• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Falcões-do-inferno

Eu tenho serios motivosa para acreditar que os Falcões do inferno sao criaturas pré existentes, que de alguma maneira foram capturadas e usadas de maneira maligna por Sauron. Essa, alias, era a minha opiniao no topico ao qual o Lobo se referiu anteriormente...Porem, com algumas ressalvas, acho a teoria da deturpaçao do Aracano um tanto convincente, e com mais alguns embasamentos, poderia muito bem mudar minha opiniao...

Abraços meus camaradas, e por favor nao se irritem^^
 
Pois bem, posso tentar embasar essa hipótese, com os textos.
Vejamos, é dito, em cartas, com o exemplo da Carta 131, e com o exemplo da questão "Melkor e Sauron", tratado em Mitos Transformados, que Melkor não poderia criar, aliás, nenhum dos Valar poderiam, pois Eru, era também Ilúvatar (Pai-de-todos). Desta forma, todos seres que servem a Melkor, ou aliaram-se por vontade própria, ou foram forçados por atos cruéis (caso dos orcs). Vejamos algns exemplos: Ungoliantë (espírito Ainu preso em forma bestial aracnídea); Valaraukar (seres celestes, Ainur, que por vontade própria se unem a Melkor); Carcaroth (deturpação lupina que serve Melkor); Thuringwetil (forma deturpada vampiresca); orcs (elfos e/ou humanos detrupados); etc.

Todos seres são provenientes de pré-existentes. A exceção dos Valaraukar, que por vontade própria aliam-se desde o Ainulindalë, e apenas assumem o fána que lhes melhor provém.

Sauron irá suceder o primeiro Senhor do Escuro, porém, ainda irá tê-lo como Senhor e Mestre, por mais que pregue o ateísmo, tem Melkor como divindade.
É somente isso, como dito por Tolkien, que o mantém longe da queda por mais tempo, e o torna mais efetivo que seu mestre niilista.
Sauron, assim como seu mestre, não cria, mas deturpa. Ele dará continuidade aos orcs, irá promover atos mais cruéis, e irá ter seus próprios servos. Como por exemplo, os nazgûl.
A esses servos promove montarias, e uma dessas seriam os Falcões do Inferno, usados na Guerra do Anel. É dito que eram criados em altos ninhos, e alimentados com pútridões, e restos.
Tolkien os descreve, ainda em Cartas, como sendo (ao pensarem os leitores) formas de aparência rústica, lembrando pterossauros, isso apenas para elucidar a questão, e nortear suas representações.
Eram eles, como Sauron não pode criar, seres promovidos à suas formas através de deturpações. Habitam altos ninhos, sua envergadura nos remete as Águias Gigantes, e sua origem não mencionada. Como sabemos ser os Trolls deturpações de Ents, por comparação, é simples analogamente entender as montarias aladas como deturpações de Águias, e não difícil de imaginar que assim tenha sido.
Sauron facilmente poderia ter capturado, e cruelmente transformado, por torturas, anos de provação, as belas águias, em verdadeiros abútres demoníacos. Corrompendo seus hábitos, suas formas, e nada mais restando-lhes do que comer pútridões, e viver como escória.
Que aparência teriam esses seres? Verdadeiros "Falcões do Inferno", águias deturpadas, falcões para Beregond, que talvez advinhasse a maquinalção do Senhor do Escuro, mas evitasse o mal agouro da colocação direta.

É essa minha hipótese.

Abraços. =]
 
Última edição:
Tal como os próprios Nazgûl não são criações de Sauron, mas deturpações dos humanos, não?

Muito lógico a comparação, parabéns Aracáno. E o próprio Tolkien diz que eram parecidos, mas NÃO eram pterossauros, como nosso Aracáno bem citou.
 
Melkor realmente não poderia criar nenhum ser?
Os anões não foram criados por Vala q agora me escapa o nome? Então pq Melkor não poderia criar nenhum ser?
 
Melkor realmente não poderia criar nenhum ser?
Os anões não foram criados por Vala q agora me escapa o nome? Então pq Melkor não poderia criar nenhum ser?
Nenhum ser que tivesse um Fëa dotado de livre arbítrio e inteligência.

Qualquer outro tipo de animal ele poderia criar, como realmente criou. O que é o caso dos anões e dos Lobisomens. Assim como Yavana criou Ents, pássaros e animais em geral.

E quem criou os anões foi Aulë. E ele os criou vazios, seres presos à sua própria vontade, fantoches em suas mãos. No entanto Eru teve compaixão pelos filhos de Aulë e os deu um Fëa, só por isso os anões passaram a ter vida própria.
 
O Ents tálvez sim. No entanto os animais, é provável que não. Com excessão de um ou outro que tinha inteligência e podia falar.
 
Saquei Snaga, mas isso não possibilita a hipótese de q os falcões não tenham sido criados?
 
Os Ents têm fëa sim. Pelo menos eu não consigo imaginar nada diferente depois de ler o capítulo De Aule e Yavanna do Silmarillion. Eru percebeu a preocupação de Yavanna e a idéia dos ents ainda na música, e deu existência a eles.
 
Exato, como bem colocado por nosso amigo Maglor, os Ents têm fëar pois receberam a permissa de Eru ao serem criados por Yavanna, da mesma forma que os anões ao serem criados por Aulë.
É uma questão que realmente levantada dúvidas amigo Styx, já ponderei muito sobre a questão da criação.
Porém, ao observar que Eru, ainda no Ainulindalë, coloca que nada que ocorre em Arda foge aos seus planos, fica clara a questão de que Aulë pretende cirar os anões, para fazerem-lhe companhia, e ao pensar desta forma (como parte da Mente de Eru) Aulë somente os cria devido a permissão do Criador, Pai-de-todos. Da mesma forma Yavanna concebe em sua parte da Canção os Ents.

Melkor porém, não concebe os orcs, mas os deturpa, assim como os demais seres, pois ao Criador inveja a posição, e desejava (por terem espíritos semelhantes) assim como Aulë, ter suas próprias crias. Mas isso foi lhe negado, e então deturpou os filhos de Eru.

Da mesma forma ocorre com os seres que servem Sauron, assim como os Falcões do Inferno, são deturpações, Sauron por ainda ser um espírito menor, não detinha o poder de criar.

Abraços.
 
Estamos aqui para isso amigo Styx, e compartilhar esses conhecimentos, e formas de pensá-lo, é algo que muito me agrada. =]

Ao pensar essa questão amiga Peonia, de animais com fëa ou sem fëa, admito que apenas me norteio pelas colocações de Tolkien em Cartas, pois nunca pude, ou ao menos tentei, fazer uma análise mais ampla.
Tolkien nos deixa claro, que os animais "simples", se não engano-me, não possuem fëa, mas não lembro de maiores exclarecimentos sobre os demais.
Não saberia dizer, por exemplo, se Huan possuía um fëa, apesar dele por exemplo, amar humanos/elfos, ser amado, e poder se comunicar em sua vida por três vezes usando palavras. O que penso é que, sendo ele um animal tão magnífico, poderiam os humanos atribuir-lhe a noção de espírito, de alma. Mas creio para os elfos, pensando de onde ele veio, do Continente Abeçoado, seria algo natural.
Tolkien diz que os simples animais, como os que Radagast tratava, não tinham fëa, porém, Radagast entendia sua fala. É algo complexo, estou me norteando pela racionalidade para atribuir os fëar, e para isso recorri a verificação da fala, ou não, como importante fator.
Sendo assim, os animais parecem, de certa forma, quase todos terem essa racionalidade, mas Tolkien parece demonstrar em cartas, que eram simples animais, e sem fëa; algo bem paradoxal.
Sabemos que grandes dos seres míticos das obras, não são meros animais (e creio que a isso Tolkien se refere na questão dos "simples" animais), mas sim Espíritos da Primeira Criação (Ainur) em corpos bestiais. Por isso teriam fëa. Pois bem, analisando desta forma, Shadowfax recai no âmbito de animais como Huan. Mas, seriam esses animais espíritos menores, mas com certa importância? São eles imples animais? Creio que para pensarmos isso seja necessário entender o trato de seres como o Belo cavalo de Oromë, os cavalos que vieram de Aman, e animais, como Huan.
Numa análise supercial, os enquadraria dentre os seres comus, pois assim o são para Eldar e Valar.

Sei que estou apenas problematizando, e não tenho nem um esboço de uma conclusão, mas creio que deveríamos entender essa questão de acordo com duas visões, dentro da concepção de Tolkien, a visão dos humanos, e dos seres primevos (Ainur e Eldar).

No âmbito humano, esses animais teriam o valor espiritual atribuído, enquanto no âmbito divino, e próximo às origens de Arda, não.

Tolkien afirma, creio eu que na colocação mais holística, ou seja, de elfos e espíritos primevos, que os animais "simples" não possuem fëa.

Shadowfax, pode ser "simples", ou não. Ólorin o trata com respeito, e reverência a seu porte, isso significa algo? Como Oromë trataria ser cavalo?
Esse trato respeitoso, pode nos dizer algo? Creio que sim.

Abraços.
 
Nós mudamos o rumo do tópico, será que seria o caso de abrir um tópico sobre a existência de um fëa entre os animais mais importantes de Arda?

Pelo que eu entendi nenhum animal teria um fëa, exceto alguns, ainda não confirmados...:think: Alguns têm habilidades que para os elfos são normais e para homens um "quê" de divino (ou seja, algo com alma)...
 
Não saberia dizer, por exemplo, se Huan possuía um fëa, apesar dele por exemplo, amar humanos/elfos, ser amado, e poder se comunicar em sua vida por três vezes usando palavras. O que penso é que, sendo ele um animal tão magnífico, poderiam os humanos atribuir-lhe a noção de espírito, de alma. Mas creio para os elfos, pensando de onde ele veio, do Continente Abeçoado, seria algo natural.
Não sei exatamente onde li isso, mas se não me engano, Huan era um maiar encarnado em forma de um grande cachorro.
Já sobre Scdufax nunca ficou muito claro pra mim, só se sabe que ele descendia dos Mearas, que eram cavalos que entendiam a língua dos homens. Vou dar uma pesquisada, depois coloco aqui.
 
Exato amiga Shantideva, sobre Huan a colocação de espírito encarnado me passou pela mente, mas não me recordei de onde, portanto, nem coloquei. Pois o fato mais comum de Ainur encarnados, me trazem a lembrança das deturpações de Melkor (como Carcaroth), por isso não mencionei Huan desta forma. Dê uma pesquisada, pois temos um número grandes de Cartas, e não me recordo desta passagem.

A informação mais concisa que tenho de Huan, é que era ele o enorme cão caçador de lobos de Valinor, que foi dado a Celegorn por Oromë, o nome Huan significa grande cão, cão de caça¹.
Desta forma, seria um cão de caça que foi doado pelos Valar a um elfo, sendo assim, muito semelhante ao caso de Shadowfax, por isso o mencionei.
Seria necessário distinguir se os animais de Valinor teriam fëa, ou não.
Creio que, como coloquei anteriormente, os humanos lhe atribuíam fëa, mas na concepção que Tolkien coloca em Cartas, creio que não fosse assim.

Abraços, e se conseguir mais algo compartilhe conosco. =]

¹TOLKIEN, J.R.R. O Silmarillion, p. 424. Martins Fontes.
 
Nós mudamos o rumo do tópico, será que seria o caso de abrir um tópico sobre a existência de um fëa entre os animais mais importantes de Arda?

Pelo que eu entendi nenhum animal teria um fëa, exceto alguns, ainda não confirmados...:think: Alguns têm habilidades que para os elfos são normais e para homens um "quê" de divino (ou seja, algo com alma)...

Acho q não mudamos o assunto do tópico não. Essa questão de fëa ajuda a eliminar hipóteses sobre a possível origem das bestas aladas.

Se a regra for: tendo racionalidade, tem fëa, o argumento de que os falcões-do-inferno foram criados fica mais forte, pois Melkor não pode criar nada com razão (necessita do fëa, dado por Ilúvatar) mas pode criar seres iracionais (cachorros, gatos, cavalos entre outros), estou certo?
 
A questão, ainda torpe, é que o fato de possuir fëa não indica criação.
Ungoliantë não foi criada por Melkor, ela era um Ainu em corpo bestial, sendo assim, possuía fëa, e um fëa divino.
Entende Styx? Não seria uma comprovação de criação, ter ou não fëa.

A criação inexiste, em qualquer âmbito. O que ocorre são as deturpações, essas atingem, como lhe disse, até mesmo os Ainur.

Abraços.
 
A questão, ainda torpe, é que o fato de possuir fëa não indica criação.
Ungoliantë não foi criada por Melkor, ela era um Ainu em corpo bestial, sendo assim, possuía fëa, e um fëa divino.
Entende Styx? Não seria uma comprovação de criação, ter ou não fëa.

A criação inexiste, em qualquer âmbito. O que ocorre são as deturpações, essas atingem, como lhe disse, até mesmo os Ainur.

Abraços.

Querido Aracáno, me desculpe a correção, mas a criação não é, de maneira nenhuma, inexistente. Os Ainur podem sim criar, mas nenhuma forma que saia de suas mãos terá vontade própria. Dessa maneira, fico pensando em algumas coisas. Em passagens do SdA, é possível encontrar personagens que afirmam serem os Nazgûl nada mais que marionetes de Sauron, controlados por suas vontades, pois foram corrompidos pelos anéis que Sauros os deu. Logo, penso que se esse nao seria o caso das feras aladas, ou seja, criações se fëa, que se encontram ligadas à vontade de Sauron, assim como se encontram os Nazgûl, seus cavaleiros...Não é uma teoria muito forte, mas penso que isso nao pode ser ignorado.

Abraços, e mais uma vez peço desculpas Aracáno, pela correção...nao gosto de corrigir os outros...=/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo