• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Enquete] Como você avalia a primeira temporada?

Como você avalia a primeira temporada?


  • Total de votantes
    71
Minha avalição agora, passado um tempo, é a seguinte: os roteiristas parecem ter desdenhado dos escritos de Tolkien e focado mais nas próprias invenções.

Tudo que vem diretamente das obras parece distorcido, ruim ou displicente. O que é criado por eles se destaca.
 
Acho que tecnicamente, sem poder usar as histórias "comprimidas" do Silmarillion e Contos Inacabados e/ou todo o material compilado no Queda de Númenor, o livro recente, contendo tudo que é "narrativo" que Tolkien redigiu sobre a Segunda Era, não é como se eles tivessem "desdenhado" o que Tolkien escreveu.

É que eles NÃO podem usar mesmo esse material como fonte tal como está nos livros já que o Tolkien Estate ainda não negociou os direitos....

E mesmo que pudessem ainda teriam que inventar um montão de material original que é o que vai dar realmente "tônus" e "liga" pra dar conta de fazer uma série com cinco temporadas.

Mais ou menos como o Richard Wagner teve que bolar uma ópera prequel, o Ouro do Reno, pra só então dar conta de "adaptar" os materiais contidos na Volsunga Saga, Nibelungelied e Eddas contando a história de Brunhilde e Sigurd/Siegfried que viraram a "tetralogia" do Anel do Nibelungo. Com o intuito de preencher lacunas lógicas no material fonte que davam uma esgarçada na sequência linear dos eventos.

O ponto em que narrativa está no Anéis de Poder em si mesmo é uma espécie de botãozinho natural de reset e introdução pra uma porção de material "original" que não vai ter tanta discrepância com o "canônico",

Eu, pessoalmente, gostei um bocado das reflexões feitas aqui:


Os veredictos andaram sendo lavrados por aí afora:


E uma "súmula" é essa aí:

 
Última edição:
Acho que tecnicamente, sem poder usar as histórias "comprimidas" do Silmarillion e Contos Inacabados e/ou todo o material compilado no Queda de Númenor, o livro recente, contendo tudo que é "narrativo" que Tolkien redigiu sobre a Segunda Era, não é como se eles tivessem "desdenhado" o que Tolkien escreveu.

Eles ignoraram ou trataram mal informações contida nos Apêndices - tem páginas e páginas sobre Reis de Númenor lá por exemplo.

Essa desculpa não cola
 
Eles comprimiram a timeline, e, portanto, ignoraram coisas ligadas às linhas sucessórias dos numenorianos, como o fato de Tar-Míriel nunca ter sido regente ou a não coexistência de figuras como Ar-Pharazôn e Celebrimbor no mesmo período de tempo mas eles não ignoraram material NARRATIVO dos apêndices o qual praticamente não está mesmo contido por lá a não ser como uma timeline e linha cronológica.

Eu não acho que o problema da série seja eles "menosprezarem" o que eles podem usar da fatia do Legendarium disponível pra eles, acho que é e execução do que eles podem fazer com todo o resto que ainda está off, pelo menos no estágio em que a coisa está.

Vamos ver como futuros adaptadores se sairão quando e se alguém tiver carte blanche pra fazer com o Silmarillion e Fall o Númenor tudo o que se quiser e puder sem ter que lidar com processos. Do jeito como a narrativa é desenhada nos apêndices fazer da trama Cloak and Dagger da fase da forjação dos Anéis algo que valha a pena como série de TV é mesmo a "hard nut to crack", ou um abacaxi difícil de descascar.

Pessoalmente, por exemplo, eu acho que eles deveriam ter usado a personagem da Celebrian no lugar da Galadriel berserker monomaníaca. Teria preenchido uma lacuna na caracterização de um personagem tabula rasa ao invés de criar uma digressão divisiva pro Fandom em cima de um já estabelecido.

Também tiveram essa idéia por aí afora:

Mas eu confesso que me diverti HORRORES com o Damndynamic duo Galadriel-Halbrand.

Mas um triângulo amoroso Celebrian, Elrond e Halbrand funcionando como "Laleclark" de Smallville poderia ter sido quite entertaining.
 
Última edição:
Cara, Míriel não reconheceu o PRIMO. Não tem Anárion. Os naviozinhos que apareceram levavam 500 cavalos. Aquele Palantír. É desleixo, a meu ver.

Vamos falar de Mithril? Nem precisa né?

Não é simples compressão temporal o problema, por mais que você escreva.

Já os núcleos dos Anãos, dos Pés-peludos e dos Humanos Fiéis a Sauron foram muito bons em geral.
 
Cara, Míriel não reconheceu o PRIMO. Não tem Anárion. Os naviozinhos que apareceram levavam 500 cavalos. É desleixo, a meu ver.
Eu não quis dizer que a totalidade dos problemas com o cânon vem da compressão temporal mas que eles tiveram que lidar com uma série de dificuldades que não nascem só de incompetência ou má-vontade com o que Tolkien escreveu. Até as consequências de um lockdown particularmente severo por conta da Covid eles tiveram que tankar durante as filmagens num contexto que parece ter afetado todas as cenas com grandes castings mostrados na série.

Eu acho que eles só não falaram do parentesco entre os dois, Míriel e Pharazôn, "on screen".

Não acho que ele não exista no contexto da série. Só não foi relevante pras interações entre os personagens até o ponto em que a história avançou.

Já o nome do Anárion é mencionado em um episódio,o terceiro, eles só não falam o que aconteceu com ele.

Elendil: Did you know about this? Well, I listen to him on occasion, so, yes, I had my suspicions. And you didn't bother telling me about them? I'm only thinking about it. I was talking to Eärien. I've been carrying a bit on my shoulders lately, Father. Is this really so tragic? Anárion told me you deferred twice... Anárion? What's your brother have to do with this? Nothing. Well, slightly more than nothing

Read more at: https://tvshowtranscripts.ourboard.org/viewtopic.php?f=1484&t=56370


Sobre a treta com o mithril eu dei minha opinião aqui:


Me pareceu bem uma tentativa de explicar a corrupção do esquema dos anéis de Poder de algo ligado a "software" ( magia e encantamentos pré-existentes por culpa e negligência dos forjadores) pra uma ligada a " hardware" ( Elemento Morgoth já embutido na matéria prima coptado por alguém já "ciente" do que rolava lá).

Eu, pessoalmente, achei que o núcleo dos anões peca por transpor o background canônico do Celebrimbor pro Elrond e por criar um dramalhão shakespereano com a coexistência de dois Dúrins simultâneos que tb foge do que Tolkien estabeleceu nos apêndices mas não me incomoda tanto assim. Por outro lado tb não me empolgou ou divertiu tanto como parece ter feito com a maioria das pessoas.
 
Última edição:
Concordo com a metade dos comentários do link como gostaria e gosto de menos da metade deles a metade do que eles merecem. Várias referências que vc mesmo já compartilhou com a gente enriqueceram bastante a experiência. Sei lá se é uma preguiça em falar mal ou a recíproca pra falar bem. Só sei que gostei. As notícias sobre a segunda temporada são encorajadoras e o planejamento para a terceira já está em andamento. Curti a maneira como a turma do Fanatics Plaza separou as categorias, mas não deixa de ser mais do mesmo: As obras isso e a série aquilo.

ZZZzzz...
 
Última edição:
Uma vez que o "Fan Service" (tais como os numerosos "call backs" de Rings of Power pra série de filmes do Peter Jackson) e seus méritos e deméritos em galvanizar o público está sendo muito tema de discussão no momento vale a pena colocar aqui as opiniões frontalmente divergentes:





 
Última edição:
Acho que tecnicamente, sem poder usar as histórias "comprimidas" do Silmarillion e Contos Inacabados e/ou todo o material compilado no Queda de Númenor, o livro recente, contendo tudo que é "narrativo" que Tolkien redigiu sobre a Segunda Era, não é como se eles tivessem "desdenhado" o que Tolkien escreveu.

É que eles NÃO podem usar mesmo esse material como fonte tal como está nos livros já que o Tolkien Estate ainda não negociou os direitos....
Não consigo entender como alguém se propõe a falar sobre a segunda era sem ter os direitos de usar essas publicações. Nâo sei se onerou demais. Mas fica muito ruim assim, porque vamos ser francos, não nasce um tolkien assim toda hora, se não se apegar razoavelmente de perto, não vai ficar legal, pelo menos não escrevendo roteiros de uma hora pra outra. Imagina se alguem quer falar do Senhor dos Aneis, mas não pega os direitos do primeiro livro, e não pode falar dele. ah! daí não né?
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo