• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E-READERS - Leitores de livros Digitais

Ramalokion

Mecha-de-Folha
Bom povo tinhamos alguns tópicos que falavamos sobre isso mas foram engolidos pelo Buraco Negro Internético dos Fóruns.

Como é um tema que entendo ser importante para nós leitores inverterados, resolvi criar esse espaço. A ideia é falarmos sobre o que gira em torno dessa novidade (aqui em terras brazucas). Noticias, lançamentos, debates, ideias...


Vou postar coisas que pesquisei por aí, mas agora quero deixar registrado algo mais pessoal...

Me sinto um traidor. A mosquinha que pousou no cocô do cavalo do bandido. Um pária.

Por quê? Simples. Comprei um Kindle.

E, perdoai-me Deus do Papel, eu gostei!!

Na verdade no começo fiquei mais contente em ter um brinquedo novo do que em me centrar na leitura em si, mas então algo ocorreu: simplesmente esqueci que estava com um aparelho finissimo (mais fino que uma revista), pequeno (tamanho dos gibis antigos da Abril) e muuuuito bonito (o meu tem uma aplicação plástica para proteção além da capa de couro).

E ISSO me deixou muito impressionado! Catso eu adoro cheirar livros, adoro a sensação do papel... mas a leitura, o ato em si me absorveu da mesmissima forma!

A tela simula mesmo um tipo de papel, não dói os olhos (mas também tem que ter luz pra ler!), não cansa o braço/mão (é leve mesmo!) e te dá a chance de fazer coisas legais (anotar, marcar página) sem risco de estragar.

Vou testar mais, variar tipos de arquivos, condições de leitura... mas confesso: a novidade é boa!
 
Primeiramente, parabéns pela aquisição...XD

Sempre tive uma dúvida...ele é bloqueado a apenas pdf's da Amazon?
Não roda nenhum outro tipo de arquivo de fora?
 
Diego

roda qualquer PDF. Baxei alguns livros (ok... uns 20) e até agora consegui ver (sim pq LER mesmo só depois!) todos.

Tenho que fuçar mais, o ruim é não saber ler em ingles, mas já li em sites que ele lê .doc também.
 
Não precisa se sentir pária não...

Eu mesmo estou prevendo minha compra... Existem livros que - sinceramente - acho que não vale a compra ou deixar espaço na estante pra eles... Livros técnicos... Por exemplo, os livros Jurídicos: Com as mudanças de leis, o livro eletrônico é MUITO mais vantajoso. Fora o espaço disponível na estante e em casa...

Entretanto, estou esperando que o que os pioneiros terão a dizer. A maior parte do meu consumo é de literatura... E fico pensando se o fato de eu poder carregar 100 livros num único aparelho não me faria ler NENHUM. Mais ou menos como hoje acontece com a Internet. Fico pra lá e pra cá... e não me apreendo em quase nada. Afinal, quem tudo tem... nada tem.

Meu medo é de só conseguir me prender nos livros A + B. E quando eu precisar encarar um texto "cabeludo"...?
 
Zzeugma

olha na questão de livros técnicos peguei vários advogados (inclusive uma professora minha) que estão adorando o Kindle. Baixarem códigos e doutrina e carregam pra tud que é lado o Kindle; inclusive essa minha professora tem um filho que mexe com informática e ele converte as aulas dela pra pdf. Ela da aula pra gente usando um!!


Sobre a qualidade de leitura... bom ai vai de cada um. Vc não tem mp3 player? Ouve musicas inteiras ou fica pulando de faixas?

Como falei eu peguei pra ter um gosto e assim que baixou o "oba oba" do brinquedo novo a leitura fluiu normalmente, não me lembrei que não era um livro, que era um aparelho eletronico.

Simplesmente fiz o que adoro fazer: Ler. E acho que é isso que vale.
 
Ah, também quero comprar um mas é para ler e-books em inglês que quase sempre tenho que ler pelo computador. hahha
Pensei que ele fosse bloqueado também, interessante...
 
Penso em adquirir um, nem tanto pela leitura de livros mas sim para a leitura de artigos. Muito mais prático do que carregar pastas atoladas de papel e seria uma mão na roda durante as revisões bibliográficas tão necessárias. :sim:
 
Pois é, depois do lançamento do iPad, comecei a acreditar que apenas um Kindle ou os e-reads mais simples não vão ter um grande espaço na vida. Ainda não testei, mas o preço em real não está me agradando muito. Vi vendendo por 700 e uns quebrados e não fiquei nada feliz. Achei que com a ameaça das tablets, os e-reads ficariam mais baratos, ou seja, menos de 500 reais.

O que eu queria saber mesmo é se ele é tão frágil quanto parece e se você consegue editar arquivos de texto, ou seja, criar um arquivo no próprio aparelho.
 
J
Exato! E e-readers parecem ser feito sob medida pra conquistar a criançada: dá pra encantar uma criança E criar o hábito de leitura usando os recursos possíveis. Aqui no Brasil ainda está tudo muito engatinhando, mas creio que logo a coisa estará como nos EUA.


Petra
então pelo menos o meu (que já é o 2) tá liberadinho. Pdf de qualquer lugar roda normal!

Katrina
só tendo um em mãos pra ver: é inacreditável a leveza fisica aliadoa ótima memória interna (algo em torno de 1500 livros!).

Breno
por partes:
- o preço ainda tá alto pq aqui ainda é muito novidade. Um advogado conseguiu uma liminar pra importar sem impostos, alega que o Kindle equivale a um livro. A Receita Federal (gulosa como sempre) diz que o aparelho é um aparelho eletronico comum, e que o conteúdo pode ser isento. Briga boa que deve ficar melhor quando mais gente fizer isso. Lembre que lá fora o Kindle custo 259 dolares, e o iPad 479.

- Cara Kindle é um LEITOR DE LIVROS DIGITAIS. Se vc quer fazer textos, acessar internet, ver videos, etc... entao vc quer um tablet. São equipamentos com propostas diferentes. Ler no Kindle é mais confortavel que no iPad por exemplo. O "ideal" seria um iPad com a tecnologia de leiturta do KIndle, ou um Kindle colorido e touch. Mas isso em 2012 deve ser realidade.

- O bichinho é resistente! Ok não dá pra jogr no chão, pular 3 vezes em ciam e cair com o cotovelo no meio do bichinho! Mas ele é mais resistente do que mostr em fotos. Fora que vc tem a capa de couro, adesivos plasticos, etc.. que ajudam an proteção.
 
Ramalokion disse:
J
Exato! E e-readers parecem ser feito sob medida pra conquistar a criançada: dá pra encantar uma criança E criar o hábito de leitura usando os recursos possíveis. Aqui no Brasil ainda está tudo muito engatinhando, mas creio que logo a coisa estará como nos EUA.

só torço p q tta interatividade ñ venha a atrapalhar ao invés de ajudar, do tipo a criança ficar (mal) acostumada com tudo se mexendo e qdo ver algo estático torcer o nariz. mas é esperar para ver... se os efeitos nos adultos ainda são difíceis de mensurar, quem dirá nos pequenos.
 
JLM disse:
só torço p q tta interatividade ñ venha a atrapalhar ao invés de ajudar, do tipo a criança ficar (mal) acostumada com tudo se mexendo e qdo ver algo estático torcer o nariz. mas é esperar para ver... se os efeitos nos adultos ainda são difíceis de mensurar, quem dirá nos pequenos.

Ah sim, sem dúvidas! Apesar de que eu vejo uma certa preocupação com isso: andei caçando opiniões/noticias sobre isso e percebi que toda santa vez que falam em interatividade existe uma conciência de que será apenas para apoiar o TEXTO; coisa importantíssima e que me deixa mais tranquilo!

A ideia, ao menos pelo que li (e vi), é que vc acesse fotos, canções, videos, etc como um suporte mesmo. Um livro que fale sobre a 2ª GGM que tenha videos do Dia D, imagens de tanques, mapas com CG, etc pode ser MUITO útil.

Mas é esperar pra ver mesmo!
 
Ramalokion disse:
- o preço ainda tá alto pq aqui ainda é muito novidade. Um advogado conseguiu uma liminar pra importar sem impostos, alega que o Kindle equivale a um livro.

palmas pra esse cara.

mas pelo preço eu ainda vejo o kindle como um item de luxo. ao contrário de um tablet, por exemplo, me referindo exclusivamente ao campo dos ebooks, já que num tablet vc está pagando pelas funcionalidades do bixo, pela conectividade à internet, e de bônus ganha um e-reader.
 
O problema do tablet é a tela de lcd, né?
quem nunca teve problema em enxergar alguma coisa numa tela de lcd num dia ensolarado...fora a dor na vista...

Eu nunca vi, mas dizem que a tal da tinta eletronica do kindle imita bem uma folha de papel msm
 
Rama, quanto tu pagou no Kindle? E comprou aqui no Brasil mesmo?

E eu jurava também que ele não lia qualquer .PDF, achava que era só com alguma extensão especial da Amazon ou algo que o valha.

É, então as editoras estão numa roubada. Se for todo esse mar de rosas mesmo, acho que mais da metade dos meus livros aqui em casa eu me daria por satisfeito tendo somente o digital.
 
Parabéns ao Rama pela aquisição. Que bom que você gostou. Eu comprei um da Sony, nos EUA, em janeiro, mas nem uso, não consigo me adaptar a esse aparelho. As letras ficam muito pequenas. Então, se você aumenta o tamanho da fonte, já não cabe uma página inteira na tela. Bem menos que uma página, na verdade. E então tenho que "mudar de página" ou melhor, mudar de parágrafo a todo instante. Meio chato.
 
Ramalokion disse:
Breno
- Cara Kindle é um LEITOR DE LIVROS DIGITAIS. Se vc quer fazer textos, acessar internet, ver videos, etc... entao vc quer um tablet. São equipamentos com propostas diferentes. Ler no Kindle é mais confortavel que no iPad por exemplo. O "ideal" seria um iPad com a tecnologia de leiturta do KIndle, ou um Kindle colorido e touch. Mas isso em 2012 deve ser realidade.

- O bichinho é resistente! Ok não dá pra jogr no chão, pular 3 vezes em ciam e cair com o cotovelo no meio do bichinho! Mas ele é mais resistente do que mostr em fotos. Fora que vc tem a capa de couro, adesivos plasticos, etc.. que ajudam an proteção.

Meu problema é viver em frustração quando compro alguma coisa. Por isso que falei sobre os tablets relacionando com os e-reads. Um tablet faz de certa formar a função de um e-read, talvez com menos conforto, mas faz.

O que eu queria saber mesmo é se você consegue editar os arquivos e criar novos, porque se for o caso, um e-read acabaria com meus problemas em relações a cadernos. Chegaria na faculdade com uma mochila menor e nela um e-read com todos as minhas apostilas e a opção de criar um arquivo de texto, assim as anotações poderia ser feitas nele. Claro que seria necessário um teclado touch ou até mesmo um periférico sem fio.

Entendeu?

Quanto a resistência, só perguntei porque carrego tudo numa mochila e as vezes esqueço disso e jogo ela em qualquer lugar.
 
Esses aparelhos novos são todos muito resistentes, Breno, eles já são feitos pra que não se precise assim de tanto cuidado com eles. Pelo que eu sei do Kindle, vc não pode editar arquivos. Mas eu acho legal que vc possa fazer anotações no livro
 
Katrina Galad disse:
Penso em adquirir um, nem tanto pela leitura de livros mas sim para a leitura de artigos. Muito mais prático do que carregar pastas atoladas de papel e seria uma mão na roda durante as revisões bibliográficas tão necessárias. :sim:
Olhando por esse lado vale muito a pena.

Sendo completamente do contra, não substituo o livro de papel por nada. Pode ser por pura ignorância minha, pode ser por não estar muito familiarizado com o kindle, a questão é que acho mais prazeroso ter as paginas de papel na mão, ir folheando, enfim esse tipo de coisa.XD
 
RodrigoF disse:
O problema do tablet é a tela de lcd, né?
quem nunca teve problema em enxergar alguma coisa numa tela de lcd num dia ensolarado...fora a dor na vista...

Eu nunca vi, mas dizem que a tal da tinta eletronica do kindle imita bem uma folha de papel msm
Imita sim Rodrigo. Não tem luz própia, então o cansaço PELA LUZ não existe. A vntagem de um e-reader nato é essa: conforto total pra ler!

Diego disse:
Rama, quanto tu pagou no Kindle? E comprou aqui no Brasil mesmo?

E eu jurava também que ele não lia qualquer .PDF, achava que era só com alguma extensão especial da Amazon ou algo que o valha.

É, então as editoras estão numa roubada. Se for todo esse mar de rosas mesmo, acho que mais da metade dos meus livros aqui em casa eu me daria por satisfeito tendo somente o digital.
Diego paguei 699 + 100 na capa de couro no Mercado Pago; procurando dá pra achar nessa média; só tome cuidado pra pegar o Kindle 2 Internacional.

Então o Kindle 1 não lia mesmo pdf, o 2 já lê naturalmente de fábrica.

Então foi isos que pensei: a leitura em si flui normalmente e tem tanto livro que leio só por curisiodade/vivio mesmo que substituir não seria problema...

MAS ressalto que o comprei a pouco tempo e que ain da não parei pra ler mesmo (devido as coisas da facul); então pode ter certeza que eu criticarei também! Até como forma de ajudar numa eventual compra por vcs daqui do Meia.


Breno C. disse:
Ramalokion disse:
Meu problema é viver em frustração quando compro alguma coisa. Por isso que falei sobre os tablets relacionando com os e-reads. Um tablet faz de certa formar a função de um e-read, talvez com menos conforto, mas faz.

O que eu queria saber mesmo é se você consegue editar os arquivos e criar novos, porque se for o caso, um e-read acabaria com meus problemas em relações a cadernos. Chegaria na faculdade com uma mochila menor e nela um e-read com todos as minhas apostilas e a opção de criar um arquivo de texto, assim as anotações poderia ser feitas nele. Claro que seria necessário um teclado touch ou até mesmo um periférico sem fio.

Entendeu?

Quanto a resistência, só perguntei porque carrego tudo numa mochila e as vezes esqueço disso e jogo ela em qualquer lugar.
Não Breno, vc pode apenas escrever anotações (o Kindle tem um teclado fisico). Que eu saiba NENHUM e-reader tem essa funionalidade, só tablet mesmo.

mas como eu falei: pra ler num tablet tem-se o problema da luz. O ideal seria um tablet com a tecnologia de imagem para livros igual ao de um e-reader. Coisa que não deve demorar muito não... 3 anos creio.

Industrial disse:
Katrina Galad disse:
Penso em adquirir um, nem tanto pela leitura de livros mas sim para a leitura de artigos. Muito mais prático do que carregar pastas atoladas de papel e seria uma mão na roda durante as revisões bibliográficas tão necessárias. :sim:
Olhando por esse lado vale muito a pena.

Sendo completamente do contra, não substituo o livro de papel por nada. Pode ser por pura ignorância minha, pode ser por não estar muito familiarizado com o kindle, a questão é que acho mais prazeroso ter as paginas de papel na mão, ir folheando, enfim esse tipo de coisa.XD
Então como falei no meu post eu também tenho muito isso de sentir o papel, o cheiro... MAS, e isso confesso que foi o que me fisgou, foi que uma vez que comecei a ler já não importava mais onde/como, ams sim o ato de ler em sim. E isso é igual num papiro, numa folha de sulfite ou num aparelho de 700 reais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo