1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Duvidas gerais de Gramática

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Itarillë, 23 Nov 2004.

1. Itarillë

Itarillë Usuário

Oi pessoas!

Estou querendo abrir um tópico sobre dúvidas de Gramática, já que o pessoal daqui parece ter um vocabulário legal, e como eu faço Letras seria bom compartilhar os conhecimentos.

Já começo com uma: E o "etc"?

Ele é precedido de vírgula, ou não?

Meu professor disse que não, pois vem do latim "E outras coisas", e por causa do "e" não é precedido. Mas todos, com exceção de minha pessoa, usam a vírgula antes do etc.

O que vocês têm a dizer?

2. Ka Bral o Negro

Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

Não se usa vírgula após o "etc"; deve ser finalizado com "ponto final"... ou talvez com "ponto e vírgula" também.

3. Nob

Nob Usuário

Na verdade, a atual recomendação é a de se usar vírgula antes do "etc." No entanto, é possível usar com ou sem vírgula.

4. **Arwen**

**Arwen** Usuário

Que eu lembre, nem nos livros de gramática eles respeitam essa regra de não colocar vírgula antes do "etc", embora todos os professores digam que é o correto. Talvez ninguém respeite a regra por não se importar com a raíz ou origem da palavra, admitindo que "etc" é apenas uma palavra que designa um "por aí vai".
    Quando à pontuação depois do "etc", não vejo por que haveria problema colocar um ponto final.

5. Itarillë

Itarillë Usuário

E aí, mais ninguém com dúvidas? :mrgreen:

Tenho outra... dessa vez é de inglês, é boba, mas enfim...

Como se escreve "smile", quando se trata de :wink: , :obiggraz: , :o?: etc?

Já vi "smile" mesmo, "smilie" e até "smiley".

6. Tilion

Tilion Administrador

Pelo que me consta, é e sempre foi smiley.

Mas a maioria das pessoas usa smile simplesmente por desconhecer ou a outra forma, ou a o inglês... ou mesmo ambos (o mais comum).

Mas, no geral, é por comodismo mesmo, já que smile parece ser mais "fácil" de lembrar e escrever do que smiley. :)

7. harmien

harmien Usuário

Acredito que seja em decorrência da semelhança com o verbo smile ("sorrir"). Eu acreditava que, assim como em outros casos no inglês, o substantivo e verbo dividiriam a mesma palavra. Do mesmo modo que "love" tanto é "amar" quanto "amor", acreditava que "smile" fosse "sorrir" e "sorriso" ao mesmo tempo, dependendo do contexto. Alguém pode explicar esse acréscimo do "y"?

8. Tilion

Tilion Administrador

Mas smile é tanto "sorrir" como "sorriso" mesmo.

O y serve para "caracterizar" o smile, "personificando-o", ou seja, tornando-o um personagem; e o y também é um diminutivo.

9. harmien

harmien Usuário

Vocês atendem também em provas de vestibular? Amanhã é minha prova da Uerj, vou precisar de ajuda..

10. Tilion

Tilion Administrador

:lol:

Dependendo do $$... :devil:

11. harmien

harmien Usuário

Aliás, falando em Uerj, a questão das siglas me parece confusa. A princípio usaríamos letra maiúscula em todas as letras. Mas no entanto é muito comum encontrar apenas "ong" - aliás, ninguém escreve ONG. Há algum tipo de regra por trás disso?

12. Tilion

Tilion Administrador

Bom, sendo sigla, é pra ser em maiúsculas mesmo, mas o pessoal anda usando como substantivo também ("as ongs", etc.), e aí fica em minúsculas.

13. Ithildwyn

Ithildwyn ...

Voltando ao etc, o q eu vejo com uma frequencia razoável e q, pensando no significado da sigla, é altamente redundante, é dizer "blablah, tralá, e etc".

14. Itarillë

Itarillë Usuário

Uau.

Dicionário Tilion! :mrgreen:

Ithildwyn, parece mesmo. Mas será que é errado usar só a vírgula ou só o e? É opcional? etc.

15. Coiote

Coiote Fallin´

Pelo q ja foi dito,eu acho q se for ver "etc" no sentido etimológico ,aí sera errado(redundante).Mas no sentido enumerativo,aí é certo.Mas isso são só especulaçõs :mrgreen:

16. .plück.

.plück. Usuário

Hmm...
    Eu queria saber se não seria correto (ou "mais" correto) falar "eu estou fazendo nada" do que "eu não estou fazendo nada"?
    Pq se vc não está fazendo nada, então é pq está fazendo alguma coisa, certo?
    Mas o contrário tb é meio confuso. Já que nada é inexistente, então como posso fazê-lo?

Em inglês, fala-se "i'm doing nothing" ou "i'm not doing anything", então pq essa regra não se aplica no português tb?

Ah, e esse "não-nada" é usado em muitas outras frases tb, mas o povo fala sem nem perceber...

17. Tilion

Tilion Administrador

Sim, duplas negações são um problema em português, que possui várias ambigüidades além dessa, como o uso do pronome "seu", por exemplo.

Na dúvida, use "eu não estou fazendo coisa alguma". :mrgreen:

18. Itarillë

Itarillë Usuário

Anglicismos à parte, é por essas e outras que eu gosto do inglês. 8-)

19. Lordpas

Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

Eu preciso saber uma coisa...

O prefixo "des" em Desencadear e em Desinteressar possue o mesmo significado?

20. DW

DW Usuário

Como se escreve "Clike" ou "Clikar" ? É assim, ou pode ser "Clike, Clikar, Clicke, Clickar, Clique, Clicar" Existe uma forma correta? Essa palava já entrou pro dicionário?

Compartilhar