• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ensino Religioso obrigatório

Você concorda com o Ensino Religioso obrigatório nas escolas públicas?


  • Total de votantes
    38
Era uma metáfora! Porque ele precisa de nós? Vamos conjecturar, se os deuses existem, porquê eles dependem de nós, faz diferença se a gente acredita ou não?

Continua manipulando. Aqui vai um trecho de um texto de santo Irineu sobre isso. Deus precisa de nós?

Do Tratado contra as heresias, de Santo Irineu, bispo

(Lib. 4,14,2-3;15,1:SCh 100,542.548)
(Séc.II)

Através de figuras, Israel aprendia a temer a Deus e a perseverar em seu serviço
Desde o princípio Deus criou o homem para lhe comunicar seus dons; escolheu os patriarcas,
para lhes dar a salvação; ia formando um povo,para ensinar os ignorantes a seguir a Deus;
preparava os profetas, para acostumar os homens a serem morada do Espírito e a viverem em
comunhão com Deus. Ele, que não precisava de nada, oferecia a comunhão aos que dele
precisavam. Para os que lhe eram agradáveis, desenhava, qual um arquiteto, o edifício da
salvação; aos que nada viam no Egito, ele mesmo servia de guia; aos que andavam errantes no
deserto, dava uma lei perfeita; aos que entravam na terra prometida, concedia uma herança;
enfim, para os que voltavam à casa do Pai, matava o vitelo gordo e dava a melhor roupa. Assim,
de muitas maneiras, Deus ia preparando o gênero humano em vista da salvação futura.

Eis por que João diz no Apocalipse: Sua voz era como o fragor de muitas águas (Ap 1,15). Na
verdade, são muitas as águas do Espírito de Deus, porque é muita a riqueza e grandeza do Pai.
E, passando através de todas elas, o Verbo concedia generosamente o seu auxílio a quantos lhe
estavam submetidos, prescrevendo uma lei adaptada e adequada a cada criatura.

Deste modo, dava ao povo as leis relativas à construção do tabernáculo, à edificação do templo,
à escolha dos levitas, aos sacrifícios e oblações, às purificações e a todo o restante do serviço do
altar.

Deus não precisava de nada disso, pois é desde sempre rico de todos os bens, e contém em si
mesmo a suavidade de todos os aromas e de todos os perfumes, mesmo antes de Moisés existir.
Mas educava um povo sempre inclinado a voltar aos ídolos, dispondo-o, através de muitas
etapas, a perseverar no serviço de Deus. Por meio das coisas secundárias chamava-o às
principais, isto é, pelas figuras à realidade, pelas temporais, às eternas, pelas carnais, às
espirituais, pelas terenas, às celestes, tal como foi dito a Moisés: Farás tudo segundo o modelo
das coisas que viste na montanha (Ex 25,40).

Durante quarenta dias, com efeito, Moisés aprendeu a guardar as palavras de Deus, os sinais
celestes, as imagens espirituais e as figuras das coisas futuras. Paulo também disse: Bebiam de
um rochedo espiritual que os acompanhava – e esse rochedo era Cristo (1Cor 10,4). E
acrescenta ainda, depois de ter falado dos acontecimentos referidos na Lei: Estas coisas lhes
aconteciam em figura e foram escritas para nos admoestar e instruir, a nós que já chegamos ao
fim dos tempos (1Cor 10,11).

Por meio dessas figuras, portanto, eles aprendiam a temer a Deus e a perseverar em seu serviço.
E assim a Lei era para eles, ao mesmo tempo, norma de vida e profecia das realidades futuras.
 
Por meio dessas figuras, portanto, eles aprendiam a temer a Deus e a perseverar em seu serviço.
E assim a Lei era para eles, ao mesmo tempo, norma de vida e profecia das realidades futuras.

Para eles, não para nós, se só existe um Deus porquê a preocupação de se cultuar falsos deuses? Não há falsos deuses se só existe um Deus. Se eu quero ir pro inferno qual o problema, me deixe ir para o inferno, se eu desobedeço a sua religião, não faço o que ela diz ser o certo, então me deixe ser levado para o inferno!
 
Se minha religião ensina que isso é abominação e algo antinatural

O que é natural?

Pergunto no dito "mundo natural" ou "natureza" existem animais com práticas homossexuais.

Não estou sendo irônico ou sarcástico não. Eu quero saber, nessa visão, qual o conceito de "natural".

________________


E sobre todo esse assunto, lembro que:

A bíblia não foi escrita por Deus, foi escrita por mãos humanas. E humanos, como todos sabemos, são falhos. Quem garante que quem foi escrevendo e reescrevendo a bíblia não acabou deixando passar sua própria visão? Pegando o Antigo Testamento e comparando com o novo, temos uma diferença de tom/atitute/etc.

Não estou dizendo que tudo escrito é mentira. Estou colocando o seguinte ponto: Quem garante que os mandamentos, que a mensagem, que a escrita tenha se mantido fiel ao "original". O islamismo surgiu, dentre as razões, porque eles achavam que os cristãos haviam corrompido a mensagem de Deus.

Os humanos possuem falhas. A bíblia foi escrita em diversas épocas diferentes, por pessoas que viviam em mundo bem diferente do nosso. Quem garante que não acabou ficando algum resquício de sua mentalidade no textos? Quem garante que não houve interpretações erradas?

Além disso, se existem problemas de tradução atualmente, o que dirá na antiguidade. E não são apenas pequenas coisas. Vi traduções até ligeiramente diferente dos mandamentos de uma bíblia para outra. Quem garante que a Igreja não alterou alguma coisa, mesmo que sem querer? Essas coisas podem ocorrer intencionalmente, mas também podem ocorrer sem querer devido a dificuldade de se traduzir textos, afinal, há palavras e conceitos que nem sempre possuem tradução exata e precisão ser adaptados.

O que isso tem haver com homossexualismo? Que todo o embasamento religioso para afirmar que é anti-natural pode ser uma das possíveis interpretações. Há quem diga que isso foi um problema de tradução que foi perpetuado ao longo dos séculos.
 
Se eu quero ir pro inferno qual o problema, me deixe ir para o inferno, se eu desobedeço a sua religião, não faço o que ela diz ser o certo, então me deixe ser levado para o inferno!

Eu já lhe dei resposta a esse respeito na página anterior. O homossexualismo é pecado para aqueles que seguem a Igreja. Se você não segue a Igreja, desconsidere e não tente mudar o que Ela diz.

O que é natural?

Como se eu já não esperasse por esses relativismos. ¬¬
 
Para eles, não para nós, se só existe um Deus porquê a preocupação de se cultuar falsos deuses? Não há falsos deuses se só existe um Deus. Se eu quero ir pro inferno qual o problema, me deixe ir para o inferno, se eu desobedeço a sua religião, não faço o que ela diz ser o certo, então me deixe ser levado para o inferno!
Mas ninguém está te obrigando a nada. Só estamos afirmando no que cremos. Se você não crê, ninguém pode te obrigar a não quer. O que eu defendo é que não nos impeçam de criticar esses erros.

O que foi dito a Israel é dito a todos. Não crer é uma escolha. E toda escolha tem suas consequências.

Não se trata de ameaça. Eu te pergunto: vou te dizer que fora da Igreja há salvação se minha fé afirma o contrário?
O que é natural?

Pergunto no dito "mundo natural" ou "natureza" existem animais com práticas homossexuais.

Não estou sendo irônico ou sarcástico não. Eu quero saber, nessa visão, qual o conceito de "natural".

________________


E sobre todo esse assunto, lembro que:

A bíblia não foi escrita por Deus, foi escrita por mãos humanas. E humanos, como todos sabemos, são falhos. Quem garante que quem foi escrevendo e reescrevendo a bíblia não acabou deixando passar sua própria visão? Pegando o Antigo Testamento e comparando com o novo, temos uma diferença de tom/atitute/etc.

Não estou dizendo que tudo escrito é mentira. Estou colocando o seguinte ponto: Quem garante que os mandamentos, que a mensagem, que a escrita tenha se mantido fiel ao "original". O islamismo surgiu, dentre as razões, porque eles achavam que os cristãos haviam corrompido a mensagem de Deus.

Os humanos possuem falhas. A bíblia foi escrita em diversas épocas diferentes, por pessoas que viviam em mundo bem diferente do nosso. Quem garante que não acabou ficando algum resquício de sua mentalidade no textos? Quem garante que não houve interpretações erradas?

Além disso, se existem problemas de tradução atualmente, o que dirá na antiguidade. E não são apenas pequenas coisas. Vi traduções até ligeiramente diferente dos mandamentos de uma bíblia para outra. Quem garante que a Igreja não alterou alguma coisa, mesmo que sem querer? Essas coisas podem ocorrer intencionalmente, mas também podem ocorrer sem querer devido a dificuldade de se traduzir textos, afinal, há palavras e conceitos que nem sempre possuem tradução exata e precisão ser adaptados.

O que isso tem haver com homossexualismo? Que todo o embasamento religioso para afirmar que é anti-natural pode ser uma das possíveis interpretações. Há quem diga que isso foi um problema de tradução que foi perpetuado ao longo dos séculos.

Excelente post, Arcanjo, existem mesmo dúvidas tanto sobre a questão do homossexualismo quanto a interpretações escriturísticas, mas essa é uma questão beeeeeeeeeeeeemmm mais complicada. Não no tocante ao homossexualismo, duvido muito que os judeus tivessem algum tipo de escrúpulo quanto a isso, ainda mais na época.
 
Eu já lhe dei resposta a esse respeito na página anterior. O homossexualismo é pecado para aqueles que seguem a Igreja. Se você não segue a Igreja, desconsidere e não tente mudar o que Ela diz.

Então eu só vou para o inferno se eu acreditar que vou para o inferno?

Como se eu já não esperasse por esses relativismos. ¬¬

Não, o conceito de natural não é natural, é construído.
 
Então eu só vou para o inferno se eu acreditar que vou para o inferno?

Não, o conceito de natural não é natural, é construído.

Porra, agora você quer sair totalmente do âmbito do tópico e discutir filosoficamente porque a Igreja é a porta estreita que leva ao céu, E SOMENTE ELA?

Francamente, Morfindel, o que estamos discutindo não é a veracidade da fé, é como ela tem direito a se manifestar na sociedade contra aspectos que sua doutrina condena.

Agora, se quiser, cria outro tópico sobre os pressupostos racionais da fé católica que eu vou participar com todo o prazer. Discutiremos inclusive esse seu relativismo.

E natural só é um conceito construído segundo VOCÊ. Portanto...
 
Como se eu já não esperasse por esses relativismos. ¬¬

Relativismo?

Eu fiz uma pergunta e deixei bem claro que eu não estava procurando nada tipo. Eu queria justamente saber, segundo essa visão citada, o que é natural. Eu não tive intenção de ser relativista com essa pergunta.

Aliás, pessoalmente, eu não sou muito a favor de um relativismo extremo. Mas isso não vem ao caso.
 
Relativismo?

Desculpe-me, Arcanjo, se tiver compreendido você errado. Mas é que cada vez que começa esse papo de distinção entre natureza e cultura, Levi Strauss e Cia Ltda, meus ânimos ficam um pouco exaltados.

Mas, enfim, era só olhar para os post que eu e Caio estávamos fazendo e ver que, na nossa, visão, o natural de que se estava falando é o "natural humano" (cunhei esse termo agora) segundo a antropologia católica, de um homem, com corpo e alma, que procura por Deus no mundo e O recebe por Sua revelação.
 


avatar49439_17.gif
X
avatar45939_51.gif
 
Sobre o ensino religioso:

Eu não sou contra ensino religioso, eu mesmo tive na escola. Eu só não tenho certeza sobre sua obrigatoriedade. Aliás, eu acho que o sistema de ensino como um todo poderia ser revisto ou repensado.
 
Eu concordo com o "Ensinamento Bíblico", aprender sobre as histórias da biblia, sobre a criação, Deus, Jesus, Princípios de moral... etc. Acho ótimo! mas não acho legal a idéia de impor religião, acho que as coisas deveriam acontecer de uma forma neutra sem imposição ... Cada um que (se quiser) procure por conta e da melhor forma uma denominação religiosa para seguir.
 
Eu concordo com o "Ensinamento Bíblico", aprender sobre as histórias da biblia, sobre a criação, Deus, Jesus, Princípios de moral... etc. Acho ótimo! mas não acho legal a idéia de impor religião, acho que as coisas deveriam acontecer de uma forma neutra sem imposição ... Cada um que (se quiser) procure por conta e da melhor forma uma denominação religiosa para seguir.

Como ensinar sobre Bíblia, Deus, Jesus e ser uma coisa neutra?
 
Como ensinar sobre Bíblia, Deus, Jesus e ser uma coisa neutra?

Bom, poderia-se talvez ensinar sobre a história, sobre a influência disso na sociedade, creio que seria um conhecimento bem válido (se for realmente imparcial), sem imposição de crenças... apenas como visão histórica. Como também poderiam ensinar sobre outras ramificações cristãs, Buda, budismo, satanismo, islamismo, alcorão, crenças politeístas, outros livros sagrados, e por ai vai.
 
O ensino religioso só deveria ser obrigatório se a religião a ser ensinada fosse o Discordianismo.
 
Não acho certo ser estudado isto nas escolas, pois cada um em um pensamento sobre a religiosidade, poderia confudir, irritar os alunos, acho que isso cada um deve ter o seu pensamento e não ser algo globalizado...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo