• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Falcões-do-inferno

Penso que, assim como estou colocando, divulgando minha hipótese, todos têm o direito de fazê-lo, e de discordar ou concordar com minhas idéias.
A questão é que, como esclareceu meu caro amigo Lobo, são problematizações, colocações de idéias, não taxações.
Sempre procuro deixar bem claro as bases que levanto por trás de meus argumentos, e espero que assim aqueles que venham a discordar o façam.
Dizer simplesmente que em outro tópico isso foi exaurido. Em primeiro lugar, não acredito que possa se esgotar uma questão, seja qual for a questão.

Porém, voltando a nossa discussão, assim como Lobo disse, eu o considero uma analogia aos pterossaurídeos para uma representação, como a de Howe.
Não que isso explique a origem dos Falcões do Inferno.
Assim como Silenius bem recortou de meu post, é essa minha idéia. =]

Abraços.
 
Mas amigo Aracáno, nunca foi minha intenção dizer q o assunto aqui vigente foi exaurido em outro tópico, apenas que me lembrei do tal como referência curiosa...
Mesmo assim desculpo-me, minhas excusas cordiais, caros(as) amigos(as).
 
Mas amigo Aracáno, nunca foi minha intenção dizer q o assunto aqui vigente foi exaurido em outro tópico, apenas que me lembrei do tal como referência curiosa...
Mesmo assim desculpo-me, minhas excusas cordiais, caros(as) amigos(as).

Mas amigo Lobo, quando disse que você o fez? =]
Estava sendo holístico para não parecer agressivo, mas não foi você quem fez a colocação a qual me refiro. Despreocupe-se. :lol:

Abraços. =] :abraco:
 
Sendo mais direto, e creio que irá entender, me referi a colocação dos "lagartos inchados", que surgiu em outro tópico, e que foi categoricamente elucidado como sendo a "resposta", pois o assunto já teria sido esgotado.
Não vejo nenhuma objetividade que possa vir a esgotar esse assunto, ainda mais de forma tão simplista.
Essa era minha crítica. =]

Abraços amigo Lobo.
 
Aracáno, talvez, eu disse "talvez", eles estejam se confundindo com a ligação de réptil e lagarto. E ao colocar que "o pterossauro não é um lagarto", pode ter confundido a galera.

Só para esclarecer, aqui no tópico, lagarto =/= réptil. No sentido puro, os pterossauros nem répteis seriam, já que não rastejam.
 
Última edição:
mas para serem largatos não necessariamente deveriam rasterjar acho eu e se os dinossauros não eram largatos gigantes o que seriam ?
 
Dinossauros.
Infelizmente, mesmo confuso, é esse o senso.
É tão confuso, que o próprio nome (criado no século XVIII) "dinossauro" significa lagarto aterroizante. Mas hoje sabe-se que não eram nem sequer répteis.
As diferenças básicas são presentes na disposição dos membros, na possível diferença de habitos, temperatura corpórea, e pelo principal fator: o osso metatarsiano. Que também estará presente nas aves. Ele que possibilita a postura bípede ou quadrúpede dos dinossauros, não tocando a "barriga" no chão, como os lagartos o fazem.
Desta forma, é cientificamente incorreto chamar dinossauros de répteis.
Porém, isso ainda é confuso, e o uso não remete ao erro.
O erro está ao chamar de "lagarto", aí então estaríamos restringindo uma classe específica de répteis, que tem suas particularidades, e de longa data diferem de dinossauros, e de qualquer réptil voador da Era Mesozóica. Um lagarto é de um ramo totalmente distante dos pterosaurídeos.
Os lagartos advém dos répteis rincosaurianos do alto Triássico.

Abraços.
 
Última edição:
É q o termo "Deinós Sáuriós", (do grego "Lagarto Terrível"), foi criado no séc, XIX, quando não se diferenciava-os dos lagartos. Acho q daí o equívoco, conforme elucidado pelo amigo Aracáno, e pelo amigo Istimo. Penso eu.
 
Exatamente, elucidando essa noção, quando descoberto (ainda no século XIX) os ossos de um Iguanodonte, ao montarem-no pela primeira vez, assimilaram ao Iguana Iguana, na forma de um lagarto. Anos depois descobririam que o "chifre" que lhe atribuiram a foceta, era na verdade um polegar, e então notaram que era um animal bípede, e montou-se a ossada nos moldes que temos hoje.
Essas primeiras impressões passaram, e hoje esse equícovo não mais é váido.
 
Δέινος (Terrível, grande, assustador) + σαύρα/σαυρός (Lagarto) = Δεινόσαυρος.

Perceba que o correto seria "Deinossairós", mas obviamente, graças ao grego antigo, falamos "dinossauro". Em grego seria /dhinósairos/, ao menos na pronúncia mais formal.
 
A intenção foi elucidativa, e a idéia foi válida, de ambos.
Eu havia citado como meramente ilustrativo, e felizmente conto com meus colegas para auxílio nessas questões.

Abraços a vocês todos. =]
 
O que parece claro pra mim é que se em cartas tolkien diz que são parentes distantes de qualquer dinissauro alado...a aparecencia de reptil é a mais proxima que podemos pensar sobre o bicho.....
 
Mas Mene, lembrando da carta (claro que minha memória pode ser falha), Tolkien coloca que a aparência, para ficar mais simples a explicação para o leitor, seria como a de um pterossaurídeo (não com este termo).
Sendo assim, ele está tentando, analogamente, mostrar a aparência dos seres, que seria deturpações das Águias (hipótese minha).

Entende a colocação?
 
Mas Mene, lembrando da carta (claro que minha memória pode ser falha), Tolkien coloca que a aparência, para ficar mais simples a explicação para o leitor, seria como a de um pterossaurídeo (não com este termo).
Sendo assim, ele está tentando, analogamente, mostrar a aparência dos seres, que seria deturpações das Águias (hipótese minha).

Entende a colocação?
Mas quaisquer Pterossauro não seria um réptil...?
 
Sua classificação, mesmo que equivocada, é de "répteis voadores", porém, eles são mais semelhantes as aves atuais. De qualquer forma, não seriam lagartos. Que foi ao que mais redargüi do tópico.

Mas o que quero deixar claro, é que Tolkien na carta, apenas faz uma alusão à aparência do ser, não de sua origem. Ele seria, fazendo nós mesmos a analogia, uma deturpação das Águias, seguindo o raciocínio de: elfo(humano) - orc; ent - troll; etc.
Desta forma, essa menção dos pterossauros, não é referente a origem, mas uma analogia para facilitar a visualização dos leitores.

obs: Isso que disse o amigo Lobo. =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo