• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Envelhecimento dos Istari

Eu acho que esse tipo de afirmação do SdA sobre Gandalf parecer mais velho é figurativo. Aragorn não ficava na verdade mais velho ou mais jovem fora do ritmo normal de envelhecimento humano, mas o sdA também está cheio de citações dizendo em momentos chave que ele parecia mais velho ou mais jobvem do que o normal.

Ou então essas referências falam apanas de cansaço cnormal. Para indicar um cansaço extremo, diz-se que Gandalf parece mais velho nesses momentos.

Se não fosse assim, teríamos problemas. O corpo de Gandalf não podia envelhecer indefinidamente. Era o corpo de um Maia, mas ainda assim tinha um metabolismo normal. Se ele envelhecesse de montão a cada vez que lhe acontecesse algo incomum, como ia ser?
 
Talvez quando chegasse a um ponto de exaustão ele tivesse que abandonar o corpo e ir buscar outro.

Peraí! Não foi exatamente isso o que aconteceu depois que ele enfrentou o Balrog? :aham:
 
É, mas ali seu corpo foi queimado e ferido. Mas acho que essa explicação do Olwe explicaria o envelhecimento rápido de Saruman, afinal ele seve ter gasto muito de seu poder na construção das suas máquinas e tudo mais que fez. É uma hipótese interessante.
 
O problema é que a morte do hröa de um Ainu encarnado não me parece que fosse uma coisa muito comum. Gandalf quando morreu lutanto com o Balrog voltou depois de ir ter com Eru em pessoa. Duvido um pouco que isso pudesse se repetir ainda que fosse uma única vez.
 
Por razões arquivadas em algum lugar deste fórum (post meu em um tópico sobre ents), acredito que os ents fossem ainur em hröar. Portanto, não me parece algo tão excepcional assim a morte de um ainu em corpo mortal.
Mas não foi esse o foco da minha suposição...
O que eu sugeri foi que essa relação entre uso de poder e desgaste do corpo fosse um dispositivo intencionalmente projetado pelos Valar para limitar o poder dos Istari na Terra Média. Quanto mais "definitiva" parecesse aos istari essa "morte" por abuso dos poderes angelicais dentro do corpo mortal, mais eficiente seria o tal método de controle por indução.
De qualquer forma, é só uma teoria... :wink:
 
Não sei bem se é adequado mencionar os Ents aqui, mesmo considerando como correta essa teoria de que eles são Maiar encarnados. Acho que o caso dos Istari é bem particular.

Eu não tenho nada contra supor que o gasto de poder resulte em envelhecimento, só acho que não deve ser algo que drene o Istar excessivamente, caso contrário ele morre quando seus poderes se esgotam, e isso pode acontecer um tanto depressa no caso de um sujeito como Gandalf, que vivia se expondo a certos perigos.

De acordo com o que você coloca, Olwë, Saruman teria se desgastado muito mais do que Gandalf, por ter envelhecido mais em aparência. Mas Gandalf também se desgastou muito, sendo mais velho em aparência quando chegou à TM. Entre os dois ele era o que se expunha aos maiores perigos.
 
Não seria bem o fato de expor-se a perigos, mas sim o ato de violar as instruções dadas pelos valar aos Istari, no sentido de não interferir diretamente na luta contra Sauron .

Saruman violou as instruções dos Valar muito mais do que Gandalf. Ele interferiu muito diretamente nos destinos da Terra Média. Chegou ao ponto de erguer-se como um poder temporal ("A new power is rising"). Algo que se não fosse pelo uso (e abuso) da habilidade (angelical) de persuasão, jamais teria como fazer.

Os Istari não deviam usar o poder de seus espíritos angelicais, enquanto encarnados em hröar. Foram enviados apenas para aconselhar. Quando usavam desses poderes (por exemplo praticando sub-criação, como Gandalf fez na luta pela porta contra o Balrog), expunham os corpos mortais em que haviam sido "engarrafados" a um desgaste que se manifestava através do envelhecimento.

Se não houvesse esse problema, por que razão Gandalf teria sido re-enviado num fána (corpo angelical), após desencarnar? Mero upgrade?
Estou começando a achar que Olórin foi re-enviado num fána não apenas para parecer mais magestoso, mas justamente porque um corpo mortal não teria como suportar que ele usasse mais ativamente de seus poderes, como passou a fazer após voltar como "O Branco".
 
hipótese interessante, Olwë, mas não deve existir alguma relação com a personalidade da pessoa, ou com seu modo de agir que vai mudando com o tempo?
 
Tá escrito no Silmarillion que o anel de Galdalf faz ele envelhecer mais devagar, talvez seja por isso também.
 
em qual parte do silmarillion ta escrito isso? mas se for isso não faz muito sentido, porque no final da história Saruman parecia mais velho que Gandalf, este, que apesar de ter chegado na terra-média com uma aparência de ser mais velho só recebeu o anel de Círdan muito anos depois. Eu acho que na realidade o anel não teve muito efeito sobre Gandalf, se fosse assim ele pareceria muito mais velho, porque GAndalf usou muito o anel.
 
Apoio a teoria de Olwë no que diz à uso do poder e envelhicemento e também na teoria do retorno de Olórin em um fána. É perfeitamente lógica e condizente a teoria por ele apresentada.

Porém há um fator que creio ter contribuído para a desaleração da degenaração do corpo de Gandalf: o Narya. Cada um dos anéis de poder foram criados pelos elfos, creio eu, com o intuito de recriar a ambientação de Valinor na Terra-Média e fazer mais longa a vida de elfos na TM, portanto conservando-os e suas moradias. O Narya não fugia à regra: recriava um ambiente um tanto "Valinoriano". Isso fazia com que Gandalf se conservasse e com que sua resistência para usar certos poderes fosse maior, mas o anel não engrandecia nenhum efeito de nenhum poder, apenas conservava Gandalf.

Agora eu pergunto: qual fora o destino do anel Narya após a queda de Gandalf na luta com o Balrog?! O anel voltou com o fána!? :o?:
 
Se não ficou com Gandalf, este devolveu-o a Cirdan, e o armador também zarpou da Terra Média. Nada indica que o anel tenha permanescido.
 
O Gandalf deve ter pego ele no topo da montanha junto ao seu corpo antigo.
 
Bobeira minha...
Não li direito.

O fána surgiu no mesmo lugar onde o hröa destruído havia ficado. É que o corpo mortal não ficou lá nas profundezas. Gandalf conseguiu seguir o Balrog pela escada de Durin até o topo da montanha, e foi lá que desencarnou, após derrotar o Balrog.

Bastava pegar o anel junto ao corpo abandonado. Bizarro, né? :eek:

A questão é esquisita, mas tem outra semelhante (e igualmente falsa): Durante algum tempo me perguntei como Sauron tinha salvado o Um Anel da submersão de Númenor. Mas tempos depois li melhor, e descobri que Sauron tinha deixado o Anel na Terra Média, antes de render-se a Ar-Pharazon.
 
Olwe, pelo "Dos anéis do poder" é isso mesmo, mas tem uma carta que diz que Sauron levou o Anel para Númenor, e que seu espírito carregou o Anel de volta a Mordor.

Ps. Valeu por torcer pela gente! :obiggraz:
 
Faço minhas as palavras do Ringil. Valeu pela torcida Olwë!

Faz mais sentido a idéia de que o anél permaneceu na Terra Média por dois motivos:

1 - O anel era uma presença imponente, sobretudo na presença do criador. Seria percebido pelos Numenorianos, dificultando a credulidade nas boas intenções de Sauron.

2 - Não era tão clara ainda a relevância dos anéis do poder naquela época, particularmente para os numenorianos em sua ilha fiscal. E de pouco proveito seria o anel para um povo que não foi agraciado com outro dos anéis.

3 - A presença do anel na Terra-Média ajudaria a compreender melhor como Sauron conseguiu reconstruir seu corpo depois de cair no abismo que afundou Numenor. Se o anel afundasse com ele, não sei como poderia Sauron escapar da queda que mudou a forma do mundo.

Mas como tudo o que eu postei aqui é especulação...
 
Eru disse:
Faz mais sentido a idéia de que o anél permaneceu na Terra Média por dois motivos:

1 - O anel era uma presença imponente...

2 - Não era tão clara ainda

3 - A presença do anel na Terra-Média ajudaria...

8O Deus não sabe contar! :lol:

Agora sério.

1) Sauron era uma presença poderosa por si só, se isso o atrapalhasse o Anel não pioraria muito. Mas ao contrário, o presença ajudou, como quando ele desafia os raios.

2) Mas o Anel ajudaria Sauron a melhor empenhar o seu poder.

3) Sauron teria carregado o Anel junto com o seu espírito, ele não teria afundado. E mesmo se afundasse, não acho que o Anel seria destruído na queda. E enquanto o Um existisse Sauron poderia se reconstruir.
 
Ih, é... um erro de digitação... é que lembrei de mais um ponto enquanto escrevia no tópico, Ringil, seu bobalhão... Vou parar de tirar suas dúvidas existenciais lá no nosso QG. :P
 
Você vai negar a iluminação a um de seus companheiros, que feio! E ainda me xinga, isso não é uma conduta muito divina. :nope: :aham:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo