• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Esperanto

Thico

The Passenger
Eu estava vendo ontem no GNT(Canal fechado) uma entrevista sobre um professor de esperanto. Eu ja tinha ouvido falar nesse idioma, mas la explicou melhor.
Resumindo, Esperanto foi um idioma criado por um medico polones que queria com o idioma transforma-lo num idioma universal, uma especie de Ingles, mas ate mais potente.

Pq vcs acham que o esperanto fracassou? Hj em dia apenas 2 milhoes de pessoas no mundo falam, o que eh pouquissimo!
 
Talvez por que o inglês realmente acabou se tornando uma lingua universal que todos praticamente precisam saber, pelo menos um pouco...

Isso pode ter acabado com a necessidade de se espalhar uma outra lingua, já que o inglês cumpriria a função da primeira :tsc:
 
Além do mais, demora pra aprender uma lingua e fazer um curso. Não éa mesma coisa que aprender a amarrar um cadarço. É preciso tempo (e dinheiro, do governo e do povo) para aprender a língua.

A idéia foi inteligente e burra ao mesmo tempo.

Ninguém ia querer aprender uma língua que ninguém fala. Só uns mais estudiosos...

E só eles devem saber.
 
Laurelin disse:
m ia querer aprender uma língua que ninguém fala. Só uns mais estudiosos...

Nossa, vc tocou no ponto mais interessante kra!
Realmente, ne?!
nenhuma nacionalidade sabia esperanto, iria dar um trabalho imenso pra "converter" 6 milhoes de pessoas!
 
não, esperanto não é como qualquer lingua.
É uma das mais difíceis de ser aprendida.
O grande problema é a falta de cursos. por exemplo, aki em minha cidade, apenas uma pessoa fala.
 
Inominavell disse:
não, esperanto não é como qualquer lingua.
É uma das mais difíceis de ser aprendida.
O grande problema é a falta de cursos. por exemplo, aki em minha cidade, apenas uma pessoa fala.

Esperanto é chato, a gramática é tão plana que chega a dar sono. Não é difícil não, é desinteressante, a gramática é altamente simples. Tolkien mesmo afirmou que o grande defeito do Esperanto é justamente ser e parecer artificial, sem história, sem background, sem desenvolvimento. Enfim, não-natural.
 
A intenção era boa, mas sempre foi uma coisa muito utópica. É lindo isso, todos os povos com uma língua em comum, sem que alguém tenha que aprender a língua do outro para se comunicar com ele.

Mas as coisas acontecem de um jeito diferente. Manda quem pode dar as cartas, quem tem controle sobre os principais meios de comunicação, controle econômico... é uma cultura sendo agregada por outras; no caso, o inglês. É uma língua relativamente fácil (pelo menos o mais usual), real, com história de verdade.

O que incomodade é ver uma "cultura" afogando as outras.
 
Na verdade, nenhuma língua artificial pode sobreviver! Vc pode criar uma gramática completa pra ela, mas uma língua necessita de um povo! É o povo q dá a continuidade a qualquer língua no mundo... Sem povo falante nativo, o Espeanto vai morrer!

Seguindo essa teortia, vc's podem concluir q o Latim é uma lingua ameaçada de extinção! Pode até ser, mas acredito q a perpetuação dessa língua até hj se deve ao fato de q a partir dela, muitas outras línguas surgiram e o estudo apronfundado da gramática das línguas latinas acaba chegando a um ponto onde se faz necessário o conhecimento do Latim!
 
Bom, o latim está extinto, só é usado em termos cientificos (justamente por ser um idioma extinto). Espanhol, frances, portugues, romeno, é o que restou dele. O estudo do latim tem como principal utilidade saber daonde as palavras do nosso portugues tiveram origem, nao mais que isso, creio eu...
 
A idéia era ótima, mas teve um grande problema: o tempo de aprendizado. Sim, a idéia funcionaria, se contasse com a boa vontade dos poderosos. O problema é que eles pensam da seguinte forma: levará dez anos para que alguém consiga falar fluentemente ? Bah, é muito tempo, ninguém vai querer aprender algo que só vai ter razão de aprender daqui há dez anos !

Só que se eles não tivessem pensado assim, hoje todos falaríamos esperanto.
 
Laurelin Vox disse:
Bom, o latim está extinto, só é usado em termos cientificos (justamente por ser um idioma extinto). Espanhol, frances, portugues, romeno, é o que restou dele. O estudo do latim tem como principal utilidade saber daonde as palavras do nosso portugues tiveram origem, nao mais que isso, creio eu...

Vai um pouco mais além disso, Laurelin...
Não é só enteder de onde q elas vieram, mas entender como se formaram! Isso é uma das base do estudo aprofundado da gramática! Se fosse só saber origens das palavras, os linguístas poderia deixar esse trabalho pros historiadores!
 
Pra quem perguntou, eu considero o Latim uma lingua morta, e bem morta, há muito tempo. O que acontece é que é uma lingua que não é mais usada no dia-a-dia de nenhum povo, de nenhuma naçao. Uma lingua que não mais muda, que não mais se modifica, ou cresce.



*********


Respondendo à pergunta do post inicial:
Pra mim o Esperanto morreu principalmente porque a tarefa a que esta lingua se propos era demasiado grandiosa. Como poderia uma lingua jovem e sem historia alguma se adequar as necessidades e aos interesses de bilhoes de seres diferentes, com oportunidades diferentes, vivendo em meios diferentes, convivendo com problemas diferentes? Qualquer lingua que se proponha a isto não parecera demasiado generalizada, artificial?
Depois, a lingua é uma parte importante da cultura de qualquer povo. É na lingua que se refletem nossa historia, é pela lingua que nossa cultura passa de geração em geração, e fica registrada.
Negar o portugues implicaria muito mais que apenas ter que voltar aos bancos de sala de aula para ter que aprender toda uma nova gramatica, toda uma nova lingua.
Negar, abandonar o portugues, seria para um brasileiro o equivalente a perder uma parte de sua identidade nacional.
Alias, a grande maioria da populaçao se nega a seguir a norma culta da lingua, porque este tipo de linguajar parece por demais distante da realidade em que, de fato, vivemos.
Bem, se uma lingua que é "nossa" há quinhentos anos ainda sofre este tipo de "resistencia", como poderia uma lingua completamente nova ser imposta e, de fato, aceita?
Você aceitaria uma lingua completamente estranha assim, do nada?
Bem, eu provavelmente não aceitaria. E eh por tudo isto que eu acho que o esperanto deu errado.
 
Acrescentando só mais uma coisinha no que a Arandelis falou (pefect, Arandelis :wink: ): com relação ao Esperanto, tem mais uma coisa que torna a idéia da língua um sonho: a variação lingüística. Se for tomar o que nós fazemos com o Português aqui no Brasil, já dá para ter idéia do que aconteceria com o Esperanto.

Foi o que a Arandelis falou:a lingua é uma parte importante da cultura de qualquer povo. Usando o exemplo já batido dos esquimós, que tem uma gama enorme de palavras para se referir a "neve". A língua sofre influências fortíssimas do meio, e o que aconteceria com o Esperanto é que primeiro ele viraria um sem número de dialetos para no fim, criar várias línguas diferentes.
 
Assim.... todas as línguas tiveram origem em alguma..... temos as linguas latinas...... as que puxaram mais pro hebraico e por aih vai

Já é difícil pra um Americano oou qualquer outro falante da língua inglesa aprender português. Pra eles falar o nome Marcia eh quase impossivel..eles falam Marcha

Nós temos algumas dificuldades com algumas línguas (se bem que tmos facilidade para muitas, pois o portugues não trava a fala...fica fácil mudarmos a tonalidade..... o "acento"como se dirira em espanhol.....)

Agora pegue pessoas que não querem trocar sua lingua...perder sua identidade cultural....... junte um curso de 10 anos...... ma so poder que a lingua inglesa adquiriu..... como uma lingua totalmente nova e cansativa irá s emanter?

uma lingua nova que vem ganahndo espaço eh o Neonês......muitos do f´roum jah falam.... Gandalf..Ryu..kyo...e muitos outros....... eh facil....eperimente vc tb
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo