• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Evolução do uso do VAR nos campeonatos


Olha aí, mais mudança chegando.

Veja como funciona a tecnologia​

De acordo com a federação, a nova ferramenta utilizará um sensor, que ficará no centro da bola e ajudará a identificar o momento em que houver contato com algum atleta.

Doze câmeras estarão espalhadas pelo estádio, e terão a capacidade de identificar 29 possíveis pontos de contato entre o atleta e a bola, 50 vezes por segundo, na exata posição do campo.

O cruzamento dos dados encontrados entre o posicionamento dos atletas, da bola e do contato com um determinado jogador emitirá um alerta automático para a sala do VAR. Este alerta sempre acontecerá quando um jogador receber a bola em posição irregular.

Após o alerta, os árbitros da cabine de vídeo validarão a decisão de forma manual, mas baseado nas informações enviadas pela tecnologia, com o intuito de tornar a decisão mais rápida e precisa.

Após a confirmação do impedimento, será gerada uma animação 3D, que detalhará a posição dos atletas que participaram da jogada no momento em que o passe foi feito
 
Estão querendo levar o videogame para dentro do campo. O problema que os operadores são ruins! Basta ver o monte de erro do VAR.
 
Por mais tecnologia que tenhamos, a decisão final sempre é humana e ficamos sempre sujeito a erros de interpretação ou má intenção.
 
Esse lance do Inter foi um absurdo. Eu olho, olho, olho a imagem e não consigo ver nenhuma razão para marcar nada irregular. Aliás, se mesmo com imagem e computadorzinho a coisa fica dúbia, é pra não marcar nada mesmo.
 
Eu como engenheiro gosto das coisas bem claras e exatas. Qual é o limite de tolerância pra um jogador ser (ou não) declarado impedido? Ninguém explica direito e o pior é que não há unanimidade mundial.

Enquanto isso na natação, tênis, vôlei, atletismo, etc quando é necessário usar prova de imagem pra ver se a bola caiu dentro ou fora da quadra ou pra desempatar atletas que chegam lado a lado tudo flui perfeito porque antes houveram reuniões pra se chegar num consenso mundial pra definir como usariam a tecnologia e isso vem sendo usado da mesma maneira há vários anos.

Como sempre o futebol chegou atrasado na história e antes de sentarem pra definir um padrão que fosse universal aprovado por todos, resolveram trocar pneu com o carro andando como sempre.
 
Eu ainda acho que, se com imagem, zoom, câmera lenta, replay, etc., ainda ficam em dúvida, é porque não teve impedimento. Simples assim. Mas gostam de complicar e fazer da coisa uma arte arcana para iniciados. 🤷‍♂️
 
Isto eu acho difícil. Em lance complicados eles vão demorar como sempre.

Era importante definir logo uma grossura de linha de análise do impedimento senão perde-se muito tempo dando zoom e analisar se foi ou não.

Já lance de pênalti, esse sempre exige tempo e ainda assim os caras erram.
 

Não há como negar que com a chegada oficial do VAR, a Central de Apito que funcionava como sendo um VAR exclusivo da emissora foi perdendo o sentido.
Perdeu total sentido a muito tempo. O melhor é discutir lances complicados depois da transmissão em algum programa específico e não ficar lá remoendo o lance a partida inteira como alguns comentaristas faziam durante a transmissão. Sem contar que o VAR deixa bem claro a questão do lance, sendo que a central servia muito só para reforçar a decisão já dada em campo.

Mas óbvio que isto está acontecendo apenas com por conta da reformulação do grupo globo. Parece que mais gente de peso deve deixar a emissora nesses próximos dias.

 
Comentar futebol depois da partida sempre foi e será como tirar leite de vaca morta.
Sim, mas ainda existem muitos programas esportivos que passam depois das partidas, principalmente domingo a noite. Devem dar audiência ou não estariam a tantos anos, como o caso do Mesa Redonda na tv Gazeta.

E claro que eles não ficam só debatendo sobre os erros de arbitragem. Eles comentam a rodada no geral e é bom para quem quer se atualizar e não assistiu os jogos (não vou entrar no mérito da internet e tals).

Mas a central do apito pouco comentava até mesmo nas partidas. Eles meio que entravam apenas para comentar se o VAR acertou ou não, sendo que é meio que bobo tendo lá a imagem em 30 posições diferentes para todos assistirem em tempo real. Ou no máximo comentar "Ah, este lance o VAR deveria ter chamado". Blah, pagar um absurdo de salário para comentar apenas isto? A Globo não está mais com está bola cheia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo