• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Duvidas gerais de Gramática

O substantivo é clique e o verbo é clicar. Essa grafia com o "k" em português é a mesma usada por algumas pessoas na internet que escrevem coisas como "aki, axu, keru" etc. (:puke:)
 
Lordpas disse:
Eu preciso saber uma coisa...

O prefixo "des" em Desencadear e em Desinteressar possue o mesmo significado?

Sim, é um prefixo antônimo. Encadear é "limitar, confinar, reunir, ligar" e por aí vai. Desencadear tem basicamente o sentido de "liberar, libertar, soltar, desacorrentar".

Desinteressar fala por si só.

Dá pra ver que a coisa é bem lógica. :)
 
Tilion disse:
Lordpas disse:
Eu preciso saber uma coisa...

O prefixo "des" em Desencadear e em Desinteressar possue o mesmo significado?

Sim, é um prefixo antônimo. Encadear é "limitar, confinar, reunir, ligar" e por aí vai. Desencadear tem basicamente o sentido de "liberar, libertar, soltar, desacorrentar".

Desinteressar fala por si só.

Dá pra ver que a coisa é bem lógica. :)

Tá Tilion, é lógico... eu sei... Mas essa questão caiu na Federal de Santa Catarina e o gabarito aparece com a resposta "não"...

:doh: Eu até agora não entendi de que maneira os prefixos podem ter o significado diferente...
 
Vai ver q no caso de desencadear quer dizer algo tipo "dar a partida", começar uma série de coisas q se seguem (cadeia?)... :think:

Loira/loura: Até onde eu sei, o correto é com U... mas, como há coisas e cousas, acho q ambas formas veriam ser corretas.
 
Demon Wizard disse:
Como se escreve "Clike" ou "Clikar" ? É assim, ou pode ser "Clike, Clikar, Clicke, Clickar, Clique, Clicar" Existe uma forma correta? Essa palava já entrou pro dicionário?

Clique, Clicar são as formas adaqueadas segundo o pai dos burros Aurélio.

Lordpas disse:
Eu preciso saber uma coisa...
O prefixo "des" em Desencadear e em Desinteressar possue o mesmo significado?
Sim. Encadear é ligar, coordenar (idéias, etc.). Interessar você já sabe. O prefixo "des" entra pra descrever o processo contrário.

PS: parece que todos já responderam.. é que só percebi agora a outra página.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo