1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Elessar e Silmarils

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Skylink, 21 Jun 2002.

  1. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Por acaso as Silmarils tinham ou concediam algum poder de cura como a Elessar?
     
  2. Prime Nazgûl

    Prime Nazgûl Usuário

    Os unicos poderes q eu vi são:

    -Ferir o Mal
    -Iluminar cantos escuros

    -Acabar com um porto
    -Amaldiçoar os noldor
    -Criar uma guerra gigante

    (Ps.: Eu não terminei de ler o Silmarillion)
     
  3. Skylink

    Skylink Squirrle!

    ? Ao que me consta não foram as Silmaril as culpadas da guerra. O culpado foi Fëanor. Um dos poderes da Silmaril era semelhante ao do um anel de Sauron.

    Isso é por Varda as ter consagrado.

    Não me lembro de menção a isso.
     
  4. Strider

    Strider Usuário

    Mas as Silmarilli foram a peca principal para o desencadeamento de toda guerra q houve, a maldicao de mandos, o juramento de feanor, os noldor de volta para Terra-media... tudo porq o feanor fez as Silmarils... :roll: :evil:
     
  5. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    QUal?
     
  6. Gildor

    Gildor Usuário

    Quanto a amaldiçoar os Noldor, eu não concordo. Se Fingolfin recuperasse uma Silmarill, não acredito que tivesse algum problema. Mas se Fëanor conseguisse pôr as mãos em uma... aposto que não ia conseguir desfrutar seu tesouro precioso. :twisted:

    Quanto a iluminar... essas gemas foram produzidas com a essência da luz das árvores sagradas, então continham uma luz própria e fortíssima. É dito no Silma que, mesmo guardadas nos cofres mais profundos e protegidos, sua luz não podia ser disfarçada. E quando Beren toma uma na mão, é como se a luz atravessasse sua carne, de tão forte. 8)
     
  7. Prime Nazgûl

    Prime Nazgûl Usuário

    Ser cobiçada por todos. Mas eu acho q não era um poder propriamente dito.

    E ela tinha poder de iluminar sim. Tinha luz propria.
     
  8. Gildor

    Gildor Usuário

    Não senhor! O culpado foi Melkor, oras. Ele que roubou as Silmarills, matou o pai de Fëanor e plantou as mentiras entre os elfos. :evil:

    Quanto à semelhança com o poder do Anel, é apenas semelhança mesmo. As Silmarills não necessariamente aumentavam a ganância e sede de poder de quem as possuísse.
     
  9. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Desculpe, me expressei mal. O culpado da guerra é Melkor e o culpado de ela ter sido do jeito que esta contado no Silma foi Fëanor. Se ele não tivesse ido contra os Valar a história teria sido bem diferente. Quanto a ganância, vide o que aconteceu com Thingol.
     
  10. Gildor

    Gildor Usuário

    Não vou falar de Fëanor aqui. Já rolou uma discussão imensa sobre ele e seus atos num tópico daqui do Obras, é só procurar. Todo mundo sabe que eu defendo o cara 8)

    Thingol era um pulha. :twisted:
    Como eu disse antes, não acho que as Silmarills necessariamente aumentassem a ganância de ninguém. Esse elfo escr*** não pode ser usado como exemlpo pra nada.
     
  11. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Os anões que forjaram o colar para Thingol também não sevem como exemplo?
     
  12. Maldito`Tuelho

    Maldito`Tuelho Usuário

    Quanto à ganância? Acho que não, os anões foram movidos (como sempre) por seu sentido de justiça. É claro que nessa caso, justiça para eles..
     
  13. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Então que tal Melkor?
     
  14. Maldito`Tuelho

    Maldito`Tuelho Usuário

    É, Melkor é o simbolo supremo da ganância...
     
  15. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Mais uma tentativa: Beren.
     
  16. Pearl

    Pearl Usuário

    Não, Beren quis recuperar a Silmaril para usar como dote de Lúthien, ele nunca teve interesse na pedra em si.

    Com relação a ganância que as Silmarils poderiam instigar, acho que não era pela a Silmaril em si, mas pelo fato de que tudo que é raro e valioso causa inveja e ambição em certas pessoas que não controlam seu desejo, como aconteceu com Thingol. Outro exemplo foram os anões que trabalharam na junção da Silmaril com o Nauglamir.

    Se voce reparar, o caso de ambição não aconteceu só com as Silmarils, mas também com a Pedra Arken.

    :)
     
  17. Skylink

    Skylink Squirrle!

    É mas após retirar a primeira Silmaril da coroa de Morgoth ele desejou pegar todas as outras. Só não pegou porque Morgoth começou a acordar.
     
  18. Prime Nazgûl

    Prime Nazgûl Usuário

    Quem não iria querer uma pedra d com luz propria, q era simplesmente o objeto mais bonito do mundo e nunca mais outra seria feita?
     
  19. Pearl

    Pearl Usuário

    Sim, seria um feito e tanto se Beren tivesse recuperado todas as pedras, mas acho que ele não queria elas para si, e sim para ressaltar seu feito frente aos elfos e principalmente frente a Thingol.

    :)
     
  20. Skylink

    Skylink Squirrle!

    De qualquer forma as Silmaril faziam as pessoas se apaixonarem por elas e não darem tanto valor para outras coisas.
     

Compartilhar