• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Duvidas gerais de Gramática

Itarillë

Usuário
Oi pessoas!

Estou querendo abrir um tópico sobre dúvidas de Gramática, já que o pessoal daqui parece ter um vocabulário legal, e como eu faço Letras seria bom compartilhar os conhecimentos.

Já começo com uma: E o "etc"?

Ele é precedido de vírgula, ou não?

Meu professor disse que não, pois vem do latim "E outras coisas", e por causa do "e" não é precedido. Mas todos, com exceção de minha pessoa, usam a vírgula antes do etc.

O que vocês têm a dizer?
 
Ka Bral o Negro disse:
Não se usa vírgula após o "etc"; deve ser finalizado com "ponto final"... ou talvez com "ponto e vírgula" também.

Na verdade, a atual recomendação é a de se usar vírgula antes do "etc." No entanto, é possível usar com ou sem vírgula.

[url=http://www2.uol.com.br/linguaportuguesa/artigos/ult1078u297.shl disse:
Prof. Pasquale[/url]]Convém lembrar que antes de "etc." a vírgula é optativa. Os que se guiam pela etimologia não empregam a vírgula, já que "etc." é a abreviatura da expressão latina "et cetera", que significa "e as demais coisas". Procedem assim o "Dicionário Houaiss" e a Folha, por exemplo.

Quem não leva em conta a origem considera o "etc." um elemento a mais da enumeração e, por isso, emprega a vírgula. Procedem assim o "Aurélio" e o "Vocabulário Ortográfico" (no texto do "Formulário Ortográfico"). A escolha é sua. É isso.
 
Que eu lembre, nem nos livros de gramática eles respeitam essa regra de não colocar vírgula antes do "etc", embora todos os professores digam que é o correto. Talvez ninguém respeite a regra por não se importar com a raíz ou origem da palavra, admitindo que "etc" é apenas uma palavra que designa um "por aí vai".
Quando à pontuação depois do "etc", não vejo por que haveria problema colocar um ponto final.
 
E aí, mais ninguém com dúvidas? :mrgreen:

Tenho outra... dessa vez é de inglês, é boba, mas enfim...

Como se escreve "smile", quando se trata de :wink: , :obiggraz: , :o?: etc?

Já vi "smile" mesmo, "smilie" e até "smiley".
 
Pelo que me consta, é e sempre foi smiley.

Mas a maioria das pessoas usa smile simplesmente por desconhecer ou a outra forma, ou a o inglês... ou mesmo ambos (o mais comum).

Mas, no geral, é por comodismo mesmo, já que smile parece ser mais "fácil" de lembrar e escrever do que smiley. :)
 
Tilion disse:
Pelo que me consta, é e sempre foi smiley.

Mas a maioria das pessoas usa smile simplesmente por desconhecer ou a outra forma, ou a o inglês... ou mesmo ambos (o mais comum).

Mas, no geral, é por comodismo mesmo, já que smile parece ser mais "fácil" de lembrar e escrever do que smiley. :)

Acredito que seja em decorrência da semelhança com o verbo smile ("sorrir"). Eu acreditava que, assim como em outros casos no inglês, o substantivo e verbo dividiriam a mesma palavra. Do mesmo modo que "love" tanto é "amar" quanto "amor", acreditava que "smile" fosse "sorrir" e "sorriso" ao mesmo tempo, dependendo do contexto. Alguém pode explicar esse acréscimo do "y"?
 
Mas smile é tanto "sorrir" como "sorriso" mesmo.

O y serve para "caracterizar" o smile, "personificando-o", ou seja, tornando-o um personagem; e o y também é um diminutivo.
 
Tilion disse:
Mas smile é tanto "sorrir" como "sorriso" mesmo.

O y serve para "caracterizar" o smile, "personificando-o", ou seja, tornando-o um personagem; e o y também é um diminutivo.
Vocês atendem também em provas de vestibular? Amanhã é minha prova da Uerj, vou precisar de ajuda..
 
Aliás, falando em Uerj, a questão das siglas me parece confusa. A princípio usaríamos letra maiúscula em todas as letras. Mas no entanto é muito comum encontrar apenas "ong" - aliás, ninguém escreve ONG. Há algum tipo de regra por trás disso?
 
Bom, sendo sigla, é pra ser em maiúsculas mesmo, mas o pessoal anda usando como substantivo também ("as ongs", etc.), e aí fica em minúsculas.
 
Voltando ao etc, o q eu vejo com uma frequencia razoável e q, pensando no significado da sigla, é altamente redundante, é dizer "blablah, tralá, e etc".
 
Tilion disse:
Mas smile é tanto "sorrir" como "sorriso" mesmo.

O y serve para "caracterizar" o smile, "personificando-o", ou seja, tornando-o um personagem; e o y também é um diminutivo.

Uau.

Dicionário Tilion! :mrgreen:

Ithildwyn, parece mesmo. Mas será que é errado usar só a vírgula ou só o e? É opcional? etc.
 
Pelo q ja foi dito,eu acho q se for ver "etc" no sentido etimológico ,aí sera errado(redundante).Mas no sentido enumerativo,aí é certo.Mas isso são só especulaçõs :mrgreen:
 
Hmm...
Eu queria saber se não seria correto (ou "mais" correto) falar "eu estou fazendo nada" do que "eu não estou fazendo nada"?
Pq se vc não está fazendo nada, então é pq está fazendo alguma coisa, certo?
Mas o contrário tb é meio confuso. Já que nada é inexistente, então como posso fazê-lo?

Em inglês, fala-se "i'm doing nothing" ou "i'm not doing anything", então pq essa regra não se aplica no português tb?

Ah, e esse "não-nada" é usado em muitas outras frases tb, mas o povo fala sem nem perceber...
 
Sim, duplas negações são um problema em português, que possui várias ambigüidades além dessa, como o uso do pronome "seu", por exemplo.

Na dúvida, use "eu não estou fazendo coisa alguma". :mrgreen:
 
Tilion disse:
Sim, duplas negações são um problema em português, que possui várias ambigüidades além dessa, como o uso do pronome "seu", por exemplo.

Na dúvida, use "eu não estou fazendo coisa alguma". :mrgreen:

Anglicismos à parte, é por essas e outras que eu gosto do inglês. 8-)
 
Eu preciso saber uma coisa...

O prefixo "des" em Desencadear e em Desinteressar possue o mesmo significado?
 
Como se escreve "Clike" ou "Clikar" ? É assim, ou pode ser "Clike, Clikar, Clicke, Clickar, Clique, Clicar" Existe uma forma correta? Essa palava já entrou pro dicionário?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo