• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Envelhecimento dos Istari

É curioso que Gandalf já chegou a Terra-Média com corpo de velho, enquanto Saruman chegou, no que tange ao vigor físico, um pouco mais jovem. É descrito nos Contos Inacabados que o último chega com cabelo negro azevixe aos Portos Cinzentos, enquanto Gandalf já chega com as feições e características de um idoso tal como conhecemos em O Hobbit e em LOTR enquanto ainda era o cinzento...

Isso significa que o Gandalf chegou com um hroa mais desgastado que o de Saruman, que ele envelheceu mais lentamente desde que chegou??

E Radagast, há alguma descrição acerca da aparência dele quando da Guerra do Anel?

Resolvi abrir o tópico pela particularidade da questão. :-)
 
Isso devia ser parte da postura humilde de Gandalf, enquanto Saruman queria aparentar poder com uma aparência jovem Gandalf veio em uma forma mais humilde e menos ameaçadora.
 
Acho q Saruman envelheceu mais rapido tbm pq disseminou mto mais sua energia.
Talvez o poder do anel de Gandalf tenha retardado sua velhice tbm.
 
Acho que Gandalf é mais velho pq ele é mais velho mesmo. Duh.
Pode ser também que, por ele ter mais experiência, mais sabedoria, então quando ele virou humano ele parece mais velho.

que ele envelheceu mais lentamente desde que chegou??
Acho que sim. Ele envelhecia bem devagar pq antes, quando ele era Olorin, ele era imortal.
 
Ele não era mais velho não... Todos os istari eram maiar, já existiam antes de tudo.

Sobre o envelhecimento, me referia a uma comparação entre Gandalf e Saruman especificamente. É sabido que eles envelheciam mais lentamente, mas no caso estava discutindo o envelhecimento diferenciado entre os da ordem dos istari.
 
Talvez fosse um reflexo de seus temperamentos, como acontece com os fánar. E seu envelhecimento deve ter sido retardado pelo anel, sim. E talvez o envelhecimento de Saruman pode se ter dado em parte por sua queda, pela corrupção.
 
Acredito no mesmo qur o Ringil, que a corrupção do espírito de Saruman causou um envelhecimento precoce. E Narya ajudou Gandalf a se manter, afinal, era o anel da Chama Imperecível, não era? :mrgreen:
 
Anel da Chama Imperecível? Acho que você misturando um pouco, não é porque Gandalf é um servidordofogosecretoquecontrolaachamadeAnor (ufa!) e possui o Anel do Fogo que esse fogo do anel seja a Chama Imperecível, até porque servidor de Eru todos os maiar não corrompidos são.
 
Você quer saber o que significa? Se é isso, eu te explico: O Fogo Secreto que controla a chama de Anor (nome élfico da Sol) é a mesma que deu origem a Eä, aos ainur, a nós mesmos, aos elfos e tudo mais, a Chama Imperecível, o poder criador de Eru.
 
Ringil disse:
Você quer saber o que significa? Se é isso, eu te explico: O Fogo Secreto que controla a chama de Anor (nome élfico da Sol) é a mesma que deu origem a Eä, aos ainur, a nós mesmos, aos elfos e tudo mais, a Chama Imperecível, o poder criador de Eru.

ah sim, o me confundia era o controle de anor, q eu num sabia o q era, o fogo secreto eu imaginava msm q foda a chama imperecivel
 
Eu não disse que a Chama estava no anel...eu disse que o anel era o representante da chama,e que de certo modo ele estava ligado a ela, não que ele próprio era a chama :tsc:
 
naum sei pq, mas sempre q eu vejo msg do nemesis eu imagindo ele com um puta sorrisao na cara...... :| axo q eh por causa do avatar :mrgreen:
 
acho q naum, o corpo (como muitos já disseram) pode ser apenas reflexo de seus temperamentos e atitudes através do tempo, afinal esse história de idade não tem nada a ver, eram todos maiar, "nasceram" na msm hora. Sobre o anel, acho que não tem nenhuma relação com o fato de ser "servidordofogosecretoquecontrolaachamadeAnor" e estar com o anel de fogo, que se naum me engano foi dado a ele ou por cirdan ou por gil-galad (certo?), outra o anel foi feito por celebrimbor, como poderia controlar a chama de Anor? Quanto a Radagast, se eu não me engano, não existe descrição dele.
 
Acho que o único lugar que fala sobre os corpos dos istari é no contos inacabados. Pelo menos é o único lugar que eu conheço.

Swanhild e Tilion, intercedei por nós... (leia-se: se houver alguma coisa no HOME, por favor, citem).
 
Não há, pelo menos que eu saiba ou lembre agora. Se bem que eu não li a série toda.

E vem cá, de onde vocês tiraram que o Saruman envelheceu mais depressa do que o Gandalf? Com os argumentos de vocês a idéia faz um pouco de sentido, mas eu acho que não tem nada que suporte essa idéia.

De fato Saruman tinha cabelo preto quando desembarcou, mas no Of the Rings of Porwer diz que todos os Istari eram velhos quando desembarcaram, e que eles envelheciam lentamente. Eu sempre tive a impressão de que o envelhecimento era numa taxa igual para eles todos. Agora, é bem verdade que o Gandalf chegou à TM mais desgastado. Isso me parece que é para acentuar a posição inferior dele na Ordem, em contraste com o fato de ele possuir o maior espírito e a maior sabedoria.
 
E vem cá, de onde vocês tiraram que o Saruman envelheceu mais depressa do que o Gandalf? Com os argumentos de vocês a idéia faz um pouco de sentido, mas eu acho que não tem nada que suporte essa idéia.

Nos Contos dizem isso, que Gandalf chegou como um velho pelo qual "ninguém dava nada" enquanto Saruman chegou imponente, com cabelos negros, o que presume uma maior jovialidade, não? :wink:
 
Parece-me que o envelhecimento dos istari não segue um ritmo constante. Em pelo menos uma passagem de SDA Gandalf aparenta envelhecer subitamente, como se isso fosse conseqüência do uso do poder do seu espírito de ainur.

Quando Galdalf visita Frodo após apenas alguns anos viajando pela TM à procura de informações sobre o anel, o hobbit repara que ele parece muito mais velho e desgastado.

Se não me engano, depois de tentar selar a porta para impedir a passagem do Balrog, Galdalf também pareceu ter-se desgastado muito.

O meu palpite é que quando os Istari perambulavam por aí sem usar dos seus poderes de ainur seus corpos se desgastavam muito vagarosamente, mas quando precisavam se empenhar em alguma tarefa e deixavam a sua essência angelical transbordar, isso provocava um desgaste tremendo sobre seus hröar.

Aliás... esse talvez fosse um mecanismo bolado pelos Valar para manter os istari "na linha". A terefa deles não era interferir diretamente, através de seus poderes. Era apenas aconselhar.

Um fenômeno parecido com o que a alma de Fëanor causou no seu corpo, só que muito mais intenso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo