• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dragão frio

Roderick

Banned
Percebi que em muitos jogos, principalmente de RPG baseados nos SDA, se fala de "Dragões de Gelo"; acredito que Melkor na sua "criatividade" não deve ter esquecido de tal detalhe : O domínio das Regiões mais frias através de tais animais. E no "Retorno do Rei" fala sobre dragão-frio das Colinas Cinzentas que mata dois descendentes de Fundin, existe essa Sub-Espécie Dragoniana?
 
Última edição:
Vc quer dizer dragão que cospia gelo?

Eu nunca ouvi falar nisso, mas sei que houve um dragão chamado Scatha, o verme, morto pelo povo de Rohan. Era era possivelmente oriundo dessas regiões geladas. Não sei se te respondi.
 
Mas havia dragões nas regiões ermas mais além, e depois de muitos anos eles ficaram fortes outra vez e se multiplicaram, e abriram guerra contra os anões, sequeando suas minas. Por fim, Dáin I, juntamente com Frór, seu segundo filho, foi morto ás portas de seu palácio por um grande dragão-frio.

Pode ser que a expressão dragão-frio seja devido a referência de que o Urzal Seco era uma região muito ao norte da Terra-media, muito frio onde as grandes nevascas faziam parte do cotidiano.

A outra hipótese é realmente de que fossem dragões que não cuspiam fogo, mas tinham outras armas muito poderosas como a própria voz, a força física, as mandíbulas e etc...Mas não sei se essa segunda hipótese possa ser real...
 
Mas havia dragões nas regiões ermas mais além, e depois de muitos anos eles ficaram fortes outra vez e se multiplicaram, e abriram guerra contra os anões, sequeando suas minas. Por fim, Dáin I, juntamente com Frór, seu segundo filho, foi morto ás portas de seu palácio por um grande dragão-frio.

Pode ser que a expressão dragão-frio seja devido a referência de que o Urzal Seco era uma região muito ao norte da Terra-media, muito frio onde as grandes nevascas faziam parte do cotidiano.

Smaug cospia fogo e era oriundo do Urzal Seco, região montanhosa ao norte da Terra média que se localizava em latitudes consideráveis. Por isso zona fria, onde além da latitude havia a questão do relevo acidentado.
 
É uma questão interessante, mas acredito que Tolkien não se preocupou tanto em escrever detalhes sobre dragões, deixando-nos na curiosidade, uma pena, gosto de dragões, eles deveriam ser mais detalhados nas obras de Tolkien.
 
Não sei se vale a pena discutir assuntos do mundo de Senhor dos Anéis com RPG. Fantasiar sim, mas teorizar não.

IMO não vejo motivos para se terem dragões que cospem gelo ou dragões fêmeas. Dragões eram criações do mau, feitos para fazerem mau. Eles não tinham o objetivo de juntar ouro para criar uma família de dragõezinhos com sua patroa. Eles faziam isso porque eram gananciosos mesmo. Inclusive, essa sempre foi a referência mitológica ocidental dos dragões e só!

E sim, dragrões-frios eram aqueles que não cuspiam fogo. Mesmo que eles tenham vindo da Antártica eles poderiam cuspir fogo. Todavia, na mitologia tolkeniana os dragões também foram criados para servirem de montaria para os balrogs, conforme é dito em Contos Inacabados.
 
Como citado acima,o nome "Dragão Frio" realmente se refere ao fato de o bichinho não ser capaz de cuspir fogo.

Sobre dragões fêmeas, tenho quase certeza de ter visto em algum lugar que o urzal seco era lugar onde os grandes dragões se reproduziam, o que leva a crer que realmente existiam dragões fêmeas.
 
Para mim o sentido da palavra "Dragão Frio", quer dizer uma criatura fria emocionalmente.

Respondendo ao Roderick: Tolkien baseou suas histórias principalmente na mitologia européia e nórdica. Segundo a mitologia européia, o dragão é um ser asexuado, e portanto não tem masculino e feminino. Ele seria um antônimo dos anjos, que também são asexuados, mas por outro lado são celestiais.
 
Achei :mrgreen::
O Hobbit, pag. 19:
-Acho que isso não vai ajudar muito - disse Thorin, desapontado, depois de dar uma olhada - Eu me lembro muito bem da Montanha e das terras em volta dela. E eu sei onde fica a Floresta das Trevas, e também o Urzal Seco, onde os Grandes Dragões se reproduziam.

-------------------------------------------------------------------------------------
IMO não vejo motivos para se terem dragões que cospem gelo ou dragões fêmeas. Dragões eram criações do mau, feitos para fazerem mau. Eles não tinham o objetivo de juntar ouro para criar uma família de dragõezinhos com sua patroa. Eles faziam isso porque eram gananciosos mesmo. Inclusive, essa sempre foi a referência mitológica ocidental dos dragões e só!

Todas as "criações" de Melkor eram, na verdade, deturpações de outros seres, pois o mesmo não poderia "criar" nada devido a sua rebelião. Considerando isso é de se admitir que os Dragões tenham conservado alguns dos instintos básicos de qualquer ser vivo, sendo assim o instinto de reprodução estaria presente neles.
 
Nossa, nunca tinha parado para pensar que "dragão-frio" poderia se referir ao fato do monstro não cuspir fogo. Para mim, "dragão-frio" era o monstro que cospia gelo, neve, vento frio, etc. Até por conta da onde os dragões moram como muitos acima disseram. Eles são feras do norte, e o norte é frio. Talvez o norte seja um lugar frio por os dragões da região criavam esse inverno "eterno". Esse é o mesmo pensamento da passagem de Cirith Ungol. O lugar é absolutamente sombrio porque é aterrorizado por um monstro de sombras (a Laracna), Tolkien escreve que o arroto da Laracna era a noite. Interessante, né? Por isso o seu covil era coberto por sombras impenetráveis em que "todas as luzes se apagavam".

Claro que esse mesmo pensamento para os dragões é especulação minha. Assim como disse a Fada do Crepúsculo, eu nunca vi uma descrição mais detalhada sobre os dragões do próprio Tolkien.

Como o professor não disse mais sobre isso nós podemos pensar os dragões como quisermos: com fogo, com neve, com asas, sem nada disso, fêmea, hermafrodita, etc.

Afinal, a própria idéia, o próprio conceito de "dragão" já é mágico. Quer uma criatura mais mágica que um dragão? Ele sozinho já simboliza a fantasia, já remete a uma fantasia medieval. Então vamos fantasiá-los como bem entendermos, rs.
 
Última edição:
Mas o que eu queria dizer com: "Os dragões são asexuados", era que eles não tinham sexo definido. Não é um e nem outro, nem macho nem fêmea e nem hermafrodita. É uma criatura maléfica que antepõe aos anjos, por assim dizer.

Apesar disso como seria uma reprodução sem ao menos ter o sexo definido?
 
Talvez o termo dragão frio seja relacionado ao fato de que estes dragões apenas vivessem em locais gelados, mas não que eles não fossem capazes de cuspir fogo, uma vez que o fogo era essencial para manter os ovos de dragões. Quanto ao sexo, pelo que "sei", ele era determinado pela temperatura em que o ovo estava, se fosse um pouco mais frio, era macho, se fosse mais frio, estava morto.:yep:
Se fosse mais quente o suficiente, era fêmea, se fosse muito mais quente, estava cozido!:obiggraz:
é um pouco relativo essa escala de temperatura, mas não devia ser fácil diferenciar o sexo dos dragões, devem ser parecidos com as cobras.
 
Muito provavelmente eram chamados assim simplesmente porquê viviam nos Ermos do Norte.. que com certeza eram MUITO frios.

Interessante a hipótese sobre eles não cuspirem fogo, mas não acho provável. Porquê dragão sem fogo não é dragão!:joy:


Ou talvez, minha hipótese, eles tivessem uma cor azul ou branca : Uma cor "fria". E isso, com o fato que eles viviam no extremo norte, poderia dar o nome deles de "dragões-frios".
Nossa, nunca tinha parado para pensar que "dragão-frio" poderia se referir ao fato do monstro não cuspir fogo. Para mim, "dragão-frio" era o monstro que cospia gelo, neve, vento frio

Hm.. será se eles cuspiam um "fogo congelante"? :lol:
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo