• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Enchente histórica no Rio Grande do Sul

Força para vocês do RS. A coisa parece muito tensa e muito, muito triste. Uma das maiores tragédias da história recente do país.

Antes e depois (ou depois e antes) do Rio Taquari:

antes-e-depois-taquari.jpg


A foto está dividida pela metade mostrando uma área só, contígua, como se vê pela continuidade do rio na parte de baixo. Agora imaginem toda essa área alagada.
 
Força para vocês do RS. A coisa parece muito tensa e muito, muito triste. Uma das maiores tragédias da história recente do país.

Antes e depois (ou depois e antes) do Rio Taquari:

antes-e-depois-taquari.jpg


A foto está dividida pela metade mostrando uma área só, contígua, como se vê pela continuidade do rio na parte de baixo. Agora imaginem toda essa área alagada.

Enquanto isso, o governador do RS...

 
O Demori está misturando alhos com bugalhos nessa publicação aí. Não sei se por má-fé ou o quê. No áudio ele só debocha de como o governador pediu ajuda, mas no tuíte menciona um suposto ataque ao Lula. Quem emitiu notinha reclamando de demora do governo federal foi o PSDB, não o Eduardo Leite. O Reinaldo Azevedo deu um piti sobre a notinha. Mais uma vez, coberto de razão. A iniciativa de pedir ajuda tinha de vir do governador, e assim que ele pediu a ajuda veio.
🤷‍♂️
 
O Demori está misturando alhos com bugalhos nessa publicação aí. Não sei se por má-fé ou o quê. No áudio ele só debocha de como o governador pediu ajuda, mas no tuíte menciona um suposto ataque ao Lula. Quem emitiu notinha reclamando de demora do governo federal foi o PSDB, não o Eduardo Leite. O Reinaldo Azevedo deu um piti sobre a notinha. Mais uma vez, coberto de razão. A iniciativa de pedir ajuda tinha de vir do governador, e assim que ele pediu a ajuda veio.
🤷‍♂️
Acho que o problema foi ele pedir ajuda VIA TWITTER, tipo, o cara é governador, não tem wapp, telefone e o escambau pra se comunicar com o governo federal? Ficou parecendo que ele tava (e provavelmente tava) querendo dar a famosa lacrada e meter a trolha da tragédia no rabo do lula, tipo: "ó povo, o lula que não colabora! porque eu tô desesperado e fazendo o que posso", sendo que todo mundo pode pesquisar e saber que ele não fez o que podia e devia.
Teve jornalista fazendo piada "ó se você quiser eu tenho o wapp do alckmin, viu eduardo leite?'.
Sem falar que ele parece que tá bem preocupado com as redes sociais, trocando foto do avatar e essas coisas de gente bocó em meio a uma tragédia sem precedentes no Estado que ele governa.
E os vídeos que posta de coletinho? Falando pro povo das áreas de risco: "Vocês precisam evacuar. Saiam de suas casas!"
Tá, as pessoas saem (o que já é trágico o suficiente!) mas vão pra onde? Pra casa do governador arrombado?
Desde a última enchente, em 2023, não deu pra planejarem o que fazer com as pessoas em área de risco?
Sem falar nisso aqui que, sendo verdade, é como disse o Demori, uma nojeira. Uma perversidade.

Eduardo Leite é um negacionista das mudanças climáticas, aprovou com sua base na ALRS o orçamento para 2024 que destinou míseros 0,2% dos recursos para o combate à crise climática e ridículos R$50 mil reais para ampliar a capacidade da Defesa Civil.
 
Sobre culpados e o escambau, sinceramente? Foda-se. Até essa cheia passar, caguei. Tem 3 amigos meus que tiveram de largar de casa, um com a mãe ilhada no segundo andar, outra com o pai ilhado no apartamento, outro com pai e irmão ilhados no apartamento, uma que não tem notícia de uma avó e dois tios e uma que perdeu o tio. E quem não tá nessa situação, ou tá sem água potável (minha mãe e irmão) ou sem luz.

Quem tem tempo pra dar tiradinha em cima de governador e prefeito tem tempo pra ir se voluntariar em prol dos amigos e da cidade também. Que vá trabalhar em um posto de coleta ou albergue! Infelizmente, não posso nem oferecer isso ou abrigo, porque se o Guaíba aumentar 75cm, a água chega no MEU prédio. Inclusive, agora mesmo eu já não tenho como ir ao mercado sem subir o morro Santa Tereza Última medição foi 5,26m às 2h da madrugada.

Bem vindos a uma crise climática de verdade. A gente primeiro se salva, depois salva os outros, e só no fim faz a caça às bruxas.
 
É uma tragédia mesmo e entendo sua revolta.
Quem tem tempo pra dar tiradinha em cima de governador e prefeito tem tempo pra ir se voluntariar em prol dos amigos e da cidade também.
Que tal as duas coisas? Principalmente quem não é do Estado nem morador das cidades atingidas e não está sofrendo na pele?
Porque, assim como aconteceu em setembro de 2023, após as águas baixarem, certamente o governador e outros políticos como esse filho da puta aqui e esses arrombados aqui, que deveriam estar fazendo algo AGORA, sairão do buraco e voltarão a vida normal, rasgando o cu por causa do MST, do comunismo e da "farsa esquerdista da crise climática".

 
Gente, O que vocês acham de desmembrarmos as mensagens sobre o [não consigo nem encontrar palavras para descrever a situação toda que tem afligido o povo do RS] e criarmos um novo tópico (no Atualidades)? O assunto é muito importante, e sério, para ficar perdido em meio a muitas outras mensagens que hão de surgir, depois.


Acabei de ver isto aqui, e, ó: é isso, né? Num tweet abaixo, um cara falou que o Diego Costa passou o dia ajudando a salvar pessoas em Eldorado, emprestou o carro, ajudou com logística. Não, ele não fez mais do que a obrigação, como muita gente poderia dizer. Ele fez o que um ser humano decente faria, ao ver outros seres humanos sofrendo. Ao fim e ao cabo, é isso o que vale.​

 
Última edição:
Gente, O que vocês acham de desmembrarmos as mensagens sobre o [não consigo nem encontrar palavras para descrever a situação toda que tem afligido o povo do RS] e criarmos um novo tópico (no Atualidades)?
Ótima ideia.

Aliás, vocês têm notícia de outros membros sulistas aqui do fórum, como o casal @Kainof & @Indily e a @Erendis ?
Sei que a Renata é de SC mas em dezembro passado ela passou por sérios problemas com enchente na região onde mora.
 
Eu já tava indo mandar mensagem para a Lilian quando vi que ela tinha botado no Instagram que eles estavam bem. Sobre a Renata, não tenho notícias. O Lufe e o Rodrigo (os dois, na verdade. O Slicer e o que posta no literatura, mas eu não consigo me lembrar do nick, só sei que ele também é funcionário público porque me lembro dele ter falado algo do tipo em algum tópico com o Lufe hahahah) estão postando no fórum, então assumi que estão bem. Eu tô tentando lembrar se tem mais alguém do RS no fórum, mas minha memória é horrível.​
 
Tio de amigo próximo meu faleceu hoje pela manhã de ataque cardíaco por estar ilhado no bairro Humaitá. O outro tio, que estava com ele, foi resgatado de barco pela manhã.


Que tal as duas coisas? Principalmente quem não é do Estado nem morador das cidades atingidas e não está sofrendo na pele?
Não. Já estamos com os nervos à flor da pele, não precisamos ser levados a um nível ainda mais elevado de fúria. Isso não ajuda em nada. Se está do outro lado do país, encontrem uma forma de contribuir, mesmo que monetária. Faz um fundo pra doação de barcos, por exemplo. Quer coletar informações políticas pra uma CPI? Coleta, mas repassa isso depois que estivermos em segurança.

Vamos precisar de barcos, porque como se a catástrofe não fosse suficiente, ontem recebi notícias do pessoal da BM que conheço que tinha gente do tráfico assaltando barco de resgate no bairro Mathias Velho, em Canoas. Isso é relevante para o que pedi acima porque eu tenho amigo que mora nesse bairro e teve de sair, mas não repassei essa informação pra ele de propósito. Ele e a família já sofreram demais, preciso preservar o que resta da sanidade mental de quem eu gosto.
 
Obrigada por criar o tópico, Lufe.

E o nick do outro Rodrigo é esse aí, mesmo.
 
Isso é extremamente assustador. Com a perda de infraestrutura nunca antes vista e o alto nível das águas, muitas pessoas estão isoladas e não conseguem se locomover. O transporte de mercadorias é gravemente prejudicado como resultado disso. Além da inundação direta, a falta de comida, água e medicamentos pode resultar em mortes. Mesmo que temporariamente, a única forma de garantir que todos tenham acesso a alimentos essenciais é por meio do uso de helicópteros para distribuir alimentos em todas as áreas alagadas.

O lago Guaíba tem uma geografia complexa. É simplesmente o delta de vários rios que atravessam grande parte do estado: Gravataí, Sinos, Caí, Jacuí (afluente do Taquari e do Pardo). Todas a água que não vai para o rio Uruguai ou para o oceano desemboca no Guaíba.

E por isso mesmo, por causa da grande quantidade de água que desce do centro-norte do estado, a Lagoa dos Patos é imensa. Será necessário pelo menos três semanas até que o Guaíba caia a níveis aceitáveis, com pouca precipitação. Portanto, ninguém tem conhecimento da extensão real do que está acontecendo.
 
Última edição:
Ô @Clara vi um story da Erendis/Renata num trem lá, nem olhei o que era, mas ela tá bem. Era algo comemorativo, nada triste.​
 
Sugestão acatada. Mas, se eu soubesse que ia virar tópico, eu não teria esperneado daquele jeito na primeira mensagem. :timido:

O outro porto-alegrense do fórum é o @Jacques Austerlitz
Está tudo bem por aí, Jacques?
Sim, tudo bem, moro na parte alta da Duque de Caxias, e a água não chegou aqui. Estamos com luz aqui, sem água e internet, mas com bem mais sorte do que muita gente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo