As palavras de Morgoth não tinham o poder de mudar o destino de nenhuma criatura em Arda. O que aconteceu foi que, confrontado por Húrin, Morgoth foi ferido em seu orgulho.
Claro, como um "deus", alguém que se julgava à altura de Eru, que se julgava maior que seus irmãos, poderia ter sua vontade, seus planos e sua vontade confrontada por um mero mortal?
Quanto à captura de Húrin, "se" ele tivesse escapado/sobrevivido, muitas coisas poderiam ter tomado um rumo diferente. Ou vários rumos diferentes. Vamos a eles:
- Húrin voltaria à sua terra e juntaria o tanto de seu povo que sobrou. Com a presença de Húrin, todos os povos das 3 Casas se juntariam a ele, ou teriam um local para se abrigar, além de ter um líder, o quê poderia ser um grande problema para Morgoth; um forte exercito com uma forte liderança!
- Túrin poderia ter uma melhor orientação do pai, ao invés da que teve da mãe, apesar de não ser mandado aos cuidados de Thingol e ter perdido o contato com Beleg. Talvez assim, ele tivesse uma postura mais adequada em relação à determinadas situações pelas quais passou, um senso diferente na hora de decidir ou agir.
Imagino que ele só sairia do lado do pai caso fossem derrotados em futura batalha, e mesmo assim, seria difícil de ele ir ao Reino de Thingol após ter se tornado adulto. Talvez, seguindo essa análise, poderia ser que ele acabasse ou viesse a encontrar Nargothrond. Acho que aquí poderia acontecer de ele receber Gurthang por algum feito e, quem sabe, seu caminho poderia se cruzar com o de Glaurung.
- Morwen e Nienor se dariam bem nessa sequência, e acabar indo para Doriath. Nienor poderia acabar sendo abrigada aos cuidados de Melian e Thingol, que acabariam por adotá-la. Morwen acabaria querendo ir ao encontro de Húrin e, nessa época, Glaurung estivesse atacando...
( Véxe!! Que loucura...

)