• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Draconomicon

Ora, nada d+! Apenas todas ou quase todas as magias lançadas até então!

XD

Se ele só tiver isso já tá mto bão.

O Itens Compendium tb é legal, mas acho que iria prefirir o de magia.

Se tiver um Compedium de CdPs então é uma maravilha[existe esse?]!

:]

Se vc le em ingles são tantos livros interessantes... um que é legal para narradores sádicos é Book of Vile Darkness (ah, qualé, ele é divertido!).

XD
 
Pois é, e isso só acontece porque essas classes (Ftr, Pal, Brb) já são ruins no jogo. O barbáro eu não digo tanto, ele é bem forte, mas o Paladino é uma classe horrível. Tem problemas graves, como o fato de que, no sétimo nível, você não ganha absolutamente nada além de BBA e hp.
Ou seja, finalmente existe a possibilidade de alguém jogar com um personagem voltado para a luta e que não é mero coadjuvante dos outros personagens. E daí que torna as classes velhas obsoletas? Elas já eram ruins mesmo.
Eu também penso assim (embora goste mais do conceito do Paladino que do Crusader, o equivalente), mas meu Mestre não, então nem arranjamos o livro para experimentar. Agora, o Paladino não é fraco. Seria, se ele não usasse magia, mas ele usa (e, se não me engano, no nível 7 ele ganha acesso a magias de nível 2 - além de melhorar 1 ponto de dano do smite, melhorar o Lay on Hands, e a montaria; ele é tão bem feito, que muitas de suas habilidades se aprimoram automaticamente com o nível). O guerreiro é realmente ridículo, e tem problemas graves, como não ganhar nada nos níveis 5, 7, 11, 13, 17 e 19; além de que talentos raramente sequer se comparam a magias. Talentos não aumentam atributos, raramente aumentam a CA (e aumentam pouco, no máximo +1, +2), talentos não curam, e nenhum talento permite somar um atributo adicional em todos os testes de resistência.


Voltando ao assunto, o Spell Compendium é o que o nome diz: uma coletânea de magias de diversos suplementos, artigos oficiais, matérias da Dragon Magazine, de outros cenários... Ele tem todas as magias dos suplementos Complete Arcane, Complete Divine, Complete Warrior, Complete Adventurer, Draconomicon, Libris Mortis, Manual of Planes, Planar Handbook, Miniatures Handbook, Savage Species, Magic of Faerûn, Player's Guide to Faerûn e Underdark. Além de que as magias foram revisadas, e ganharam uma pequena descrição do que acontece quando ela é utilizada.
 
Eu também penso assim (embora goste mais do conceito do Paladino que do Crusader, o equivalente), mas meu Mestre não, então nem arranjamos o livro para experimentar. Agora, o Paladino não é fraco. Seria, se ele não usasse magia, mas ele usa (e, se não me engano, no nível 7 ele ganha acesso a magias de nível 2 - além de melhorar 1 ponto de dano do smite, melhorar o Lay on Hands, e a montaria; ele é tão bem feito, que muitas de suas habilidades se aprimoram automaticamente com o nível). O guerreiro é realmente ridículo, e tem problemas graves, como não ganhar nada nos níveis 5, 7, 11, 13, 17 e 19; além de que talentos raramente sequer se comparam a magias. Talentos não aumentam atributos, raramente aumentam a CA (e aumentam pouco, no máximo +1, +2), talentos não curam, e nenhum talento permite somar um atributo adicional em todos os testes de resistência.

No nível 7 nem magia ele ganha. E até os saves são iguais. E não considero melhorar uma habilidade antiga algo válido. O dano do smite evil aumenta, mas os hps dos inimigos aumenta ainda mais, assim como o dano deles, o que significa que 4 a mais de cura não vai adiantar.

Claro que conceitualmente, até o bardo é legal.

Um outro exemplo semelhante mas que não causa tanta polêmica é o ladino. Ele é muito pior que outras classes básicas, e existe uma classe que é semelhante mas melhorada, que é o scout. Até o Warlock substitui o ladino. Mas o pessoal não reclama tanto, porque as mudanças são mais sutis.

O ladino é tão fraco que meu meio-elfo ladino com bluff maximizado ainda mente pior que o Warlock que acabou de se juntar ao grupo (ele tem um poder que dá +10 no bluff dele).
 
Tem que ver se o tal ladino foi bem-construído.

Ele não foi feito pra ser apelão, mas também não é mal feito.

Ele na verdade é ladino 7 / fighter 2 atualmente. Feats bem básicos, inclusive Improved Feint. Só um feat de fora do LdJ, que é um chamado Undo the Resistance, do Fiendish Codex (sempre que vc dá sneak attack com uma arma de ferro frio você reduz a RM do alvo em um número igual ao número de dados dos sneak attack)

Vou pegar a CdP do Fiendish Codex.
 
Aí é porque ele é meio-fighter. você não pode exigir que ele tenha um bluff tão bom quanto um Ladino 9 teria. Além disso, ele também tem outros poderes úteis, como Evasão e Evasão Aprimorada, Esquiva Sobrenatural e Esquiva Sobrenatural Aprimorada e o Oportunismo, posteriormente.
 
Eu não acho o ladino ruim... ele é mto bom em sua função. E se for bem feito, ele pode dar mtoo dano (combatendo com duas armas, flanqueando). Ele é mto bom usando em grupo.

Já o Paladino... só 3 ou 4 níveis serve, o resto é descartável. Se for pegar o Cavaleiro (o que combate montado) ai pode valer a pena pegar o 5º nível, mas....
 
Aí é porque ele é meio-fighter. você não pode exigir que ele tenha um bluff tão bom quanto um Ladino 9 teria. Além disso, ele também tem outros poderes úteis, como Evasão e Evasão Aprimorada, Esquiva Sobrenatural e Esquiva Sobrenatural Aprimorada e o Oportunismo, posteriormente.

Mesmo tendo os níveis de fighter, o bluff é maximizado. Na 3,5 dá pra fazer isso. Ele tem 12 ranks em bluff, que é o máximo que um personagem de nível 9 pode ter. A diferença é o poder do Warlock que dá +10 no teste, isso deixa ele muito melhor.

Eu não acho o ladino ruim... ele é mto bom em sua função. E se for bem feito, ele pode dar mtoo dano (combatendo com duas armas, flanqueando). Ele é mto bom usando em grupo.

Já o Paladino... só 3 ou 4 níveis serve, o resto é descartável. Se for pegar o Cavaleiro (o que combate montado) ai pode valer a pena pegar o 5º nível, mas....

O problema do ladino é que é muito difícil dar o sneak attack. Flanquear parece fácil, mas envolve tomar ataques de oportunidade e se expor aos inimigos. Comparado com o scout, que só tem que se mover pra ganhar o bônus, é muito problemático.

Mas o pior mesmo é que muitas criaturas são imunes a sneak attack. Undeads são, e eles são inimigos muito comuns em qualquer campanha. Construtos, plantas etc também. Bárbaros e ladinos de nível 8 pra cima também são.

E mesmo assim, o ladino só começa a dar mais dano que o bárbaro lá pro nível 7+. Você dá 1d6+1 de dano mais uns 2d6 de sneak, enquanto o bárbaro dá 2d6+10 de dano, acertando muito mais que você.

É um negócio que um cara da wizards falou num dos blogs deles. Por muito tempo eles compensaram a falta de utilidade na luta com habilidades fora dela, mas não é a mesma coisa. O ladino é um personagem que só é bom em algumas situações em que ninguém mais é, e ruim no resto.
 
Eu também discordo que o ladino também seja pior que outras classes. O dano do furtivo é alto mesmo em níveis mais baixos (tudo bem que o bárbaro da minha mesa era ridículo, mas o ladino era um nível mais baixo, e no 5 já dava mais dano que ele; pode não ser tão alto quanto o dano de um bárbaro bom nesses níveis, mas ainda é muito bom). O scout só tem um problema, ele não pode dar full round e skirmish sem um item mágico ou magia (por isso scout/ranger é uma opção bem comum, já que ranger tem uma magia que permite isso - não lembro o nome). Se você souber usar acrobacia para evitar AdO, flanquear se torna uma brincadeira de criança, e com bônus como Tactical Precision (uma magia de bardo, nível 2, que dá +2 no ataque e +1d6 de dano ao flanquear) fica ainda melhor. Ladino não toma dano de magias de área, em níveis altos pode dar dano de atributo no lugar do furtivo, se não me engano tem um talento que permite dar furtivo em mortos vivos, e com alguns skill tricks ele transforma seus pontos de perícia em armas mortais (invisibilidade aprimorada+mosquito bite - skill trick que impede que alguém sinta o dano de um ataque - faz a festa de qualquer ladino). E, mesmo que ele tenha menos blefar que o Warlock, ele tem muito mais perícias, algumas exclusivas. Se é para usar Blefar, ninguém supera o Bardo. Ah, já ia esquecendo: o ladino tem Usar Instrumento Mágico como perícia, então ele pode usar qualquer magia a partir de um pergaminho ou com uma varinha.
E voltando ao paladino, sempre tem os talentos divinos, que são incomparavelmente melhores que os outros, e permitem gastar aquelas expulsões horríveis. O dano do Smite pode ser multiplicado pelo Charging Smite (e o bônus de Carisma dá mais chances de acertar um ataque poderoso), a cura pelas mãos permite olhar para aquele clérigo inconsciente e dizer algo melhor que "você devia ter pego diehard", e algumas magias simples já são muito efetivas.
O guerreiro é que precisa de conserto, já que é fraco (com certeza mais fraco que paladinos, ladinos, bárbaros, bardos e não vou nem mencionar os conjuradores plenos). O monge nem tem conserto mais. O bárbaro podia ser melhor, assim como o ranger. Diversas pessoas já me falaram sobre um rank "oficial" da Wizards, publicado em um fórum, que começava com Druida, Mago, Clérigo e terminava com Bárbaro, Guerreiro, e Monge. Eu não sei se é verdade, mas não é um rank injusto.
 
Não acho que seja um rank muito... Acho que tá sim equilibrado. O problema é o guerreiro que tem um monte de talentos de efeito quase nulo, e o monge precisava de algo como "braçadeiras dos punhos flamejantes do rompimento +5" ou o "amuleto dos punhos afiados +3" etc. Claro que também afiados é estranho, mas se quiserem é só cobrar um pouco a mais e deixar o monge "remendado".
 
Em uma campanha, qualquer diferença de poder entre os personagens pode ser desconsiderada. Por exemplo, os conjuradores são infinitamente mais fortes que qualquer combatente (se quer uma prova, tenta vencer um mago com Momento de Presciência, Parar o Tempo, Force Cage e Rock to Lava - você nem age!), mas uma hora as magias deles acabam e eles ficam vulneráveis. Além de que não dá para ficar contando com o mesmo combo toda hora, os inimigos às vezes são mais vulneráveis a uma classe, etc. Um personagem bem criado de uma classe fraca pode ser um personagem forte, e vice versa. Mas ainda assim algumas classes são mais fortes. Um bárbaro não tem nem chance de vencer qualquer um druida capaz de conjurar Bite of the Werebear (+16 For, +2 Des, +8 Con, +7 CA, ataques de garras e mordida, ataque poderoso e blindfight - e isso só em uma magia de nível 6!). O Guerreiro, então, tem poucas formas de aumentar seu dano ou sua CA, e é muito vulnerável a magias. Mesmo um bardo acaba sendo "melhor" que um guerreiro para o que se propõe a fazer: o bardo é um excelente suporte, ótimo para situações sociais, tem muitas perícias, e com algumas CdPs pode ser um ótimo conjurador, enquanto um guerreiro tem menos CA que um paladino (com magias e Divine Shield), menos dano que um bárbaro, e menos versatilidade que um ladino.
 
Ah, já ia esquecendo: o ladino tem Usar Instrumento Mágico como perícia, então ele pode usar qualquer magia a partir de um pergaminho ou com uma varinha.

Usar Instrumento Mágico é uma das principais habilidades do Warlock, porque só ele pode tirar 10 no teste (a partir do nível 6). E ele pode fazer isso sempre, até no meio do combate, o que significa que se ele tiver +10 na perícia ele pode usar qualquer varinha.

Pro ladino, só vale a pena a partir do momento em que ele não tem mais risco de falhar por mais de 5, e isso só quando ele tiver +15 no teste.

E a quantidade de remendos e combos que precisa fazer pro ladino ficar forte (como você falou) só serve pra deixar ele tão forte quanto um mago ou clérigo normal. Se eles fizerem combos também, eles voltam a ficar mais forte.

Basicamente, não tem como me convencer que o warlock não é uma classe muito melhor que o ladino hehehehe. E ainda assim eu jogo de ladino. Devo ser maluco hahahahahaha.
 
Usar Instrumento Mágico é uma das principais habilidades do Warlock, porque só ele pode tirar 10 no teste (a partir do nível 6). E ele pode fazer isso sempre, até no meio do combate, o que significa que se ele tiver +10 na perícia ele pode usar qualquer varinha.

Pro ladino, só vale a pena a partir do momento em que ele não tem mais risco de falhar por mais de 5, e isso só quando ele tiver +15 no teste.

E a quantidade de remendos e combos que precisa fazer pro ladino ficar forte (como você falou) só serve pra deixar ele tão forte quanto um mago ou clérigo normal. Se eles fizerem combos também, eles voltam a ficar mais forte.

Basicamente, não tem como me convencer que o warlock não é uma classe muito melhor que o ladino hehehehe. E ainda assim eu jogo de ladino. Devo ser maluco hahahahahaha.

Mesmo supondo que o ladino não tenha bônus de carisma, nem foco em perícia, ele pode comprar um Anel de Usar Instrumento Mágico, e se não me engano tem um talento que permite escolher 10 em testes de UIM. Eu não gastaria nem ouro nem talento com isso, mas é possível, e mesmo sem isso ainda dá para usar pergaminhos e varinhas de magias mais fracas (e ainda assim úteis). Mesmo magias como Armadura Arcana, Escudo Arcano, Reduzir Pessoas e Curar Ferimentos Leves podem fazer diferença.
O ladino que eu falei não é combado, combado era o da minha mesa (que pegava níveis de Swashbucler e Invisible Blade, e fintava como ação livre). Ou então aquele que pega Mosquito Bite (um skill trick que você pode dar dano no cara sem ele sentir) e compra um Anel da Invisibilidade Aprimorada... Mas nem esses ficam tão bons quanto um mago ou clérigo normal (a não ser que o normal na minha mesa seja combado). Só que ainda são melhores que guerreiros, bárbaros, rangers, scouts (exceto por certas builds).
Eu também gostei bastante do Warlock, acho que ele tem um monte de habilidades legais (não é tão forte quanto um conjurador pleno, mas eu acho que ainda é melhor que bardos, paladinos, e ladinos). Mas nunca teve um na minha mesa (era raro até mago, e nunca nem vi um feiticeiro), e o Mestre não gostava do conceito da classe, e achava ela fraca.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo