• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2014 Em quem você votará para presidente do Brasil no Segundo Turno?

Em quem você votará para presidente do Brasil no Segundo Turno?

  • Dilma

    Votos: 28 39,4%
  • Aécio

    Votos: 29 40,8%
  • Branco / Nulo / Abstenção

    Votos: 14 19,7%

  • Total de votantes
    71
  • Votação encerrada .
Bom, falando como leigo...
Talvez eu tenha entendido mal, mas essa explicação pros erros da pesquisa - dizendo que ocorre porque a pessoa declara o voto e erra na hora de votar -não me convenceu muito não. Pensando o primeiro turno, teríamos que computar alguns milhões de erros. Será? :think:
Aí ele diz que isso não costuma acontecer no segundo turno, mas não diz porquê.

também não entendi como isso acontece, ainda mais com a urna eletrônica, que aparece o rosto do candidato. tipo, vou votar no eduardo jorge, vejo a cara da marina e aperto confirma? :eek:
 
também não entendi como isso acontece, ainda mais com a urna eletrônica, que aparece o rosto do candidato. tipo, vou votar no eduardo jorge, vejo a cara da marina e aperto confirma? :eek:

Não é? Não é como tocar piano ou soltar um Hadouken. Dois botões, olha pra tela, mais um. Sério que alguém ache que as pessoas são incapazes de fazer isso? Milhões delas?
 
Não é? Não é como tocar piano ou soltar um Hadouken. Dois botões, olha pra tela, mais um. Sério que alguém ache que as pessoas são incapazes de fazer isso? Milhões delas?

Milhões eu não sei mas, trabalhando de mesária, presenciei algumas (digamos, umas dez, na minha seção) perguntando número de candidato.

Quando chegou no segundo turno estávamos (eu e os outros mesários e o presidente) comentando que daquela vez não ia ter gente perguntando número de candidato.
Cerca de uma hora depois, não é que um homem, parado em frente a urna, põe a cara pra fora e pergunta: "Qual o número do Aécio mesmo?"
:batera:

true story.png
 
Bom, falando como leigo...
Talvez eu tenha entendido mal, mas essa explicação pros erros da pesquisa - dizendo que ocorre porque a pessoa declara o voto e erra na hora de votar -não me convenceu muito não. Pensando o primeiro turno, teríamos que computar alguns milhões de erros. Será? :think:
Aí ele diz que isso não costuma acontecer no segundo turno, mas não diz porquê.
Porque no primeiro turno são cinco candidatos para votar - no segundo turno são no máximo dois. Isso confunde muito o eleitor. Eu vi um texto - não lembro onde, minha senilidade precoce me ataca - que apontava que o número de votos nulos para deputado estadual era relativamente baixo, enquanto o número de votos na legenda também para estadual era relativamente alto. Isso porque o eleitor se confundia e tentava votar para presidente primeiro, digitava dois dígitos, aí a pessoa acabava votando na legenda.

E esse tipo de erro é muito mais comum que se pensa. No primeiro turno desse ano, eu trabalhei de fiscal de partido, e na minha seção uma senhora começou a demorar muito pra votar. Ela apertava os botões (dava pra ouvir o barulho) e a urna não apitava fim de votação. Quando a presidente de seção foi verificar, descobriu que a mulher insistia em tentar votar para presidente no lugar de senador. Claro, a urna não aceitava dois dígitos só, e não aparecia foto de nenhum candidato, e mesmo assim a mulher tentava confirmar. E ela não fez isso uma ou duas vezes, fez pelo menos cinco.

Tem muita gente que nem foto confere.

Agora, quanto aos erros da pesquisa, isso provavelmente não se deve à porcentagem de votos nulos - até porque os erros que anulam os votos devem se "distribuir" igualmente os eleitores de cada candidato -, mas sim devido a algum tipo de erro metodológico nas pesquisas, penso eu. Mas aí teria que analisar os métodos de cada pesquisa, etc.
 
Última edição:
A turma do Manhattan Connection fez uma análise muito simplista. É óbvio que a maioria das pessoas vota pensando no seu interesse próprio. Nesse sentido, como bem disse o cientista político, existe apenas a cabeça do eleitor. A questão poderia ser discutida é se o modelo de crescimento é sustentável e se a compreensão (ou opinião) sobre isso afeta o resultado da eleição.

Uma coisa que ninguém fala, no entanto, é que se cada um vota pensando em seus próprios interesses, e se isso é legal, pq demonizar o eleitor do Aécio como rico?
** Posts duplicados combinados **
Aneel aprova reajuste de 19% na conta da Light

Ué.
 
Mano, e daí? Voto de pobre tinha que valer 0.5? Afinal de contas todos que tem dinheiro são politizados, e todo pobre é ignorante? Os comentários mais imbecis e ignorantes vistos nessa eleição foram de eleitores Aécio, e de classe média alta.

E acho esse mapa mais legal:

Ver anexo 58325

Aliás, em Sampa o PT só ganhou em uns 5 bairros. Entre eles o Pq. São Rafael. É NÓIS MALUCO! :rofl:

Respondendo a esse post de mais de uma semana, mas ok. Esse esquema de cores é péssimo para ressaltar diferenças -- vermelho e azul não fundem bem, especialmente quando se mexe na proporção individual deles em RGB. Tem uma boa razão para os aplicativos de análise de elementos finitos usarem um esquema de cores bem diferente.

Mas o que interessa, e que me fez lembrar desse post, é esse mapa (com outra versão no github) que distorce o tamanho dos municípios em função do número de eleitores:

pcXhscv.png
 
não consegui tirar muitas informações desse gráfico @dermeister .
Pra mim ele tá igual ao outro, Centro-Sul votando no Aécio e Norte-Nordeste na Dilma.
A única diferença pra mim é que nas cidades maiores o Aécio tem mais voto, é isso que você quer passar?
 
PSDB acionou sete lideranças sindicais dos professores através da Justiça Eleitoral em razão da campanha de esclarecimento promovida pelo SindUte-MG sobre as condições da educação e dos educadores em Minas - pedindo que sejam suspensos os seus direitos políticos por oito anos.
Me processem também porque eu confirmo tudo o que foi dito...
 
não consegui tirar muitas informações desse gráfico @dermeister .
Pra mim ele tá igual ao outro, Centro-Sul votando no Aécio e Norte-Nordeste na Dilma.
A única diferença pra mim é que nas cidades maiores o Aécio tem mais voto, é isso que você quer passar?
Não; o ponto é que o mapa distorcido deixa de apresentar o tamanho das cidades para apresentar o tamanho do eleitorado. A votação do Aécio nas cidades maiores é só coincidência -- e regionalmente dependente, btw: as cidades pequenas de SC votaram nele em peso.

PSDB acionou sete lideranças sindicais dos professores através da Justiça Eleitoral em razão da campanha de esclarecimento promovida pelo SindUte-MG sobre as condições da educação e dos educadores em Minas - pedindo que sejam suspensos os seus direitos políticos por oito anos.
Me processem também porque eu confirmo tudo o que foi dito...
Iep, mas se você fizer isso em um sindicato, ou com recursos de um, tem mais é que tomar processo. Sindicatos, afinal, recebem dinheiro do imposto sindical que não temos a opção de não pagar.
 
Iep, mas se você fizer isso em um sindicato, ou com recursos de um, tem mais é que tomar processo. Sindicatos, afinal, recebem dinheiro do imposto sindical que não temos a opção de não pagar.

Olha, os professores mineiros foram constantemente massacrados por esses governos.
Com o Governo de Minas lançando propagandas fajutas e com a campanha do Aécio pintando arco-íris sobre a educação, falando em valorização do professor - o sindicato não ia se calar e fez uma campanha de esclarecimento sobre a educação no estado. A entidade representativa da classe tem mais é que desmentir a patifaria.
O TRE determinou a retirada do material no primeiro turno tendo em vista a eleição pra governador. Após o primeiro turno, eleito o Pimentel, o material voltou a rodar. A campanha do Aécio tentou uma liminar pra tirar do ar os vídeos e textos - o que foi negado pelo ministro Tarcísio Vieira, que entendeu que diziam respeito a críticas e demandas locais da categoria.

Postado pela Beatriz Cerqueira, coordenadora do Sindute:

Hoje recebi a notificação da Ação de Investigação Judicial Eleitoral proposta pela coligação encabeçada pelo PSDB.

Eles pedem a suspensão dos meus direitos políticos por 8 anos.

O motivo?

A campanha de esclarecimento que o Sind-UTE MG fez sobre a realidade da educação pública mineira.

Estou sendo processada por falar a verdade!

Que decepção ver a assinatura do meu professor de constitucional na petição inicial.

Que tristeza ver como mentiram: disseram que só o candidato Fernando Pimentel foi convidado para a Conferência de Educação. Todos os candidatos foram convidados.
A teoria da coligação é que temos o hábito de descumprir decisões judiciais e citaram as greves de 2010, 2011 e a proibição de manifestações em 2013.
Disseram que não prestamos contas dos recursos do sindicato. Enquanto que a verdade é que nossas contas são apreciadas por um Conselho Fiscal, apresentadas e discutidas no Conselho Geral da entidade e nos Congressos. As contas de 2010, 2011, 2012 já foram devidamente analisadas e aprovadas. E prestamos contas especificamente das greves, congressos, eleições, conferências. E distribuimos as prestações de contas aos participantes dos congressos e Conselho Geral.

Mentir é mesmo a melhor habilidade do PSDB.

Somos 7 diretores estaduais processados!

Sindute, tamo junto! :issoaih:
 
Um governo que não conseguiu pagar o piso nacional para os professores, congelou a carreira dos profissionais da educação até 2015 e efetiva 98 mil servidores sem concurso público- tem mais é que processar o sindicato da categoria porque a política educacional (um fracasso) dos tucanos de Minas foi reprovada nas urnas em 1º e 2º turno. Nunca uma derrota doeu tanto num partido político (Que dor de cotovelo :stars:)
Quem não tem voto...
 
Vixe, que semana. Aumento de juros, aumento de energia elétrica, aumento de gasolina e corte de gastos públicos. Nada mais doce do que as medidas amargas quando aplicadas pelo PT, né? Ridículos.
 
Como eu já disse, os primeiros anos (ou caso, os últimos meses antes dos primeiros anos) são perfeitos para medidas impopulares:

Mantega diz que governo estuda cortar subsídios ao BNDES para reduzir gastos

Estelionato eleitoral?

Mantega falando bobeira (pra variar):

— O papel dos bancos públicos é anticíclico. Quando faltou crédito no Brasil durante 2008 e 2009, os bancos públicos saíram a campo com mais crédito e taxas de juros menores. Depois, em 2009 e 2010, os privados reagiram, recompondo o equilíbrio anterior. Nos últimos anos, voltou a diminuir o crédito. A estratégia não é fazer com que os bancos públicos tenham mais crédito que os privados. Apenas é uma estratégia anticíclica — explicou.

"Recompondo o equilíbrio anterior"?? Acho que não:

crédito privado e público.png
(fonte: IMB)

Em azul está o volume de crédito concedido pelos bancos privados. Em vermelho, pelos bancos públicos. Não há nenhuma "recomposição" pós 2009. O que ocorreu foi uma continuidade da tendência de expansão acelerada do crédito público público - que se dá segundo critérios completamente arbitrários, descolado dos fundamentos econômicos -, ao passo que o crédito privado desacelerou. Inclusive, ali em meados de 2013 o total de crédito público superou o privado, indicando que a maioria dos empréstimos realizados no país deixou de seguir a lógica de mercado e passou a ser alocado conforme as intenções políticas. Não somente isso gera um grande problema alocativo, como há a questão (que acho que já mencionei aqui) de que, como esses empréstimos públicos são subsidiados, eles não seguem a taxa básica de juros da economia, não sendo portanto afetados pelas políticas restritivas do BC e revelando um dos motivos pelo qual o aumento da Selic foi pouco efetiva para segurar a inflação (passando de 7,25% a.a. para 11,25% a.a. entre abril do ano passado e agora!).

O alento é que agora farra deverá ser reduzida. Tardiamente, mas melhor do que nunca. Ainda mais se realmente vier acompanhada disso:

Do ponto de vista da política fiscal temos que caminhar para um aumento gradual do primário, em relação ao resultado de 2014 — Para isso nós temos agora que fazer uma redução das despesas, uma redução importante das despesas.

Chega a ser cômico que agora que as eleições passaram que os cortes de gastos - tão caracterizados como política anti-pobre e imputados ao adversário - sejam admitidos abertamente.

E tá certo que promessa política é uma coisa e a realidade é geralmente outra - vide o próprio superávit que prometiam para esse ano - 99 bilhões - e o que estamos vendo: déficit de 15 bilhões até setembro. Mas aquela coisa: já é um progresso o próprio Mantega assumir que é preciso fazer uma "redução importante das despesas". Agora é ver pra crer.
 
Finalmente vamos ter um governo aliado da união, só que isso não ajuda minas em NADA. Dilma lançou um decreto no governo do Anastásia que restringe a verba mineira vindo da união enquanto o estado não pagar as dívidas, as parcelas dos viadutos e dos gastos da copa começa agora em 2015, ou seja Pimentel (que não e bom gestor e simplesmente surfou a onda do Célio de Castro em BH e saiu como queridinho) vai pegar um estado quebrado e sem aporte do governo federal. A vida do servidor público mineiro não vai ser fácil.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo