringil disse:
Duas coisas que eu não entendo: como podem gostar do Feanor e como podem não gostar do Fingolfin.

Fingolfin não é o maior exemplo de boa conduta. Ele também era bem arrogante.
Sabe por que Fëanor queimou os barcos em Losgar? Pq Fingolfin se intitulara Rei dos Noldor em Araman. E isso irritou profundamente Fëanor, já que ele era o Rei por direito.

Ringil disse:
Eu acho que o cara era muito mau.

Não é tão simples assim.

Ringil disse:
Ele tinha os mesmos defeitos de Melkor e tinha um relação de amor e ódio com os valar parecida com a de Melkor com Ilúvatar. E eu acho que a queda de feanor foi muito rápida para ter qualquer inocência. Se vc pensar bem a primeira ação de rebelião de Melkor foi se declarar rei de Arda, enquanto que Feanor pôs um espada no peito do irmão! E seu segundo ato foi matar metade de uma cidade!!!!

Não há como comparar Fëanor com Melkor. Ambos são diferentes e suas relações com os Valar eram diferentes também.
Coloque-se no lugar de Fëanor quando ele sacou a espada contra Fingolfin. A mãe de Fingolfin, Indis, substituiu Miriel, mãe de Fëanor. Isso não o agradou em nada, e por isso ele desgostava dos meio-irmãos dele. Naquele ponto Fëanor já estava neurótico. Melkor já lhe havia dito que FIngolfin queria usurpar seu direito de progenitura. O que, diga-se de passagem, não é mentira. Quando Fëanor foi se aconselhar com Finwë ele, viu Fingolfin falando para que o pai refreasse as ações de Fëanor, daí ele se emputeceu de vez.
Outra coisa. O Fratricídio de Alqualondë não foi feito somente por Fëanor. Inclusive Fingolfin participou dele.

Ringil disse:
Eu acho que se Feanor tivesse sobrevivido e sua guerra tivesse se prolongado ele se tornaria beem mau :twisted:. Nunca como Morgoth, porque ele nào tinha nada contra Eru, mas com certeza seria um tirano medonho, mais como um senhor de escravos de que um rei e líder.

Discordo. Pelo contrário. Com seus fiéis ao seu lado, Fëanor seria um governante brilhante e invejável, e com certeza o inimigo mais temido de Morgoth. Fëanor não era um tirano, muito pelo contrário. Quem quisesse segui-lo, que fosse, quem não quisesse, que se foda.

Ringil disse:
Alguém falou que a gente não pode julgar ele por causa das desgraças que aconteram com ele, eu discordo. Acho que na mesma situação eu faria como Fingolfin fez na Nirnaeth, mas morreria antes de cortar uma unha de Melkor :).

Dizer que ele era mal é simplesmente fácil demais.
Aliás, Fingolfin lutou com Melkor após a Bragollach, e Fëanor com certeza resistiria mais que o irmão. Lembre-se que ele lutou, sem se cansar, contra oS balrogS de Angband, incluindo Gothmog. Ele era extremamente poderoso.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Fingolfin não é o maior exemplo de boa conduta. Ele também era bem arrogante.
Sabe por que Fëanor queimou os barcos em Losgar? Pq Fingolfin se intitulara Rei dos Noldor em Araman. E isso irritou profundamente Fëanor, já que ele era o Rei por direito.

e isso justifica deixar parte de seu povo a mercê da morte nas geleras??? eu acho esse o pior ato de feanor, pior mesmo q o fraticidio, pq foi algo contra o seu próprio povo, q estava seguindo ele na besteira q ele tava fazendo. por acaso ele queria vencer morgoth apenas acompanhado por seus filhos??? e depois dizem q o louco é fingolfin...
 
Barlach disse:
Fëaruin Alcarintur disse:
Fingolfin não é o maior exemplo de boa conduta. Ele também era bem arrogante.
Sabe por que Fëanor queimou os barcos em Losgar? Pq Fingolfin se intitulara Rei dos Noldor em Araman. E isso irritou profundamente Fëanor, já que ele era o Rei por direito.

e isso justifica deixar parte de seu povo a mercê da morte nas geleras??? eu acho esse o pior ato de feanor, pior mesmo q o fraticidio, pq foi algo contra o seu próprio povo, q estava seguindo ele na besteira q ele tava fazendo. por acaso ele queria vencer morgoth apenas acompanhado por seus filhos??? e depois dizem q o louco é fingolfin...

Concordo. Cada um que responda por seus atos, se um cara discute com sua mulher e sai de carro feito um louco e acaba por atropelar alguem em seu descontrole nao será sua mulher a culpada pelo acidente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo